Das manifestações das extra-sístoles, a que mais causa medo nos pacientes são as Pausas – quando o coração parece estar parando… Esse tipo de Palpitação é a famosa Pausa Compensatória uma das principais manifestações das Extra-sístoles e que deixam os paciente extremamente preocupados e Ansiosos com sua presença!

Confira!

Muitos pacientes sentem “pancadas”, “fincadas”, “pontadas”, “batimentos”, dentre outras manifestações das extra-sístoles que já descrevi em dois posts anteriores (neste e neste outro); mas as PAUSAS são manifestações que causam enorme desconforto. Um enorme medo de morte súbita.

Extrassístole, Arritmias e Morte Súbita Cardíaca! Guia Completo!

O que são extra-sístoles?

As Extra-sístoles são um tipo de arritmia muito frequente na cardiologia. Ela é a arritmia que mais provoca palpitações nos pacientes, seja ela extra-sístole ventricular ou extra-sístole supraventricular.

Guia completo: Extra-sístole – o principal causador da palpitação.

O que são Palpitações?

As palpitações são a percepção de que os batimentos cardíacos estão alterados. Elas incomodam muito aos pacientes que ficam muito estressados com esse problema.

Alguns leitores sentem as palpitações, vão aos seus cardiologistas que fazem uma série de exames, todos eles: normais. Mesmo assim, as extra-sístoles e palpitações estão presentes, veja o comentário da Thais

ola doutor meu nome é Thais , eu sinto muitas pausas no meu coração parece que ele vai parar de bater e horrível já fiz vários exames no cardiologista já usei o holter já fiz o exame da esteira e meu coração ta normal então porque sera que eu sinto essa pausas no meu coração doutor me ajuda ???

Quando a Thais diz que o coração vai “parar de bater”, ela está descrevendo uma Pausa compensatória, uma manifestação clínica (sintoma) do mesmo problema: palpitações.

Palpitações vem e vão! Por qual motivo?

Junto com as palpitações, muitos pacientes percebem pausas, como se o coração fosse parar de bater por um milésimo de segundos.

pausa compensatoria

pausa compensatória

Pausas sempre acontecem!

Raramente, uma extra-sístole não é acompanhada de um pausa compensatória. Isso é da natureza das extra-sístoles, é normal que ocorram pausas após uma extra-sístole. O que ocorre é um atraso para compensar o batimento que veio de forma antecipada… uma pequena pausa na contração do coração…

 

“Eu não acho que isso é normal… por tudo que eu sinto!”

Mas muitas vezes, o paciente fica bastante ansioso, pois, por mais que sejam algumas frações de segundos… o paciente a percebe como uma eternidade. Parece que vai parar e é uma sensação horrível.

Mas é muito importante fazer uma distinção entre extra-sístoles e sintomas de extra-sístoles (as palpitações). Nós, cardiologistas, nos deparamos com muitas extra-sístoles em Holter de pacientes normais e SEM SINTOMAS/SEM PALPITAÇÕES. Isso é muito mais comum do que se possa imaginar.

Todos os Exames cardiológicos normais, mas…

Logo que sentem as palpitações, os pacientes costumam ir ao cardiologista (se você não foi, precisa ir). E qual será o resultado dos exames?

Veja o que o Linaudo nos diz:

Muito bom, suas explicações Dr. Leonardo, eu acho que tenho isso e incomoda bastante. Fiz todos os exames que meu cardiologista pediu eco, ergométrico, vários de sangue não deu nada, ele disse que eu tenho ansiedade e que isso vem da ansiedade. Mas incomoda bastante e da muito medo as vez perco até o sono porque meda outros mau estar..acho que e da ansiedade mesmo.

Todos os exames normais! É o que a maioria dos pacientes apresentam em seus exames – NADA!

Os principais exames solicitados são:

Além das extra-sístoles, não há uma perda da função do coração, não há insuficiência cardíaca ou problema nas válvulas – Tudo normal. O que resta? Ansiedade!

“Então, há extra-sístoles sem sintomas?”

Sim, há! E isso é mais comum e frequente do que se possa imaginar. Algumas vezes o paciente tem 300 extra-sístoles no Holter, mas ele só percebeu UMA e achou que fosse morrer por ela… Entra em pânico e “quase morre de ansiedade”… mas, quando mostramos que elas ocorreram 300 vezes e ele só sentiu uma… ele costuma ficar mais calmo… Disse costuma, mas nem sempre fica.

Pânico e suas relações com o coração.

As pausas compensatórias duram quanto tempo?

A duração das pausas é muitíssimo rápida! É uma questão de MILISEGUNDOS (segundos divididos por mil). Mas achei interessante o comentário do Airton, leitor do blog, veja:

Olá Dr.Leonardo, infelizmente ou felizmente tenho um zumbido no ouvido que modula de acordo com os batimentos do coração, sim sou um monitor cardíaco ambulante, só que de um tempo para cá percebi que vez ou outra o coração dá uma pausa e isso me preocupou, fui ao cardiologista e o mesmo pediu que eu fizesse o Holter 24 horas.

Quando saiu o resultado a Dra. escreveu no laudo que não haviam paradas superiores a 2,5 segundos, mas percebo que quando para fica uns 2 segundos sem bater e isso me deixa ansioso e preocupado, pois fica a dúvida se vai voltar ou não, lhe pergunto se devo procurar outro cardiologista, pois esse fui pela primeira vez e mesmo antes do exame já começou a falar que talvez tivesse que colocar um marca passo.
Essa parada de 2 segundos é preocupante?

A verdade é que é muito difícil para os pacientes contarem quanto tempo ocorre entre uma pausa e o próximo batimento. O holter está se referindo a um outro tipo de pausas, refere-se a bloqueios cardíacos em que o coração pára de bater por mais que 2,5segundos, o que poderia indicar a necessidade de tratamento.

Mas as pausas compensatórias duram MILISEGUNDOS.

Pacientes descrevem suas Pausas compensatórias?

Nos comentários do artigo, há inúmeras descrições de como as Pausas compensatórias incomodam os pacientes e você deve ler cada um deles para entender melhor o problema. Vamos a alguns:

oi Doutor obrigado muito bem explicado tenho esse problema desde 2008 até então eu chamava de pausa cardíaca, meu coração bate um pouco mais forte em seguida pára e volta a bater normalmente em outras ele bate varias vezes irregular para e volta a bater normalmente. meu medico me receitou sotalol mas nunca me falou do que se tratava só que não era nada perigoso. Mas agora entendi tudo obrigado. (por Moises)

O que o Moisés descreve são as Pausas compensatórias. Ele relata uma extra-sístole e depois diz que o seu coração PARA (tem uma pausa)!

Nesse outro comentário, o José Carlos descreve:

Estou observando que meus batimentos dão uma pausa às vezes 2 vezes em um minuto, as vezes menos. Já tive isto a uns 9 meses atras e o cardiologista me pediu um Holter que deu algumas alterações que o cardiologista disse que era muito baixa e não era para eu me preocupar, agora estou observando novamente este problema.
Resultado do Hotler feito a 8 meses:
Apresentou 9 extrassistoles atriais raras e isoladas; 1 episódio de taquicardia atrial não sustentada; Apresentou 3162 extrassistoles ventriculares polimórficas frequentes, isoladas e bigeminadas.

Veja que os sintomas e queixas são muito semelhantes – todos descrevendo suas pausas compensatórias, mas com seus médicos dizendo que elas não causarão morte súbita.

Outros pacientes são mais tranquilos e levam o caso até com certo humor, como o Diego:

Boa taaaaarde Dr,
Dr, meu nome é Diego e venho sofrendo com as pequenas paradinhas nos batimentos e logo em seguida uma batida mais forte.
No ano passado, fiz uma bateria de exames com um ótimo cardiologista aqui de minha cidade (itu) e Dr não deu absolutamente nada. Aí ele me passou um tratamento com scitalopram e disse que era ansiedade.
Emfim o tratamento do remédio acabou e eu ainda continuo sentido o mesmo sintoma.
Dr eu vou morrer ???? kkkkkk

Dificilmente essas “paradinhas” causam morte súbita, são as pausas das palpitações. O escitalopram é um remédio para uso prolongado e é muito eficiente no controle da ansiedade.

 

O papel da Ansiedade nas Pausas e extra-sístoles!

A ansiedade é um dos principais fatores que geram as extra-sístoles e suas palpitações, com suas terríveis pausas compensatórias.

Alguns pacientes insistem em não acreditar ou são tão ansiosos que permanecem achando que terão uma morte súbita, já outros, entendem o problema e tratam com cardiologista e psiquiatras (para a sua ansiedade). Veja o comentário abaixo, do leitor: Nicky.

Boa tarde Dr., Tenho essas palpitações as vezes, e por isso estou tomando oxalato de escitalopram para controlar crises do pânico que se desenvolvem em decorrer dessas palpitações.

Fiz exame de cardio e não acusou nada.. Creio que seja em decorrência de ansiedade.. Isso realmente tem a ver com ansiedade?

Sim, Nicky. Como seu médico já lhe falou, a Ansiedade é terrível e pioram as extra-sístoles.

Transtornos de Ansiedade e o Coração? Absolutamente Tudo!

Controlando a ansiedade, posso controlar as Pausas?

Como dissemos acima, a ansiedade é um dos principais causadores de palpitações.

Palpitações! Quando vão melhorar, meu Deus!

O controle adequado da ansiedade pode ajudar muito aos pacientes. Outras vezes, os pacientes terão que aprender a conviver com as suas extra-sístoles.

Curando Ansiedade posso Curar as Palpitações?

 

Como tratar as pausas compensatórias?

As pausas compensatórias são tratadas da mesma forma que as extra-sístoles. Não há qualquer diferença no tratamento. Alguns médicos usam betabloqueadores como o atenolol ou outros.

Atenolol – Bula, explicada por Cardiologista!

Alguns pacientes relatam seus tratamentos…

Eu sinto muito e com bastante frequência eu tomo selozok de 100 mg mas percebi que tbm está de uma forma ligada à ansiedade e alimentação tente controlar essas duas coisas que acredito uma melhora significativa. abraços. (por Luis Cláudio).

Nesse caso, ele usa o Selozok (metoprolol), um beta bloqueador, que além de tratar pressão alta, trata arritmia cardíaca.

Oi Dr.
Todos eu tenho essas temidas extrassitoles, passo o dia todo sentindo isso, as vezes chega a dar duas pausar por minuto, eu estou tomando Concardio, porém estou com muito medo, pois parece que esta piorando. (por Hellenna)

A Hellenna usa outro beta-bloqueador, o bisoprolol (concardio) e suas queixas são muito mais frequentes que os demais pacientes: 2 vezes por dia! Nessas situações, o paciente deve voltar ao cardiologista para melhor avaliação e até ajuste de doses, além de informações adicionais.

Extrassístole, Arritmias e Morte Súbita Cardíaca! Guia Completo!

Outros pacientes tem receito de usar os beta-bloqueadores. Ao lerem a bula, sentem uma dificuldade enorme em usar as medicações, como a Geovana:

Ola Dr Leonardo

Realizei exame Holter 24h e acusou extra sistole venticular e a minha medica receitou Selozok 25 mg lendo a bula fiquei com medo de tomar. Não sei o que faço.

Essa insegurança é normal e precisa ser resolvida com muita conversa com seu médico.

E então, qual a sua dúvida?

Há alguma dúvida? Fico feliz em ver comentários como o do Marcelo, abaixo:

Parabéns pela matéria esclarecedora e objetiva, tenho esse problemas há anos e o medo me acompanha sempre, hoje mesmo já senti umas 4 “paradas” o dia fica mais triste. Já consultei diversos cardiologistas e eles sempre disseram que não tenho nada, mas confesso que penso que tenho. Matérias como essa ajudam em muito pessoas como eu a buscar vencer o medo! Um grande abraço.

Algum outro assunto que não tratei no artigo? Estou tentando sempre atualizar o artigo com novos comentários e dúvidas de todos. Abraços.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!