Fui recém-diagnosticado com diabetes, e agora?

Fui recém-diagnosticado com diabetes, e agora?

No primeiro momento, diante de um diagnóstico de diabetes, a sensação pode ser de raiva e ansiedade. Surgem dúvidas e o paciente comumente reage sentindo-se na posição de vítima, algumas vezes preferindo negar a descoberta. Por que eu? O que eu fiz de errado? Que tipo de condenação é essa? Assim, também outras perguntas podem surgir. Reconhecer o diagnóstico é o primeiro passo para mudar o cenário.

 

Assista aos vídeos: O quê é diabetes? e Como cuidar da diabetes muito mais.

 

É importante levar a sério a situação. O aparecimento do diabetes tipo 2 pode sugerir que o organismo está precisando de mudanças e, uma das formas de reagir é aproveitar a notícia para mudar o estilo de vida, fazendo do momento uma oportunidade. O diagnóstico já foi estabelecido, o que vai mudar agora é a forma como cada indivíduo opta por conduzir a sua vida. O processo de se adaptar a conviver com o diabetes pode acontecer aos poucos e, portanto, é preciso se respeitar, sem que isso queira dizer ignorar o diagnóstico.

É fundamental buscar se informar ao máximo e esclarecer todas as dúvidas relativas ao diabetes. O médico pode ajudar bastante nessa tarefa. Não hesite em levar todos os questionamentos para a consulta, e uma dica é ir anotando as questões conforme elas forem aparecendo no dia a dia para não esquecê-las. Além disso, informar-se sobre novidades e conhecer casos de pessoas com sucesso no tratamento pode ser bastante reconfortante.

Atualmente, o número de pacientes com diabetes no mundo chega a 285 milhões de pessoas e muitas deles aprenderam a levar uma vida normal, mantendo o controle do nível glicêmico. Para isso, é essencial aderir ao tratamento.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves

FONTE

Mudança de estilo de vida: utopia ou realidade a ser MELHOR praticada?
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Disponível em: http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/nutricao-e-ciencia/1709-mudanca-de-estilo-de-vida-utopia-ou-realidade-a-ser-melhor-praticada
Acesso em: 6 set. 2011.

Merino Alvarez, Dra. Marlene. Primeira Consulta.
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Disponível em: http://www.diabetes.org.br/indice-glicemico/214-primeira-consulta

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!