Muitos pacientes, ao receberem o click laudo de ecocardiograma (o resultado do exame) ficam na dúvida sobre algumas conclusões dos médicos.  go here Função sistólica biventricular preservada é uma delas. Veja.

Função sistólica biventricular

Função sistólica biventricular

O laudo do ecocardiograma descreve o tamanho das câmaras (átrios e ventrículos) e também a função das câmaras cardíacas; além disso, descreve o funcionamento das válvulas do coração. Nesse artigo, daremos ênfase à função sistólica do ventrículo esquerdo.

Como se descreve a Função sistólica?

A descrição da Função sistólica no ecocardiograma é descrita, normalmente, em dois parágrafos – um para o ventrículo direito e outro para o ventrículo esquerdo:

Função sistólica do Ventrículo Direito:

O ventrículo direito apresenta dimensões internas e contratilidade (função sistólica) normais. O TAPSE avaliado: 23 mm (Se menor que 17mm, altamente sugestivo de disfunção sistólica do VD).

Função sistólica do Ventrículo Esquerdo:

O ventrículo esquerdo apresenta dimensões internas, contratilidade e espessura das paredes normais. A função sistólica global está normal. A fração de ejeção calculada pelo método de Teicholtz foi de 67%.

follow link Função sistólica biventricular preservada.

Veja este exemplo desse laudo:

Conclusão médica:

1 – Função sistólica biventricular preservada.

a: “Função Sistólica”: tem relação com a sístole (que é o movimento de contração do coração); Assim, a frase está tratando da função de contração do coração.

b: “Biventricular”: significa, de ambos os ventrículos – ou seja, o ventrículo esquerdo e o ventrículo direito.

c: “Preservada”: quer dizer que está mantida, e os médicos costumam dizer “preservada” quando não existe nenhuma alteração em relação ao normal.

 

Conclusão para leigos:

1 – A força de contração dos dois ventrículos está normal, e isso é bom.

aliás, é o melhor que poderia estar escrito.

 

Depois, falarei um pouco de DISFUNÇÃO sistólica; acompanhe na categoria Ecocardiograma.

 

Observação importante: Uma frase de um laudo nunca deve ser lida isoladamente, assim, consulte o seu médico, pois o laudo do ecocardiograma deve ser visto e entendido de forma global e por um profissional de saúde.

E você, tem alguma dúvida? Pergunte!

 

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!