BetaBloqueador e o ganho de peso: Atenolol e Propranolol!

Muitos pacientes que usam o atenolol reclamam de ganho de peso e se perguntam: Atenolol faz ganhar peso? A resposta pode ser intrigante, veja mais sobre betabloqueador e o ganho de peso.

O que são Betabloqueadores?

ganho de peso

betabloqueador e o ganho de peso

Betabloequeadores são uma classe, um grupo de medicamentos para pressão arterial, que também são utilizados para o tratamento de arritmias cardíacas.

O betabloqueador e o ganho de peso, entenda!

Dentre eles, estão:

  • Primeira geração:
    • Propranolol
  • Segunda geração:
  • Terceira Geração
    • Bisoprolol
    • Carvedilol
    • Metoprolol

O que é Atenolol?

Atenolol é um medicamento para pressão arterial da classe dos betabloqueadores. Ele também é utilizado para o tratamento de arritmias cardíacas. A crítica que se faz é sobre o betabloqueador e o ganho de peso.

Remédios para Pressão Alta – Nomes, Doses…Tudo!

Betabloqueador e ganho de peso!

Atenolol e Propranolol fazem o paciente ganhar peso?

Uma dúvida que surgiu no blog e que é comum em vários pacientes diz respeito ao ganho de peso:

Boa noite Dr. Estou tomando atenolol (atenol) 25 mg a 3 meses . Tenho arritmia. Já fiz uma ablação por cateter, mas a arritmia voltou. Me sinto sem energia e nesses momentos minha pulsação geralmente está entre 45 e 50 batimentos por minuto. Qdo está a 60…65…me sinto bem. É normal atenolol baixar os batimentos assim? É outra coisa : estou engordando. Já ganhei 6 kilos. Pode ser o atenolol?
Grata (por Valéria).

A resposta é: Sim, o Atenolol faz ganhar peso? O ganho de peso pode ocorrer como um efeito colateral de alguns bloqueadores beta, especialmente os mais antigos, como atenolol (atenol) e metoprolol (Lopressor). O ganho de peso médio não é superior a 2 quilos.

Os betabloqueadores de primeira e segunda geração fazem o paciente ganhar peso! Veja mais sobre o betabloqueador e o ganho de peso.

Se o Atenolol fizer ganhar peso? o que fazer?

Uma das possibilidade é mudar a medicação para os novos betabloqueadores.

Os Novos bloqueadores beta, como o carvedilol (Coreg/Cardilol) e metoprolol (selozok), geralmente não causam ganho de peso como efeito colateral. O peso pode aumentar nas primeiras semanas de uso do betabloqueador e, no geral, estabiliza-se e não promove mais aumento de peso (diferente dos betabloqueadores de primeira e segunda geração).

Há também a possibilidade se mudar a classe de medicamentos para pressão alta, como os inibidores da ECA e os bloqueadores de canais de cálcio.

Beta-Bloqueadores – Medicamentos para Pressão Alta!

No entanto, os betabloqueadores que podem causar ganho de peso geralmente não são prescritos, a menos que outros medicamentos não estejam funcionado, ou se você tiver uma condição cardíaca específica que necessite tomar esses medicamentos. 

O Atenolol e o Propranolol, por exemplo está tendo seu uso reduzido ao longo do tempo.

Arritmia cardíaca – o quê é, causas, tratamento: Tudo!

Prefiro ganhar peso do que ter Palpitações!

Logo após a publicação desse artigo, recebi um comentário da Juliana, no Facebook (veja abaixo).

Eu tomo Atenolol para tratamento do PVM e realmente engordei uns kls,mas este efeito colateral não é nada comparado a melhora que obtive! (Juliana).

É realmente verdade. Muitos pacientes sentem um ótimo benefício do Atenolol que até preferem e suportam um pouco de aumento de peso para obter o alívio dos sintomas.

O que os pacientes precisam saber e serem informados é o seguinte: Há outros betabloqueadores que promovem o mesmo efeito do atenolol (controle de frequência cardíaca) mas SEM os efeitos de ganho de peso. São eles:

  • Carvedilol
  • Metoprolol
  • Bisoprolol

Por quê os betabloqueadores promovem o ganho de peso?

Os betabloqueadores são usados ​​para tratar uma série de condições, incluindo hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, enxaqueca, glaucoma e ansiedade.

Os médicos não tem certeza exata qual o motivo de que alguns betabloqueadores possam causar aumento de peso. Uma suspeita está relacionada ao retardo do metabolismo. 1)MayoClinic

Betabloqueadores e diurético!

Muitos pacientes usam associação de medicamentos, como:

  • Atenolol + Clortalidona;
  • Propranolol + Hidroclorotiazida;

A associação dos dois medicamentos causam um aumento de peso ainda maior. Os diuréticos favorecem o ganho de peso.

Se você está tomando um bloqueador beta por insuficiência cardíaca, informe seu médico imediatamente se você começar a ganhar mais de 1,5 a 2 quilos, especialmente se o aumento de peso continuar além da sua primeira semana de uso do medicamento.

References   [ + ]

1. MayoClinic

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

3 Comments

  1. Eu uso o Atenolol para segurar os batimentos, pois sem ele com qualquer besteira meu coração dispara, existe algum remédio melhor que o Atenolol para isso, pois me foi dito que ele colabora com as benditas paradas no coração.

    Post a Reply
  2. tenho palpitações e uso atenolol, mas continuo sentindo este sintoma..

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!