Pressão Alta – Seu Guia da Pressão Arterial Elevada!

Pacientes com pressão alta sempre questionam se tem problema no coração. Quando você tem Pressão Arterial alta, seu corpo não funciona direito e você pode sofrer sérias consequências.

Como escolher seu Medidor de Pressão?

Nesta semana, atendi vários pacientes com pressão alta que me fizeram a mesma pergunta: Dr. Por quê minha pressão está subindo? Tenho problema de coração? Muitos pacientes se confundem com os conceitos sobre pressão alta e doenças do coração.

Sobre a Pressão Alta:

Leia Também:

O quê é Pressão Arterial?

pressão arterial

pressão arterial

A pressão arterial é registrada como dois números escritos, como uma proporção da seguinte forma: 120/80mmHg – como você pode ver na figura ao lado/abaixo. Mas o quê significam esses números? Confira!

Pressão Arterial Sistólica

O número superior, que também é o maior entre os dois números, mede a pressão nas artérias quando o coração bate (quando o músculo cardíaco se contrai).

Pressão Arterial Diastólica

O número inferior, que também é o menor dos dois números, mede a pressão nas artérias entre batimentos (quando o músculo cardíaco está descansando entre batidas e preenchimento de sangue). 1)

Qual é a recomendação AHA para a pressão arterial saudável?

Este gráfico da pressão reflete categorias definidas pela American Heart Association.

Sobre a Pressão Alta:

 

O quê é Pressão Arterial?

De acordo com a American Heart Association, a pressão arterial elevada, também conhecida como pressão arterial elevada, ou pressão arterial elevada, é uma condição médica muito mal compreendida. Algumas pessoas pensam que aqueles pacientes com hipertensão estão tensos, nervoso ou que são hiperativos, mas a pressão arterial elevadanão tem nada a ver com traços de personalidade. A verdade é que você pode ser uma pessoa calma relaxada e ainda ter Hipertensão Arterial. 2)

Leia Também sobre A Pressão Baixa e seus Sintomas!

O que é pressão arterial?

O coração bombeia continuamente, a cada sístole (contração), 5 a 6 litros de sangue para as artérias, caracterizando o Débito Cardíaco. O sangue encontra resistência à sua passagem pelos vasos, proporcionada em grande parte, pelo atrito das moléculas e células contra a parede das artérias, que apresentam diâmetros variados e numerosas ramificações. Esta “resistência” ao fluxo sanguíneo recebe o nome de Resistência Vascular Periférica.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

Como é a pressão arterial elevada é diagnosticada?

Médicos e Enfermeiros fazem a aferição (medida) da pressão arterial durante as avaliações de rotina; e precisam medir de forma correta a sua pressão arterial para que você possa monitorar a sua pressão arterial ao longo dos anos.

A partir de Quantos Anos devo Medir a Minha Pressão Arterial?

A partir de 20 anos de idade, a American Heart Association 1)Heart.org recomenda a medida da pressão arterial em todas as consultas com profissionais de saúde – você deve medir a sua pressão arterial a cada 2 anos, isso, se sua pressão arterial for normal, inferior a 120/80 mm Hg.

Assista (em inglês) uma animação de como medir a sua pressão arterial clicando aqui.

Sobre a Pressão Alta:

Sua pressão arterial se eleva com a contração do coração (em cada batimento) e cai quando o coração relaxa entre os batimentos. Sua pressão arterial pode mudar de minuto a minuto com alterações na postura, exercício, estresse ou sono, mas normalmente deve ser inferior a 120/80 mm Hg (menos de 120 mmHg de sistólica e diastólica inferior a 80mmHg) para um adulto de 20 ou mais. Cerca de um em cada três adultos americanos tem a pressão arterial elevada e esta estatística é semelhante ao redor do mundo. 2)Understanding your Blood Pressure

Se a medida da sua pressão arterial é maior do que o normal, o médico deve realizar várias leituras ao longo do tempo e / ou você controlar a sua pressão arterial em casa antes de diagnosticar (e firmar o diagnóstico) de que você está com pressão arterial elevada.

 

Que número é mais importante, superior (sistólica) ou inferior (diastólica)?

Normalmente é dada mais atenção para o número mais alto (pressão arterial sistólica) como um importante fator de risco para doenças cardiovasculares em pessoas com mais de 50 anos de idade. Na maioria das pessoas, a pressão arterial sistólica aumenta progressivamente com a idade devido ao aumento da rigidez das grandes artérias, a longo prazo acúmulo de placa de colesterol, e promovendo um aumento da incidência de doença cardíaca e vascular.

Sobre a Pressão Alta:

Como Medir a Pressão Arterial?

Parte 1 de 3: Antes de Verificar

Verifique se você tem o tamanho certo de esfigmomanômetro, a “bolsa” de medir a pressão.[1] Um esfigmomanômetro (que passaremos a chamar de ‘bolsa’ nesse artigo) de tamanho padrão de farmácia deve se encaixar no braço da maioria dos adultos, mas se você tem um braço mais fino ou mais grosso que a média, ou se quer verificar a pressão de uma criança, você pode precisar de um tamanho diferente. 3)WikiHow – Como medir a pressão arterial 4)10 Steps to Accurate Manual Blood Pressure Measurement

  • Coloque a bolsa no braço do paciente.
pressão arterial

pressão arterial

  • Verifique a linha “index”. Isso dirá para você se a circunferência do braço do paciente se adequa à variação da área da bolsa.
Como medir pressão arterial

Como medir pressão arterial

  • Se não usar uma bolsa de tamanho próprio, você pode acabar realizando uma verificação imprecisa.
Como Medir a Pressão arterial

Como Medir a Pressão arterial

 

Pressão Alta – Apenas uma medida não faz o Diagnóstico.

Uma única medida de pressão alta não significa necessariamente que você tenha pressão arterial elevada. No entanto, se as leituras ficarem nos níveis de 140/90 mm Hg ou superior (sistólica 140 ou acima ou diastólica 90 ou acima) ao longo do tempo, o seu médico irá incluí-lo em um programa de tratamento para Pressão Alta. Nesse programa, está incluído, quase sempre, mudanças de estilo de vida e medicamentos (normalmente, para aqueles pacientes com pressão arterial de 140/90 ou superior).

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

 

Se, durante o acompanhamento de seu pressão , você tem uma medida sistólica de 180 mm Hg ou superior, ou uma leitura diastólica de 110 mmHg ou mais, é importante fazer uma nova medida após alguns minutos para que você tenha uma confirmação. Se a leitura ainda estiver igual ou superior a esse nível, você deve procurar tratamento médico de emergência para uma crise hipertensiva. Se você não tem médico para atendê-lo de emergência, é importante ter alguém para levá-lo a um hospital imediatamente.

Mesmo que sua pressão seja considerada normal e que você não se sinta mal, você deve considerar fazer modificações de estilo de vida para evitar o desenvolvimento da Pressão alta e melhorar a saúde do seu coração.

 

Crise Hipertensiva – Quando a Pressão Alta precisa de Tratamento Urgente?

A pressão arterial elevada é uma condição crônica, e os danos causados às vasos sanguíneos e órgãos geralmente ocorre ao longo de anos.

O quê é Crise Hipertensiva?

hospital

hospital

Uma crise hipertensiva é um aumento acentuado da pressão arterial que pode conduzir a um acidente vascular cerebral. A pressão arterial extremamente elevada – quando a pressão sistólica está acima de 180 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou superior ou a pressão diastólica acima de 120 mm de Hg ou superior – danifica os vasos sanguíneos. Eles se tornar inflamados e podem não suportar a pressão sobre suas paredes e vazar fluido ou sangue. Como resultado, o coração pode não ser capaz de bombear o sangue de forma eficaz, com sérias consequências para sua saúde. 5)High Blood Pressure – MayoClinic

Para reduzir a morbidade e mortalidade nessa situação, a avaliação precoce da função de órgãos e de possíveis elevações da pressão arterial é fundamental para determinar o tratamento adequado.

Se, durante o acompanhamento de sua pressão arterial, você encontrar um leitura sistólica de 180 mm Hg ou superior, ou uma leitura diastólica de 110 mmHg ou mais, esperar um um pouco, acalme-se e meça novamente. Se ainda assim, a leitura estiver nesses níveis, você deve procurar tratamento médico de emergência imediata para uma crise hipertensiva. 6)Hypertensive Crisis

Emergência Hipertensiva

Existe uma emergência hipertensiva que é quando a pressão arterial atinge níveis que são prejudiciais órgãos. emergências hipertensivas ocorrer geralmente em níveis de pressão arterial superior a 180 mmHg sistólica ou diastólica de 120mmHg, mas pode ocorrer em níveis ainda mais baixos em doentes cuja pressão arterial não tinha sido anteriormente alta – como primeira manifestação de Pressão Alta.

As consequências da pressão arterial não controlada nesta faixa – faixa de Emergência – podem ser graves e incluem

  • Acidente vascular encefálico
  • Perda de consciência
  • Perda de memória
  • Ataque cardíaco
  • Danos aos olhos e rins
  • A perda da função renal
  • Dissecção aórtica
  • Angina (dor no peito instável)
  • Edema pulmonar (backup líquido nos pulmões)
  • Eclâmpsia

Pressão alta é problema de coração?

Quando um paciente recebe o diagnóstico de pressão arterial elevada, logo logo ele nos pergunta ou, no mínimo, fica achando que tem um problema de coração. Não, não tem.

A pressão arterial é determinada tanto pela quantidade de sangue que seu coração bombeia e da quantidade de resistência que o fluxo sanguíneo tem no interior das artérias. Quanto mais sangue seu coração bombeia e quanto mais estreitos são as suas artérias, maior a sua pressão arterial. 1)

Hipertensão arterial é um problema de suas artérias que sentem uma pressão maior quando o sangue passa por elas, circulando pelo corpo. Veja este video.

O quê é Pressão Alta? Um manual Completo!

Leia Também:

 

Meu coração está normal, por quê minha pressão se eleva?

Como disse, ela se eleva porque é uma doença à parte… doença do corpo com outras causas.  É a mesma coisa de perguntar: “se meu coração é normal, por quê tenho apendicite?” É por que uma coisa não tem nada a ver com outra… são doenças diferentes.

Leia Também:


Por quê um cardiologista para tratar da pressão alta? 

pressão alta

pressão alta

Os órgãos do seu corpo precisam de oxigênio para sobreviver. O oxigênio é transportado através do corpo pelo sangue. Quando o coração bate, ele cria uma pressão que empurra o sangue através de uma rede de artérias e veias em forma de tubo, também conhecidos como vasos sanguíneos e capilares.

Com isso, alguns órgãos do corpo são afetados e o principal órgão é o coração – daí, o cardiologista ser um dos médicos que mais tratam a pressão alta.

O cardiologista estará preocupado com as consequências futuras que esta pressão alta pode causar em você e principalmente em pressão arterial elevada. Na verdade, só tratamos a pressão alta por que, no futuro, poderá machucar seu coração, seu cérebro, seus rins e outras partes do seu corpo.

Leia Também:

Sobre a Pressão Alta:

O quê poderia causar a elevação da minha pressão?

Boa pergunta! Várias respostas.

1 – consequências de uma herança familiar.

2 – muitos fatores de risco para pressão alta (obesidade, sedentarismo, uso excessivo de sal, etc).

3 – outras raras doenças que causam pressão arterial elevada (podemos falar sobre elas depois, correspondem a 4-5% dos casos de hipertensão arterial.

 

Posso ter Pressão alta por ansiedade?

Sim, pode, mas uma pressão alta passageira. A pressão arterial elevada não pode ser causada somente pela ansiedade.

O seu médico será capaz de avaliar se é somente a ansiedade e a pressão do “jaleco branco” ou se você está mesmo com pressão alta e se precisará de tratamento com remédios.

Leia Também:

 

Já mediu a sua pressão arterial hoje?

Meça sua pressão arterial elevada mais frequentemente, pelo menos uma vez por ano. Procure o seu cardiologista e faça o seu check-up.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

7 Comments

  1. Tenho pressão no coração, devo me preocupar? Meu último eletro foi a sete anos, o que devo fazer?

    Post a Reply
  2. Boa Tarde!
    Fiz um ECG e o laudo deu o seguinte: Ritmo Sinusal Regular. Hemibloqueio ântero-superior esquerdo. Diante desse resultado com que devo preocupar? É grave ou não? Isso causa aumento da pressão arterial? Posso sofrer infarto? Me esclareça por favor…E quais os procedimentos que o médico deve ter diante desse resultado?
    obrigada!!! Elizabeth

    Post a Reply
  3. eu tenho sobre carga ventricular esquerda e arritmias supra ventriculares será que está relacionado a hipertensão que etenhum

    Post a Reply
  4. Fiz um ecg e deu ritimo sinusal e problema linha r lenta e um disturbio na frotal e ehorizontal septal oque sera isso

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jaleco branco… taquicardia, pressão alta, sudorese… | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] Pressão alta é doença do coração?. Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!