Bebida pode ser utilizada durante e após a prática esportiva para repor líquidos e carboidratos. Nutricionista ensina sucos refrescantes com água de coco como base.

O coqueiro é uma palmeira tropical que tem a Região Nordeste a maior produtora nacional, principalmente o estado da Bahia. Do coqueiro, utiliza-se a polpa, a fibra, o óleo e a água de coco. A água de coco apresenta na sua composição maior parte de água (93%), açúcares glicose e frutose, minerais, proteínas, e em menor quantidade as gorduras e vitaminas (Tiamina – B1 e vitamina C).

Há maior quantidade de líquido quando o coco está verde. Conforme aumenta o tempo de maturação (maior tempo de vida), há redução do líquido e de açúcares, e aumenta a quantidade de gorduras e proteínas. O mineral em maior abundância é o potássio, seguido de cálcio e magnésio. Possui menores concentrações de sódio e fósforo.

No período de seis a sete meses, a água de coco é mais doce por maior presença dos açúcares glicose e frutose, atingindo volume de 250 a 300 ml de líquidos.

É uma bebida hidratante, refrescante e pouco calórica. É considerada um isotônico natural, pode ser utilizada durante e após a prática esportiva para repor líquidos e carboidratos. Também é utilizada para reidratação oral em caso de diarreia e desidratação.

Para reposição de carboidratos, deve-se ingerir 400ml de água de coco, que equivale a um gel de carboidratos ou a 500ml de repositor energético.

 

Sucos com água de coco como ingrediente principal:

Euatleta - tabela água de coco (Foto: Eu Atleta)

– Cura ressaca:
2 rodelas de abacaxi
200ml de água de coco
1 maçã pequena
1 colher sopa de hortelã
4 lascas de gengibre

– Antiestresse:
1 maracujá
200ml de água de coco

– Energético:
200 ml água coco
1\2 polpa de coco

 

Fonte: EuAtleta

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!