Há uma tipo de comportamento da pressão arterial que pode intrigar até os médicos: A Hipertensão Arterial Mascarada é caracterizada por valores normais da PA no consultório, porém com PA elevada pela MAPA ou medidas residenciais.  Confira!

O quê é Hipertensão Mascarada?

Durante a consulta, a pressão está normal, mas o paciente insiste que a sua pressão arterial está elevada quando ele aferiu na farmácia ou com a enfermeira. Isso pode, realmente acontecer:

A Hipertensão Mascarada é caracterizada por valores normais da PA no consultório, porém com PA elevada pela MAPA ou medidas residenciais. ((Incidence of cardiovascular events in white-coat, masked and sustained hypertension versus true normotension: a meta-analysis.))

Como escolher seu Medidor de Pressão?

Hipertensão Mascarada ocorre muito?

A prevalência da Hipertensão Mascarada é de 13% (intervalo de 10-17%) em estudos estatísticos. ((Ambulatory blood pressure in normotensive and hypertensive subjects: results from an international database.))

Hipertensão Arterial Mascarada

Hipertensão Arterial Mascarada

Sobre a Pressão Alta:

Hipertensão Mascarada ocorre muito?

Vários fatores podem elevar a pressão arterial fora do consultório em relação à pressão arterial obtida com o médico, no consultório, dentre os fatores:

  • idade jovem,
  • sexo masculino,
  • tabagismo,
  • consumo de álcool,
  • atividade física,
  • hipertensão induzida pelo exercício,
  • ansiedade,
  • estresse,
  • obesidade,
  • Diabetes melitus,
  • Doença Renal crônica
  • História familiar de Pressão Alta.

Quando suspeitar de Hipertensão Mascarada?

É importante que o médico suspeite de Hipertensão Mascarada todas as vezes que o a pressão arterial do paciente estiver com valores limítrofes. ((Long-Term Risk of Mortality Associated With Selective and Combined Elevation in Office, Home, and Ambulatory Blood Pressure))

Leia Também:

A Hipertensão Arterial Mascarada é perigosa?

Sim, é perigosa. Estudos indicam que a incidência de problemas cardiovasculares é cerca de duas vezes maior na Hipertensão Mascarada do que em pacientes com pressão arterial normal. ((Masked hypertension: a systematic review.))

Pois é como se o paciente fosse hipertenso e o médico não tivesse feito o diagnóstico.

Em diabéticos, a Hipertensão arterial mascarada está associada a um risco aumentado de nefropatia, especialmente quando a elevação da PA ocorre durante o sono. ((Masked nocturnal hypertension–a novel marker of risk in type 2 diabetes.))((Clinical Trials in Isolated Systolic Hypertension))

Leonardo Alves Cardiologista

Leonardo Alves Cardiologista

Alguma dúvida?

Deixe seu comentário e faça a sua pergunta.

Sobre o Dr. Leonardo Alves – Cardiologista!

Sou médico, cardiologista e atuo na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Tenho consultório na Clínica Cardiovasc – Diagnóstico Cardiovascular, onde realizo Consultas Cardiológicas, Risco Cirúrgico, Exames de Ecocardiograma, MAPA, Holter 24 horas, Eletrocardiograma e avaliações em Check-up cardiovascular.

Formei em Medicina pela UFMG em Belo Horizonte em Junho de 1999; Sou especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), possuo Certificado de Atuação em Ecocardiografia emitido pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC.

Agende Sua Consulta!

E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!