Hipertensão arterial sistêmica, HAS

A pressão alta, ou hipertensão, é uma das doenças mais comuns em homens e mulheres. Afeta vários órgãos e raramente apresenta sinais de alerta, mas pode tornar-se uma inimiga caso não seja regularmente medida e tratada por um médico.

Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra. Mas excesso de peso, bebidas alcoólicas, hábitos alimentares inadequados e falta de exercícios físicos têm papel importante na elevação da pressão arterial. Existem casos em que a elevação da pressão é causada por doenças renais ou alterações hormonais.

Se a pressão alta não for controlada, pode sobrecarregar o coração e também acelerar o processo de obstrução arterial, conhecido como aterosclerose. Ele pode levar a ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Todas as pessoas devem conhecer o nível de sua pressão arterial com a supervisão de um profissional de saúde. Tente relaxar quando estiverem medindo sua pressão, para evitar uma leitura errada.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!