A Tastylia Spain hipertrofia ventricular esquerda (HVE) é algo bastante comum na prática médica diária e o cardiologista lida com este problema quase todos os dias. Mas o quê é isso? o quê significa? estou morrendo? ou meu coração está melhor?

Para responder a esta pergunta, precisamos de fazer algumas reflexões e comparações sobre o músculo cardíaco e o músculo esquelético (bíceps, triceps, etc).

go site O que é hipertrofia?

O músculo que recobre o esqueleto (músculo esquelético) se sente bem com uma carga de peso. Quando um atleta de academia (os “puxadores de peso”) ou um profissional da construção civil (pedreiro e ajudante de pedreiro) pegam peso, o músculo dos seus braços e pernas ficam get link HIPERTROFIADOS com resposta normal á carga que lhe foi exigida… Isso costuma ser bom tanto para o músculo (que fica mais forte), quanto para a pessoa que se sente melhor e com musculatura mais definida.

Seriam as etapas a seguir:

1 – Carga de peso – A musculatura é exigida.

2 – As fibras musculares (as células musculares) aumentam seu volume.

3 – O músculo esquelético fica mais volumoso e melhor definido.

4 – A força aumenta… quanto mais peso, mais este processo aumenta e a força muscular também aumenta. Isso não traz nenhum mal para os músculos esqueléticos.

O CORAÇÃO e a hipertrofia ventricular esquerda (HVE)?

O peso que o coração pega (por exemplo: a pressão alta) ou outra situação que exija do coração um esforço a mais também provoca essas alterações acima, com uma diferença.

1 – Carga de peso (doenças ou hipertensão arterial) – A musculatura cardíaca é exigida.

2 – As fibras musculares (as células musculares) aumentam seu volume.

3 – O músculo cardíaco fica mais volumoso (miocardiopatia) e as paredes das cavidades ficam espessadas.

4 – A força aumenta… quanto mais peso, mais este processo aumenta e a força muscular também aumenta. AQUI COMEÇA A DIFERENÇA: O músculo cardíaco aumenta sua força de contração até certo limite… Ele não se comporta como o músculo esquelético. A partir de um determinado momento, ele começa a não reagir com mais força e sim, com FALÊNCIA MUSCULAR e dilatação. E isso faz um mal muito grande para o coração.

Dilatação da Aorta – Quando me preocupar?

A hipertrofia ventricular esquerda (HVE)

Assim, a HVE – HIPERTROFIA VENTRICULAR ESQUERDA é uma resposta de adaptação do coração a uma carga que ele NÃO gostaria de estar carregando. Ou seja, coração deve trabalhar tranquilamente, sob uma pressão arterial de 120/80mmHg e sem doenças o incomodando.

NÃO CONFUNDA:

É importante não confundir. Quando eu digo que o coração não pode “pegar peso” (uma metáfora) estou dizendo que ele não pode trabalhar com a pressão arterial elevada ou com doenças lhe “incomodando”.

Disse o coração… pois uma pessoa pode e deve realizar exercícios físicos e também pode “pegar peso” no sentido real da palavra – se não tiver contra-indicações para a prática de exercícios físicos, a pessoa pode fazer exercícios anaeróbicos e aeróbicos o quanto desejar. Não vamos confundir as duas coisas.

Cardiopatia idiopática grave: sou terminal?

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!