Hipocinesia difusa no Ecocardiograma é um achado relativamente preocupante em pacientes que fizeram um ecodopplercardiograma: Quais os próximos passos? Como tratar?

Pergunte ao Cardiologista:

A dúvida de hoje é da Teresa, neste artigo.

Meu sogro fez a troca da válvula mitral Há 10 anos, fez agora novos exames e no resultado foi citado Hipocinesia difusa moderada e grave ântero-apical ele tem 82 anos. Isso é grave?

Qual é a dúvida?

A Tereza tem uma dúvida que se expande em outra:

  • O que é Hipocinesia?
  • Hipocinesia difusa é grave?

O que é Hipocinesia?

A Hipocinesia deriva do termo CINESIA. Cinesia, no que trata do coração, trata de Contração do coração. Assim, o termo que diz que o coração está com boa contratilidade é NORMOCINESIA.

Assim,

  1. Normocinesia: Coração contraindo-se normal.
  2. Hipercinesia: Coração contraindo-se além do normal.
  3. Hipocinesia: Coração contraindo-se aquém do normal.

Entendido? Então, que deve ser visto no ecocardiograma é o termo Normocinesia ou Peredes Normocinéticas ou contratilidade normal

Hipocinesia difusa: o que é?

Então, como dito acima, HIPOCINESIA significa que a contratilidade do coração está reduzida ou diminuída.

Quando se diz hipocinesia difusa quer-se dizer que o coração está com sua contratilidade difusamente diminuída. Então, não há uma região do coração que está mais afetada do que outras. O termo DIFUSA diz isso: todas as paredes do coração estão contraindo menos: simetricamente, difusamente.

O reflexo dessa alteração é a queda na fração de ejeção no ecocardiograma – saiba mais nesse artigo.

Hipocinesia difusa no Ecocardiograma: é Grave?

O termo Hipocinesia difusa no ecocardiograma é grave, sim. Pois ele diz que o coração está com sua contratilidade reduzida. Então, seu médico está diante de uma insuficiência cardíaca.

Você precisará tomar medicações para tratar sua insuficiência cardíaca e também para melhorar a contratilidade do seu coração.

Hipocinesia grave ântero-apical – há diferença?

… Hipocinesia difusa moderada e grave ântero-apical…

Na frase acima, há uma pequena diferença. O laudo do ecocardiograma diz que há uma região do coração que está mais hipocinética que outras: a região ântero-apial!

Sendo assim, a hipocinesia que era difusa (todas as paredes) agora é mais intensa e grave na região ântero-apical. 1)NCBI

Hipocinesia é Insuficiência cardíaca?

Como eu havia dito, a hipocinesia implica em redução da força de contração do coração e esta redução é a base para se dizer que o paciente está com insuficiência cardíaca e redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo.

Portanto, quase sempre, a hipocinesia significa insuficiência cardíaca.

Hipocinesia é grave?

Sim, Hipocinesia é a consequência de uma lesão no músculo do coração que provoca o enfraquecimento de suas paredes.

Se essa lesão continua, o coração continuará perdendo suas funções e ficando cada vez mais prejudicado e cada vez mais hipocinético, reduzindo ainda mais sua fração de ejeção e tornando-se perigosamente difícil de tratar.

Doenças que causam Hipocinesia:

Há várias doenças que provocam a hipocinesia e as principais delas são:

Qual a sua dúvida?

Diga-me, qual a sua dúvida?

References   [ + ]

1. NCBI
Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!