Holter 24 horas – Esclarecendo os Sintomas das Arritmias Cardíacas

Você sente palpitações? Percebe pausas nos seus batimentos cardíacos? Notou que esses sintomas dificilmente ocorrem na presença do seu médico e precisa de uma solução? Conheça o Holter 24 horas, um exame que monitora seus batimentos cardíacos e esclarece grande parte dos sintomas relacionados ao ritmo do seu coração.

 

O Sistema Holter consiste em um conjunto de equipamentos (um monitor e um Software) utilizados para o registro contínuo dos batimentos cardíacos. Normalmente, essa avaliação é feita com o paciente em regime ambulatorial (ou seja, sem a necessidade de o paciente estar internado em um hospital).

 

O monitor é usado durante um dia de atividade normal, por 24horas ou por 48 horas. Normalmente, é utilizado por 24 horas, mas o seu médico pode solicitar que o Monitor de Holter permaneça um período maior de tempo, estendendo o tempo do exame para 48 horas. 1)NCBI) 2)ACC/AHA Guidelines for Ambulatory Electrocardiography 3) The evolving role of ambulatory arrhythmia monitoring in general clinical practice

 

A História do Holter:

holter_4O monitor de evento cardíaco tem sido usado por mais de vinte anos. No início, esses dispositivos não eram portáteis e teve de ser utilizado apenas em edifícios hospitalares. Os avanços resultaram em estes dispositivos se tornando menor, mas ainda estavam sendo usados apenas em hospitais por vinte quatro a 48 horas. Logo monitores portáteis foram sendo desenvolvidos pesando cada vez menos. Os dispositivos modernos são muito mais fáceis de usar, pesando muito pouco e podendo até serem colocados no bolso. 4)Wikipedia

 

Armazenamento de dados do Holter:

Dispositivos mais antigos utilizavam fitas cassetes para analisar a gravação, o que tornava a análise bastante demorada e difícil.

 

Os atuais aparelhos de Holter gravam os dados da monitoração em uma memória flash digital. Os dados são enviados para um computador que, em seguida, analisa automaticamente a entrada, contando complexos de ECG, calcular estatísticas resumidas tais como frequência cardíaca média, a taxa mínima e máxima do coração, e encontrar períodos na gravação que merecem uma avaliação mais aprofundada por parte do médico. 5)Wikipedia

 

Como o Holter é realizado?

Holter-3Os Eletrodos são presos no seu peito e ficam ligados por fios a um monitor de gravação. Você carrega o monitor Holter em um bolso ou bolsa usado ao redor da cintura. O monitor funciona com baterias.

Enquanto você estiver usando o Holter, o monitor estará registrando as atividades do seu coração, todo o ritmo cardíaco do seu coração.

Os eletrodos precisam estar firmemente colados ao seu peito para que o monitor grave adequadamente a atividade elétrica do seu coração.

 

 

Como devo anotar Diário de Atividades do Holter?

holter_5Você precisa manter e um diário das atividades que você fez enquanto usava o monitor, e como você se sentiu.

É muito importante que você registre com precisão os seus sintomas e suas atividades para que o seu médico possa combiná-las com o que ele encontrou em seu Holter.

Normalmente, a clínica irá disponibilizar um diário para você anotar os seus sintomas >>> Baixar Diário de Holter.

Depois das 24h ou 48 horas, você irá retornar com o monitor para o consultório do seu cardiologista. Ele vai analisar os registros quer foram gravados (ou enviar para uma empresa que faz análises) e ver se houve algum ritmo cardíaco anormal – se houve alguma arritmia cardíaca, emitindo um laudo.

 

 

O quê evitar quando estiver usando Holter?

  • Cobertores elétricos;
  • Áreas de alta tensão elétrica;
  • Ímãs;
  • Detectores de metal;
  • Você também não deve tomar Banho;

Realize todas as suas atividades normais enquanto estiver utilizando o monitor do Holter, exceto as que foram listadas acima.

Devo Realizar Exercícios quando estiver com o Holter?

holter_2O seu médico poderá solicitar que você realize algumas atividades físicas enquanto estiver utilizando o Holter, principalmente, quando ele desejar simular alguma atividade do seu dia-a-dia que você disse que lhe causavam os sintomas de palpitação. Veja um exemplo:

“Eu sinto as palpitações ao varrer a casa!”

Se você disse ao seu médico que os sintomas ocorrem com mais freqüência quando você realiza atividades diárias como Varrer a casa, você precisa varrer a casa quando estiver com o monitor de Holter – sempre avise o seu médico.

“Eu sinto as palpitações ao realizar atividades sexuais!”

Muitos paciente ficam com vergonha de dizer que os sintomas de palpitação ou taquicardia ocorrem ao realizar atividades sexuais com sua parceira e alguma vezes, ficam com medo de realizarem o ato sexual.

Se seus sintomas ocorrem somente quando você realiza atividade sexual, no dia em que estiver com o Monitor de Holter, realize atividades sexuais mesmo com o aparelho. O aparelho incomoda, mas tenho certeza você será criativo.

“Eu sinto as palpitações ao jogar futebol!”

Quando os seus sintomas ocorrem ao realizar atividades como o futebol, não é aconselhável realizá-las quando estiver com o Holter, pois poderá danificar o aparelho se você cair no chão (comum no futebol) ou quando trombar-se com seu adversário.

O melhor exame para atividade tão intensas como o futebol é o exame de Teste Ergométrico.

 

Como se preparar para o exame de Holter?

Você não precisa de nenhuma preparação especial para realizar o Holter, entretanto, é aconselhável que você tome um banho antes de colocar o aparelho, pois você ficará 24horas sem poder tomá-lo, após colocar o Monitor. Não se esqueça de tomar um bom banho!

“Se um eletrodo soltar do meu peito?”

É comum que algum eletrodo caia do seu peito; se isso ocorrer, basta você colocá-lo de volta no local ou substituir o eletrodo por um novo.

 

Como será o procedimento?

O exame de Holter não lhe causará dor – é um teste totalmente indolor. No entanto, algumas pessoas podem precisar ter seu peito depilado para que os eletrodos ficarem aderidos adequadamente ao seu peito.

Como você precisará manter o Gravador de Holter próximo ao seu corpo, pode ser difícil dormir no dia do exame.

 

 

O quê é e para quê serve o Botão de Eventos?

Um das informações mais importantes durante a monitoração do Holter é o Botão de Eventos. Trata-se de um BOTÃO que o paciente deve acionar durante a realização do exame sempre que ele tiver algum sintoma. Ao apertar o botão, o monitor fará uma marca na gravação e o cardiologista localizará melhor o momento do evento, sintoma ou atividade, no momento em que ele estiver fazendo a sua análise.

 

Por que o Holter é realizado?

holterO Holter é usado para determinar como o coração responde à atividade normal do dia-a-dia e para esclarecer sintomas que foram reclamados com o médico.

Se você tem sinais ou sintomas de um problema de coração, como um batimento cardíaco irregular (arritmia), ou desmaios inexplicáveis, o médico pode solicitar um eletrocardiograma. O eletrocardiograma é um teste rápido, não-invasivo que utiliza eletrodos gravadas para o seu peito para verificar o ritmo do seu coração e monitora o seu coração por alguns poucos batimentos (cerca de 10 a 15 batimentos).

No entanto, por vezes, um eletrocardiograma não detecta quaisquer irregularidades no ritmo cardíaco, porque você só está ligado à máquina por um tempo curto. Se os seus sinais e sintomas que sugerem um ritmo cardíaco irregular, ocasionalmente, pode estar causando a sua condição, o seu médico pode recomendar o uso de um monitor Holter por um dia ou mais.

Durante esse tempo, o monitor Holter pode ser capaz de detectar irregularidades em seu ritmo cardíaco que um eletrocardiograma não conseguiu detectar.

Seu médico também pode pedir um monitor Holter, se você tiver um problema cardíaco que aumenta o risco de um ritmo cardíaco anormal. O seu médico pode sugerir que você use um monitor Holter por um dia ou dois, mesmo que você não tenha tido quaisquer sintomas de um batimento cardíaco anormal. 7)Mayoclinic

O monitor de Holter também pode ser usado:

  1. Para Esclarecer Sintomas:
  • Síncope;
  • Palpitações;
  • Outros Sintomas;
  1. Em algumas doenças e situações clínicas:
  • Depois de um ataque cardíaco ou Infarto do Miocárdio;
  • Em pacientes com Insuficiência cardíaca;
  • Em pacientes com Miocardiopatia Hipertrófica;
  • Em pacientes com Doenças nas Válvulas Cardíacas;
  • Em pacientes com Neuropatia Diabética;
  • Em pacientes em Hemodiálise;
  • Em pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica;
  • Em pré-operatório e Pós-operatório de algumas cirurgias;
  • Para monitorar o uso de alguns medicamentos e tratamentos;
  • Para diagnosticar problemas de ritmo cardíaco;
  • Ao iniciar um novo medicamento para o coração;
  1. Avaliar tratamento com Anti-arrítmicos;
  2. Avaliar o Funcionamento de um Marca-Passo cardíaco;
  3. Avaliar a presença de Isquemia do Miocário;
  4. Em pacientes pediátricos;

 

O quê fazer após o procedimento do Holter?

Após o período estipulado de  monitoramento, você deve voltar para o consultório do seu médico para devolver o monitor de Holter. Um enfermeiro ou técnico irá remover os eletrodos do seu peito, o que pode causar algum desconforto semelhante a uma bandagem adesiva sendo puxado fora de sua pele.

Você vai mostrar e entregar-lhe o diário mantido você, enquanto você usava o monitor Holter. Quando o monitor Holter é interpretada, o seu médico irá comparar os dados do gravador e as atividades e os sintomas que você escreveu para baixo. 6)Mayoclinic

 

O quê o Holter pode diagnosticar?

O Holter pode diagnosticar uma série de doenças e situações clínicas que o seu médico está procurando ou investigando.

Resultados normais

Variações normais na frequência cardíaca ocorrer com as atividades. Em um resultado normal há alterações significativas em no ritmo cardíaco – que são perfeitamente normais.

 

 

O que significam os resultados anormais?

Os resultados anormais podem incluir várias arritmias. Cada um dessas arritmias e situações clínicas precisam ser avaliadas pelo seu cardiologista que determinará ou não um tratamento adequado.

O Holter também pode detectar bloqueio de condução, uma condição na qual a atividade elétrica do átrio atrasa e é bloqueada, não chegando aos ventrículos do coração.

Em alguns casos, o médico pode não ser capaz de diagnosticar a sua situação com base nos resultados do teste de holter, especialmente se você não teve nenhum ritmo cardíaco irregular enquanto você usava o monitor – essa situação é muito frequênte. 8)Mayoclinic.org

Entretanto, há situações em que o paciente tem vários sintomas e aciona o botão de eventos por diversas vezes e mesmo assim, o médico não encontra anormalidades no ritmo cardíaco o que implica em dizer que os sintomas que o paciente teve/sentiu não se relacionavam com alterações do ritmo do seu coração.

 

 

Quais os Riscos do Sistema Holter 24horas?

Utilizar um monitor de Holter não lhe provocará nenhum risco e também não lhe causa dor. Monitores Holter têm fios que ligam a pequenos discos (eletrodos) anexado ao seu peito para gravar o eletrocardiograma. Porque os eletrodos são ligados com fita adesiva ou adesivos, eles podem causar irritação se sua pele for sensível. Diga o técnico se você é alérgico a algum fitas ou adesivos. 9)Heart.org

Não há riscos associados com o Holter. No entanto, você precisa ter certeza que não deixará o aparelho se molhar, pois pode danificá-lo.

Apesar de não haver riscos significativos envolvidos em usar um monitor Holter, é bom que você saiba que o monitor Holter não pode se molhar, ou ele será danificado. Não pratique natação ou tomar banho durante todo o tempo que você está usando seu monitor Holter. No entanto, alguns monitores sem fio podem ser desconectados e reconectados para que você possa tomar um banho.

Os Monitores Holter normalmente não são afetados por outros aparelhos elétricos. Mas você evitar os detectores de metal, ímãs, fornos de microondas, cobertores elétricos e máquinas de barbear e escovas de dente elétricas, enquanto usando um, porque estes dispositivos podem interromper o sinal dos eletrodos para o monitor Holter. Além disso, mantenha seus telefones celulares e tocadores portáteis de música, pelo mesmo motivo. 10)MayoClinic.org

 

Quais são os Nomes alternativos do Holter?

Eletrocardiografia ambulatorial; Eletrocardiografia – ambulatorial; Eletrocardiograma dinâmico; Eletro de 24horas; Monitoração eletrocardiográfica de 24 horas; Sistema Holter; Holter 24horas.((Nlm.nih.gov

 

E então, ainda com alguma dúvida?

Deixe a sua pergunta.

References   [ + ]

1. NCBI) ((ACC/AHA Guidelines for Ambulatory Electrocardiography
2. ACC/AHA Guidelines for Ambulatory Electrocardiography (( The evolving role of ambulatory arrhythmia monitoring in general clinical practice
3.  The evolving role of ambulatory arrhythmia monitoring in general clinical practice

 

A História do Holter:

holter_4O monitor de evento cardíaco tem sido usado por mais de vinte anos. No início, esses dispositivos não eram portáteis e teve de ser utilizado apenas em edifícios hospitalares. Os avanços resultaram em estes dispositivos se tornando menor, mas ainda estavam sendo usados apenas em hospitais por vinte quatro a 48 horas. Logo monitores portáteis foram sendo desenvolvidos pesando cada vez menos. Os dispositivos modernos são muito mais fáceis de usar, pesando muito pouco e podendo até serem colocados no bolso. ((Wikipedia

4. Wikipedia

 

Armazenamento de dados do Holter:

Dispositivos mais antigos utilizavam fitas cassetes para analisar a gravação, o que tornava a análise bastante demorada e difícil.

 

Os atuais aparelhos de Holter gravam os dados da monitoração em uma memória flash digital. Os dados são enviados para um computador que, em seguida, analisa automaticamente a entrada, contando complexos de ECG, calcular estatísticas resumidas tais como frequência cardíaca média, a taxa mínima e máxima do coração, e encontrar períodos na gravação que merecem uma avaliação mais aprofundada por parte do médico. ((Wikipedia

5. Wikipedia

 

Como o Holter é realizado?

Holter-3Os Eletrodos são presos no seu peito e ficam ligados por fios a um monitor de gravação. Você carrega o monitor Holter em um bolso ou bolsa usado ao redor da cintura. O monitor funciona com baterias.

Enquanto você estiver usando o Holter, o monitor estará registrando as atividades do seu coração, todo o ritmo cardíaco do seu coração.

Os eletrodos precisam estar firmemente colados ao seu peito para que o monitor grave adequadamente a atividade elétrica do seu coração.

 

 

Como devo anotar Diário de Atividades do Holter?

holter_5Você precisa manter e um diário das atividades que você fez enquanto usava o monitor, e como você se sentiu.

É muito importante que você registre com precisão os seus sintomas e suas atividades para que o seu médico possa combiná-las com o que ele encontrou em seu Holter.

Normalmente, a clínica irá disponibilizar um diário para você anotar os seus sintomas >>> Baixar Diário de Holter.

Depois das 24h ou 48 horas, você irá retornar com o monitor para o consultório do seu cardiologista. Ele vai analisar os registros quer foram gravados (ou enviar para uma empresa que faz análises) e ver se houve algum ritmo cardíaco anormal – se houve alguma arritmia cardíaca, emitindo um laudo.

 

 

O quê evitar quando estiver usando Holter?

  • Cobertores elétricos;
  • Áreas de alta tensão elétrica;
  • Ímãs;
  • Detectores de metal;
  • Você também não deve tomar Banho;

Realize todas as suas atividades normais enquanto estiver utilizando o monitor do Holter, exceto as que foram listadas acima.

Devo Realizar Exercícios quando estiver com o Holter?

holter_2O seu médico poderá solicitar que você realize algumas atividades físicas enquanto estiver utilizando o Holter, principalmente, quando ele desejar simular alguma atividade do seu dia-a-dia que você disse que lhe causavam os sintomas de palpitação. Veja um exemplo:

“Eu sinto as palpitações ao varrer a casa!”

Se você disse ao seu médico que os sintomas ocorrem com mais freqüência quando você realiza atividades diárias como Varrer a casa, você precisa varrer a casa quando estiver com o monitor de Holter – sempre avise o seu médico.

“Eu sinto as palpitações ao realizar atividades sexuais!”

Muitos paciente ficam com vergonha de dizer que os sintomas de palpitação ou taquicardia ocorrem ao realizar atividades sexuais com sua parceira e alguma vezes, ficam com medo de realizarem o ato sexual.

Se seus sintomas ocorrem somente quando você realiza atividade sexual, no dia em que estiver com o Monitor de Holter, realize atividades sexuais mesmo com o aparelho. O aparelho incomoda, mas tenho certeza você será criativo.

“Eu sinto as palpitações ao jogar futebol!”

Quando os seus sintomas ocorrem ao realizar atividades como o futebol, não é aconselhável realizá-las quando estiver com o Holter, pois poderá danificar o aparelho se você cair no chão (comum no futebol) ou quando trombar-se com seu adversário.

O melhor exame para atividade tão intensas como o futebol é o exame de Teste Ergométrico.

 

Como se preparar para o exame de Holter?

Você não precisa de nenhuma preparação especial para realizar o Holter, entretanto, é aconselhável que você tome um banho antes de colocar o aparelho, pois você ficará 24horas sem poder tomá-lo, após colocar o Monitor. Não se esqueça de tomar um bom banho!

“Se um eletrodo soltar do meu peito?”

É comum que algum eletrodo caia do seu peito; se isso ocorrer, basta você colocá-lo de volta no local ou substituir o eletrodo por um novo.

 

Como será o procedimento?

O exame de Holter não lhe causará dor – é um teste totalmente indolor. No entanto, algumas pessoas podem precisar ter seu peito depilado para que os eletrodos ficarem aderidos adequadamente ao seu peito.

Como você precisará manter o Gravador de Holter próximo ao seu corpo, pode ser difícil dormir no dia do exame.

 

 

O quê é e para quê serve o Botão de Eventos?

Um das informações mais importantes durante a monitoração do Holter é o Botão de Eventos. Trata-se de um BOTÃO que o paciente deve acionar durante a realização do exame sempre que ele tiver algum sintoma. Ao apertar o botão, o monitor fará uma marca na gravação e o cardiologista localizará melhor o momento do evento, sintoma ou atividade, no momento em que ele estiver fazendo a sua análise.

 

Por que o Holter é realizado?

holterO Holter é usado para determinar como o coração responde à atividade normal do dia-a-dia e para esclarecer sintomas que foram reclamados com o médico.

Se você tem sinais ou sintomas de um problema de coração, como um batimento cardíaco irregular (arritmia), ou desmaios inexplicáveis, o médico pode solicitar um eletrocardiograma. O eletrocardiograma é um teste rápido, não-invasivo que utiliza eletrodos gravadas para o seu peito para verificar o ritmo do seu coração e monitora o seu coração por alguns poucos batimentos (cerca de 10 a 15 batimentos).

No entanto, por vezes, um eletrocardiograma não detecta quaisquer irregularidades no ritmo cardíaco, porque você só está ligado à máquina por um tempo curto. Se os seus sinais e sintomas que sugerem um ritmo cardíaco irregular, ocasionalmente, pode estar causando a sua condição, o seu médico pode recomendar o uso de um monitor Holter por um dia ou mais.

Durante esse tempo, o monitor Holter pode ser capaz de detectar irregularidades em seu ritmo cardíaco que um eletrocardiograma não conseguiu detectar.

Seu médico também pode pedir um monitor Holter, se você tiver um problema cardíaco que aumenta o risco de um ritmo cardíaco anormal. O seu médico pode sugerir que você use um monitor Holter por um dia ou dois, mesmo que você não tenha tido quaisquer sintomas de um batimento cardíaco anormal. ((Mayoclinic

6. Mayoclinic
7. Mayoclinic

O monitor de Holter também pode ser usado:

  1. Para Esclarecer Sintomas:
  • Síncope;
  • Palpitações;
  • Outros Sintomas;
  1. Em algumas doenças e situações clínicas:
  • Depois de um ataque cardíaco ou Infarto do Miocárdio;
  • Em pacientes com Insuficiência cardíaca;
  • Em pacientes com Miocardiopatia Hipertrófica;
  • Em pacientes com Doenças nas Válvulas Cardíacas;
  • Em pacientes com Neuropatia Diabética;
  • Em pacientes em Hemodiálise;
  • Em pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica;
  • Em pré-operatório e Pós-operatório de algumas cirurgias;
  • Para monitorar o uso de alguns medicamentos e tratamentos;
  • Para diagnosticar problemas de ritmo cardíaco;
  • Ao iniciar um novo medicamento para o coração;
  1. Avaliar tratamento com Anti-arrítmicos;
  2. Avaliar o Funcionamento de um Marca-Passo cardíaco;
  3. Avaliar a presença de Isquemia do Miocário;
  4. Em pacientes pediátricos;

 

O quê fazer após o procedimento do Holter?

Após o período estipulado de  monitoramento, você deve voltar para o consultório do seu médico para devolver o monitor de Holter. Um enfermeiro ou técnico irá remover os eletrodos do seu peito, o que pode causar algum desconforto semelhante a uma bandagem adesiva sendo puxado fora de sua pele.

Você vai mostrar e entregar-lhe o diário mantido você, enquanto você usava o monitor Holter. Quando o monitor Holter é interpretada, o seu médico irá comparar os dados do gravador e as atividades e os sintomas que você escreveu para baixo. 6)Mayoclinic

 

O quê o Holter pode diagnosticar?

O Holter pode diagnosticar uma série de doenças e situações clínicas que o seu médico está procurando ou investigando.

Resultados normais

Variações normais na frequência cardíaca ocorrer com as atividades. Em um resultado normal há alterações significativas em no ritmo cardíaco – que são perfeitamente normais.

 

 

O que significam os resultados anormais?

Os resultados anormais podem incluir várias arritmias. Cada um dessas arritmias e situações clínicas precisam ser avaliadas pelo seu cardiologista que determinará ou não um tratamento adequado.

O Holter também pode detectar bloqueio de condução, uma condição na qual a atividade elétrica do átrio atrasa e é bloqueada, não chegando aos ventrículos do coração.

Em alguns casos, o médico pode não ser capaz de diagnosticar a sua situação com base nos resultados do teste de holter, especialmente se você não teve nenhum ritmo cardíaco irregular enquanto você usava o monitor – essa situação é muito frequênte. ((Mayoclinic.org

8. Mayoclinic.org

Entretanto, há situações em que o paciente tem vários sintomas e aciona o botão de eventos por diversas vezes e mesmo assim, o médico não encontra anormalidades no ritmo cardíaco o que implica em dizer que os sintomas que o paciente teve/sentiu não se relacionavam com alterações do ritmo do seu coração.

 

 

Quais os Riscos do Sistema Holter 24horas?

Utilizar um monitor de Holter não lhe provocará nenhum risco e também não lhe causa dor. Monitores Holter têm fios que ligam a pequenos discos (eletrodos) anexado ao seu peito para gravar o eletrocardiograma. Porque os eletrodos são ligados com fita adesiva ou adesivos, eles podem causar irritação se sua pele for sensível. Diga o técnico se você é alérgico a algum fitas ou adesivos. ((Heart.org

9. Heart.org

Não há riscos associados com o Holter. No entanto, você precisa ter certeza que não deixará o aparelho se molhar, pois pode danificá-lo.

Apesar de não haver riscos significativos envolvidos em usar um monitor Holter, é bom que você saiba que o monitor Holter não pode se molhar, ou ele será danificado. Não pratique natação ou tomar banho durante todo o tempo que você está usando seu monitor Holter. No entanto, alguns monitores sem fio podem ser desconectados e reconectados para que você possa tomar um banho.

Os Monitores Holter normalmente não são afetados por outros aparelhos elétricos. Mas você evitar os detectores de metal, ímãs, fornos de microondas, cobertores elétricos e máquinas de barbear e escovas de dente elétricas, enquanto usando um, porque estes dispositivos podem interromper o sinal dos eletrodos para o monitor Holter. Além disso, mantenha seus telefones celulares e tocadores portáteis de música, pelo mesmo motivo. ((MayoClinic.org

10. MayoClinic.org

 

Quais são os Nomes alternativos do Holter?

Eletrocardiografia ambulatorial; Eletrocardiografia – ambulatorial; Eletrocardiograma dinâmico; Eletro de 24horas; Monitoração eletrocardiográfica de 24 horas; Sistema Holter; Holter 24horas.((Nlm.nih.gov

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

4 Comments

  1. Meu irmão teve um AVC Isquemico, o medico cardiologista solicitou um Holter,haveria possibilidade de vcs fazerem atendimento em casa. e em quanto custaria. Moro no Pechincha- Jacarepaguá. Aguardo resposta.

    Post a Reply
    • Olá,
      Nossa clinica está em Teófilo Otoni, Minas Gerais.
      Mas as clínicas da sua cidade devem fazer esse tipo de atendimento.
      Abraços.

      Post a Reply
  2. Realmente vocês esclareceram todas as minhas dúvidas, muito obrigada !!!!

    Alessandra Sandrinha

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!