Meu holter não acusou nada! Absurdo!

O quê ocorre quando o paciente queixa palpitações e o médico diz ao paciente que o holter estava normal? É, esta é uma situação interessante e que precisa de esclarecimentos. Esta dúvida é bastante frequente e é necessário que tenhamos algumas informações importante para entender a resposta: o quê é o holter? como funciona o exame? e um tal de botão de eventos… o famoso e importante “botão de eventos”.

A importância principal do Holter é diferenciar entre SINTOMAS CARDIOLÓGICOS e Outros sintomas. O médico deseja saber se o que o paciente está sentindo tem relação com a presença de palpitações ou uma arritmia.

 

Meu holter não acusou nada! Absurdo!

Como disse no título, o paciente costuma reclamar que sentiu “um monte de coisas” e que o “holter não deu nada”. Quando o médico diz que está tudo bem, eles ficam irritados. O que o médico pode estar dizendo é que os sintomas apresentados NÃO tem relação com as alterações encontradas no Holter ou melhor não tem relação com o que foi encontrado no Holter.

 

O botão de evento?

Todo aparelho de Holter tem este botão! É um pequeno botão que é usado para fazer uma marca no eletrocardiograma do paciente no momento em que ele sentir a palpitação ou qualquer queixa. ISSO É IMPORTANTÍSSIMO.

Somente assim, o médico é capaz (ao analisar o exame) de saber se NAQUELE MOMENTO ocorreu alguma arritmia que pudesse justificar o sintoma descrito no diário de sintomas. Sem isso, sem que o paciente aperte o botão de eventos, fica difícil o médico analisar.

 

Mas eu apertei este botão várias vezes…

Neste caso, você fez a sua parte! Ótimo. O que pode estar acontecendo é que os sintomas que você apresentou NÃO TEM relação com as alterações encontradas no eletrocardiograma. Isso é muito comum. Lembre-se que na região do tórax, há diversos outros órgãos que causam dor e outros sintomas.

 

Também estará disponível na nossa Fanpage, no facebook.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

1 Comment

  1. ola tenho apnéia do sono cronica , uso o cpap tenho pressão alta,muita caimbras ,fiz um eco cardio e descobri que tenho hipertrofia (hve) gostaria de saber se posso trabalhar e se uma empresa me contrata assim, faz 10 meses que fui demitida a empresa podia me mandar embora?descobri o HVE a2 meses por favor tire minha duvida. OBRIGADA.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!