IDOSO – O que muda na vida do idoso – Cuidados após os 60

IDOSO – O que muda na vida do idoso – Cuidados após os 60

O Brasil tem observado um envelhecimento da população, decorrente do aumento da expectativa de vida. Segundo o Censo, o brasileiro vive hoje, em média, 2 anos e meio mais que na década de 90 e viverá ainda mais. Em 2020, estima-se que a expectativa de vidaseja de 70,3 anos, sendo que em 2009 era de 68,6 anos. Com o envelhecimento da população, o tema diabetes torna-se muito importante. Este acomete 18% dos idosos e, dentre os portadores de diabetes tipo 2, metade tem mais de 60 anos de idade.

No tratamento ou prevenção do diabetes, alguns cuidados merecem atenção especial nesta faixa etária. Estar atento à alimentação, por exemplo, é muito importante e esta deve ser recomendada pelo médico ou nutricionista. A alimentação deve ser variada, sempre evitando o consumo de frituras e gordura, em especial a do tipo saturada. Esta é uma forma de evitar também o aparecimento de complicações cardíacas. Além disso, a ingestão de alimentos com proteína, ferro, cálcio, vitaminas e minerais é importante.

É possível que o especialista recomende um até mesmo uma dieta com menos calorias para os idosos, mas isso depende decadapaciente.. Açúcar e carboidratos devem ser ingeridos de forma moderada e controlada. Além disso, a hidratação é importante e não deve ser negligenciada. O recomendado é a ingestão de uma média de oito copos de água por dia.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

FONTES

Diabetes no Idoso. Sociedade Brasileira de Diabetes.
Disponível em: http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/diabetes-em-pacientes-especiais/1826-diabetes-no-idoso
Acesso em 14 set 2011

Castro, Cintia S., O Dia do Idoso e os Cuidados com a Saúde na Terceira Idade. Sociedade Brasileira de Diabetes.
Disponível em: http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=1097&tipo=4
Acesso em 14 set 2011

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!