Consequências do Infarto do Miocárdio – Uma visão Geral!

Quer saber as Consequências do Infarto do Miocárdio? O infarto do miocárdio é uma doença bastante grave e pode trazer diversos problemas para o paciente. E então? quais são as consequências do infarto para o paciente? O quê ele provoca no nosso coração? Como devo proceder? Quais as complicações principais do infarto?

Já falamos aqui o quê é infarto e até mostramos alguns videos interessantes sobre a ocorrência desta doença.

Leia mais…

 

Qual a principal alteração provocada pelo infarto?

Dor no peito

Dor no peito

Quando ocorre um ataque cardíaco, o músculo cardíaco que perdeu fornecimento de sangue começa a sofrer lesões. A quantidade de danos no músculo do coração depende do tamanho da área quer recebia sangue pela artéria bloqueada e o tempo entre a lesão (a obstrução) e o tratamento. Os Danos ao músculo cardíaco causados por um ataque cardíaco se cura através da formação de tecido cicatricial. Ele normalmente leva várias semanas para o músculo cardíaco para curar. O período de tempo depende da extensão da sua lesão e sua própria taxa de cura (de forma bem pessoal e diferente entre os pacientes). O coração é um órgão muito especial e mesmo que uma parte dela pode ter sido gravemente ferido, o resto continua trabalhando. Mas pelo fato de o seu coração estar danificado, ele pode se tornar mais fraco e não conseguir bombear tanto sangue como de costume. No entanto, com o tratamento adequado, após um ataque cardíaco e mudanças de estilo de vida, podem limitar os danos e até mesmo, limitá-los ou evitá-los. 1)Heart.org

A principal alteração provocada pelo infarto é a perda ou redução de contratilidade de uma ou mais partes do coração – chama alteração segmentar da contratilidade – ou seja, há uma alteração em um segmento do músculo cardíaco.

Normalmente, isso significa que este segmento ou parou de bater (morreu e necrosou – chamado de acinesia, sem movimento) ou ele contrai com menos força (bate fraco, chamado hipocinesia).

 

Leia Também:

 

Consequências do Infarto – Perda da função sistólica (de contração)?

O que todo cardiologista espera é que o infarto seja pequeno (que acometa somente uma pequena porção do músculo) e que mantenha a função sistólica (a função de contração do miocárdio) inalterada. Neste caso, não haverá comprometimento da função sistólica ou este comprometimento será leve, isso é bom, aliás, o melhor dos mundos. Mesmo que o ventrículo esquerdo tenha alteração da contratilidade, a função sistólica estará preservada.

Leia mais…

 

Quais os níveis de comprometimento:

1 – Função sistólica normal;  2 – Disfunção sistólica leve; 3 – Disfunção sistólica moderada e 4 – disfunção sistólica importante/grave.

 

Consequências do Infarto – As arritmias cardíacas: 

Das consequências do Infarto do Miocárdio, as arritmias cardíacas são as mais temidas. As São as alterações no ritmo cardíaco provocado pelo infarto. Algumas destas arritmias são bastante graves e podem ser fatais já no início do infarto e são elas que costumam matar o paciente subitamente após a ocorrência do infarto.

Outras arritmias: Diversas outras arritmias podem ocorrer, mas são mais simples e costumam ser tratadas pelo médico cardiologista naturalmente com a medicação oral.

Leia mais…

Consequências do Infarto – Alterações nas válvulas do coração?

É, realmente isso pode acontecer, mas é menos comum. Um infarto mais grave pode provocar um distúrbio no funcionamento da valva mitral e provocar séria insuficiência mitral, mas neste caso, seria uma insuficiência mitral moderada ou importante.

Não vamos confundir insuficiência mitral leve (que já existia antes do infarto) e achar que foi o infarto que a causou, não; assim como alterações degenerativas nas válvulas.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

References   [ + ]

1. Heart.org

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

9 Comments

  1. porque um paciente que teve supostamente um infarto o medico cardiologista trata ele com decadron xarope e diz a familia que suas chances de vida e minima e que a qualquer momento pode morrer

    Post a Reply
    • Olá, Gislaine.
      Estou entendendo suas colocações.
      Acho que você precisa conversar e pedir esclarecimentos para o médico ao qual você se refere, pois só ele poderá explicar melhor a conduta que ele decidiu tomar.

      O que posso lhe dizer:
      1 – O diagnóstico de infarto pode ser feito com uma história clínica e um eletrocardiograma; mas algumas vezes, o médico precisa de exames adicionais (exames de sangue e exames de imagem).
      2 – Chances e consequências de um infarto: o médico que assistiu ao paciente deve ser capaz de avaliar adequadamente o paciente e esclarecer à família as possíveis complicações. Muitas vezes, precisamos de exames complementares para fazer uma orientação mais acertada.
      3 – O infarto pode causar consequências trágicas, inclusive a morte súbita.
      4 – Há tratamento eficaz para o infarto que pode reduzir as chances de óbito.
      5 – As condições do hospital/local/cidade em que o paciente teve o infarto influenciam diretamente no sucesso do tratamento.

      Alguns tratamentos para infarto: Angioplastia e tratamento medicamentoso. Veja as imagens e representação de uma angioplastia.
      http://sopronocoracao.com/2011/10/24/o-que-e-e-como-se-faz-uma-angioplastia-coronaria/
      http://sopronocoracao.com/2011/10/26/implante-do-stent-pos-dilatacao-com-diltacao-previa/

      Oriento-lhe a conversar com o médico e pedir-lhe maiores esclarecimentos.
      Grande abraço.

      Leonardo.

      Post a Reply
  2. DR eu fiz teste ergometrico deu isquemia miocárdica. mas sou atleta todos os outros exames q fiz estavao normal fiz um eletro a menos de duas semana e tava tranquilo. mais na hora q eu fui fazer o ergometrico eu nao sabia q nao poderia estar resfriado estou com um resfriado a mais de 2 semanas e q tinha q seguir uma alimentaçao adequada e tambem nao sabia q tinha hora para comer . eu terminei o almoço as 13h10 mais ou menos meu exame foi as 15h20, eu tambem jah tinha passado muito nervoso durante aquela hora briguei com minha irma
    na hora do exame minha pressão estava 16 por 8, mais mesmo assim continuaram com o exame minha pressão subiu mais foi a 24 por 8 depois no final ela caiu para 14 por 8. todos falao q isso foi oq causou o erro no exame mais eu nao sei se isquemia miocárdica tem aver com isso q te passei por favor me diz oq devo fazer.

    Post a Reply
  3. Dr. Leonardo, eu tenho um problema de aceleração no coração quando faço caminhada ele acelera principalente quando está proximo. sempre fica 2. dias depois volta o normal de onze e onze dias é certo. fico dois dias , ai voto ao normal e a assim vai. sinto muito dores nas pernas escuricimento de vista, e suor meu cartiologista me consultou o atenolol de 25mm mas mesmo tomando continua a presão muitas vezes fica 8.4 95. 10.6 é meu normal é pressão 10,6 ou 11.6 batimentos cardiacos até 90 80 ou 75. são minha frequencias cardias sem arretimia é ate 48 e 59 61. será que eu nunca vou ficar boa. por que incomoda muito

    Post a Reply
    • Dr. Leonardo, eu tenho um problema de aceleração no coração quando faço caminhada ele acelera principalente quando está proximo. sempre fica 2. dias depois volta o normal de onze e onze dias é certo. fico dois dias , ai voto ao normal e a assim vai. sinto muito dores nas pernas escuricimento de vista, e suor meu cartiologista me consultou o atenolol de 25mm mas mesmo tomando continua a presão muitas vezes fica 8.4 95. 10.6 é meu normal é pressão 10,6 ou 11.6 batimentos cardiacos até 90 80 ou 75. são minha frequencias cardias sem arretimia é ate 48 e 59 61. será que eu nunca vou ficar boa. por que incomoda muito

      Post a Reply
  4. Vc nao mi ajudou eu nao gostei mais continui fazendo por q outras pessoas precisam

    Post a Reply
  5. Dr, Leonardo recebi o resultado de um eletrocardiograma e o laudo consta eixo elétrico com desvio padrão o que pode ser isso?

    Post a Reply
  6. Fiz um ecocardiograma e acusou no resultado.
    1- RELAXAMENTO DIASTÓLICO ANORMAL DO VE
    2-ESCAPE MITRAL
    3-ESCAPE TRICÚSPIDE.

    O QUE SIGNIFICA?

    OBRIGADA

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!