Insuficiência Cardíaca Grave e suas Complicações!

As complicações insuficiência cardíaca grave pode prejudicar muito a saúde dos pacientes e trazer sérias complicações aos pacientes e familiares. Veja as principais complicações quando a Insuficiência cardíaca não está bem controlada! Confira.

complicações insuficiência cardiaca

complicações insuficiência cardiaca

O que é Insuficiência Cardíaca?

A insuficiência cardíaca é o enfraquecimento da musculatura do coração e é o destino comum de várias doenças como infarto, hipertensão arterial, diabetes, doenças nas válvulas do coração, dentre outras. Veja mais aqui.

As complicações insuficiência cardíaca grave!

Existem várias complicações possíveis para um paciente com insuficiência cardíaca e o paciente pode ter uma ou várias dessas complicações.

Entretanto, a maioria das vezes, os pacientes são bem controlados e permanecem sem sintomas por grande parte da sua vida, só chegando a ficarem muito sintomáticos em algumas fases da doença.

Veja esse comentário no blog:

Olá, minha mãe tem insuficiênciacoração está grande, está com barriga d’Água… Seus internamentos estão constantes (4 desde janeiro). Ela provavelmente será internada hoje novamente com muito vomito, não está conseguindo se alimentar e não consegue dormir… nessa gravidade da doença qual seria o tempo de vida dela?

Insuficiência Cardíaca e Coração Grande – Tudo!

Os principais sintomas da Insuficiência Cardíaca Grave?

Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são:

  • Dispneia e falta de ar intensa.
  • Falta de ar ao deitar-se – ortopneia.
  • Dispneia súbita durante a madrugada – dispneia paroxística noturna.
  • Edema de membros inferiores.
  • Dificuldade de alimentar-se.
  • Veias do pescoço altas e salientes – ingurgitamento de jugular.
  • Falta de apetite.
  • Náuseas e vômitos.
  • Aumento de peso – normalmente de líquidos.
  • Emagrecimento e perda de massa magra – Desnutrição.
  • Tontura e Desmaios e síncope.

Todos esses sintomas podem e devem ser vistos com muita atenção pelos médicos e pacientes para que não sejam surpreendidos com maiores complicações e até internações em CTI.

É possível prever o tempo de vida do paciente?

Na pergunta que originou o artigo, o leitor pergunta se é possível prever o tempo de vida de um paciente quando ele chega a uma situação destas… onde a Insuficiência cardíaca está grave…

A resposta é NÃO.

Os pacientes entram em um quadro de insuficiência cardíaca por vários motivos e o seu médico saberá indicar e tratar cada um desses motivos.

Há pacientes que estão sofrendo de insuficiência cardíaca pois estão com doses baixas de medicamentos; outros, por terem uma válvula cardíaca que precisa ser trocada/operada… e uma série de outros fatores. Até uma infecção de urina pode tornar uma insuficiência cardíaca leve em uma insuficiência cardíaca grave. Confira aqui.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!