Insuficiência Mitral: Auxílio-Doença, Invalidez INSS

Insuficiência mitral e Auxílio-Doença; Insuficiência mitral e Aposentadoria por invalidez; Tenho direito de alguma benefício do INSS com essas doenças cardíacas? Como proceder?

Discutimos sobre Insuficiência mitral nesse artigo – agora, você saberá se preenche os critérios para conseguir o Auxílio-Doença ou a Aposentadoria por Invalidez.

Há dois tipos principais de benefícios previdenciários: Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez:

O que é Auxílio-Doença do INSS?

O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho. O empregado deve imprimir o requerimento gerado pelo sistema e levá-lo ao INSS no dia da perícia, com carimbo e assinatura da empresa. 1)MTPS

Caso não possa comparecer à perícia médica no dia e hora marcados, você pode solicitar a remarcação, uma única vez, até três dias antes da data agendada, pelo telefone 135. Clique aqui para agendar seu benefício.

Principais requisitos

  • Comprovar doença que torne o cidadão temporariamente incapaz de trabalhar;

Aposentadoria por Invalidez?

A Aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS. O benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos.

Inicialmente o cidadão deve requerer um auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Caso a perícia-médica constate incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada. 2)MTPS – Aposentadoria

As duas opções de Afastamento por doença:

Sendo assim, resumidamente, você deverá provar para o INSS que você preenche um dos dois critérios acima:

  • uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho.
  • está permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão.

Insuficiência mitral e Auxílio-Doença:

Insuficiencia mitral

Insuficiencia mitral

Como a Consulta média avaliará o seu Quadro clínico?

Na Insuficiência mitral e Auxílio-Doença: insuficiência cardíaca classe funcional III e IV; frêmito sistólico palpável na região da ponta; primeira bulha inaudível ou acentuadamente hipofonética no foco mitral; sopro holossistólico no foco mitral, de intensidade > 3/6, com irradiação em faixa ou círculo; segunda bulha hiperfonética no foco pulmonar; desdobramento amplo e constante da segunda bulha no foco pulmonar; insuficiência mitral aguda associada ou não a processo isquêmico.

Benefício INSS e o Eletrocardiograma – como pode te ajudar?

Na Insuficiência mitral e Auxílio-Doença: Sinais progressivos de sobrecarga atrial e ventricular esquerdas, com alterações da repolarização ventricular; fibrilação atrial.

Benefício INSS e a Radiografia de tórax – como pode te ajudar?

Na Insuficiência mitral e Auxílio-Doença: Aumento acentuado da área cardíaca, como predominância das cavidades esquerdas; sinais de congestão venocapilar pulmonar; sinais de hipertensão pulmonar.

Benefício INSS e o Ecocardiograma – como pode te ajudar?

Na Insuficiência mitral e Auxílio-Doença: Presença de jato regurgitante de grande magnitude; comprometimento progressivo da função ventricular sistólica; aumento significativo do diâmetro sistólico do ventrículo esquerdo; inversão do fluxo sistólico em veia pulmonar; sinais de hipertensão pulmonar.

Benefício INSS e o Cateterismo – como pode te ajudar?

Na Insuficiência mitral e Auxílio-Doença: Onda “v” com valor > 3 vezes, em relação à média do capilar pulmonar; opacificação do átrio esquerdo igual ou maior que a do ventrículo esquerdo: graus III e IV da classificação de Sellers; fração de regurgitação >60% (FR – volume de regurgitação/volume sistólico total).

Você possui essas alterações?

E aí, você possui alguma dessas alterações? Conte-nos.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

12 Comments

  1. Eu tenho sopro no coracao ,tem se aponsentar

    Post a Reply
  2. OLÁ TENHO INSUFICIENCIA CARDIACA ISSO LPEDIR APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?oBRIGADA

    Post a Reply
  3. BOA TARDE TENHO INSUFICIENCIA CARDIACA POSSO PEDIR APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

    Post a Reply
  4. Tenho prolapso de valva mitral com sopro, e trabalho no pesado e não estou aguentando mais, tenho direito a aposentadoria?

    Post a Reply
      • Tenho prótese biológica na válvula mitral ,e minha segunda cirurgia,, será que tenho direito a aposentadoria por invalidez?

        Post a Reply
  5. Boa noite! Tenho prótese na válvula mitral, esta e a segunda troca,a prótese e biológica! Trabalho como empregada doméstica,,, será que tenho direito a uma aposentadoria por invalidez?

    Post a Reply
  6. tive um infarto do miocardio meu coraçao funciona 31,8%
    sou serralheiro estou com certas limitaçoes
    tenho direito a aposentadoria?

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!