Jaleco branco… taquicardia, pressão alta, sudorese…

Alguns dúvidas sobre o eletrocardiograma que são interessantes de serem esclarecidas. (1) Queria saber se o ramo direito do coração é mais fino que o ramo esquerdo do coração? Caso seja mais fino, isso pode ser um fator de alteração (NO RAMO DIREITO) no eletrocardiograma?

(2) A maioria das pessoas tem medo de ir ao médico e quando são examinadas, por exemplo, por um cardiologista, a pressão arterial sobe e os batimentos aumentam dando taquicardia né? Nesse caso, quando uma pessoa em seu estado de nervosismo com os batimentos cardíacos elevados e a pressão arterial elevada faz um ECG, os vasos e esses ramos do coração tendem a “comprimir” devido a elevação da pressão e do aumento da frequência cardíaca? Isso pode fazer com que acuse no ECG esse bloqueio do ramo direito? Obrigada. Tenha um bom dia.

Dúvidas:

 

Bloqueio do Ramo Direito:

(1) Não há nenhuma relação entre a espessura do ramo direito do feixe de His (feixe de condução de eletricidade) e também não há nenhuma relação de sua espessura com o bloqueio. Aliás, há também o Bloqueio do ramo esquerdo (o BRE) que é relativamente comum na prática médica.

 

Hipertensão do Avental Branco:

(2) Taquicardia, pressão alta e nervosismo durante a consulta… a Síndrome do Jaleco Branco:

Efeito Jaleco Branco: Efeito Jaleco Branco e Hipertensão do Jaleco Branco – Como Controlar a Ansiedade?

Esta é uma alteração muitíssimo comum. Ocorre com muita frequência nos nossos consultórios.
Mas, são alterações passageiras e transitórias e NÃO causam alterações no eletrocardiograma (a não ser pela observação da taquicardia/coração acelerado).

Não há compressão dos vasos, inclusive, há o contrário, uma facilitação á passagem do fluxo sanguíneo devido à reação de alarme.

Dúvidas:

 

Alguns conceitos:

Síndrome do Jaleco Branco: é quando uma pessoa saudável tem uma elevação de pressão arterial (associada a sintomas de taquicardia, ansiedade, etc) quando está consultando ou próximo a clínicas e hospitais.

Efeito do Jaleco Branco no hipertenso: é usado quando uma pessoa COM HIPERTENSÃO ARTERIAL apresenta uma elevação adicional quando está consultando.

Vocês sabiam que existe também a hipertensão mascarada? Vocês imaginam o quê significa? Responda á nossa enquete e comentarei logo em seguida.

Dúvidas:

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

26 Comments

  1. Entendi. Parabéns Doutor. vou curtir sim!Um forte abraço!

    Post a Reply
  2. Olá eu tenho sindrome do Jaleco branco, toda vez que vou ao hospital e sou examinada principalmente quando vão medir mnh pressão.Fc em panico me dá ataquicardia, pressão alta,sudorose!!!!
    Só me preocupo pq estou gestante de 7 mes, e tenho que todo mes no meu pré natal…fc em panico as vezes.

    Post a Reply
    • Olá, Priscilla.
      Não há problema com estes sintomas, principalmente por terem esta relação com a ansiedade e só ocorrerem “na frente do aparelho de pressão e do médico”.
      Não haverá prejuízos ou problemas para o seu bebê.
      Abraço.
      Leonardo.

      PS: Já escolheu o nome do bebê? qual será?

      Post a Reply
  3. Doutor, quando vai fazer o eletrocardiograma a pessoa tem que tá tranquila. Caso a pessoa já venha com o estado emocional muito abalado durante anos e vai fazer o eletro, este pode ter chance de errar? Tipo, de dar resultado errado? Obrigada

    Post a Reply
    • Oi, Thábata.
      Não, não dá erro, não.
      O que pode ocorrer é o coração acelerar-se além dos limites normais… ficando acima de 100bpm.
      Mas o médico percebe isso facilmente!
      Mas a ansiedade não provoca alterações no seu eletrocardiograma.

      Abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  4. Doutor estou com uma duvida muito grande o meu eletrocardiograma deu alterado o medico disse que nao da nada(mini bloqueio anteriores esquerdo) eu vou fazer uma cirurgia para a retirada da vesicula.Sera que eu tenho que procurar um outro cardiologista e fazer exames mais apurados. Obrigada desde de ja Patricia

    Post a Reply
  5. OLA DR. EU TB TENHO A SINDROME DO JALECO BRANCO. EH SO EU CHEGAR NO CONSULTORIO Q NAO CONSIGO CONTROLAR MINHA ANSIEDADE, NERVOSISMO. FIZ UM ELETROCARDIOGRAMA E DEU 102 BATIMENTOS POR MINUTOS. NO LAUDO O MEDICO COLOCOU TAQUICARDIA SINUSAL. GOSTARIA DE SABER SE ISO PODE ME PREJUDICAR QDO ENTREGAR O REFERIDO LAUDO À JUNTA MEDICA DO CONCURSO QUE EU PASSEI. OBRIGADO DESDE JA

    Post a Reply
  6. doutor meu exame de ecg de brd 1 grau e estou sentindo muita falta de ar fadiga o q faço p controlar ja q meu medico n me receito nada?desde ja muito obrigado

    Post a Reply
  7. Doutor, quando estou tranquilo a pressão é 12/8 e uma vez deu 117/85, mais adquirir um medo de aparelho de pressão até em casa, tenho problemas psicologicos como a Ansiedade, não mim controlo ao aferir a pressão até em casa meus batimentos já chegaram a 166, às vezes 137, 147, depois volta ao normal, 72 a 85, consequentemente a pressão dá 15/77 e etc, você acha que essa ansiedade e taquicardia altera a pressão? ou sou Hipertenso?

    Post a Reply
    • Olá, Jandeilson.
      Ansiedade e taquicardia alteram SIM, a pressão arterial.
      Tente ficar mais calmo.
      Abraços.

      Post a Reply
  8. Doutor é muito importante que responda essa mensagem, por favor não ignore. é o seguinte fui ao hospital com palpitações, o médico passou um eletrocardiograma e deu uma pequena alteração ( disse ele). Me colocou em observação para depois de 3 horas pedir outro eletro. O outro eletro deu a mesma alteração, então pediu um exame de enzimas para verificar se eu estava infartando. O exame deu negativo, então ele me receitou anti – depressivos e me deu alta. A duvida é: Que alteração é essa que pode ser considerada ou confundida com um infarto?
    é possivel o meu cérebro ter provocado isso? Tenho 17 anos e hitórico familiar com doenças cardíacas.

    Post a Reply
    • Olá, Matheus.
      Eu não sei qual seria a alteração – só vendo o Eletrocardiograma para saber.
      Cérebro não provoca alterações no eletrocardiograma.
      Abraços.

      Post a Reply
  9. Ola doutor boa noite fiz exame eletrocardiograma deu bloqueio no ramo direito de 1 grau fiz ecocardiograma duas vezes deu nada fiz exames tsh t4 hormonio mais nao deu nada e sinto como coraçao tivesse pulando e tenho ansiedade o que faço? Fico preoculpada 7 anos atraz fiz eletro nao tinha dado isso o bloqueio tem como me explicar nao me ignore obg!

    Post a Reply
  10. Bom tarde dr passei mal com muitas dores no peito esquerdo faltava até o ar fiz um rx e não deu nada no eletro deu gostaria de saber se é grave e o que posso fazer. ….deu transtorno na condução do ramo direito e bloqueio de divisão antero superior esquerda o senhor poderia me ajudar e me explicar o que é isso desde já muito obrigada

    Post a Reply
  11. Fiz um eletrocardiograma e deu se não me engano ondas T negativadas, estavam para baixo em relação ao anterior. Fiz um cateterismo e lá falaram que onde deu negativado não havia nada. A conclusão foi; Coronariopatia obstrutiva Unilateral, ponte miocárdica na artéria descendente anterior, leve disfunção ventricular esquerda.
    A pergunta é, o aparelho do eletro estava com defeito e por isso as curvas ficaram para baixo e não para cima? Sou curiosa e não sei quando o cardiologista vai me atender.

    Post a Reply
  12. Dr. tenho taquicardia eventualmente e minha pressão e baixa qdo o coração dispara a pressao sobe. Já dia eletro não consta nada e quando me dá normalmente estou tranquila o que pode ser?

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. HAS – pressão alta é doença do coração? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] pode! O seu médico será capaz de avaliar se é somente a ansiedade e a pressão do “jaleco branco”…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!