O caso do cantor Luciano (da dupla Zezé di Camargo e Luciano), que foi internado às pressas nesta sexta-feira (28/10) devido a uma arritmia cardíaca, que foi provocada pelo uso de diuréticos. Este fato mostra a necessidade de tomar muito cuidado ao tomar esse tipo de remédio, principalmente quando o uso é feito sem uma prescrição médica. O problema é que os diuréticos fazem com que o corpo elimine mais líquido, podem causar a perda excessiva de sódio e potássio no organismo. Muitas pessoas usam diuréticos para perder peso, e perdem! Entretanto eles perdem peso de ÁGUA/LÍQUIDO e não de gordura.

O boletim médico do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde o cantor foi internado, disse que ele sofreu uma “redução do potássio no sangue”, em razão do “uso recente de diurético usado para controle de inchaço nos braços e pernas”.

O potássio é importante para o nosso corpo porque ele atua na regulação elétrica das células. Uma queda nas taxas desse nutriente pode desestabilizar as membranas das nossas células, algo que se torna especialmente no grave no caso do coração.

Uma perturbação dessas nas células do órgão pode causar arritmia (batimentos cardíacos irregulares) e levar à morte. Esse foi o motivo que, de acordo com o hospital, fez com que ele ficasse internado.

Os diuréticos em geral são receitados para pacientes com insuficiência cardíaca ou em doenças específicas que fazem o paciente ficar muito inchado. O médico de Luciano diz que ele estava tomando o remédio para controlar o inchaço nos braços causado pela temporal atual de shows.

Existe a possibilidade de controlar a perda de potássio por meio da alimentação, estimulando o paciente a comer frutas como laranja ou banana, por exemplo, que são ricas no composto. Outros alimentos como tomate, frutas secas e alguns cereais.

Em alguns casos, há necessidade de fazer uso de uma reposição oral do potássio ou os chamados diuréticos poupadores de potássio, que retêm o composto no organismo, em vez de eliminá-lo.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!