Algumas apresentações conseguem ser mais didáticas que qualquer escrita. Nesta video, o autor consegue, em pouco tempo, fazer uma boa explicação sobre o funcionamento do coração. Após vê-la, você estará melhor preparado para assistir ao vídeo da Circulação cardíaca. Se permaneceu com alguma dúvida, pergunte-me. Tentarei explicar-lhe.

[youtube:http://youtu.be/yMStCKUm_HQ]

 

O Batimento do Coração – A Contração Cardíaca!

Você sabia que o coração é capaz de manter o seu batimento mesmo estando fora dor corpo? Isso ocorre porque o coração possui um gerador de energia natural chamado marca-passo cardíaco (nó sinusal – veja figura abaixo). Este marca-passo nada mais é do que um conjunto de células cardíacas especializadas e que geram pulsos de energia e o enviam para o músculo do coração através de feixes elétricos (chamados de feixes de His) provocando a contração do coração. Veja o vídeo mostrando a condução do impulso elétrico pelo músculo do coração. As arritmias são doenças provocadas pelo batimento irregular e normalmente é devido à perturbações na geração do impulso elétrico do coração. Situações que impedem a passagem deste estímulo por todo o coração, são chamados de bloqueios cardíacos, alguns deles, muito graves, como o bloqueio atrio-ventricular de 3o. grau.

Veja o video abaixo.

[youtube:http://youtu.be/_d5l2SuLKpA]

 

A Circulação Cardíaca:

Você gosta de informações sobre o coração e a circulação cardíaca? Então não deixe de assistir a este vídeo. Com participação do Dr. Dráuzio Varella, veremos uma apresentação bastante real da circulação cardíaca – tanto a grande, quanto a pequena circulação. Assim como o vídeo sobre insulina, este também é muito didático. Não deixe de ver!

[youtube:http://youtu.be/jQLu7B3i5N8]

 

Bloqueio Atrio-Ventricular de Terceiro Grau.:

Algumas vezes, o paciente reclama de tontura ou tonteira e o problema pode estar relacionado a um bloqueio cardíaco! O bloqueio ocorre quando o impulso elétrico não consegue chegar onde deveria chegar e provoca pausas e paradas no batimento cardíaco. Diferente de situações onde o coração acelera (taquicardias), o bloqueio cardíaco provoca batimentos lentos (bradicardias) graves e, se não tratadas, podem ser fatais, provocando morte súbita. Neste tipo de arritmia, o uso do Marca-passo cardíaco é o tratamento indicado.

[youtube:http://youtu.be/2oUcNoWNH90]

 

 

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!