Holter normal? Como é o Resultado!

O quê é um Holter normal? Quando um médico solicita um holter, ele está preocupado com alguns aspectos que vem no resultado deste exame. Confira!

Leia Também: 1)Holter 24h

Holter normal – como é a descrição do laudo?

Os critérios que o médico analisa são:

1 – Ritmo do coração:

O ritmo deve ser sinusal, que é o ritmo normal do coração.

A descrição:

Outros ritmos – mas anormais:

2 – Frequência cardíaca:

Em torno de 50 a 100 bpm. Existe uma variação da frequência ao longo do dia e o paciente poderá ter uma frequência maior quando estiver fazendo exercícios, tudo normal.

 

3 – Arritmias:

Não existe um limite para se dizer que o holter está normal até tantas extra-sístoles… não, não é assim. O coração funciona durante todo o dia e sofre alterações nos batimentos de acordo com as condições em que o paciente se encontra.

Assim, um holter pode ser completamente normal com a presença de algumas extra-sístoles, principalmente quando o paciente não apresenta sintomas de palpitações.

A descrição do Holter costuma ser assim:

  1. Total de Batimentos (24horas): 106.842
  2. Extra-Sístoles Ventriculares: 42
  3. Extra-sístoles Ventriculares Pareadas: 1
  4. Taquicardia Ventricular: 0
  5. Extra-Sístoles Supra-Ventriculares: 14
  6. Extra-Sístoles Supra-Ventriculares Pareadas: 1
  7. Taquicardia supraventricular: 2

 

4 – Bloqueios cardíacos:

O médico fica bastante preocupado e ansioso em saber se o paciente tem algum bloqueio cardíaco e o holter lhe dá esta informação.

A descrição da normalidade é:

  • Condução Átrio-Ventricular normal ou
  • Ausência de bloqueios na condução átrio-ventricular
  • Condução atrioventricular 1:1

Outros ritmos – mas anormais:

  • Bloqueio Átrio-Ventricular total
  • Retardo na Condução Átrio-Ventricular – Bloqueio átrio-Ventricular de primeiro grau.
  • Condução A-V (átrio-ventricular): 2:1
  • Condução A-V (átrio-ventricular): 3:1

5 – Isquemia:

Veja bem, o holter oferece esta informação, entretanto, o médico não costuma pedir holter para avaliar isquemia, pois existem outros exames que são focados neste tipo de informação. Apenas quando o paciente é bastante idoso e acamado e não consegue fazer outros exames é que o médico pode solicitar o holter com este interesse de avaliar isquemia.

Leia Também:

6 – Outras questões: 

Pacientes com desmaios de repetição costumam fazer o holter para saber se há relação entre desmaios e algum bloqueio cardíaco.

Leia Também:

Até mais.

References   [ + ]

1. Holter 24h

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

19 Comments

  1. Ola doutor.

    Tenho uma dúvida relacionada com algo chamado “r sobre t”.

    Fiz um holter que veio dentro da normalidade, mas que acusou 22 extra sistoles ventriculares com 2 morfologias, sendo que 6 delas deram com “r sobre t”. O meu médico desvalorizou e disse para eu não me preocupar.. O problema é que eu li coisas muito más sobre esse fenomeno e estou assustado.

    A minha dúvida é: esse r sobre t é tão perigoso como eu li, e pode me matar? Ou devo seguir a indicação do meu médico e não me preocupar?

    Convem referir que fiz tambem um ecocardiograma, que deu normal, e uma prova de esforço, que apresentou algumas extra sistoles ventriculares “isoladas e monomorficas”, consideradas normais pelo meu médico.

    Obrigado

    Post a Reply
      • Drº bom dia meu nome e wilson tenho 60 anos a muito tempo tenho essas dores no peito ja fui internado por varias vezes na uti em varios hospitais, fiz cateterismo no Dante Paizanesi e hospital Guilherme Alves que este ultimo quebrou na hora q o medico puxou e vazou muit sangue quase morri so que fiquei com a perna do lado direito lateral da perna amortecida(anestesiada),mas nos meus exames nao deram nenhuma anormalia deu tudo normal.
        So que sinto as vezes queimaçao debaixo do braço esquerdo como se estive-se encostando a ponta do cigarro na pele da uns 4 a 5 segundos e para demora umas 2 a 3 horas da denovo isso nao e uma costancia as vezes me da o dia todo e as vezes fico bastante dias sem ter mas me da dor no braço esquerdo dores nas costa e peito falta de ar e a minha pressao vai as vezes 19 por 13 18/12 e eu fico suando frio enfim a ultima vez que me deu foi 19/15 e fui parar na uti do guilherme alves o que eu queria saber e se essa queimação tem haver com a angina ou coraçao.
        eo que devo fazer.
        abraço aguardo a sua resposta e muito obrigado por me dar esse espaço para tirar a minha duvida. por favor mande minha resposta para o meu email

        Post a Reply
      • Olá, Aline.
        O quê o seu médico lhe disse?
        Há uma infinidade de variáveis e caminhos para responder a esta sua pergunta – mas o exame físico e a consulta médica poderá orientá-la mais adequadamente.
        Já conversou com seu médico?

        Abraços.

        Post a Reply
    • Estava fripada tenho asma, fiz esse exame roter mais deu normal. So que quando meco a pa meu coracao ta 105, 112 120. E normal isso ou devo ta com problemas?

      Post a Reply
  2. Ola doutor.

    Tenho uma dúvida relacionada com algo chamado “r sobre t”.

    Fiz um holter que veio dentro da normalidade, mas que acusou 22 extra sistoles ventriculares com 2 morfologias, sendo que 6 delas deram com “r sobre t”. O meu médico desvalorizou e disse para eu não me preocupar.. O problema é que eu li coisas muito más sobre esse fenomeno e estou assustado.

    A minha dúvida é: esse r sobre t é tão perigoso como eu li, e pode me matar? Ou devo seguir a indicação do meu médico e não me preocupar?

    Convem referir que fiz tambem um ecocardiograma, que deu normal, e uma prova de esforço, que apresentou algumas extra sistoles ventriculares “isoladas e monomorficas”, consideradas normais pelo meu médico.

    Obrigado

    Post a Reply
    • Olá,
      Acho que deve seguir as orientações do seu médico, pois ele lhe avaliou e tem mais respaldo para falar.
      Esse fenômeto R sobre T tem maior importância em um coração DOENTE.
      Ainda bem que seus exames foram normais.
      Leonardo.

      Post a Reply
  3. Bom dia,
    Tenho 31 anos PVM com leve regurgitacao, descobri a 4 anos, no comeco tomava propanolol que com o passar to tempo foi trocado para o ritmonorm devido as constantes extrassistoles, hj tomo o selozok 50mg uma vez ao dia, mais continuo sentindo extrassistoles. Na verdade o unico que senti uma melhora significante foi qdo usava o ritmonorm mais o cardiologista resolveu trocar dizendo que este medicamento e indicado para arritmias mais grave, o q nao e o meu caso.
    Faco exames regularmente e tds sempre com o mesmo resultado: PVM e extrassistoles ventricular (teste de esforco sem alteracoes). O que me deixou um pouco preocupada foi o ultimo holter, apresentei algumas extrassistoles ventricular e supra-ventricular como de costume (umas 84 em 24 hrs) e 03 extrassitoles seguidas durante a madrugada, dormindo (taquicardia ventricular nao sustentada), nunca havia tido antes e o cardiologista disse ser normal. Qual a gravidade dessa extrasistole no meu caso? Sempre que sinto extrassistoles percebo um desconforto no pescoco e uma pontada no abdomen (parte do abdome onde posso sentir meus batimentos), sao sintomas comum? Percebo que essa batidas descompensadas pioram qdo saiu da minha rotina, por exemplo uma viagem, um almoco de familia, um restaurante….e so esperar que logo elas comecam! Comeco a suar frio, e horrivel…isso me tira td vontade de sair de casa, o meu medo e de passar mal perto das pessoas ou que elas se transformem em uma arritmia grave, vivo sempre com medo. De quanto em quanto tempo e recomendavel o ecocardiograma para possiveis alteracoes no diagnostico? Vejo algumas pessoas qua fazer a ablacao e melhoram bastante, no meu caso seria preciso? Minha familia vive dizendo que preciso ir p Sao Paulo e procurar um especialista para ter certeza que isso nao e grave, mas e td tao dificil, nao sei se e mesmo preciso. Espero que possa responder minhas perguntas e me ajude a tirar essas duvidas, esse problema me torna uma pessoa vazia, sem vontades, como se eu estivesse esperando a hora de passar mal. Preciso muito de uma opiniao sincera. Agradeco muito a atencao.

    Post a Reply
    • Olá, Erica
      Como você disse: “Percebo que essa batidas descompensadas pioram qdo saiu da minha rotina, por exemplo uma viagem, um almoco de familia, um restaurante….”
      Tente eliminar o componente emocional para tentar reduzir o aparecimento das extra-sístoles…
      De todo modo, volte no seu médico de confiança e converse novamente com ele sobre as palpitações.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  4. Boa Noite, meu holter apresentou 2.900 arritimias supraventriculares, isso é grave?
    Alex

    Post a Reply
    • Olá, Alex.
      São muitas, mesmo.
      O interessante saber é se você está bem, sem queixas ou com queixas.
      O seu médico irá avaliar a necessidade ou não de tratamento medicamentoso ou outro.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  5. boa noite, doutor. No meu holter apareceram dois taquicardia, um de 120 e outro de 128 com duração de 7,o. E um FC mínima de 61. Vou fazer um cirurgia estética nos seios na próxima quarta . Está normal?obrigado

    Post a Reply
  6. olá drº meu holter teve como resultado 2 pausas a maior com 2,1 s com extra sistolis de supraventriculares com 247.a fc a menor com 35 bpm as 03:19 hs, e a maior com 118bpm as 18:32. a pausa foi no sono as 05:02 a media da fc foi de 63bpm. tenho medo de precisar do marca passo.ainda vou realizar o teste erggometrico.o q vc acha desse resultado?

    Post a Reply
  7. o meu holter registrou 16123 extrassístoles ventriculares

    Post a Reply
  8. minha esposa de 33 anos teve +ou- 30.000 alterações de de rítimo no teste holter.. o médico passou o medicamento ancorom (amiodarona) 200mg, sendo 100mg de manhã e 100mg à noite… este medicamento é o mais indicado ou existem outros melhores e menos agressivos??? ela não tem sintomas. aparentemente, está tudo bem…

    Post a Reply
  9. Wenckebach durante o sono no laudo veio assim, e mobitz 1 ou 2 ?? To com essa dúvida pq li algo a respeito qie mobitz tipo 2 e muito preocupante

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!