Obesidade não é favorável para pacientes com doença cardiovascular.

O paradoxo da obesidade, que afirma que a obesidade pode proteger pacientes com doenças cardiovasculares, é incorreto, diz um estudo norte-americano. Se a análise incluir dois fatores essenciais, mostrará que a obesidade não é favorável e sim prejudicial, escreveram os pesquisadores na revista “Obesity”.

Samuel Preston da Universidade da Pensilvânia (Philadelphia) e Andrew Stokes da Universidade de Boston (Massachusetts) coletaram dados de mais de 30 mil participantes da pesquisa sobre nutrição e saúde (National Health and Nutrition Examination Survey), de 1988 a 2011. Desses, 3.388 tinham doença cardiovascular.

perder pesoAo contrário do que normalmente ocorre, eles não somente analisaram a condição atual de peso e tabagismo, mas também o histórico de peso e se concentraram exclusivamente nos não fumantes. Os participantes com doença cardiovascular foram comparados a um grupo controle de pessoas que tinham estado no peso normal por toda a vida e nunca haviam fumado.

Ao explicar o desenvolvimento do peso ao longo da vida, foi eliminada a vantagem da mortalidade nas pessoas obesas com doença cardiovascular. Ao excluir fumantes, ficou claro que as pessoas obesas com doença cardiovascular apresentam aumento significativo de risco de mortalidade.

Não incluir o histórico de peso de uma pessoa seria como classificar um fumante de longa data que parou de fumar um dia antes da pesquisa como não fumante, disse Stokes. Incluir o tabagismo como um fator contribui para resolver o paradoxo porque fumantes têm menor probabilidade de serem obesos, e pessoas obesas têm menor probabilidade de fumar.

Os pesquisadores esperam que o estudo possa melhorar o tratamento, já que alguns médicos podem usar o paradoxo da obesidade em decisões quanto a terapia.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!