Odeio Extra-sístoles e Palpitações! (E-Book)

Eu Odeio Extra-sístoles e Palpitações!” Esta é a frase que eu mais ouço no meu consultório de cardiologia. E se você está lendo este artigo é sinal de que está extremamente irritado com as terríveis palpitações e extra-sístoles. Mas eu vou dar-lhe uma boa notícia: Você está no lugar certo e suas dúvidas serão retiradas!

Neste artigo, você entenderá tudo (absolutamente tudo) a respeito das palpitações, um dos sintomas cardíacos que mais atrapalha a vida dos pacientes.

Como cardiologista, já atendi inúmeros pacientes e conheço o terrível sofrimento que as palpitações provocam neles! Alguns, com lágrimas nos olhos, expressam o seu temor e terror com o sintoma mais comum das arritmias cardíacas. NÃO, eu não estou exagerando! Só quem sente as palpitações é que sabe o quanto elas “estragam a vida de muitos pacientes“.

Para você que não acredita, veja alguns depoimentos e queixas que recebo no consultório e no blog:

Queixa 1

Queixa 2

Queixa 3

Queixa 4

Como pode ser observado, o sofrimento é muito grande! A palpitação traz consigo um misto de tensão, ansiedade, medo e insegurança que fazem com que os pacientes iniciem uma jornada em busca de solução. Assim, eles realizam diversas consultas médicas, com médicos diferentes e em épocas diferentes.

No Google, pesquisam tudo sobre Palpitações e Extra-sístoles, participam de todos os grupos do Facebook que tratam do assunto e, infelizmente, nem sempre encontram fontes confiáveis de informação.

Aqui no blog Sopronocoração.com, já há muitas matérias sobre as Extra-sístoles e Palpitações, mas resolvi reuni-las e organizá-las sob a forma de um livro virtual em formato de blog. Como um livro, as informações serão organizadas em temas/Partes e capítulos; e como um blog, você poderá fazer comentários e sugerir temas e dúvidas que serão prontamente respondidas. Confira:

Parte #1 – Palpitações e a origem do problema!

Na Parte I você se conhecerá os principais conceitos sobre as palpitações, suas manifestações e as principais causas para o problema:

  1. Palpitações – o que são? A palpitação é um sintoma cardíaco. É a percepção de que os batimentos cardíacos estão alterados – Elas são o princípio de todos os males. Entenda!
  2. Os vários Tipos de Palpitação! Cada paciente pode ter um tipo diferente de palpitação e cada um pode expressar seus sintomas de forma diferente! Cada um do seu jeito – um deles pode ser o seu!
  3. Por quê as palpitações ocorrem? Há uma série de fatores que provocam palpitações, uma série de arritmias: umas graves, outras nem tanto! Qual a origem do problema?
  4. Conhecendo as Extra-sístoles? As extra-sístoles são o principal causador das palpitações e é a primeira suspeita de todo médico cardiologista! Entretanto, nem sempre são as culpadas! Confira!
  5. O problema das Pausas compensatórias! De todos os sintomas das arritmias, as pausas compensatórias são a que traz maior preocupação aos pacientes! Geram uma sensação de pânico terrível! Entenda melhor!

Ao final da Parte #1, você será capaz de entender todos os aspectos relacionados aos sintomas das palpitações e estará apto a reconhecê-las, quando ela ocorrer!

 

Parte #2 – Como ocorre um batimento cardíaco!

Para entender de forma adequada as arritmias cardíacas, é importante que você entenda o básico sobre os batimentos cardíacos e como eles são formados. Nesta Parte #2, dedicaremos um tempo para explicar as origens dos batimentos cardíacos de forma bastante simples e didática!

  1. Como ocorre um batimento cardíaco? O coração é um órgão especial e conhecer o seu funcionamento normal é a base conhecer melhor as extra-sístoles e as palpitações!
  2. O Ritmo Sinusal – O ritmo nosso ritmo normal. Saber e entender o ritmo normal do coração é importante para seu aprendizado! Muitos dos seus problemas já desaparecerão após ler esse artigo!
  3. Entendendo a Taquicardia Sinusal: Há momentos em que o coração se acelera tanto… tanto… que parece que sairá pela boca! Você precisa entender esse momento!
  4. Entendendo a Bradicardia Sinusal: Raramente percebida pelo paciente, habitualmente é detectada no pronto socorro ou em uma consulta de rotina! Há risco? O quê fazer?
  5. O quê é arritmia cardíaca? Um conceito Fundamental! Arritmia ou Disritmia? Entenda os conceitos básicos.
  6. Como se forma uma arritmia cardíaca? Qual é a origem biológica das arritmias? Por quê elas ocorrem e como elas “bagunçam” os batimentos cardíacos?
  7. Quais são e quantas arritmias existem? Há muitos tipos diferentes de arritmia cardíaca. As arritmias são um grupo enorme de tipos e subtipos de arritmias diferentes. É função do seu médico dizer qual é a sua arritmia. Confira uma lista completa!
  8. O quê as Extra-sístoles tem de especial? O que faz desse tipo de arritmia a maior e mais odiada das arritmias cardíacas?

Parte #3 – Na consulta médica – Você precisa saber!

Muitos pacientes vão para a consulta médico sem a preparação adequada. Alguns passam meses ou anos sentindo palpitações e se esquecem de muitas informações importante no momento do atendimento. Nessa Parte #3, você saberá quais as perguntas que seu médico lhe fará e saberá a maneira correta de ajudá-lo a chegar ao melhor diagnóstico.

  1. Como você percebe sua palpitação? Há diversas formas de se perceber as palpitações; descrevê-las adequadamente ajuda na busca pelo diagnóstico.
  2. Palpitação de início súbito ou lento? Há diferença? Detalhes… detalhes que pode fazer toda a diferença para seu médico.
  3. Os fatores que desencadeiam as palpitações! Conheça os principais fatores que provocam e promovem as palpitações e seu diagnóstico ficará mais fácil.
  4. Conheça a Síndrome cardíaca do feriado! Sim, existe uma síndrome cardíaca que ocorre pós feriado! Já ocorreu contigo?
  5. O que melhora sua palpitação? Em se tratando de palpitações, todo detalhe é importante; e de todos, os fatores atenuantes são de suma importância.
  6. Época de instalação, qual a frequência e qual a duração? Como descrever adequadamente para seu médico?
  7. Apenas Palpitações ou há outros sintomas? As palpitações nem sempre vem sozinhas e muitos pacientes não percebem sintomas graves que podem estar associados!
  8. Como o histórico familiar pode ajudar no diagnóstico? Sua família tem cardíacos? Há outros casos de arritmias? Confira as arritmias que podem ter um caráter familiar!
  9. Onde o Exame físico pode ajudar seu médico a reconhecer seu problema? asd

Ao final dessa parte #3, sua consulta com o cardiologista se tornará muito mais fácil encontrar um diagnóstico!

Parte #4 – Arritmias – Como!

Parte #5 – Arritmias – Como!

A primeira palpitação… Inesquecível!

Quando o paciente

Quando iniciei esse blog e fiz meu primeiro artigo sobre extra-sístoles e palpitações, recebi inúmeros comentários e foi aí que percebi a magnitude do problema.

Eu, realmente, não tinha a noção exata do que as extra-sístoles e palpitações provocavam nos pacientes.

E para mim, ler e ouvir tantos comentários foi (e continua sendo) uma experiência incrível! Aprendi e aprendo muito com todos os comentários!

É como se meu consultório estivesse aberto para todos os leitores do Brasil, Portugal, Angola, Estados Unidos e outros tantos lugares! Depois do blog, aprendi a enxergar os pacientes que sofrem de palpitações de forma diferente e reconhecer suas dores de forma mais ampla e profunda!

Hoje, Ouço mais! Ouço melhor os meus pacientes!

“Médicos não nos ouvem!”

No blog e na FanPage, muitos pacientes apresentam queixas e reclamações diversas:

  • “Os Médicos não me escutam!”
  • “Os Médicos não acreditam em mim!”
  • “Os Médicos acham que estou com ‘piti’!”
  • “Os Médicos me dão a atenção que preciso!”

E tantas outras!

O que percebo, é que mais do que um diagnóstico, os pacientes precisam de muita conversa! Claro que nem sempre nós, médicos tem o tempo necessário durante a consulta e muitos pacientes precisam de um psicólogo, apoiando o atendimento.

Mas uma coisa é fato! Uma consulta NUNCA RETIRA TODAS AS DÚVIDAS dos pacientes. Duas consultas, talvez! Mas na grande maioria das vezes, os pacientes chegam em casa com muitas preocupações. Aí, vão direto para o Doutor Google!

 

 

Você saberá reconhecer os principais sinais de perigo e saberá também, como aliviá-los.

Entendendo as Palpitações:

Artigos

Entendendo as Palpitações:

Artigos:

  • Artigo 1: Texto do Artigo.
  • Artigo 2: Texto do Artigo.
  • Artigo 3: Texto do Artigo.

Entendendo as Palpitações:

Artigos:

  • Artigo 1: Texto do Artigo.
  • Artigo 2: Texto do Artigo.
  • Artigo 3: Texto do Artigo.

Entendendo as Palpitações:

Artigos:

  • Artigo 1: Texto do Artigo.
  • Artigo 2: Texto do Artigo.
  • Artigo 3: Texto do Artigo.

Entendendo as Extra-sístoles e Palpitações:

Artigos:

  • Artigo 1: Texto do Artigo.
  • Artigo 2: Texto do Artigo.
  • Artigo 3: Texto do Artigo.

Entendendo as Palpitações:

Artigos:

  • Artigo 1: Texto do Artigo.
  • Artigo 2: Texto do Artigo.
  • Artigo 3: Texto do Artigo.

 

Share This