dor no peito é uma grande preocupação dos pacientes, pois todo mundo sabe que dor no peito… “pode” ser problema de coração e também de outras doenças. Mas, como um médico faz a identificação e diferenciação se uma dor no peito é de natureza cardíaca?

Dor no peito

Dor no peito

Dor no Peito – Para começar… qual a sua idade?

No geral, esta é a primeira impressão e avaliação diagnóstica que um médico faz de um paciente que entra em sua sala. Isso mesmo, a IDADE. Isso porque a presença ou ausência de uma doença varia muito com a idade… aliás, varia muito. 1)Heart.org

A melhor parte deste artigo está no final, onde listei vários e vários casos de pacientes que queixam dor no peito, algumas perigosas, outras nem tanto. As explicações foram retiradas dos comentários e trarão, com certeza, muita ajuda para você que está com dor no peito – não deixe de ir até o final do artigo.

Leia mais:

Queimação, Peso, Dor e Desconforto no peito esquerdo. É Grave?

Como assim? Dê um exemplo sobre Dor no Peito!

Vou explicar. As doenças tem uma faixa etária de ocorrência. Assim, não adianta esperar infarto em um paciente de 15 anos… Toda doença tem um prazo para acontecer, diria, um período para “amadurecer”.

Assim, o infarto do miocárdio (que causa dor no peito) não irá ocorrer em pacientes jovens. No geral, são necessários 25 a 30anos para que a doença ocorra e se manifeste como infarto (iniciando a contagem a partir dos 20 anos).

Dor no Peito: 19 causas importantes e Graves! (Parte 1)

Exemplos de dor no peito?

Nos comentários desse artigo, há diversos exemples de dores no peito que indicam as várias formas de dor no peito, veja:

Soco no peito…

A Rosane, diz:

Acordei de barriga pra cima e sentindo como se tivesse levado um grande soco no meio do peito, levou quase 2 minutos pra passar mas passou, só que ficou dolorido no lugar e sinto uma dorzinha que incomoda sempre,só que agora um pouco mais pro lado esquerdo do peito. Não tenho ideia do que seja se puder me responder obrigada.

Normalmente, Soco no peito tem muita relação com Palpitações e Extra-sístoles, conforme falamos neste artigo:

Guia completo: Extra-sístole – o principal causador da palpitação.

Dor ao pedalar, posição do corpo…

O Benedito,

bom dia Dr,eu comecei paladar a alguns meses, e de um tempo pra cá,sinto uma dor toda vez que pedalo, quando fico com o corpo ereto, a dor passa,o que pode ser???

Sempre devemos ter preocupações com dores no peito ou caixa de peito durante ou após atividades físicas. Elas podem ser por causa de Angina de Peito – nunca deixe de consultar o seu médico.

Mas quando a dor muda com a posição do corpo, costuma ser por dores musculares e má adaptação à bike. Alongamentos bem feitos costumam resolver.

Angina, o Mais Grave dos Sintomas de Infarto!

Exames normais, mas a dor continua…

O João, de 18 anos, diz:

Ola tenho 18 anos a 3 meses que sinto pontadas no peito foi ao hospital e fiz um eletocardiograma e um raio-X medi as pressões eu fumo desde os 9 anos e a medica disse que não tinha nenhum problema nos exames que fiz estou muito preocupado porque não sei o que fazer

Quando um médico diz que não há problema, há poucas chances de ter uma angina pectoris ou que a dor seja motivada por causas cardíacas. Na maioria das vezes, são dores musculares e com pontadas no peito, menos frequente que seja coração.

Veja outro exemplo:

Olá, meu nome é Leonardo , tenho 14 anos , meu peito do lado direito da umas pontadas ocorre do lado esquerdo também mas as dores q senti mais foi do lado direito acho que faz menos de 1 semana que to sentindo essa dor do lado direito , oque posso fazer?

Pontada no Peito: Infarto ou Arritmia?

O Felipe também conta sua dor de forma semelhante, veja:

Comecei a ter dores no peito em janeiro do ano passado, fiz vários eletro e nenhum deu alteração, fiz um raio-x do tórax e acusou inchaço, fiz um teste ergométrico e um ecocardiograma, e deu dentro das normalidades, porem ainda sinto dores no peito. tenho 25 anos e 125 quilos 1 metro e 80.

Estas dores costumam ser dores de origem muscular ou causadas por tensão e ansiedade. O médico precisa atuar para aliviá-la.

Outro exemplo, do Dique,

oi doutor tenho 27 anos tenho sentido dor do peito a ano mas passava sem ter ido ao medico mas agora tenho quase 1 mês a dor não passa. a minha boca seca. o que posso ter?

Muitas vezes, a ansiedade provoca secura na boca e deixam os pacientes preocupadíssimos. De todo modo, como o Dique, é importante fazer uma avaliação médica criteriosa.

Síndrome do Pânico, Palpitações e o Coração!

 

A dor no peito durante o esforço que preocupa… 

O Lucca Finardi apresentou uma queixa interessante.

Ola tenho 16 anos e durante um treino de corrida muito intenso fiquei muito ofegante e com uma dor considerável no peito apos uma meia hora a dor passo umas continua um leve desconforto e uma especie de opressão ! Ainda vou passar no cardiologista mas gostaria de sabe o q pode ser !

Há uma dor no peito e uma sensação de falta de ar durante e após o esforço físico – isso preocupa! Não que estejamos pensando em infarto, mas há outras causas de dor no peito, mesmo em jovens, que preocupa e merece atenção de pacientes e médicos.

Dispneia e Falta de Ar – Tudo que você precisa saber!

Dor no peito por ansiedade, é possível?

Géssica reclama de dores associadas à ansiedade, veja:

Olá doutor. Comecei com dores no peito em dezembro de 2014, fui logo fazer meu ecg. O médico disse que sou completamente saudável e sofro de ansiedade. Desde de janeiro desse ano as dores voltaram, porque eu já passei por muitos momentos ruins…

Eu vivo com medo de sofrer algo no coração sabe… Preciso repetir o ECG? Ou é melhor procurar um tratamento psicológico? Não aguento mais isso, tenho 17 anos, só queria levar uma vida normal como sempre levei…

A ansiedade costuma casuar dores no peito, principalmente dores musculares e tensionais – que está na parte 4 desse artigo, veja.

O Erik também descreve uma situação em que todos os exames estão normais e ele ainda tem dúvidas de que a dor seja infarto, ou outro diagnóstico grave, veja.

Ola Dr,
tenho 25 anos , 1,9 de altura e 103 Kg, estou acima do peso, sinto
aperto no peito, pressão ,incomodo, não é uma dor aguda mas é algo incomodo é um desconforto grande e fica horas, as vezes diminui as vezes aumenta, já fiz vários exames, como: ecocardiograma, eletro, esteira, holter, exames de sangue e sempre deu tudo normal, faço tratamento para ansiedade mas nao estou totalmente convencido que seja sómente sintoma da ansiedade, pois os sintomas físicos de angina incomodam, existe a possibilidade de ser realmente relacionado ao coração, lembrando que fiz os exames por duas vezes com medicos diferentes…
Obrigado.

O Erik relata que é ansioso, que faz tratamento de ansiedade, que acha que é por causa da ansiedade, mas não está totalmente convencido. Essa situação é muito, mas muito comum… Até que os pacientes controlem bastante a ansiedade, a percepção das dores não melhoram e o paciente fica sempre incomodado.

A solução? Tratar a ansiedade!

Dores no Peito Psiquiátricas e Musculares – (Parte 4)

Outros pacientes, apesar de já ter realizado exames, permanecem com dor no peito, muitas vezes, por ansiedade, com a Vereana, veja:

Oi doutor,tenho 24 anos e sinto dor no peito e uma queimação que vai pró braço esquerdo,já fiz o eletro e o teste de esforço e não deram nada,mais estou com medo de morrer. Ajude-me, dê-me uma luz.

Muitos pacientes que já fizeram exames, inda continuam suas queixas. Quando o teste ergométrico dá normal, a principal causa de dor no peito é afastada (o infarto). A solução é ficar tranquila, costuma ser ansiedade… mas como a dor persiste, volte no seu médico e fale novamente com ele.

Teste ergométrico – Do exame ao Resultado – Tudo que vc precisa saber!

Dor no osso do meio do peito…

O Wilson apresentou uma queixa muito interessante, veja:

Ola boa tarde tenho sentido umas dores no peito mais é no espaço que fica no meio da caixa torácica, é como se estivesse um balão de ar dentro dele e as vezes a dor aperta , sabe me dizer o que pode ser isso ?
grato

O Esterno, é o osso do meio do peito,

anat.hum osso ger. longo e achatado, situado na parte vertebral do tórax dos vertebrados (com exceção dos peixes), e que no homem se articula com as primeiras sete costelas e a clavícula, composto de três partes: corpo, manúbrio e apêndice xifoide.

O Wilson refere um dor como se estivesse ar dentro do tórax. Mas o esterno (o osso) é cheio de articulações e conexões entre os ossos da costela e ele… e muitas vezes é a principal causa de dor no peito – a famosa costocondrite.

Dores no Peito – GastroIntestinais – 19 causas! (Parte 3)

Outro exemplo de dor que simula costocondrite:

Bem tentarei explicar a dor que senti ontem a noite….do nada senti uma dor enorme no meio do peito..uma dor em forma de cruz que parou na garganta..meus pés gelaram..após uns 15 minutos ela passou..porém desde ontem mal posso tocar no toráx está muto dolorido…Amanhã dia 02 completarei 41 anos…peso 58 kilos tenho 1,64 ou seja não estou nem gorda nunca fumei ou bebi..nem estou stressada…Devo ir ao hospital? é pra me preocupar…??? sendo que continuo sentindo dor em menor grau…porém constante…
Gostaria muto de ser respondida…Abraços e obrigada

As dores que mal podem ser tocadas, como ela diz, tem muita chance de serem dores de costocondrite e inflamação do esterno. É necessário ir ao médico para avaliação, mas é um bom indício de que não seja infarto.

http://sopronocoracao.com/infarto-miocardio-sintomas-angina-tratamento-cura/

 

 

 

Queimação no peito e estômago…

Algumas dores ocorrem no peito e refletem no estômago, como a dúvida do Ales, veja:

Eu tenho sentido muitas dores no peito todos os dias e queimação no peito e na barriga e o coração acelera de vez em quando um dia peguei o meu bebê que tem uns 10 quilos e meu coração deu três pulsações fortes e meu corpo esfriou e fiquei muito mal já fui no médico 4 vezes e eles me passaram eletrocardiograma e não teu nada nos quatro exames que fiz todos eletrocardiograma mais passaram 2 meses e continuou com as palpitações e as que nações e pontadas no peito a eu tenho 30 anos e grave meu casso.

Muitas dores no peito que são do tipo queimação podem simular / aparentar se de origem cardíaca ou de origem estomacal, portanto só o médico pode avaliar e opinar adequadamente. Os exames que são feitos podem fazer a diferenciação.

Dor no Peito: 19 causas importantes e Graves! (Parte 1)

Dor rápida no peito esquerdo…

A Marcillene deixou uma dúvida que é muito frequente, veja:

Eu tenho 30 anos e umas duas semanas eu to sentindo uma dorzinha q passa rápida debaixo do seios do lado esquerdo eu estou ficando preocupada isso pode ser serio eu te agradeço.

A dor da Angina é uma dor rápida, mas normalmente ocorre após o esforço física e raramente é desencadeada em repouso (exceto em casos de infarto, mas aí, não é rápida, dura muito tempo).

http://sopronocoracao.com/infarto-miocardio-sintomas-angina-tratamento-cura/

Dor no pescoço com palpitações…

Junior deixou uma dúvida que é frequente…

doctor,eu sinto como se meu pescoço do lado esquerdo inchasse ai vai e volta essa sensação e tbm to sentindo um desconforto no peito como se fosse uma dor vem e volta…a pressão ta normal e o batimento na faixa de 90 por minuto, recentemente meus batimentos foram ao 200 por minuto fui parar no hospital…me falaram que isso que eu sinto no pescoço pode ser as veias inchadas, me ajude doctor não sei mais oque fazer,ja fiz dois eletrocardiograma e nada constou o que pode ser? de anti mão muito obg fica com Deus!!

A dor na angina pode ser irradiada para o pescoço, mas ela tem que ocorrer no peito, um desconforto torácico intenso e que se irradia para o pescoço. No infarto, a dor não fica isoladamente no pescoço.

Angina, o Mais Grave dos Sintomas de Infarto!

Dor no lado direito pode ser infarto?

O Marcos teve uma dúvida pouco frequente, mas interessante, veja:

Ola Leonardo, eu sinto umas dores no peito todo dia na hora de dormi e avezes de dia, eu já fiz vários exame e não deu nada oque pode ser isso? Avezes dói no lado direito e depois esquerdo a dor fica bem avezes no sovaco. Isso me incomoda muito!

A dor do infarto pode, sim, ocorrer do lado direito, mas não é comum. Habitualmente, a dor ocorre do lado esquerdo. Mas há infartos em que a dor pode irradiar-se para o lado direito; de todo modo, ela começa e é mais intensa no peito. 2)Paindoctor

Dor no Peito: 19 causas importantes e Graves! (Parte 1)

 

Então, infarto seria a partir dos 55 anos?

Dor no peito2

Dor no peito

Sim, seria isso. NO GERAL, repito, NO GERAL esta é a faixa etária de ocorrência do infarto do miocárdio.

Quando o paciente é mais jovem 15 a 35anos, e está com dor no peito, o cardiologista pensa em doenças que ocorrem nesta faixa de idade… desde a dor causada pela ansiedade (causando dores sobre o peito e mama), como as doenças nas válvulas.

Leia mais:

Transtornos de Ansiedade e o Coração? Absolutamente Tudo!

Mas não existe só coração dentro do peito!

É verdade! Existem outros órgãos dentro da caixa torácica que provocam dor no peito, seriam eles:

  • 1 – A própria caixa do peito (esqueleto e cartilagem).
  • 2 – Musculatura torácica.
  • 3 – Pulmão.
  • 4 – Estômago e esôfago.

http://sopronocoracao.com/infarto-miocardio-sintomas-angina-tratamento-cura/

Por onde o médico começa?

Neste caso, dependerá da consulta! O médico, conhecedor que é, saberá escolher os melhores exames de acordo com as queixas dos pacientes.

Leia mais:

 

Quanto à resposta ao título do post: O quê fazer quando se está com dor no peito: Procure um médico de sua confiança!.

Agradeço à Danielle pela sugestão do tema.

Qual o próximo tema? Gostariam que eu falasse de qual tema cardiológico? Deixem estas dúvidas mais comuns na nossa fanpage ou neste blog.

Abraço a todos.

References   [ + ]

1. Heart.org
2. Paindoctor
E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!