Paciente com dor no peito… quê fazer?

Uma grande preocupação dos pacientes é a dor no peito, pois todo mundo sabe que dor no peito… “pode” ser problema de coração e também de outras doenças. Mas, como um médico faz a identificação e diferenciação se uma dor no peito é de natureza cardíaca?

Dor no peito

Dor no peito

Dor no Peito – Para começar… qual a sua idade?

No geral, esta é a primeira impressão e avaliação diagnóstica que um médico faz de um paciente que entra em sua sala. Isso mesmo, a IDADE. Isso porque a presença ou ausência de uma doença varia muito com a idade… aliás, varia muito. 1)Heart.org

Leia mais:

Como assim? Dê um exemplo sobre Dor no Peito!

Vou explicar. As doenças tem uma faixa etária de ocorrência. Assim, não adianta esperar infarto em um paciente de 15 anos… Toda doença tem um prazo para acontecer, diria, um período para “amadurecer”. Assim, o infarto do miocárdio (que causa dor no peito) não irá ocorrer em pacientes jovens. No geral, são necessários 25 a 30anos para que a doença ocorra e se manifeste como infarto (iniciando a contagem a partir dos 20 anos).

 

Então, infarto seria a partir dos 55anos?

Dor no peito2

Dor no peito

Sim, seria isso. NO GERAL, repito, NO GERAL esta é a faixa etária de ocorrência do infarto. Quando o paciente é mais jovem 15 a 35anos, e está com dor no peito, o cardiologista pensa em doenças que ocorrem nesta faixa de idade… desde a dor causada pela ansiedade (causando dores sobre o peito e mama), como as doenças nas válvulas.

Leia mais:

Mas não existe só coração dentro do peito!

É verdade! Existem outros órgãos dentro da caixa torácica que provocam dor no peito, seriam eles:

  • 1 – A própria caixa do peito (esqueleto e cartilagem).
  • 2 – Musculatura torácica.
  • 3 – Pulmão.
  • 4 – Estômago e esôfago.

 

Por onde o médico começa?

Neste caso, dependerá da consulta! O médico, conhecedor que é, saberá escolher os melhores exames de acordo com as queixas dos pacientes.

Leia mais:

 

Quanto à resposta ao título do post: O quê fazer quando se está com dor no peito: Procure um médico de sua confiança!.

Agradeço à Danielle pela sugestão do tema.

Qual o próximo tema? Gostariam que eu falasse de qual tema cardiológico? Deixem estas dúvidas mais comuns na nossa fanpage ou neste blog.

Abraço a todos.

References   [ + ]

1. Heart.org

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

58 Comments

  1. Gostei muito da informação

    Post a Reply
  2. Doutor gostei muthoo de vc 😉
    sabe eu to com ansiedade,tbm pudera,perdi minha mãe a exato 8 meses de uma forma muitooooo ruim ;( e tenho PVM
    dai ando sentindo umas dores no peito tipo pontadinhas em cima da mama,li aqui que pode ser consequencia da ansiedade né?? o cardiologista doutor rhuam castelo meu amigo,me disse que PVM não é grave,e que eu sou muito ansiosa. pode ser isso mesmo????

    Post a Reply
    • Olá, Sandy.
      Obrigado pelos elogios, fico feliz.
      A ansiedade está muito associada a dores no peito e principalmente de extra-sístoles, como você leu nos nossos artigos.
      O PVM, em si, não é uma doença grave e seu cardiologista e amigo prestou-lhe ótimas informações, imagino.
      Quanto á ansiedade… você já sabe: vamos relaxar! Vamos ficar calma!
      Eu gosto muito desta FanPage no Facebook: https://www.facebook.com/canaldpon que nos dá algumas dicas legais de viver a vida de modo mais relaxado.

      Ah, passando pelo facebook, não esqueça de curtir nossa FanPage, ok? https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  3. Curti lá 😉 e deixei recadinho!

    Post a Reply
  4. Luana Karla.Olá meu filho, tem dez anos e tem sopro e sempre se queixa de dores fortes no peito,o que devo fazer? Seraá mesmo é uma coisa de se preoculpa?

    Post a Reply
  5. Doutor fico muito preoculpada com tudo isso ,pois n conheço o problema.

    Post a Reply
    • Olá, Luana.
      Só com uma avaliação médica que você ficará tranquila.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  6. Dr boa noite , faz 1 ano que fiquei internado pois tive uma dor aguda no peito, fiz varios exames , CAT, cintilografia, ECO de estresse, eletro, teste de esforço entre outros e não acusou nada mas as dores ainda continuam, tenho 29 anos, o que pode ser ?

    Post a Reply
    • Olá, Rafael.
      Então, do ponto de vista cardiológico você realizou os exames que costumam detectar alterações e dores no peito de origem cardiológica – seu médico foi bastante cuidadoso.
      “O quê pode ser?” É muito difícil fazer um diagnóstico a distância, sem examiná-lo, entende. O que lhe sugiro e conversar novamente com seu médico e dizer-lhe o que está escrevendo aqui, no blog.
      Ele fará uma reavaliação e também buscará causas não-cardíacas para as dores no peito.
      É o que lhe aconselho.

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  7. Puts eu tenho muita dor no peito, as vezes parece que é o coraçao, isso me deixa nervoso, so tenho 20 anos, e tenho prolapso da valvula mitral …. nao sei se é por isso, mas é muito horrivel

    Post a Reply
    • Olá, Ariel.
      O prolapso costuma ser uma causa de dor no peito, mas é sempre bom procurar/afastar outras causas associadas.
      Procure um colega cardiologista.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  8. oi doutor sinto um peso em cima do meu peito esquerdo muito horrivel e eu tenho ansiedade isso e normal setir isso.tenho 36 anos as vezes penso que vou ter um infarto e vou morrer ja fiz eletro do coraçao e deu normal.tomo um antedepressivo cloridrato de amitriptilina sera as reaçoes que causa isso me chamo silvana

    Post a Reply
    • Olá, Silvania.
      Bem indicado, a Amitriptilina é uma boa medicação.
      Tomara que melhore a sua depressão e passe a levar uma vida saudável, com atividade física orientada pelo seu médico.
      Grande abraço.

      Post a Reply
  9. Doutor o meu caso é o seguinte tenho 25 anos, meu trabalho exige muito esforço físico
    semana passada comecei a sentir dores no peito principalmente quando me agacho
    dói e falta o ar a dor passa porem a área esta sensível sinto como se fosse uma pressão no peito
    eu pratico esportes regularmente, tenho uma boa alimentação e estou muito preocupado
    passei pelo medico ele mediu minha pressão meus batimentos tudo normal, ele disse que pelo meu porte físico seria improvável eu ter alguma doença cardíaca, o fato do estres eu passei por muito 2 meses atras meu pai é alcólatra moro com ele perco muito sono.

    Post a Reply
    • Olá, Beethoven.
      Porte físico excelente + avaliação médica dizendo que vc está bem: isso é ótimo para você.
      As noites de sono perdidas é que é ruim. Tomara que seu pai melhore do vicio do álcool e leve uma vida mais saudável.
      Abraços.

      Post a Reply
  10. Bom dia doutor, fiquei muito feliz de encontrar seu blog, me chamo Dircelene e tenho 37 anos, ha alguns anos sinto dores no peito, já fui várias vezes no cardiologista e fiz vários exames e tudo deu normal, só que com o passar do tempo as dores pioram e os sintomas foram acrescido de outros. Não fumo, não bebo, não uso drogas e nem um tipo de remdio, minha pressão é normal mas trabalho sentada o dia inteiro, ou seja sou hiper sedentária, e nos ultmos dias os sintomas estão muito intensos com dores fortissimas no peito como uma pressão muito forte, uma angustia muito grande, essa dor se espalha pelos ombros e vai passando pelas costas, axilias e braço, sinto um pouco de dormência nos labios e na ponta dos dedos e as vezes sinto tontura. Antes não sentia, mas ultimamente sinto cansaço quando faço um esforço maior.Já fiz vários exames e todos deram normais, o médico falou que poderia ser coluna. Mas tenho medo porque as vezes sinto muita dor.

    Post a Reply
    • Olá, Dircilene
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  11. Dr. Sou portador de HAS, IRC (terapia conservadora).
    Conforme Evolução médica pautada pelo meu cardiologista em 05/10/2011 está descrito que:
    – ECG /agosto/2010 apresenta o seguinte: Sinusal 40; Isquemia subendocárdica (T apiculada simétrica) difusa; corrente de lesão subendocárdica inferior (0,5mm).
    – No ECG /agosto /2011: Sinusal 45; CAE; SVE; AMRV.
    -10/12/2011 – Implante MP definitivo DDD-R
    -14/08/2012 – Reprogramação MP, alterações parâmetros, ativado modo AAI – PVARP.
    13/08/2012 — A Isquemia subendocárdica (T apiculada simétrica) difusa, que era vizualizada pelo ECG nas derivações V2 a V5 durante quase 2 anos, praticamente desapareceram(normalizaram). Pode uma isquemia se reverter ? ou seria o caso de uma pseudo-normalização ?
    Pergunto pois em :
    -março/abril/2012 – tive forte dor Torácica (angina) surgida em repouso num sábado à tarde, uso de 3 cp. de AAS e ½ bromazepan 3mg, duração de +/- 4 horas (foi executado manobra de “socos” contra o próprio peito).
    -24/maio/2012 tive forte dor torácica (angina) surgida de manha, sentado frente ao computador, uso de 3 cp. AAS e ½ bromazepam 3mg, duração de +/-3 hs; (foi executado manobra de “socos” contra o próprio peito).
    No mesmo dia inicio da noite, novamente os mesmos sintomas, ida ao PS, ECG, com ondas T (v2 – v5) de menor Amplitude, em relação ao ECG /agosto/2010, linha de base serrilhada (simulando FA e/ou artefatos (tremor muscular-vindos de onde?)), ondas P ocultas ou não visíveis no leitor do aparelho.
    pode os “socos” que dei no meu proprio peito terem feito reduzir a isquemia ?
    Tenho angina estável desencadeada por esforço, mas sempre depois do mesmo, nunca durante e angina instável desencadeada em repouso, com alívio depois de 3-4 horas, quase que diáriamente.
    A corrente de lesão descrita acima seria um Infarto Inferior ?
    Obrigado pela Vossa atenção.

    Post a Reply
  12. Olá Dr. A poucos meses fui no cardiologista pra fazer uns exames (eco, ECG, e esforço fisico) o resuldado deu tudo normal graças a Deus, mas sempre continuo sentindo pontadas no peito, mão suadas, falta de ar. a pouco dias fui para na emergencia com falta de ar, portada no peito, corpo parecendo que estama queimando, chengo lá minha deu 11×8, fiz um ECG e um exame CK-MB, e não deu nada outra vez. Será que pode ser trantorno da ansiedade? Desde já agradeço sua atenção.

    Post a Reply
  13. Olá Dr. A poucos meses fui no cardiologista pra fazer uns exames (eco, ECG, e esforço fisico) o resuldado deu tudo normal graças a Deus, mas sempre continuo sentindo pontadas no peito, mão suadas, falta de ar. a pouco dias fui para na emergencia com falta de ar, portada no peito, corpo parecendo que estama queimando, chengo lá minha deu 11×8, fiz um ECG e um exame CK-MB, e não deu nada outra vez. Será que pode ser trantorno da ansiedade? Desde já agradeço sua atenção.

    Post a Reply
  14. Olá tenho 20 anos,sou uma pessoa muito estressada,e não sabia o quanto o estress abala o dia a dia,pois hoje em dia tenho os sintomas.,tais como falta de ar,dores no peito e irritabilidade,já fiz diversos exames do coração e tudo normal,tais como outros exames,e meu médico já chegou a conclusão de que tenho que procurar um psicologo,só que fico com receio de ter que tomar taxas pretas ou esse remédio que as pessoas ficam dependentes pois sou muito joven e temo á isso,gostaria de receber dicas e conselhos.Obrigada

    Post a Reply
  15. Doutor tenho 19 anos e ha alguns dias eu to sentindo um desconforto no peito esquerdo passa pro braco, costas e pescosco. To com medo do que seja coracao ja pensei um monte de coisas ainda nao fiz nenhum exame. Oque pode ser qual melhor exame ha ser feito

    Post a Reply
  16. Oi Dr. Leonardo tenho 30 anos e sinto uma queimação forte no peito esquerdo na verdade em cima perto do osso ai ja vem uma dor no peito direito em baixo, que seria ?

    Post a Reply
  17. Boa noite doutor,venho sentindo uma dor do lado esquerdo mais acima do peito e nas costa,do lado esquerdo também.Já fiz eletrocardiograma no ano passado e deu normal.Sinto também um pouco de falta de ar,procurei um gastro que pediu endoscopia,fiz e a parede estomacal estava um pouco inflamada,já tomei diversos remédios para refluxo,mas sempre sinto essa dor acima do peito e às vezes tontura,quando faço algum esforço dói também,pode ser problema cardíaco???Tenho 25 anos e dois filhos.

    Post a Reply
  18. Olá Doutor,
    a 2 semanas minha irmã deu um chute no lado esquerdo do peito, de lá pra cá tenho sentido algumas dores como se fossem pontadas fracas no coração e algumas fracas também nos costas, queria saber se isso é algum problema na musculatura do peito, ou se pode ser cancer de mama ou é algo ligado ao coração ? Mas acho que é musculatura por causa do chute.
    Por favor me ajude. Agradeço

    Post a Reply
  19. Olá Doutor ! Parabéns pelas abordagens. Tenho 31 anos , e ultimamente tenho sentido um desconforto no lado esquerdo do peito, um aperto , pressão, às vezes uma queimação, não é uma dor aguda ou crônica, mas incomoda. Já fiz alguns exames como Eco e eletrocardiograma com teste ergométrico, e deu tudo normal. Sou praticante de musculação e tenho certeza que não é uma dor relacionada a parte esquelética ou muscular. Meu nível de Stress considero normal e não estou passando por nenhum problema psicológico. Existe algum outro exame que eu possa fazer, tirando essa parte cardíaca? Oque pode ser doutor ?

    Post a Reply
  20. Oi Dr,Sinto quiemação no seio direito, na parte de baixo,Sofro de muita angustia e uso antidepressivo para contrpçar…tenho 50 anos…Obrigada desde já!

    Post a Reply
  21. Oi, meu irmao com 17 anos fez cataterismo com 24 ele colocou valvula e agora com 30 anda sentindo dor no peito e a pressAo subiu. O q pode ser ?

    Post a Reply
  22. adorei a dica,estava com muitas duvidas sobre dores no peito. tenho ess ador desde meus 15anos ,hoje tenho 23anos e ainda sinto essa dor forte no meio do peito! ja fiz um ecg e nao deu nada

    Post a Reply
  23. Olá , tenho 22 anos e tive uma arritimia com a frequencia de 136bpm , e depois disso tive 2 taquecardia , e depois fiz um eletro , a médica falou que estava com uma arritimia de quando respirava fundo o coração batia rapido e quando soltava diminuia a frequencia, e a 1 mes eu estou sentindo uma dor do lado esquerdo do peito, como se tivesse alguma coisa batendo aqui, nao e aquela pontada forte nao, mais e uma coisa que incomoda uma coisa cutucando, isso pode ser problema cardiaco ??? a arritimia ela com um tempo some ou sempre vou te-la se nao fazer o tratamento ?

    Post a Reply
  24. eu tenho a 2 semanas incomodo no peito uma queimação, as vezes fico com mal estar acompanhada e dormença no braço direito oq pode ser??? vermes?

    Post a Reply
  25. Oi .andei pesquisando por curiosidade assunto de coracao .. nos ultimos 3 meses andei sentindo uns apertos no peito ..nao quis ficar preocupada com isto …mas foi ficando frequente como um peso constante que incomoda …me dedico muito no trabalho utimamente muito preocupada..fiquei realmente mas ansiosa este ano ..sera que e isto ..ou e doenca de coracao ..os exames acusam um diagnostico ? Estou com 38 anos sou magra e ate o momento me conciderava saudavel .

    Post a Reply
  26. Estou a um mês sentindo queimação no peito um pouco acima dos seiospega toda região do colo estou muito preocupada me ajude tenho 34anos.

    Post a Reply
  27. boa tarde,
    sintos algumas dores no peito nem sempre do mesmo lado, as dores variam de pontada a desconforto.
    tenho 30 anos sou fumante, fiz um eletro cardiograma que de acordo com o medico da emrgencia está tudo ok,
    mas o que me deixa intrigado é que em algumas ocasiões sinto meu coração acelerar do nada principalmente quando vou dormir.
    fico confuso pois vou ao medico que diz que nada tenho.

    Post a Reply
    • DOUTOR

      TENHO ESCAPE NA VÁLVULA MITRAL E QUANDO SUDO LADEIRA OU ANDO RÁPIDO DEMAIS, MEU CORAÇÃO ACELERA E PARECE QUE AUMENTA E VAI ESTOURAR E AI SE PARO ANDO DEVAGAR E RESPIRO DEVAGAR VAI MELHORANDO,,PODE SER POR CAUSA DO PROBLEMA,, ISSO OCORRE MAIS EM DIAS QUENTES..

      Post a Reply
      • Olá,
        O “escape mitral” não causa nenhum sintoma.
        O seu cansaço pode ser pelo sedentarismo ou mau condicionamento físico – confirme com o seu médico.
        Abraços.

        Post a Reply
  28. Oi Doutor, tenho 17 anos , quando era mais novo sentia cansaço jogando bola , a cerca de um pouco mais de 1 mes , tenho sentido queimaçao no peito esquerdo , eu ja acordo com essa dor , se eu dormir com o peito pra baixo , doi tambem , estou muito nervoso , sera ansiedade ? Pois quando ia pra escola ficava nervoso a ponto de vomitar ? Espero sua resposta.

    Post a Reply
  29. Doutor tive um infarto do miocárdio a uns 7 meses e uma dor desconfortável no peito já fiz exames inclusive já fiz vários uma sintilografia e passei com 2 cardiologistas que disseram que estava tudo ok mas de uns tempos pra ca comecei a senti esa dor como se foce uma queimação do lado esqurdo o que pode ser DR OBRIGADO

    Post a Reply
    • Olá, Carlos.
      A dor do infarto é terrível… Você sabe… não é qualquer dorzinha, não é mesmo?
      Mas dor no peito em quem já infartou precisa ser avaliada… procure o seu médico para não sermos surpreendidos.
      Abraços..

      Post a Reply
  30. Boa noite Doutor, vi suas respostas é muito bom ver pessoas como você que gostam de ajudar e amam o que fazem, parabéns.
    Tenho 29 anos e a mais ou menos oito dias estou sentindo uma dor no peito fraca mais que incomoda, ela meio que queima e fica em baixo da mama e acima próximo ao ombro esquerdo, fui a três dias atrás no PS onde fizeram ECG e estava tudo normal, exceto minha pressão que estava 16:10, o médico disse que é estresse e realmente estou meio ansioso, mas como a dor ainda não passou e tenho colesterol e triglicerídios um pouco elevados, estou meio preocupado. O que o DR. me aconselha, tenho cardiologista marcado para o dia 08 de julho, mas fico na dúvida se devo voltar ao PS pelo fato da dor continuar.
    Obrigado

    Post a Reply
    • Olá, Ricardo.
      Lamento só poder tê-lo respondido hoje, após a sua consulta do dia 8/7, estive com falta de tempo…
      Dor no peito precisam ser avaliadas pelo médico, e às vezes, com alguns exames.
      Espero que já esteja melhor… ESTRESSE É HORRÍVEL PARA O CORAÇÃO.
      Abraços.

      Post a Reply
  31. Ola dr
    Boa tarde! Minha mae tem 40 anos e sente uma queimacao do lado esquerdo do peito e ao levantar o braço esquerdo sente algo tipo uma dormência. Ela tem problema com pressão alta tbm! O que seria esses sintomas?

    Post a Reply
  32. Doutor
    De uns tempos pra cá eu ando sentindo uma dorzinha chata encima do peito , antes era raramente agora se tornou mais constante , é como se as vezes desse uma fisgada e tbm da uma pressao no peito ou pelomenos parece , fiz todos os exames possiveis , menos ecocardiograma mais a minha médica me disse que nao valeria apena eu faze pois fis eletro e mais alguns exames e ambos deu perfeitos , pratico academia em um nivel bem elevado até o nivel de exaustao do musculo , poderia me ajudar ? iria agradecer mt .. pois as vezes isso me deixa preocupado.

    Post a Reply
  33. Dr meu nome e Daniel tenho uma namorada que ela nasceu com alguns orgãos ivertidos e ela tem arritimia e sopro ela e muito ansiosa e sente muita falta de ár. Quero ajuda-la ja fomos em alguns medicos muitos nao conseguem fazer um diaginostico correto, saberia me dizer porque isto o corre? e ela ja fez uma cirugia cardiaca o medico que fez a cirurgia disse que a pessoa vive normalmente, quero saber se a dor no peito a falta de ar e a ansiedade e normal?

    Post a Reply
    • Olá, Daniel.
      Algumas pessoas nascem com o coração e alguns órgãos do lado inverso do coração – SITUS INVERSUS e pode viver normalmente.
      – Não há necessidade e não há cirurgia para MUDAR O LADO DO CORAÇÃO (e tirá-lo da direita e colocá-lo na esquerda) – Se ela já operou, operou de algum outro problema no coração.
      Ela poderá viver normalmente (como seu médico lhe disse) – e ela deve buscar a causa da dor no peito.
      Abraços.

      Post a Reply
      • Boa noite DR, obrigado pela resposta.
        Tenho mais uma curiosidade no caso de termos um filho corre algum risco de nascer com alguma anomalia por causa da SITUS INVERSUS?
        E no caso doenças de coração são hereditárias ?
        Obrigado!

        Post a Reply
  34. Boa noite DR, obrigado pela resposta.
    Tenho mais uma curiosidade no caso de termos um filho corre algum risco de nascer com alguma anomalia por causa da SITUS INVERSUS?
    E no caso doenças de coração são hereditárias ?
    Obrigado!

    Post a Reply
    • Olá, Daniel.
      O risco existe – é pequeno, mas existe.
      Mas é bom nem se preocupar, pois a maioria das vezes, não há relação direta.
      Abraços.

      Post a Reply
  35. Eu fiz um ECG e o resultado foi PR curto o médico me pediu Teste Ergometrico e o resultado foi Arritmia Ventricular
    Extrassistoles ventricular e condicionamento físico baixo
    Ele disse que não e grave
    Mas fiquei preocupada

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!