Palpitação ou Palpitações – o quê é? como tratá-las! Devo me Preocupar?

A palpitação é um sintoma bastante comum na prática médica diária e, muitas vezes, provocam bastante incômodo nos pacientes. Esta percepção alterada dos batimentos (as palpitações), na grande maioria das vezes, está relacionada à arritmia cardíaca.

Palpitação

Palpitação

O quê é Palpitação?

É a manifestação clínica (o sintoma) relacionado à percepção anormal dos batimentos do coração. Assim, se o coração se acelerar, o paciente pode perceber esta aceleração e relatar a presença de palpitações

Da mesma forma, se houver alteração do ritmo (mesmo sem taquicardia ou bradicardia), o paciente também pode relatar o sintoma como palpitação.

 

Elas são Muito Frequentes?

Sim, são. Como disse, os pacientes reclamam demais e, mesmo que a maioria delas não sejam graves, elas causam um enorme incômodo na vida dos pacientes a ponto de causar síndrome do pânico. Muitos pacientes convivem com as palpitações por um longo período – uns acostumam-se, outros não, perguntando-se diariamente quando que as palpitações vão melhorar.

Arritmia cardíaca – o quê é, causas, tratamento: Tudo!

Quais os Sintomas?

Os pacientes referem as palpitações como: Pausa, batimento, parada no coração, “coração enchendo”, “coração parando”, “batimento mais forte”, “batimento diferente”, dentre outros.

Nos próximos posts, estaremos falando mais sobre as palpitações: além da definição, suas causas, o quê fazer, a quem procurar, se posso fazer algo antes da consulta médica chegar, dentre outras coisas. Elas causam morte súbita?

Palpitações vem e vão! Por qual motivo?

O que causam as Palpitações? Qual o motivo?

As Extra-sístoles, um tipo de arritmia cardíacas são os principais causadores das palpitações e merecem atenção do médico.

Guia completo: Extra-sístole – o principal causador da palpitação.

O quê são as Pausas Compensatórias?

Das manifestações das extra-sístoles, a que mais causa medo nos pacientes são as Pausas – quando o coração parece estar parando… Esse tipo de Palpitação é a famosa Pausa Compensatória uma das principais manifestações das Extra-sístoles e que deixam os paciente extremamente preocupados e Ansiosos com sua presença! Muitos pacientes sentem “pancadas”, “fincadas”, “pontadas”,…

Extra-sístoles e suas “temidas” pausas compensatórias…

Como você percebe as Palpitações?

E você, como percebe as Palpitações? Percebe como uma Pausa? Um Batimento Extra? Qual é a sua percepção? Deixe o seu comentário abaixo. E você, que sente palpitações, como você a percebe?

Leia mais sobre as Arritmias Cardíacas.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

38 Comments

  1. Boa noite! Eu tenho palpitações há cerca de um a dois anos. Antes apareciam uma vez a cada dois meses, mais ou menos,quando estava deitada, de forma que dificulta a meu sono. Nos últimos meses, tenho sentido todos os dias, e não mais quando estou deitada. Às vezes no trabalho, quando estou sentada. Tem dias que não consigo dormir de tanto incômodo. Tenho uma válvula um pouco espessa, mas que o medico afirma que não configura um prolapso. Meus avós faleceram em função de problemas no coração. Um de ataque cardíaco e outro de troca tardia de válvula mitral. A verdade.é que estou com medo. O coração bate diferente, como se batesse antes da hora , ou duas vezes, sei lá, e depois demora um pouco a bater de novo. Embora tenha tido muitos pro lemas ultimamente que fizeram piorar as palpitações, as palpitações já ocorriam. O que fazer?

    Post a Reply
    • Olá, Nayara.
      As palpitaçoes aumentam e diminuem de frequência em alguns momentos… reduza o estresse e procure o seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
      • Olá Dr. Leonardo, comecei a sentir palpitações a poucos dias no peito, não é toda hora, mas é como se o coração batesse mais forte e depois voltasse a bater normalmente e sinto falta de ar também, pode ser o que?? Me responda po favor estou bastante preocupada

        Post a Reply
        • Olá Dr Leonardo, comecei a sentir palpitações a poucos dias no peito, não é toda hora, mas é como se o coração batesse mais forte e depois voltasse a bater normalmente e sinto falta de ar também, o que pode ser? Me responda por favor estou bastante preocupada…

          Post a Reply
      • Também sinto palpitações,fui num cardiologista e fiz eco,eletro,holter 24 hrs e ele alou que meu coração é nota 10 não teve se quer uma alteração também tenho 14 anos tenho ansiedade e sindrome do panico um medo de morrer de arrtmia ou morte súbita, me sinto muito mal doutor me receitaram um leve acalmante eu fiz até exame de sangue deu td normal.

        Post a Reply
  2. Oi Dr ha uns cinco anis tenho síndrome do pânico, e todas as vesescq ela desencadeou vem através das palpitações tenhi sensação de descompasso no coração eleda duss batidss rapidas e volta ao normal mas quando ne da vontade de arrotar ou soltar gases parece q alivia soy mt anciiosa será q tenho problema no coração

    Post a Reply
  3. Olá, tenho 18 anos e fui diagnosticado com ansiedade . Bom, antes eu sentia tipo pausas nos batimentos cardíacos, mas passaram e eu não senti mas, até porque a ansiedade tinha melhorado . mas recentemente minha ansiedade voltou, e essas pausas rápidas de 1 segundo, se eu ando, ou faço algum exercício eu as sinto frequente mente . isso tem haver com a ansiedade ?

    Post a Reply
  4. Boa noite Dr., gostaria de parabeniza-lo pelo site e dizer que sempre leio os seus post.

    Tenho 30 anos e sofro de síndrome do pânico. Numa das crises fui ao cardiologista e descobri que tenho PVM e regugitacao mitral leve. O médico disse pra eu não me preocupar, que provavelmente eu nasci com isso e que isso não passa de uma variação da normalidade, disse vida normal.
    Mas, a uns meses tenho sentido umas batidas diferentes no meu coração, ou melhor, contando a pulsação percebo que pula uma batida. Isso acontece quando estou muito ansiosa ou muito cansada, percebi também que acontece sempre quando o meu nariz está muito entupido, quase sem passar ar nenhum e quando vejo que veio essa pausa começo a respirar pela bolacha e tudo
    Normaliza.
    Gostaria de saber se o nariz trancado tem alguma relação com essa pausa no batimento cardíaco? Fui no neurologista e ele fez Eletro no qual deu depressão e ansiedade, estou tomando rivotril e pristq, pois ele afirma que o que eu sinto no coração e mais emocional do que físico.
    Estou perdida, porque as vezes acho que o neuro tem razão, mas basta eu ter essas pausa no batimento que já me desespero e quero procurar o cardiologista de novo!!!
    Essas pausas são perigosas?? Pode haver alguma relação com a minha dificuldade de respirar pelo nariz?

    Post a Reply
    • Ei, Vanusa.
      As pausas são as queixas mais comuns…
      Se forem provenientes das extra-sístoles, não são perigosas.
      Confie nos seus médicos.
      Abraços.

      Post a Reply
  5. Olá,

    Sito meu coração tremer…é uma sensação horrivel e logo em seguida tenho um tosse seca. Ultimamente todos os dias eu sinto algum sintoma diferente, parece que tem ar dentro dele…outras vezes ele bat uma vez super forte, não consigo mais ter uma vida normal… 🙁

    Post a Reply
  6. Ola doutor acabei de chegar de uma avaliação clínica fui mostrar o meu exame do coração para o clinico e o meu resultado foi c 2 arritmia sinusal aqrs70 graus frequencia 68 bom a minha duvida e posso morrer a qualquer hora com este resultado doutor?

    Post a Reply
  7. Olá, eu tenho 52 anos e depois da morte de meu pai há 20 anos passei a ter episódios de pânico que demorou muito a ser identificado como tal. Com tratamento melhorei quase que totalmente mas então em 2008 minha mãe faleceu de cancer e eu voltei a ter pânico tendo até de ser internada e fazer sonoterapia. Melhorei um pouco mas nunca mais meu emocional foi o mesmo, tenho uma ansiedade crônica e de uns meses para cá tenho notado que meus batimentos cardiacos estão diferentes. De repente, do nada eu sinto aceleração dos batimentos que de 80 vai para 110 e esta percepção me deixa mais ansiosa ainda. Também a noite quando deito, especialmente do lado esquerdo ouço meu coração batebdo, algo que não acontecia antes. As vezes parece que ele bate dentro do meu ouvido. Sou hipertensa e tomo losartana 50 mg 2X dia. Antes eu tomava atenolol pela manhã e Losartana à noite mas o atenolol me deixava hipotensa demais e eu sentia muita tontura, parece que meu coração batia muito pouco e com batidas muito fortes. Há pouco tempo foi descoberto que eu tenho sopro, fiz uma ecocardiografia mas foi dito que não é nada grave, que é um sopro de “estilo”, não sei o que é isto. Consultei uma médica clinica geral e ela me disse que o meu problema é a ansiedade e que é ela que gera todo este tipo de reações. Estou tomando Bupropiona há um mês mas ainda tenho muita ansiedade, pensamentos obsesivos de que vou ter um infarto ou um derrame e as palpitações ainda continuam. Sinto inclusive uns espasmos estranhos que parecem começar na garganta e descem pelo esôfago, parece que toda a musculatura desta região se mexe.Já fiz raio X com contraste de bario para ver se eu tinha esofago saca-rolha mas não apareceu nada estranho. Fiz esta semana uma endoscopia e não foi detectada nenhuma anormalidade no meu esofago, nem hérnia de hiato, apenas uma gastrite. Isso me incomoda muito, minha vida virou um inferno porque eu não gosto nem de sair de casa com medo de ter um tréco. As contrações pioram quando acontece alguma coisa desagradável que me deixa preocupada ou muito ansiosa. O que causa esta palpitação e estas contrações tem a ver com isto? À propósito, tenho nódulos na tirepoide e faço acompanhamento anual, eles não cresceram desde que foram detectados há uns 4 anos, minha TSH as vezes está normal e as vezes levemente alterada,o endocrinologista não achou necessario medicação. Estou entrando em Menopausa. Pode ter alguma influencia sobre todas estas alterações?

    Post a Reply
    • Olá,
      A tireóide alterada altera o corpo inteiro.
      Alguns medicamentos causam efeitos colaterais e palpitações… portanto, é bom consultar o seu médico para ele ver a melhor opção para você.
      Abraços.

      Post a Reply
  8. Bom dia, Me ajuda
    Já fia eco, eletro, holter e exame de sangue. Acusou apenas colesterol 253 (alto), mas meus batimentos oscilam entre 105 a 120, e a pressão entre 9 x 6 ou 12 x 8. O que eu faço, tomo olcadil e sertralina .. me ajuda

    Post a Reply
    • Olá, Viviane.
      Seria bom procurar o seu médico para ele decidir o que você deve usar.
      Leve uma vida saudável.
      Abraços.

      Post a Reply
  9. Acabei de sentir uma pausa nos batimentos seguido de um aumento de freqüência cardíaca acredito eu por causa do susto. Não é algo comum de eu sentir essa sensação.

    Post a Reply
  10. Tenho taquicardia desde os 10 anos de idade. Na época, fui ao médico, ele fez apenas um eletro e disse que estava tudo bem, que eu era uma criança estressada. As taquicardias nunca passaram, mas eu fui aprendendo a lidar com elas… respirava fundo e logo elas passavam. Mas, de uns tempos pra cá (hoje tenho 26 anos), parece que a forma que elas acontecem mudou: meu coração dá um “pulo”, dispara, fica disparado por uns minutos, dá outro “pulo” e volta ao normal, assim, DO NADA. Antigamente, ele ia voltando ao normal aos pouquinhos, e não assim de uma hora pra outra. Vou ao médico, mas ando muito assustada. O coração disparar e voltar ao normal do nada – e não aos pouquinhos – é perigoso? Minhas chances de ter uma arritmia grave são mais elevadas? Sempre acho que vou infartar.

    Post a Reply
  11. Eu tenho sindrome do panico, sou bastante ansiosa. Sinto as palpitações em espaços de tempos bem diferentes.

    Fiz dois Holter, todos deram ok.

    Quando tenho palpitação, sinto que meu coração da uma fallhada, bate uma vez a mais.

    Doutor, isso é problema de coração? Corro risco????

    Post a Reply
  12. Olá Dr. Meu coração fica tremendo quando eu me deito e logo depois de eu deita
    O meu coração fica
    Tremendo muito forte
    Que até meu corpo treme todo
    E sinto uma dorzinha no peito.

    Post a Reply
  13. Olá… Eu tbm sinto isso.. coração acelerado palpitação !. Mas quando vou no hospital ele volta bater o normal..fiz eletro umas 4 vezes e uma vez o eco.. deu tudo normal… O que pode ser então?

    Post a Reply
  14. Comecei a ter palpitações desde os meus 21 anos já ouve tempo de eu não sentir quase nada. Mais tem tempo que me incomoda bastante. Dirrepente sinto um pulsar dentro do peito que parece que alguma coisa vai sair pra fora, sinto mais quando tenho um estresse. Já passei em um cardiologista ele passou uns comprimidos e melhorei. Mais parei o tratamento. Sinto que preciso novamente desses comprimidos…. Tenho medo de ter uma parada cardíaca

    Post a Reply
  15. Olá Dr.Estou sentindo umas palpitações que vem e vão a algumas horas pode ser perigoso? Pode ocasionar taquicardia?

    Post a Reply
  16. chega a ser óbvio que o prolapso de valva mitral em qualquer nível leva o coração com o tempo a desenvolver essas extras, eu não tinha isso, mas já tinha prolapso, segundo o médico nem deveria considerar como um prolapso, hoje aos 31 anos estou passando maus bocados com essas extras, a impressão é que as valvas estão fechadas e alguém aperta meu coração com a mão e o sangue não tem para onde escapar, desenvolvo softwares, hardware e me considero muito inteligente ao ponto de perceber que meu coração está a desenvolver novas células de marca passo, talvez porque as antigas já estão desgastadas de tantas taquicardias no passado causadas por ansiedade, o que importa é que essas novas células estão tentando assumir o comando, mas as antigas continuam a funcionar.. ai vira essa @###!!@ na eletrônica e na informática as respostas são simples e lógicas, acredito que no corpo humano devem seguir o mesmo padrão, infelizmente não disponho de equipamentos para tentar entender esse complexo sistema, mas discordo que isso seja um mero transtorno de ansiedade, isso está ligado a reprogramação celular, substituição etc… se esse problema parar acredito que as novas células terão assumido definitivamente o comando ou então desistiram rs.

    Post a Reply
    • Ei, Fábio.
      As células cardíacas não ficam sendo “trocadas” de tempos em tempos…
      Ansiedade (uma dos fatores precipitantes) gera mais adrenalina que acelera o coração… Cria-se, então, focos hiperestimulados que criam essas extra-sístoles…
      Há outras causas, também.
      Abraços.

      Post a Reply
  17. Doutor a alguns dias sinto umas palpitações quando eu fico muito tempo em Pe quando faço as coisas dentro de casa do nada meu coração começa bater forte mais isso e coisa de 3 segundos e volta ao normal ah poucos dias fui diagnosticada com síndrome do pânico essas palpitações acontece mais quando estou ansiosa com medo e preocupada as vezes eu estou normal mais quando eu começo a pensar começa a palpitação e como si meu corpo reagisse ao que eu penso.
    Fico preocupada pq meu pai faleceu de coração com apenas 58 anos mais ele não si cuidava não ia ao médico tinha diabetes e consumia muita calorias e estava acima do peso.
    Não quero acabar igual ele mi preocupo porque sou tão Nova tenho 21 anos e sinto medo de ser refém de uma doença no coração quero muito ser uma pessoa saudável sem problemas.
    Ah mais ou menos 1 ano atrás fiz um eletrocardiograma o doutor disse que deu uma arritimia ele só mi falou isso e mais nada não explicou oque era e eu nem sabia oque era arritimia passei com uma cardiologista ela olhou minha frequência cardíaca mi examinou e perguntou si eu tinha certeza que o medico disse que eu tinha arritimia eu disse que sim ela disse passou vários exames pra fazer mais ai não fiz pq sus ja sabe como e agora estou esperando meu cartão do plano de saúde chegar pra fazer outro checape geral.
    Mesmo assim tenho medo não quero morrer sou muito Nova

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Síndrome do Pânico e palpitações… | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] 2 – Os sintomas de palpitação podem variara bastante… e serem de vários tipos – veja aqui. [...]
  2. Extra-sístoles e suas “temidas” pausas compensatórias… | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] outras manifestações das extra-sístoles que já descrevi em dois posts anteriores (neste e neste outro); mas as PAUSAS são…
  3. Arritmia sinusal e suas consequências na vida diária… | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] geral, não! Entretanto, alguns pacientes podem sentir palpitações. Leia mais sobre arritmias neste [...]
  4. Efeito rebote… de quê se trata? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] betabloqueadores são muito comuns. Eles são utilizados para tratar pressão arterial elevada e arritmia (as famosas extra-sístoles). Mas o…
  5. “Palpitações! Quando vão melhorar, meu Deus!” | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] Vamos dividir e não fazer confusões. Extra-sístoles é uma coisa e Palpitação é outra! Palpitação=sintoma de [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!