Olá doutor, a minha pergunta é a seguinte: tenho transtorno fobico ansioso e fui fazer o eletrocardiograma. Chegando a clinica a minha pressao estava 11×8,mas qnd entrei p fazer o eletro fiquei em panico e meus batimentos estavam 120 por min e a pressao 14×8. O resultado do eltreocardiograma deu: alteraçoes difusas da repolarização ventricular, bloqueio do ramo direito, ritmo sinusal, saoqs 60º, fc:120por min. Queria saber se o estado em q me encontro(o emocinal) pode contribuir pra que apareça essas alterações descritas.obrigada

Olá, Betãnia.

Sua pergunta é interessante e temos que descrevê-la com calma:

1 – Pânico/Ansiedade gera uma relação de alerta no organismo que libera adrenalina e esta acelera o coração. Assim, os 120bpm não são de se assustar… isso ocorre com muita frequência no consultório.

2 – Alterações difusas da repolarização ventricular: não costuma ser problema… mas dê uma olhada neste post para entender melhor.

3 – Uma elevação transitória da pressão não é de se preocupar – é a famosa Hipertensão do jaleco branco (quando a pressão só fica elevada no consultório ou em ambientes hospitalares).

4 – Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração e o sqrs está normal.

5 – Bloqueio do ramo direito: esta, seu médico precisará avaliar melhor, pois pode ser uma alteração que justifique uma atenção maior (pode… não disse que é…). É importante avaliar. Mas, não foi o seu estado emocional que provocou isso.

Concluindo:

O estado emocional e a ansiedade contribuiram para acelerar seu coração e elevar um pouco a sua pressão arterial.

A propósito: sua pressão voltou ao normal? quanto que ela está, agora?

Abraço.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!