Pânico e suas relações com o coração.

Olá doutor, a minha pergunta é a seguinte: tenho transtorno fobico ansioso e fui fazer o eletrocardiograma. Chegando a clinica a minha pressao estava 11×8,mas qnd entrei p fazer o eletro fiquei em panico e meus batimentos estavam 120 por min e a pressao 14×8. O resultado do eltreocardiograma deu: alteraçoes difusas da repolarização ventricular, bloqueio do ramo direito, ritmo sinusal, saoqs 60º, fc:120por min. Queria saber se o estado em q me encontro(o emocinal) pode contribuir pra que apareça essas alterações descritas.obrigada

Olá, Betãnia.

Sua pergunta é interessante e temos que descrevê-la com calma:

1 – Pânico/Ansiedade gera uma relação de alerta no organismo que libera adrenalina e esta acelera o coração. Assim, os 120bpm não são de se assustar… isso ocorre com muita frequência no consultório.

2 – Alterações difusas da repolarização ventricular: não costuma ser problema… mas dê uma olhada neste post para entender melhor.

3 – Uma elevação transitória da pressão não é de se preocupar – é a famosa Hipertensão do jaleco branco (quando a pressão só fica elevada no consultório ou em ambientes hospitalares).

4 – Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração e o sqrs está normal.

5 – Bloqueio do ramo direito: esta, seu médico precisará avaliar melhor, pois pode ser uma alteração que justifique uma atenção maior (pode… não disse que é…). É importante avaliar. Mas, não foi o seu estado emocional que provocou isso.

Concluindo:

O estado emocional e a ansiedade contribuiram para acelerar seu coração e elevar um pouco a sua pressão arterial.

A propósito: sua pressão voltou ao normal? quanto que ela está, agora?

Abraço.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

16 Comments

  1. Doutor, os sintomas do infarto em mulheres é o msm sentido pelos homens?
    Abraço!

    Post a Reply
  2. Dr. Tenho trantorno do panico.. Sou mto ansioso e esstresado. Estava trabalhando quando começei sentir aquele mau estar… So q antes a alguns dias atras ja estava mto esstressado e ancioso.. Quando tive uma crise… Ai deu aquele disispero… Fui no ambulatorio medir a pressao… Resumindo… Estava 13.9 e os batimentoa 120…. Mais logo voltou ao normal… Depois de ums tres dias ela estava 14.10… Mais logo voltou ao normal…. Parei de fumar antes de todo esse episodio a qual tou contando… Sera que foi devido eu ter parado de fumar? Pq agora tenhu medo de come.. E a pressao subir…

    Post a Reply
    • Olá,
      Parar de fumar NUNCA atrapalha o coração, só ajuda.
      Tente reduzir o estresse e melhorar sua vida, com atividades físicas…
      Não pense que a pressão arterial irá subir… pense que ela vai ficar normal… Evite pensar no pior, ok?
      Abraços.

      Post a Reply
  3. Dr, primeiro gostaria de parabenizá-lo!! Me encaixei perfeitamente nas descrições acima… Basta entrar no consultório para fazer o eletro que meus batimentos chegaram à 110bpm… A pressão pelo menos ficou normal 12X8… A médica disse que era “taquicardia sinusal”, mas que não havia nada de anormal. Minha dúvida é a seguinte… Mesmo tendo essas “crises” de ansiedade no consultório, caso haja algum problema no coração, ainda sim é possível identificá-lo estando ansiosa? Ou isso pode “mascarar” alguma doença?
    Obrigada!!

    Post a Reply
  4. Dr. Leonardo
    Boa tarde tenho PVM sem regugitação, faço uso do Selozok 25mg uma vez ao dia, e o alprazolan 0,5 mg caso ansiedade, porem de uns meses anteriores até a presente data, foi constatada em mim um começo de depressão e foi receitado a Setralina 50mg uma vez ao dia, mais por ler a bula do selozok diz que é necessário um cuidado ao tomar associado com a setralina, gostaria de saber se tem algum problema começar o tratamento ou pode piorar o meu caso?

    Post a Reply
    • A sertralina tende a causar arritmias, o uso não é indicado, tente optar por venlafaxina ou oxalato de escitalopram que são atidepressivos mais modernos 🙂

      Post a Reply
  5. Dr. Leonardo
    Deus te proteja e que o Senhor continue ajudando e tirando as nossas duvidas de uma maneira simples e nos deixando atentos para cuidarmos do nosso coração, sem pânico e de forma psicose.
    kkkkk.Muitos profissionais da sua área deveria seguir o seu exemplo.Explicar sem os termos técnicos que muitas vezes nos assusta..

    Post a Reply
  6. meu coração acelera DO NADA ESMO ESTANDO DESCASADA E CALMA, MEUS EXAMES DERAM NORMAIS E MEU CORAÇAO NAO MIM DEIXAM EM PAZ, DR MIM AJUDA TENHO MUITO MEDO MEU CORAÇAO ESTA HA 120 QUASE TODOS OS DIA, ESTOU TOMANDO LORAZEPAM E UMA VITAMINA, TENHO 26 ANOS E JA SOFRO ISSO A CINCO MESES FALTA DE AR E TONTURA

    Post a Reply
  7. o meu ECG de resultado disturbio inespecifico de repolarização ventricular pelos achado na internet dizem para não me preocupar mas já tenho 55 anos e tenho sopro que chamam de inocente e numa recente tomografia de torax deu discretas calcificações na crossa aortica vou levar os resultados ao medico mas devo fazer outros exames para comprovar tudo e tirar totalmente as duvidas;

    Post a Reply
  8. meu coração acelera DO NADA ESMO ESTANDO DESCASADA E CALMA, MEUS EXAMES DERAM NORMAIS E MEU CORAÇAO NAO MIM DEIXAM EM PAZ, DR MIM AJUDA TENHO MUITO MEDO MEU CORAÇAO ESTA HA 110 QUASE TODOS OS DIA, ESTOU TOMANDO LORAZEPAM E UMA VITAMINA, TENHO 35 ANOS E JA SOFRO ISSO A 2 MESES FALTA DE AR E TONTURA ALEM DO MAIS MINHAS VEIAS FICAMPULANDO A DA FONTE E PERNAS E BRAÇOS!

    Post a Reply
    • Olá, Cristiane.
      Procure o seu médico e faça uma avaliação com ele.
      Conte-lhe todas as suas queixas… Será melhor.
      Abraços.

      Post a Reply
  9. Dr tive um pico de 180 bat e fui encaminhandoa pra emergência no momento foi feito um ecg e o resultado foi bloqueio do ramo direito de 2 grau sugestivo de sobrecarga de atrio esquerdo o que significa isso

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!