Perder peso no começo da vida pode reduzir o risco de diabetes

Pessoas jovens e obesas que perdem peso quando jovens têm um risco significativamente menor de desenvolver diabetes tipo 2. Um estudo britânico, publicado na revista “BMJ Open”, mostra que homens que eram obesos quando mais jovens e com peso normal na meia-idade tinham risco de diabetes comparável ao de pessoas que sempre estiveram no peso normal.

Perder peso

Perder peso

Perder Peso quando Jovem – é o ideal!

Cientistas da St. George’s University of London avaliaram dados de quase 5 mil homens. Os dados vieram de registros do serviço militar dos homens quando tinham 21 anos de idade, de memórias pessoais e de pesquisas de acompanhamento 30 anos depois. Foi examinada a associação entre IMC alto e baixo com diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio.

Um IMC alto aos 21 anos de idade não tinha relação com uma maior incidência de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco aos 50 anos. Um IMC mais alto tanto na juventude, quanto nos anos seguintes, foi associado a uma maior incidência de diabetes. Se o IMC aos 21 anos fosse alto, mas na faixa normal aos 50 anos, a probabilidade de desenvolver diabetes ou uma doença cardiovascular não era maior do que em indivíduos que sempre mantiveram o peso normal. Um IMC alto aos 50 anos de idade, como era de se esperar, estava associado a um maior risco de diabetes, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

“Porém, efeitos de massa corporal precoce parecem ser reversíveis com subsequente perda de peso”, concluiu o autor do estudo Christopher Owen. “Esses achados têm importantes implicações na prevenção do diabetes tipo 2, principalmente em adultos mais recentes com altos níveis de obesidade.”

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!