Pergunte!

Olá, Iremos direcionar esta página para o Facebook, em nossa FanPage… Esta página estará disponível por um período para receber sugestão de posts e algumas conversar, mas logo logo, estaremos direcionando todo o fluxo e conversas para a nossa página no Facebook. Nela, você poderá participar, publicar no mural, fazer perguntas e interagir de uma forma mais ágil.

Importante – Consulta é com o seu médico de confiança, ok?

“Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina, estaremos modificando este blog para torná-lo melhor para você. Não responderemos perguntas diretamente… e as entenderemos como sugestão de postagens. Sua participação é importante para nos direcionar para posts e temas que gostariam de obter informações.”

Não tem conta no Facebook? É simples, basta clicar aqui e criar uma senha e já pode particopar.

Para fazer a sua pergunta ou esclarecer uma dúvida, use o formulário de comentários abaixo. As respostas estarão disponíveis mesma página ou em um post/artigo.

Volte para conferir.

“O conteúdo da resposta não deve substituir, em hipótese alguma, uma consulta médica convencional”.

“Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina, estaremos modificando este blog para torná-lo melhor para você. Não responderemos perguntas diretamente… e as entenderemos como sugestão de postagens. Sua participação é importante para nos direcionar para posts e temas que gostariam de obter informações.”

“Este serviço não é destinado a prestação de consultas médicas pela internet”

Obrigado!

870 Comentários

      • irani

        Dr leonardo eu estou com dores muito forte nos ossos nas pernas nos ante _braços as vezes da ansia de vomito e deu suor frio

        Responder
        • Leonardo Alves

          Olá, Irani
          Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
          Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
          Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
          Grande abraço.
          https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
          Leonardo.

          Responder
    • Pamela Pereira dos Santos

      Eu gostaria de saber qual e a solução para um pessoa com bloqueio divisional Antero Superior Esquerdo

      Responder
    • Rosamar Ferrera

      Dr.eu tenho tendinite cronica supraespinhal e nos dois braços,sinto muita dor e a algum tempo ando sentindo uma dor muito forte no peito do lado esquerdo na parte de cima,a dor vai até perto das axilas,sinto um mal estar que parece que vou desmaiar e sinto ardencia tambem,será que isso acontece por causa da inflamação dos tendões?

      Responder
      • manoela

        bom dia doutor, meu nome é Manoela e meu pai morreu de infarto quando eu tinha 14 anos aos 16 começei a sentir fortes dores no peito fiz eletrocardiograma e nao deu nada, o medico pediu até mamografia e nada logo depois fui num psiquiatra e ela disse que eu estava com TAG ( transtorno de ansiedade generalizada) aos 19 quando eu ja estava quase tendo alta minha mãe faleceu de avc e hoje sinto dores de cabeça como se fosse me dar um tambem,e a dor no peito ainda continua, sexta passada senti um calor q ia dos pés a cabeça, e uma dormencia na mão,e logo meu estomago ficou ruim, vc acha q isso é o meu psicologico que esta abalado e não consegue superar a perca dos meus pais. Hoje tenho 22 anos e gostaria q me respondesse com sinceridade. obrigaga

        Responder
        • JACKSON

          ISSO COM CERTEZA É DE FUNDO EMOCIONAL!! FAÇA EXAMES PARA DESCARTAR QUALQUER PROBLEMA FÍSICO.

          Responder
    • Julio Cezar

      Estou com alguns sintomas, e gostaria de saber se o senhor pode me ajudar ?
      Os sintomas são : Dores nos ossos, as vezes na barriga, ansia de vomito, dor de cabeça, febre e pressão baixa..

      Responder
      • Priscila Alves

        Doutor, meu namorado acordou asustado e logo depois desmaiou e bateu com a cabeça, e ficou tremendo batendo se batendo no chão. Queria saber se pode ser inicio de epilipsia!

        Responder
    • Acacio

      tenho pressao 10×8
      e tenho uma dor no peito e nos braços isso pode ser enfarto

      Responder
    • monica

      eu tenho 44 ano nao tinha nada a gora tenho passado mal quase todos os dias comesa esquentando dentro de min parece que vou cair eu tenho asensassao que eu vou cair hoje ela foi 19/08 a minha pressao e 12/08 o medicao disse que e emocional que devo tomar meu medo e passa mal na rua tenho uma filha pequena que presizar de minh

      Responder
    • Kássia

      Olá Dr Leonardo !
      Ano passado tive uma arritimia , e fiz alguns exames como de sangue e ecocardiograma .
      No dia da consulta , minha pressão foi medida e estava 14/8 , na mesma hora fiz um eletrocardiograma que deu normal. O médico ( cardiologista ) passou um medicamento para reduzir a pressão e evitar arritimias . Foi o atenolol que tomei durante 3 meses , um comprimido ao dia . Depois que voltei para uma consulta ( tomando o remédio ) minha pressão estava em 10. Em acordo com o médico fui reduzindo o remédio aos poucos , hoje não tomo mais . Gostaria de saber se sou hipertensa com esses valores . De 14/8 caiu para 10 com a medicação.

      Responder
  1. Leonardo Alves

    Por Cida Couto, no Yahoo Respostas. O remédio de pressão DIUBLOK pode ser tomado só de vez quando?
    Uma cardiologista disse que eu podia tomar só quando me sentisse muito nervosa,pois no inicio ele abaixava minha pressão para 10 por7 já que antes de toma-lo ficava em volta de 13 ou 14 x 9. sempre soube que remédio de pressão a gente não pode parar de tomar. Fui em clinico e ele disse que tenho que tomar sempre o remédio. Não me sinto bem com esse remédio pois ele abranda os batimentos cardíacos e sempre acordo cansada. OBs: Agora minha pressão estabilizou em 11×7 mais se eu reduzir muito o sal ela cai para 10×7 e não me sinto bem. Não sei se sigo o que a cardiologista falou ou medico clinico. O que faço??

    Veja a resposta: http://sopronocoracao.wordpress.com/2011/10/19/o-remedio-de-pressao-diublok-pode-ser-tomado-so-de-vez-quando/

    Responder
  2. Leonardo Alves

    Por Maressa, via Yahoo Respostas
    Já tenho opinião médica… mas quero a opinião dos amigos que entendem disso aqui…?
    Pessoal,
    Fiz exame de TSH e deu 8,2 Ou seja… Hipotiroidismo.
    Fui no endócrino e 10 dias depois o valor tinha caído para 3,5 e T3 e T4 normais…Não tenho anemia…Ultrasom da Tireoide noremal.

    Não havia tomado nenhum medicamento e não entendo essa variação… o que poderia ser???
    Alguma segunda opinião
    Obrigada

    Veja a resposta:
    http://sopronocoracao.wordpress.com/2011/10/19/opiniao-sobre-tsh-que-deu-82-e-depois-de-10dias-foi-para-35/

    Responder
    • Juliana

      Boa tarde, Dr. Leonardo! Estou meia perdida, minha pressão arterial sempre esta em 12×8, mais o que esta me preocupando são meus batimentos cardiacos sempre estão variando já chegou até 100bpm … Queria saber se é normal, pois fui no meu médico e ele me receitou um tranquilizante, pois me disse que isso é nervoso.. Queria saber se é normal…
      Obrigada Doutor!
      Juliana Sartori

      Responder
  3. Cida Couto

    Boa noite, Dr. Leonardo! Estou meio perdida,na verdade com receio de continuar tomando o Diublok,justamente por ele abrardar os batimentos cardiacos e ás vezes, minha pressão cai para 10×7,porém quando estou agitada permanece em 11×7. A cardiologista mandou eu retirar todo sal e reduzir o café ou suspender de vez. Não tirei todo o sal da comida mas estou controlando. Dr. Tem um remédio que não reduza tanto os bbatimentos e controle a pressão? Ou melhor um que não seja tão forte,com tantos efeitos colaterais?
    Obrigada Doutor!
    Cida Couto

    Responder
  4. Leonardo Alves

    Por Simone, no Yahoo Respostas:
    FOLHETOS FINOS,CALCIFICAÇÃO DO ANEL VALVA…?
    ISSO ESTÁ ESCRITO NO EXAME DO MEU MARIDO, O QUE SIGNIFICA?
    SECUNDÁRIOS A ALTERAÇÕES FIBRODEGENERATIVAS.
    9 horas atrás – 4 dias restante(s) para responder. Denuncie
    Detalhes Adicionais
    Conclusão do laudo;
    > Hipertrofia concêntrica do VE de grau importante em fase descompensada.
    > Disfunção sistólica do VE de grau discreto.
    > Disfunção diastólica de VE de grau discreto.
    > Hipertensão arterial pulmonar de grau moderado.
    > Insuficiência mitral de grau discreto
    > Presença de discreto derrame pericárdio.

    Veja a resposta neste post:
    https://sopronocoracao.wordpress.com/2011/10/20/duvidas-sobre-laudo-de-ecocardiograma-folhetos-finos-e-alteracoes-fibrodegenerativas/

    Responder
  5. Leonardo Alves

    É normal sentir o coração bater dentro de você ?
    Eu ando sentindo meu coração bater muito forte dentro de min, sem encostar a mão no peito, ele bate muito forte quando eu me levanto da cadeira ou faço algum esforço…
    Eu fiz um ecocardiograma e ainda não levei para o médico e as únicas partes que não vinham escrito normal, eram VÁLVULA AÓRTICA: Folhetos espessados. VÁLVULA MITRAL: pequeno prolapso ao bidimensional. Alguém sabe se isso normal?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Normal, não é. Em qualquer idade, não é normal sentir batimentos/palpitações no coração.

      Por outro lado, é comum isso ocorrer.
      Fatores que contribuem para as palpitações/batimentos ocorrerem: estresse, cafeína, refrigerantes à base de cola em excesso, insõnia, dentre outros fatores….

      Existem doenças que manifestam-se com palpitações e batimentos e é interessante você consultar um cardiologista, sim.

      O espessamento da valva aórtica é normal. E o prolapso pode justificar a palpitação/batimento do coração. Mas LEVE O RESULTADO PARA SEU MÉDICO.

      Veja o link origital no Respostas: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An3pDHBrcP3.ClAxHoQfD6PI6gt.;_ylv=3?qid=20111024135330AAm8eD8

      Responder
    • Giselda Eisfeld

      Não tenho palpitação e as batiidas não param nenhuma vez num minuto , no dia batem 70 por min e a noite 54 , tenho 57 anos e tomo remedio para controlar a pressão e antedepressivos ,sou uma pessoa que me movimento bastante e não tenho nenhum canssaso, me responda por favor, a minha duvida e so com as batidas da noite

      Responder
  6. Leonardo Alves

    Minha mãe é hipertensa mas a pressão dela ainda não se estabilizou.?
    Minha mãe tem dificuldade de controlar a pressão, mas ultimamente , aparentemente a pressão estava “controlada” porém hoje minha mãe teve uma queda brusca de pressão. Ficou tremendo, tonta . corri com ela para o hospital assustada . mas quando cheguei lá a pressão dela estava controlada 12/6. Me ajude pq minha mãe é teimosa e acha que quando a pressão está baixa e sinal de coisa boa.
    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ao1vbSeUF5lwDniYGGmy0AzI6gt.;_ylv=3?qid=20111024170051AAbfK58

    Responder
  7. Leonardo Alves

    Olá, Oscilações na pressão arterial é comum durante o tratamento dos hipertensos e, definitivamente, isso não é uma boa coisa, como sua mãe acha.

    A queda da pressão se chama HIPOTENSÃO ARTERIAL e pode ser causada por vários fatores, desde o uso exagerado de medicações, medicações em excesso prescritas pelo médico (para o momento atual do paciente) ou efeito exagerado de uma medicação.

    Sobre a “teima” de sua mãe, isso não é bom.
    Coloquei um video no blog Sopronocoracao que explica muito bem sobre hipertensão arterial e os cuidados que devemos tomar, acho que ela vai gostar (e você também).

    Veja os videos explicativos neste link (http://sopronocoracao.com/videos/)

    Responder
    • david

      ai tou com uma tontura tenho 13 anos dor no peito e na cabeça isso e imfarto?

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, David,
        Acho que não, e torço por isso.
        A tontura incomoda bastante e é bom procurar um clínico/cardiologista para lhe avaliar.
        Grande abraço.

        Responder
    • zilmara

      machuquei o seio o que devo tomar pra alivia a dor?

      Responder
  8. fabíola

    Olá doutor!
    Fiz o Ecodopple e o resultado deu:
    – valva mitral apresenta discreto espessamento de seus folhetos.
    – Regurgitação mitral leve
    – Regurgitação tricúspide discreta

    como minha consulta ainda vai demorar, estou ansiosa para entender o que significa isso. Você pode me ajudar?
    Obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Fabíola.
      Pergunta interessante, pois é uma dúvida frequente de vários pacientes:

      1 – “discreto espessamento” é algo comum que ocorre nas valvas do coração. Significa isso mesmo, estão espessadas, ligeiramente mais “grossas” que o habitual. Conforme está descrito, está relacionado ao envelhecimento natural do coração e NÃO tem relação com doenças – NÃO é uma doença.

      2 – Regurgitação mitral leve: A valva mitral é o sistema de regulação do fluxo de sangue que ocorre entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A valva abre para o sangue passar (do átrio para o ventrículo) e fecha para o sangue não voltar (do ventrículo para o átrio), ou seja para não REGURGITAR. Acontece, que o fechamento NÃO é completamente hermético e o não ocorre um ISOLAMENTO total do refluxo/regurgitação do sangue. Assim, quase sempre (85% ou mais das vezes) um pequeno refluxo/regurgitação acontece. O refluxo pode ser classificado em grau leve, moderado ou importante. Quanto menor (em grau leve) mais benigno e sem repercussão sobre o seu corpo.

      3 – Regurgitação tricúspide leve: é a mesma coisa que ocorre na valva mitral, só que do lado direito do coração, entre o átrio e o ventrículo direitos. Também é algo benigno e representa algo tão comum que é NORMAL.

      Não deixe de consultar o seu médico. Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
    • Giselda Eisfeld

      Eu queria saber o que e brugada

      Responder
  9. Philipe Alexandre

    Doutor,
    Séria ótimo se o senhor me ajudasse pois esta dúvida esta me prejudicando.
    Tenho 19 anos, não bebo, não fumo, taxa de colesterol normal, não possuo hipertensão nem sou diabético. Parece que está tudo normal, mas sinto palpitações (como se o coração fosse pular do peito) onde o coração dá um pulso forte momentaneamente e em seguida volta ao normal, raramente sinto formigamentos no tórax, pressão no peito, pontadas neste mesmo local e taquicardia. Isso ocorre normalmente quando venho do colégio e assisto televisão deitado. Quando ocorrem esses sintomas eu tento arrotar, as vezes sai forte, mas mesmo assim, as dores continuam.
    Fiz eletrocardiograma e ecocardiograma, e não acusou nada. Mas no momento que os fiz, não sentia nada.
    Pode ser algo sério? Tenho medo de que eu tenha algum problema cardiovascular.
    Agradecido

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, obrigado pelo sua participação.

      O que você sente é uma PALPITAÇÃO, que é a manifestação clínica (o sintoma) de uma arritmia cardíaca.

      Arritmia cardíaca é assim mesmo! Às vezes, difícil de diagnosticar, pois o paciente sente mas, no momento da consulta ou dos exames, este sintoma não aparece e o médico não consegue descobrir qual tipo de arritmia é.

      Veja bem, ocorrem cerca de 120.000 batimentos por dia. E alguns pacientes conseguem perceber (sentir a palpitação) quando ocorre um único batimento fora do normal (a extra-sístole).

      Como então devemos fazer?
      1 – Primeiro, como médico TORCER para que no momento do eletrocardiograma este batimento/palpitação ocorra para que possamos dizer ao paciente qual tipo de arritmia ele tem.

      2 – Fazer os exames conforme o seu médico fez!
      Com os exames normais, como você diz que estão, MUITÍSSIMO PROVAVELMENTE esta arritmia é benigna e não trará maiores problemas na sua vida, exceto pelo sintoma (que, algumas vezes é muito ruim)

      3 – Se a dúvida do médico persistir, o HOLTER é um exame que executa um eletrocardiograma durante todo o dia e PODE “pegar” a ocorrência deste ou de outros batimentos alterados… eu disse PODE, pois, dependendo da frequência de aparecimento, até mesmo um holter de 24 pode não detectar.

      Como, então, você fica?
      a) saiba que seu coração (conforme disse) é normal.
      b) a adrenalina, o estresse excessivo, situações de angústia e até alimentação (como excesso de cafeína e estimulantes) pode causar/provocar/aumentar a ocorrência destes sintomas.
      c) relaxe um pouco!
      d) Se ficou alguma dúvida, volte ao seu médico e peça orientações para ele.
      e) não costuma compensar e ficar fazendo exames demais no paciente pois, algumas vezes, realizamos exames em demasia para não encontrar nada, nenhuma doença que mereça tratamento medicamentoso ou outro tipo.
      f) os sintomas de palpitação podem desaparecer espontaneamente – e é o que costuma acontecer.

      Grande abraço.

      Leonardo.

      Responder
      • Fábio Gomes de Souza

        Eu passei por isso durante uma depressão que eu tive, no holter apareceram somente 6, e mesmo assim as sentiu, algumas pessoas tem centenas por dia e nem sentem como o meu próprio médico kkk… mas sumiram os sintomas conforme minha mente se estabilizava, somente em dias muito stressantes sinto algumas!! Abraços e relaxa!!!

        Responder
        • Leonardo Alves

          Olá, Fábio.
          Ótimo! Bom que tenha emitido essa sua opinião no blog.
          O estresse é terrível.
          Abraços.

          Responder
  10. Camila Rafaela

    Dr Leonardo,

    Meu nome é Camila tenho 26 anos o que significa Arritmia cardíaca não especificada? Quer dizer que estou com suspeita ou que eu tenho arritmia pois ele me receitou metoprolol.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Camila.
      Obrigado por sua participação.

      Existem diversos tipos e classificações da Arritmia cardíaca. Após uma investigação com exames complementares, o médico é capaz de dizer qual tipo de arritmia (qual a classificação)…

      Entretanto, algumas vezes, não descobrimos o tipo/classificação da arritmia, ou seja, NÃO CONSEGUIMOS ESPECIFICAR o tipo de arritmia, assim, colocamos NÃO ESPECIFICADA.

      Há também a possibilidade de o médico ter colocado o CID10 (Classificação internacional de doença) (letra “i”) I 49-9 (= Arritmia cardíaca não especificada) só para fazer alguma justificativa em solicitações de exames, pois é um código que todo cardiologista lembra de cor e costuma usá-lo quando solicitado.

      Mas isso não muda muito. Pelo que percebo, ele fez o diagnóstico de ARRITMIA e lhe tratou com Metoprolol – só não especificou qual é, colocando o código geral de Arritmia.

      Respondi sua dúvida?
      Grande abraço.

      Leonardo.

      Responder
      • Camila Rafaela

        Muito obrigada Doutor o senhor sanou as minha dúvidas. Só uma outra pergunta ele pediu que o remédio metoprolol fosse manipulado isso procede?

        Responder
  11. Leonardo Alves

    Olá.
    A questão da manipulação do metoprolol é uma preferência e orientação do médico que lhe prescreve, mas adianto-lhe que não há nenhuma proibição em relação à manipulação.
    Particularmente, eu, Leonardo, não costumo indicar manipulação, mas, como disse: depende do seu médico.
    Leonardo.

    Responder
  12. Andrea

    Doutor minha mãe tem64anos,fez um eletrocardiograma e o resultado foi:brd bdase de primeiro grau 94bpm -40 +30 0,16.Poderia explicar esse achado.Desde já agradeço a atenção

    Responder
  13. Andrea

    Doutor,minha mãe fez um eletrocardiograma e o resultado foi:brd bdase de primeiro grau 94bpm -40+30 0,16 ritmo sinusal.Ela tem64anos e é hipertensa.Desde já agradeço a sua atenção

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Andrea.
      O que chama atenção é o “BRD” que significa = Bloqueio do ramo direito.
      A palavra “bdase” eu não sei. O fato de ser de 1o. grau é um bom alento, pois normalmente é benigno e costuma estar presente em eletrocardiograma de pessoas normais (ou seja, só o papel – eletro – fica alterado).
      Os outros termos são e números deveriam vir associados à sua descrição para eu poder falar alguma coisa… exemplo: 0,16 é o quê? Se for PRi: 0,16 está normal, mas se for QRS: está alterado.
      Vou fazer um posto sobre “BRD”, mas sua mãe deverá consultar o seu cardiologista para maiores informações.
      Abraço.

      Leonardo.

      Responder
  14. Ana

    Olá Dr. Leonardo. Fui fazer exames por ter tido uma menstruação muito prolongada. No exame de sangue acusou o TSH de 8,85 e minha médica sugeriu exames com um endocrinologista por suspeitar de HIPOTIREOIDISMO.
    Chegando em casa fiquei apavorada. Tenho 40 anos e consumo leite de soja sempre, pois tenho intolerância a lactose. Hoje fiquei sabendo que a soja pode provocar o HIPOTIREOIDISMO.
    Pelo seu post anterior, vi que é possível que este meu resultado baixe naturalmente. Estou tomando progesterona, indicada pela médica para regular a menstruação…
    Devo repetir o exame em 15 dias? Mas a progesterona pode atrapalhar?
    Aguardo o seu contato.
    Agradecida,
    Ana

    Responder
  15. Hortência

    Doutor,tenho 19 anos e utimamente venho sentindo muita falta de ar acompanhada por uma dor chata no braço,muita tontura e dores nas costas.A minha famíla tem casos de doenças cardiológicas.Isso é sério?o que pode ser?
    agradecida Hortência

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Hortência. Obrigado pela participação.
      A principal causa de cansaço em pessoas jovens é o sedentarismo, seguido da asma e das doenças cardiológicas.

      Mas, existem doenças do coração que acontecem em pessoas jovens, como você. E as principais deles são as doenças das válvulas do coração. Essas doenças estão associadas a sopro no coração e cansaço (fôlego curto) e estes sintomas costumam ser progressivos, aumentando com o passar dos anos… Não costuma ocorrer subitamente, em um intervalo de um ou dois meses. Também estão associadas a dores articulares e febre reumática.

      Doenças cardíacas na família costumam estar relacionada às doenças das coronárias – infarto e outras… Nesse caso, você estaria muito jovem para ter este tipo de doença…

      De todo modo, é fundamental que você PROCURE O SEU MÉDICO de confiança!
      A procura por um sopro no coração será uma das prioridades desse médico e poderá, ou não, pedir auxílio a exames complementares para apoiar o seu diagnóstico.

      Como lhe disse, no início, as causas mais frequentes de cansaço… ainda é o sedentarismo e o sobrepeso…
      Depois de ir ao seu médico, deixe-nos novo comentário, pois poderá ajudar aos demais leitores.

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
      • Hortência

        Olá doutor!
        Só pra avisar que já marquei consulta com um cardiologista,mas pesquisando sobre sopro no coração eu vi que pode estar ligado à febre reumática,não sei se tem a ver,mas desde muito pequena eu tenho dores insuportáveis nos ossos(da perna e do braço),aliás algumas das pessoas da minha família também tem essas dores,inclusive em uma prima minha foi detectada essa febre reumática.Essas dores podem ter ligação com os demais sintomas?
        Obrigada pela atenção,que Deus o abençoe.

        Hortência

        Responder
  16. Camila Rafaela de Souza

    Boa tarde Doutor Leonardo,

    Gostaria de saber o que significa alteração da repolarização ventricular, pois fiz um eletrocardiograma e deu esse resultado, porque todos os meus eletros deram normais e esse deu essa alteração. Estou com medo pois senti uma forte dor no peito essa semana e depois começou a me dar uma dor de cabeça terrível. Por favor o senhor poderia me explicar?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Camila.
      Alterações da repolarização ventricular é uma alteração muito comum encontrada nos eletrocardiogramas.
      No geral, não trazem nenhum significado específico… ou seja: A grande maioria das vezes, é uma alteração em um eletro de um PACIENTE NORMAL. Mas também pode ser uma alteração no eletro de um PACIENTE DOENTE.
      Entretanto, a “forte dor no peito” e a “dar uma dor de cabeça terrível” muitíssimo provavelmente NÃO tem a ver com esta alteração… procure o seu médico para tirar a dúvida e Meça a sua pressão arterial.

      O que ocorre, muitas vezes é alguma INTERFERÊNCIA no momento da realização do eletro e a “alteração da repolarização” aparece… isso pode ser o seu caso… ainda mais que os outros eletrocardiogramas foram normais.

      Sugiro:
      1 – Não se preocupar;
      2 – Agendar uma consulta com seu cardiologista;
      3 – Se você NÃO tem histórico de problemas no coração ou outra doença, saiba que pode ser uma ALTERAÇÃO no eletro (no papel) e você pode estar totalmente NORMAL/SAUDÁVEL.

      Vá ao seu médico e depois, deixe um comentário explicando a situação … e o desenrolar da sua situação.

      Grande abraço.
      Feliz natal.

      Responder
      • Camila Rafaela

        Oi doutor Meu médico disse que eu estou ótima, mais como é que uma pessoa está ótima sentindo vários sintomas, gostaria de fazer academia mais estou com medo de dar um troço em mim, pois a ultima vez que eu joguei futebol na rua de casa, senti muita falta de ar, dor no peito, uma sensação de desmaio, tontura e visão turva, e tudo o que eu faço até em casa eu tenho esses sintomas, sinto muita fadiga até para tomar banho.

        Responder
        • Leonardo Alves

          Olá,
          Se seu médico disse-lhe que está ótima, já é um bom sinal, isso é bom… mas vamos além… Pois fiquei um pouco na dúvida e gostaria de fazer algumas considerações.

          A presença de falta de ar, dor no peito e TONTURA e VISÃO TURVA durante a prática de exercícios é um sinal muito importante! É muito importante que o seu médico/seu cardiologista faça uma avaliação criteriosa. Nestas condições, talvez seja necessário a realização de um eletrocardiograma, um ecocardiograma e um teste de esforço/ergométrico. Digo talvez pois só o seu médico tem condições de avaliar (e não eu, que estou distante).

          Se estes exames estiverem normais, é um EXCELENTE SINAL e você deverá procurar outras causas para estes sintomas, como alimentação inadequada, pouco sono ou estresse, bem como outras doenças de outros órgãos como pulmão, tireóide, dentre outros.

          Você realizou estes exames que falei? O resultado deles foi normal?
          Poderia nos responder?

          Abraço.

          Responder
  17. lucas oliveira

    bom dia!!! Doutor Leonardo,
    tenho 18 anos, eu fiz uma bateria de exames cardiacos como eletrocardiograma ,entre outros só por check up mesmo, ai o medico me disse que eu tinha arritmia cardíaca , so que ele falou que o tipo de arritimia que eu tinha era comum até uns 21 anos , e tambem eu nunca senti nada de estranho , so que desde do mes passado sempre que eu vou medir minha pressão ela sempre dar valores proximos , ex : 130mmhg e 110mmhg ; 120mmhg e 100mmhg .
    isso pode ser alguma doença?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Muito provavelmente estas alterações NÃO correspondem a nenhuma doença.
      Este tipo de arritmia é bastante comum em jovens… e costuma melhorar sozinho… ou com mudança na dieta (menos café, refrigerantes á base de cola, estresse, etc)…

      Não entendi os valores da sua pressão:
      Está dizendo que ela está 130/110mmhg e 120/100mmhg? se for isso, está muito elevada.

      Mas se está dizendo que “a máxima” tem dado valores como 130mmHg, 120mmHg, 100mmHg ou 110mmhg, está tudo bem…

      Mas se for a primeira opção… deve voltar ao seu médico e dizer que a sua pressão está ficando elevada.

      Considere também a possibilidade de ansiedade…
      Depois, volte aqui e deixe o seu comentário dizendo o que ocorreu e … tire a minha dúvida para eu poder esclarecer-lhe melhor.

      Abraço e obrigado pela participação.
      Leonardo Alves

      Responder
  18. MARIA ALZIRA

    OLÁ SOU A ALZIRA E TENHO UM FILHO DE 3 ANOS, O CORAÇÃO DELE BATE FORTE E ALTO, É MUITO FACIL DE SE ESCUTAR,MESMO SEM AQUELE APARELHO O MÉDICO DISSE QUE NÃO É NORMAL E PASSOU UM ESSAME CHAMADO ELETROCARDIOGRAMA PARA SABER SE É NORMAL ISSO QUE ACONTECE COM ELE ESTOU PREOCUPADA , ME ESCLAREÇA POR FAVOR ?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Alzira – obrigado pela participação.
      Vamos pensar no mais simples:
      1 – Se seu filho tem um corpo magro, isso pode ser até normal, pois o coração fica mais próximo á caixa torácica (menos pele e gordura) o que deixa mais fácil escutar os batimentos. Se seu filho for normal ou gordinho… é mais difícil escutar os batimentos e, se você estiver escutando-os, pode ser algum sinal (termo técnico: hiperfonese de bulhas).

      2 – O exame eletrocardiograma (ECG) é um dos primeiros a serem solicitados, juntamente com a radiografia de tórax (RX Tórax) e ajudará ao médico decidir se os batimentos estão normais ou se há alguma alteração no coração. Se o ECG estiver normal e o RX tórax também, seu filho deve ser normal, do ponto de vista cardiológico.

      3 – Outras doenças não-cardiológicas podem acelerar o coração, como anemia, problemas de tireóide, dentre outras – seu médico saberá descartá-las.

      4 – No momento, não é motivo de grande preocupação… aguarde os resultados dos exames. O mais importante é saber se seu filho está SENTINDO alguma coisa… se ele corre, brinca, pula, etc… sem reclamar de cansaço, ele deve estar bastante saudável.

      5 (e mais importante) – continue o seguimento com o seu médico até que ele lhe dê uma resposta definitiva.

      Grande abraço.
      Depois que souber do resultado… deixe um novo comentário aqui no blog… outras pessoas poderão ficar satisfeitas com a sua experiência.

      Até mais.

      Responder
  19. MARIA ALZIRA

    OI SOU EU DE NOVO, ALZIRA , OBRIGADO PELA RESPOSTA OS MÉDICOS DISSERAM QUE MEU FILHO DE 3 ANOS ESTA COM SOPRO NO CORAÇÃO ISSO PODE SER GRAVE ESTOU MUITO PREOCUPADA ,ME ESCLAREÇA O QUE É ISSO?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, M.Alzira.
      Existem duas grandes familias de sopro no coração.

      1 – Sopros inocentes.
      São sopros que como o próprio nome indica, não são culpados por nada! São sopros que costumam ser passageiros ou que permanecem por toda a vida sem provocar doenças.

      2 – Sopros não inocentes – Patológicos:
      Estes sim, são sopros que causam / provocam sintomas e complicações no coração e merecem tratamento.
      a) alguns deles, apesar de não serem inocentes, não merecem tratamento, pois melhoram sozinhos… com o crescimento da criança.
      b) outros merecem tratamento que pode até ser uma cirurgia no coração.

      Acontece que a grande maioria dos sopros são inocentes…
      Mas, para isso, é necessário que o seu médico prossiga com os exames para definir de qual família o sopro do seu filho pertence.

      Espero que seja inocente e sua preocupação acabe.
      Obrigado pela participação e deixe novamente seu comentário após a definição do seu caso.

      Abraço.
      Leonardo.

      Responder
  20. Camila Rafaela

    Boa tarde Doutor Leonardo,

    Somente o eco que tem um ano, que deu Prolapso da Válvula Mitral, mais uma dúvida os eco que eu realizava desde os meus 16 anos parece que estão aumentando alguns centímetros do meu coração. Será que quando eu ficar mais velha meu coração vai aumentar mais? Sabe qual é meu maior medo é ter um infarto fulminante igual muitos jogadores novos tiveram e olha que eles nunca tiveram problemas no coração e eles fazem atividades fisicas.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Camila.
      O Coração vai aumentando semelhante à outras partes do seu corpo, e aumenta alguns centímetros de um eco para o outro, depois, ele se estabiliza dentro de uma faixa de normalidade (com sua margem de erro, para mais ou para menos).

      A chance de uma pessoa sem fatores de risco para infarto ter um Infarto fulminante é muito pequena. Jogadores, no geral, não tem infarto… eles tem uma arritmia cardíaca fatal e não costuma ser um infarto que provoca esta morte dos atletas. O problema dos atletas é que, alguns deles, fazem atividades físicas sem poderem fazer e a arritmia cardíaca vem e causa a morte.

      No caso dos atletas, ainda há as arritmias provocadas pelo excesso de adrenalina (chamadas arritmias catecolaminérgicas) que podem provocar graves consequência e até a morte, mesmo em um coração estruturalmente normal (sem que esteja aumentado ou tenha algum problema nas válvulas).

      Acho que no seu caso, com um Prolapso mitral, não haverá este tipo de problema. FAça o acompanhamento com o seu cardiologista e tranquilize-se.

      Abraço.
      Leonardo.

      Responder
  21. daniela constantino celio

    ola Doutor Leonardo, tenho as famosas extra sistoles ja faz quase um ano e meio, elas me incomodam mto, mto mesmo, tenho medo !!! assim q ja acordo ja dá, ja fui em tres cardios, ja fiz tres holters, varios eletros, ecocardiograma e agora vou fazer o teste ergometrico, e repetir o eco, tive sindrome do panico, mas as extras sistoles ja existiam, e uma sensacao muito ruim, pois parece q o coraçao da uma paradinha de uns dois ou tres segundos, da uma coisa ruim na cabeca, parece uma vertigem, e quando da umas tres batidas duma vez, sou mto anciosa, e isso esta acabando comigo, meu 2011 foi pessimo por causa disso , estou sempre a procura da cura e nada, me ajude, tenho medo na hora q da essas paradinhas ele nao voltar mais a bater!!! abraço daniela

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Daniela.
      As paradinhas ocorrem, mas o coração SEMPRE volta a bater – sempre! É uma característica das extra-sístoles.
      Se fosse uma arritmia diferente ou grave, seu médico já teria tomado uma outra posição, principalmente você já tendo feito esta quantidade de exames.

      Sugiro abordar e tratar o seu pânico e a ansiedade, pois SÃO A CAUSA do que está sentindo… é uma manifestação cardiológica da sua ansiedade, do estresse, etc.

      O estresse pode manifestar-se no estômago (causando gastrite), na pele causando quedas de cabelo e lesões na pele e também manifesta-se no coração com extra-sistoles e até hipertensão arterial…

      CUIDE PARA REDUZIR O ESTRESSE!

      Abraço.
      Leonardo.

      Responder
      • Poliana

        Bom dia Doutor, sinto o mesmo que Daniela, a médica viu as extra-sistoles no ecocardiograma e não se preocupou, disse que é normal e provavelmente estou muito ansiosa. Nunca tinha percebido nada, mas agora fico observando os batimentos e percebo que as arritmias são constantes o dia todo, batem 3 vezes, disparam as vezes, outras parecem sucessivas extra-sistoles. Sinto uma queimaçao no lado esquerdo do peito. Estou muito preocupada e queria saber o que fazer para me sentir melhor. A disritmia pode gerar alguma complicação na minha saúde?

        Responder
        • Leonardo Alves

          Olá, Poliana
          Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
          Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
          Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
          Grande abraço.
          Leonardo.

          Responder
  22. daniela constantino celio

    penso nisso o dia todo!!! me ajude!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Sugiro, realmente, que você procure um apoio médico e psicológico para abordarem o estresse, pois vejo que esta situação está lhe afligindo muito.

      Também existem medicações cardiológicas para reduzir a ocorrência desta arritmias para serem usadas em conjunto com medicações para reduzir o estresse e o pânico. Converse com seu médico para ele lhe ajudar de forma mais eficaz.

      Abraço.
      Leonardo.

      Responder
  23. daniela constantino celio

    mas doutor leonardo e o q sinto qdo da as extras sistoles, as minhas sao sintomaticas! existem varios tipos de extra sistoles? tem vez q da uma paradinha, tem vez q da uns trancos mais fortes, chega ate assustar, isso e mto ruim, me desculpa ta doutor, e q realmente gosto d saber do assunto!!! ah o cardio me receitou propanolol, mas to com medo de tomar e dar aquelas paradinhas, selozok e propanolol tem a mesma açao? e porke quando da sinto essa coisa ruim tipo tontura, parece q ta flutuando!!!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Daniela.
      Vou fazer um post explicando melhor sobre os sintomas das extra-sístoles…
      Para ser didático (resumindo) exitem 2 tipos de extra-sístoles… 1 – Ventriculares e 2 – supraventriculares… só.

      O que vc está dizendo é que SENTE as extra-sístoles de várias maneiras… ou seja, sentir as extra-sístoles ou os batimentos do coração é PALPITAÇÃO e estas PALPITAÇÕES é que podem ser de várias maneiras.

      Os pacientes reclamam:
      1 – Pausa; 2 – Batimento; 3 – Aceleramento; 4 – Parada; 5 – Coração enchendo; 6 – Coração parando; 7 – Palpitação; 8 – Batida; 9 – Fisgada; 10 – dor em pontada; 11 – Coração solto; 12 – coração flutuando; 13 – Coração esvaziando… e muito mais..

      O Propranolol e o Selozok são ótimos medicamentos para reduzir A PERCEPÇÃO / SINTOMAS das extra-sístoles… As Palpitações vão sumindo aos poucos… aos poucos… e é muito importante que o paciente tome outras ações, como relaxar e fazer atividade física e reduzir alimentos que aumentem a palpitação.

      Abraço.

      Leonardo.
      mas, resumidamente, as EXTRA-SÍSTOLES manifestam-se de várias formas…

      Responder
    • FABIANO ROGERIO DE SOUZA

      Daniela, meu nome é Fabiano e tenho o mesmo problema que você, o meu coração da uma parada e logo em seguida vem uma batida mais forte. Meu e-mail é fabiano.souza@iesa.com.br, se puder entre em contato para trocarmos experiências.

      obrigado

      Responder
  24. Camila Rafaela

    Ontem dia 20/01/2012 eu estava indo para o ponto de ônibus e andei rápido e comecei a sentir um forte dor no meu peito, e falta de ar, e uma tontura como se eu não estivesse pisando no chão. Gostaria de saber se isso é normal?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Camila.
      Você, realmente, vem sentindo alguns sintomas que precisam ser esclarecidos para que você tenha uma vida normal.

      Dor no peito ao fazer esforços físicos (+falta de ar e tontura) PRECISAM ser melhor investigados.

      Mesmo que você tenha feito os exames … mesmo que tenham sido há pouco tempo… você precisa de uma reavaliação… Conte ao seu médico cardiologista que teve estes sintomas e ele providenciará uma avaliação mais detalhada.

      aguardo seu retorno.

      Leonardo.

      Responder
      • ELIANA

        OLÁ ME CHAMO ELIANA TENHO UM FILHO DE 15 ANOS COMEÇOU A TER PRESSÃO ALTA DE 17X7 E LEVEI NO CARDIOLOGISTA E FEZ O ECC MAIS NÃO DE NADA PARA REMÉDIO PARA ANCIEDADE E ATENOLOL FUI MÉDI A PRESSÃO HOJE ESTÁ COM 14X8 É NORMAL ELE ESTÁ TOMANDO ATENOLOL JÁ FAZ 7 DIAS, MEU MUITO OBRIGADO RESPONDE PRA MIM POR FAVOR ESTOU AGRADANDO

        Responder
  25. MARCELO D. RODRIGUES

    Tenho 36 anos, não fumo, não bebo e nem uso drogas, tenho 1.76m peso 110kg, Sexo masculino, sedentário apesar de ser militar pois trabalho administrativamente, assintomático. Fiz dois eletrocardiograma em repouso e deu o seguinte laudo em ambos: BDASE – Bloqueio Divisional de ântero-superior Esquerdo, sendo feito em aparelhos diferentes porem laudados pelo mesmo especialista. Fiz um MAPA por 24 horas deu normal, Fiz um holter por 24 horas deu normal, fiz Machado guerreiro deu negativo, Fiz ergométrico deu BDASE e arritmia. Foi indicado a fazer um Cateterismo. Bem gostaria de saber mas sobre DBASE, suas causas, o que me vai impossibilitar de fazer, qual o tratamento e cirúrgico ou medicamento, e uma cardiopatia grave, quais outros exames posso fazer antes do cateterismo pois tenho medo desse tipo de exame e finalizando tenho antecedentes de cardíacos familiares, mãe, tios por parte de mae, e avos maternos.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Marcelo.
      Você é uma pessoa jovem e espero que você não tenha nenhum problema de saúde… mas vamos às suas dúvidas.

      Quando um cardiologista encontra um BDASE ele (instintivamente) pensa em duas coisas:
      1 – “Não é nada !” – é só uma alteração no eletrocardiograma (no papel) de um paciente normal.
      2 – “Será que é Doença de Chagas?” – mas isso só se você morar em região endêmica (Norte de Minas Gerais, Nordeste de Minas (minha região), Bahia, Sergipe, nordeste…

      Algumas afirmações você dev saber:
      O BDASE Não é uma cardiopatia.
      O BDASE Não necessita de tratamento.
      O BDASE (por si) Não o impede de fazer nada.
      O BDASE Não é tem tratamento (pois não precisa tratar).
      O BDASE vai ficar em você o resto de sua vida… você vai morrer com ele, mas não POR CAUSA dele.
      O BDASE poderá desaparecer sozinho… O BDASE poderá “retornar” ao seu eletro em outra ocasião…
      O BDASE Não é indício de doenças familiares/hereditárias.
      Enfim, o BDASE Não é uma doença. É uma observação sobre o coração…

      O BDASE é uma demonstração (no eletrocardiograma) da posição elétrica do coração, no caso o eixo do coração está menor que -30graus… -35… -40… Pessoas pequenas e gordas costuma ter esta posição do coração…

      Sobre o TEste ergométrico: é bastante comum ocorrer arritmias (extra-sístoles) durante o esforço físico e isso não implica em doença. São motivadas pela adrenalida natural do exame… ainda mais você me falando que o Holter e o Mapa estão normais.

      Converse com o seu médico, pois ele pode ter visto outra coisa que você não consegui captar ou ele não lhe falou, para justificar a solicitação do Cateterismo.

      Independente do resultado do cateterismo… o BDASE NÃO vai “melhorar” pois não precisa melhorar. Costumo dizer aos meus pacientes que o DBASE é uma alteração no papel (no eletrocardiograma) de uma pessoa normal. É como se eu notasse que você tem uma pinta (nevos) na testa… isso não vai lhe matar… e nem vai virar cancer.

      Na minha opinião: FIQUE TRANQUILO e converse com seu médico cardiologista de confiança. Não para eu emitir opinião sobre a solicitação do cateterismo… pois não o examinei e não sou seu médico.

      Responder
  26. RITA DE CÁSSIA

    OLÁ DR. LEONARDO! TENHO 36 ANOS, ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM O GINECOLOGISTA, POIS MINHA MENSTRUAÇÃO ESTAVA IRREGULAR ( FLUXO INTENSO), ESTOU ADMINISTRANDO UM ANTICONCEPCIONAL, MINHA PROGESTERONA ESTAVA MUITO BAIXA. NESTE PERIODO MINHA PRESSÃO OSCILOU MUITO ( 150×100; 100×50; 130×90). FIQUEI MUITO PREOCUPADA, CHORAVA MUITO. ELE ME FALOU QUE SERIA BOM PROCURAR UM PSIQUIATRA TAMBÉM.
    ISTO É NORMAL?
    DEVO PROCURAR UM CARDIOLOGISTA?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Cassia.
      A utilização de um Anticoncepcional é uma das causas de hipertensão arterial em mulheres… mas não me parece ser o seu caso. Mas, mesmo nos casos de utilização do anticoncepcional por curtos períodos, pode haver uma oscilação nos níveis de pressão arterial.

      Pelo que você mostra, houve uma oscilação mas a pressão voltou ao seu nível normal e, se estiver em níveis normais, fique tranquila… Contudo, se ainda estiver elevada, deverá procurar um cardiologista para fazer uma avaliação mais criteriosa.

      A reação que você teve frente a esta oscilação (vista pela sua médica como além do normal), com muito choro tem relação com síndrome do pãnico e ansiedade exagerada e seria bom procurar um psiquiatra para lhe orientar melhor.

      Faça um acompanhamento – anotando os níveis de sua pressão arterial em uma caderneta – e leve para o seu médico, com pelo menos duas ou três medidas de pressão por semana… isso irá ajudá-lo bastante.

      Grande abraço, espero ter ajudado.
      Leonardo.

      Responder
  27. Judite

    Olá, Doutor.
    Tenho um marido que vem algum tempo apresentando forte dores de cabeça e é geralmente na região occipital ou do lado direito ou do esquerdo que se irradia para região ocular e vem seguido dos segintes sintomas: ânsia de vomito, tontura, sensação de desmaio e falta de ar. E sempre que acontece isso, verificou sua pressão e sempre dá convergente (120×100) por exemplo. Fico muito preocupada com sua sintuação. Há algum perigo a respeito disso. Desde de já o meu muito obrigada!

    Responder
  28. Raquel

    Boa tarde Dr. Leonardo! Tenho 27 anos e há mais ou menos 4 anos descobri que tenho síndrome de wolf parkinson white será que algum concurso pode alegar que não sou apta para o cargo? Desde já agradeço.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Raquel.
      O WPW – Wolff-Parkinson-White é uma doença muito interessante do ponto de vista médico, é como se fosse um curto circuito no coração do paciente – explicarei melhor em um post que está no seu coração desde o seu nascimento… apesar de ter sido descoberto somente há +/- 4anos.

      Leia aqui a resposta http://sopronocoracao.com/2012/01/28/wolf-parkinson-white-e-o-trabalho/

      Obrigado pela participação.
      Leonardo.

      Responder
  29. Hindyra

    olá Doutor…Tenho 25 anos e moro em Teófilo Otoni. Esta semana fui ao gastro e ele aferiu a pressão e estava 16×10, como quase não olho, passei a aferir várias vezes ao dia e só tem dado 14×9, 15×10, 16×11. Como não tenho achado vaga em cardiologistas por estes dias, fui ao clinico geral que me receitou hidroclorotiazida mas no outro dia tive que ir novamente ao hospital e me receitaram losartan até que eu conseguisse uma consulta no cardiologista para fazer o chek-up. Mas hoje, primeiro dia que tomei o remédio, senti dores nas costas e no peito. É normal? Grata. Abraços

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Hindyra… Fico feliz por ser o primeiro comentário/pergunta de T.Otoni.
      Pelo nível de pressão que você está nos mostrando, ela está alta, realmente… Estas medicações que os médicos lhe receitaram não causam (efeitos colaterais) dores nas costas e nem no peito … isso pode ser coincidência.

      Você é muito nova (25anos) para já ter pressão elevada… sugiro que vá fazendo medidas de sua pressão… mas não fique medindo muitas vezes ao dia… é melhor medir por vários dias do que medir várias vezes ao dia… Assim, podemos ter uma visão melhor dos níveis da sua pressão.

      Apesar de ser possível ter pressão alta com 25 anos… é importante fazer uma avaliação mais detalhada (quem sabe com um mapeamento) da sua pressão. É importante que você procure um médico da sua confiança.

      Estamos á disposição… se desejar, http://sopronocoracao.com/agende-a-sua-consulta/

      Responder
      • Hindyra

        Gostaria muitissimo. O primeiro consultório que liguei foi o seu. Que pena não atender pelo santa rosalia saude. Abraços. Muito Obrigada pela atenção!

        Responder
        • Leonardo Alves

          Consegui uma consulta para você com o Dr. Zeilah Colares, um excelente colega meu que atende aqui, comigo.

          Responder
  30. Hindyra

    além de me sentir tonta e com o batimento cardíaco mais forte

    Responder
    • Leonardo Alves

      Sentir tonta…
      Imagino que isso possa até ser que sua pressão caiu demais com as medicações… Anote sua pressão (todas as medidas) em uma caderneta ou um papel e leve ao seu médico de confiança.

      Abraço.

      Responder
  31. António

    Boa tarde Dr Leonardo. Há dois dias, de madrugada, quando tentei acordar a minha esposa para irmos para a cama, reparei que ela não tinha qualquer reação. Não respirava, estava extremamente pálida e fria, como morta. Dei-lhe umas bofetadas nas faces a ver se despertava e, nada. Depois, agarrando-a com força, sacudi-a, tendo plena certeza de que já estava morta. No entanto, depois de alguma insistência, despertou, como se estivesse a sair debaixo de água, engasgada. Depois de acordar, não se lembrou de nada e estava consciente e bem-disposta. Fomos no dia seguinte ao hospital, após um exame simples detetaram um sobro, grau 2 em 6. Pareceu-me mesmo paragem cardíaca e tenho a plena consciência que se não tivesse acordado naquela hora, a teria perdido. Como é óbvio, vai ser seguida por um cardiologista, mas gostaria de saber a sua opinião.
    Obrigado

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Provavelmente, o que a sua esposa tem é APNÉIA DO SONO… Que é uma doença que ocorre quando o paciente PARA DE RESPIRAR durante o sono! É uma hipótese muito provável (principalmente se ela estiver acima do peso, tiver pescoço curto e largo ou queixo pequeno)… É o mais provável.

      Se fosse uma parada cardíaca… seria mais difícil acordá-la e, como acordou bem disposta, é menos provável ainda que tenha sido uma parada cardíaca…

      O que você descreve é uma PARADA RESPIRATÓRIA (e não cardíaca) – e a parada respiratória durante o sono é APNÉIA. (“A” de ausência; “PNEIA”=respiração).

      Quanto ao sopro… 2 em 6, não deve ser a causa da parada respiratória… mas é bom avaliá-lo melhor.

      A propósito:
      a) Sua esposa ronca?
      b) experimente observá-la mais vezes à noite… isso deve se repetir várias vezes… (mas como você dorme bem… não percebeu).
      c) Ela cochila muito durante o dia? (pois a apnéia costuma deixar o sono muito ruim e acaba cochilando durante o dia).
      d) Ela já cochilou durante a condução de carros?

      Aliás,
      Responda a este questionário e veja quantos pontos ela fez.
      http://www.roncoesono.com.br/site/questionario-de-berlin – depois me fale.

      Aguardo suas respostas.

      Leonardo.

      Responder
  32. António

    Muito bom dia Dr Leonardo e, desde já, os meus agradecimentos pela resposta. Eu sofro de APÉIA do sono, há algum tempo, mas enquadro-me nas características que referiu, inclusive uso a máscara para dormir. Quanto à minha esposa, julgo que não. Ao tentar responder ao questionário, em quase nada ela se enquadra. Tem 1.52m de altura e 43 Quilos, nem queixo pequeno nem pescoço curto e largo, rosona muito raramente e num tom um pouco acima da respiração. Pelos sintomas que referiu da APNÉIA, todos os que eu senti antes de dormir com a máscara, não me parece que ela tenha algum. Ontem nas urgências mandaram-na para um cardiologista e para um neurologista, a ver (neste último) se existe alguma hipótese de epilepsia.
    Fiquei tão apavorado com a ideia de morte súbita durante o sono, que não pensei em mais nada. De salientar que ela tem sempre o ritmo de batidas cardíacas muito baixo. A pressão arterial está normalmente pelos 100/110 por 40/45/50.
    Muito obrigado

    Responder
  33. Letícia

    Olá, boa tarde!
    Meu nome é Letícia e tenho 23 anos. Constantemente tenho queda de pressão e além disso fui diagnosticada com sopro no coração embora o resultado do meu eco tenha dado normal. Minha dúvida é a seguinte: algumas vezes sinto mal estar acompanhado de tontura, visão embaçada e fraqueza e quando verifico minha pressão arterial ela está sempre muito próxima uma da outra (tipo 9 por 7), e quando vou ao médico dizem que é normal. Gostaria de saber se a pressão convergente é realmente normal, ou se tem alguma relação com o coração, ou outra coisa.
    Desde já obrigada.

    Responder
  34. Betânia

    Olá doutor, a minha pergunta é a seguinte: tenho transtorno fobico ansioso e fui fazer o eletrocardiograma. Chegando a clinica a minha pressao estava 11×8,mas qnd entrei p fazer o eletro fiquei em panico e meus batimentos estavam 120 por min e a pressao 14×8. O resultado do eltreocardiograma deu: alteraçoes difusas da repolarização ventriculae, bloqueio do ramo direito, ritmo sinusal, saoqs 60º, fc:120por min. Queria saber se o estado em q me encontro(o emocinal) pode contribuir pra que apareça essas alterações descritas.obrigada

    Responder
  35. Betânia

    Doutor Leandro, vc me perguntou se a minha pressao continua alta. Ela é normal, sendo 11×7, 12×8. Tenho 23 anos de idade e queria saber o que pode provocar esse bloqueio do ramo direito. Além do resultado que eu disse acima faltou mais um detalhe: Aqui diz que a onda(não sei se é t ou r) é de 0.6 segundos. O que isso pode significar? Essa alteração da repolarização ventricular pode ocorrer por causa desse bloqueio do ramo direito?Muito obrigada!

    Responder
  36. Camila Rafaela

    Boa noite doutor Leonardo,

    Estou sentindo muitas dores na nuca e mãos e pés suando, vertigem e meu rosto inteiro fica formigando, estou tomando um remédio chamado metoprolol. Será que esse sintomas é por conta do remédio ou minha pressão pode estar alta?

    Responder
  37. Ernani Zamberlan

    Fiz um ecocardiograma bidimensional com doppler e o resultado foi:
    – alteração segmentar da contratilidade.
    – refluxo valvar mitral de grau discreto.

    O que significa isto?

    Responder
  38. Betânia

    Doutor Leandro, vc me perguntou se a minha pressao continua alta. Ela é normal, sendo 11×7, 12×8. Tenho 23 anos de idade e queria saber o que pode provocar esse bloqueio do ramo direito. Além do resultado que eu disse acima faltou mais um detalhe: Aqui diz que a onda(não sei se é t ou r) é de 0.6 segundos. O que isso pode significar? Essa alteração da repolarização ventricular pode ocorrer por causa desse bloqueio do ramo direito?Muito obrigada!

    Responder
  39. Regina

    Olá doutor,
    Ultimamente tenho sentido um desconforte no lado esquerdo do peito, queimação, peso, às vezes dores em pontadas, às vezes sinto como se faltasse o ar. Fui ao cardiologista que disse que não tenho problemas cardíacos, após fazer o teste de esforço, associou os meus sintomas com ansiedade.No entanto, continuo a sentir os mesmos sintomas, devo me preocupar, o ECG de esforço é capaz de diagnosticar qualquer problema cardíaco? devo voltar ao cardiologista? ou será mesmo ansiedade?

    Responder
  40. Nadjane

    Dr. Leonardo bom dia, meu nome é Nadjane, tenho 45 anos e há muito tempo venho sentindo algo estranho pelo qual não sabia explicar, uns 04 anos atras descubrir que era extrasistoles mas os medicos que eu tenho ido não me explica e quando sinto fico aflita, pois sou ansiosa, e tenho pânico, no dia 28/07/2011 que realizei um holter de 3 canais e foi verificado no laudo:
    1. Ritmo Sinusal.
    FC Minima de 44 bpm
    FC Media de 58 bpm
    FC Máxima de 101 bpm.
    2. Intervalo PR dentro da normalidade.
    3. Ausência de disturbios da condição intraventricular.
    4. Atividade ectopica Ventricular não observada.
    5. Atividade ectopica Supraventricular Esporadica.
    Apresentou 4 Extrasistoles Supraventricular isolada
    6. Ausencia de alterações significativas da Repolarização Ventricular Durante o exame.
    7. Ausencia de Pausas
    8. Ausente de sintomas correlatos.
    Só que no dia que fiz o exame não sentir os sintomas que sinto, até pensei que não ia apresentar, pois quando sinto as vezes é no coração, as vezes na garganta, as vezes dá aquela batida forte, as vezes estou dormindo e acordo.Em algumas vezes é como se desse uma pausa e depois ele bate rapido, já procurei uma arritmologista em Salvador, ela não passou exame nenhum, na epoca estava tomando selozoc de 50 que uma cardiologista passou, então ela só fez mudar passei a tomar Atenolol de 25. Minha pressao arterial é sempre normal, mas quando fico tensa ou nervosa a tendencia é subir, mas o mais alto foi 15/10 isto no pico de anciedade e medo, mas fora este quadro e 12/80 ou 11/70, mas mudou o pensamento para um quadro extressante de medo ela muda tambem. Estes dias estou sentindo bastante as extrasistoles e fico com medo não sei o qua fazer, gostaria de sua ajuda.Voce como cardiologista me oriente, que devo fazer. Tenho muito medo, estas extrassistoles é normal ?fico aflita pois agora esta mais frequente, quais as causas que pode aparecer em meu coração. Não é perigosono futuro passar tanto anos tomando atenelol? Que exame devo fazer? fico no aguardo de sua resposta o mais breve possíivel .
    Por favor me ajude a sair desta ansiedade.

    Responder
  41. daniela

    ola dr. leonardo, eu vi em uma pergunta uma mulher perguntando se as extra sistoles causam morte subita, ja fico apavorada, pke o senhor falou q quando da duas ou tres juntas ai pode ser perigoso, as vezes me da duas ou tres duma vez e mais dificel mais da!!!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Daniela.
      Na verdade, não expliquei direitinho sobre “duas ou mais juntas”…
      Quando digo isso, estou dizendo de duas extra-sístoles ou três juntas no ELETRO e, principalmente, no HOLTER (que é o eletrocardiograma de 24horas)… Não estou dizendo duas PALPITAÇÕES juntas (que seria você percebê-las).
      Mas, de todo modo, também depende da doença de base (se seu coração é ou não problemático).
      Abraço.

      Se gostou, clique em CURTIR no alto da página, à direita.

      Responder
  42. daniela

    ola dr leonardo mas uma vez, essa semana senti tantas extras sist., o q nao entendo e que elas vem de forma diferente, tem vez q da só uma pausadinha e é mto ruim, tem vez q da tipo um soquinho, e tem vez q da um soquinho e mais outro em seguida, e qdo dá essa pausadinha ou qdo da mais de uma me da uma sensaçao mto ruim, tipo uma tontura é como se eu fosse apagar, qdo dá isso me assusta mto, me desculpa dr leo mas eu nao concordo q isso e normal, qdo da essa pausadinha e como se formasse um oco dentro do peito, ai da ate vontade de dar um soco no peito tipo volta coracao a bater!!! nao sei mas o q faço isso ta me impedindo de ser feliz! eu tento tirar da cabeça, so q ai vem e me da de novo ai vem o medo! o ultimo cardio q fui ele pediu pra eu tomar concor 2,5 por dia, so q não comprei ainda, o q acha desse remedio, ele e caro , tenho medo de comprar e nao virar nada, desculpa de ficar tocando nesse assunto!!! me ajude dr. leonardo um abraço e q DEUS te abençoe

    Responder
  43. Juliano

    Minha mãe toma verapamil duas vezes ao dia, um pela manhã e o outro à noite, cada comprimido é de 80mg, pois tem arritmia (ele é eficaz), mas todo dia que ela toma ela tem muita dor de cabeça. Eu gostaria de saber por qual remédio o verapamil poderia ser substituído para que ela não tenha mais dor de cabeça?

    Responder
  44. Gustavo

    Oi Doutor,
    Gostaria de saber quais os sintomas de insuficiência cardíaca e como o médico faz o diagnóstico. Outra questão, é possível que ela se desenvolva em uma pessoa de 24 anos?

    Responder
  45. Débora

    Já fiz 3 eletrocardiograma e sempre estava dando alteraçãp da repolarizaçã do ventrículo em parede inferior.Fiz ecocardiograma,holter e não deu nada.Estou com disturbio de ansiedade,acredito que seja uma síndrome do PÂNICO.Fui ao hospital com tremedeira nas mãos e quando fiz o eletro deu alteração difusa de repolarização do ventrículo.Por que essa mudança de parede inferior para difusa??? isso tem relação com estresse e ansiedade??,pq já fiz eletro em outros momentos da minha vida e nunca tinha dado nada.A sensação de pânico veio quando li algo falando dessas alterações com morte súbita, fiquei desesperada e fui ao hospital e deu essa alteração difusa .pq houve essa mudança??o que antes era na parede inferior,agora é difusa.TENHO 24 ANOS e não tenho cardiopatia,minha pressão é sempre 10/6.Essas alterações podem sumir??é perigoso??

    Responder
  46. Mario madrono mongil

    Fiz um ecocardiograma e deu normal, 20 dias depois fiz outro e deu alterado. ( 60 b por minuto e DCAD ) o que é isso? To preocupado

    Responder
  47. Luiz Henrique Martins André

    Olá Dr. Leandro…
    Sou fisioterapeuta e trabalho em UTI Infantil, gostaria de sua ajuda por favosr.
    Tenho 46 anos, 112 Kg, portador de PVM e a mais ou menos 4 anos tenho extra sistole ventricular sintomática, dor em forma de queimação do lado direito do tórax ( peito ) e um leve desconforto do lado esquerdo,
    Gostaria de sua opinião médica em relação ao assunto supra citado e alem de recorrer a um cardiologista, quais os exames que o Sr. poderia aconselhar a fazer.

    Grato…

    Responder
  48. Luiz Gustavo

    Olá Dr. Leonardo, tudo bom?
    Me chamo Luiz, tenho 25 anos.

    Tenho algumas dúvidas que ao descobrir o site do Sr., gostaria que me ajudassem, tendo em vista a dificuldade de encontrar um bom médico em minha cidade que faça isso.

    Sou sedentário, muito, muito ancioso e nervoso, me “encuco” fácil fácil com as coisas, principlamente as relacionadas a saúde, a uns 3 meses fiz uma endoscopia que constatou Pangastrite moderada, Refluxo e Hérnia de Hiato. Levei a um médico que me receitou Omeprazol 20mg por dia em jejum, até aí tudo bem, mas nesta consulta ele ao fazer o exame clínico em mim, disse que eu estava meio taquicardio e suspeitou de um soprozinho, pediu ECG, ECO e RX Torax, fiz todos e levei pra ele:
    ECO: normal
    RX Torax: normal
    ECG: Arritmia Sinusal, BRD 1º Grau

    ele me receitou Atenolol 25mg (no qual eu tomo meio comprimido, por axar que meus batimentos não estejam tão altos assim, casa dos 60,70 na maioria das vezes)

    Mas oque acontece é que desde então eu não consigo tirar da minha cabeça que eu tenho algo de sério no coração, e isso tem me deixado muito nervoso constantemente.

    a umas 3 semanas comecei a sentir umas palpitações frequentemente nas quais me deixam SUPER nervoso e com medo, sei que quando consigo relaxar um pouco mais, elas diminuem, mas mesmo em situações que “axo” estar calmo, eu sinto.

    Gostaria que o Sr. me explicasse se estas palpitações que estou sentido tem haver com o fato de estar muito nervoso e ancioso ou pode ser algo relacionado com o resultado do ECG?
    Pode ser efeito do Atenolol?

    Gostaria muito que me ajudasse com estas explicações.
    Muito Obrigado.

    Responder
  49. Raphael

    Ja fiz exames cardiacos e nada foi constatado, minha pressão se eleva com um certa frequência em até 15/10, pode ser algum tipo de problema como ansiedade, panico ou algo assim ?

    Responder
  50. Thamyllis Klein

    Olá, Meu nome é Thamyllis
    tenho 20 anos, tive um ataque cardiaco, fiz uma consulta e quando peguei o resultado o medico nao me esclareceu muita coisa, no meu laudo medico estava escrito arritimia sinusal, ele disse q tenho q somente praticar exercicios, mudar alimentaçao, e conviver com as palpitaçoes, meus batimentos estao em 117 bpm diariamente, nao aguento mais conviver com palpitaçao, nao consigo fazer nada como: correr, andar muito, ou passar emoçoes muito fortes, e nao sei o q devo evitar de comer, e estava tentando engravidar, mas ele nao me disse nada em relaçao a isso, será q vc poderia me ajudar?

    Desde já agradeço.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Thamyllis.
      A situação que você nos descreve justifica o seu retorno ao médico que lhe atendeu.
      Conte para ele a sua história e a forma como você está.

      Fizemos alguns posts sobre as palpitações.
      Tire suas dúvidas para não ficar na situação em que se encontra.

      Farei alguns posts aproveitando as suas dicas e esclarecimentos sobre gestação e outras situações… mas, oriento-lhe, procure novamente o seu médico.
      Abraço.

      Leonardo.

      Responder
  51. Luiz Gustavo

    Olá Dr. Li os posts que me recomendou.

    ainda não consegui marcar consulta com bom cardiologista aqui.

    as palpitações estão me encomodando muito, e cada vez q sinto, sinto mais medo delas e preocupação.

    gostaria que o Sr. me tirasse a dúvida se o que deu no laudo do meu ECG é motivo de preocupação ou não, Arritimia Sinusal e BRD 1º Grau, sendo o ECO normal.
    estou tomando Atenolol 25mg, mas as palpitações seguem, minha pressão sempre que vejo está em 12/7….12/8… e os batimentos não vejo passar muito da casa dos 70 e poucos..80.

    Obrigado desde Já.

    Responder
  52. Camila Rafaela

    Boa noite Doutor,

    Terminei de tomar o meu remédio metoprolol, porém continuo sentido as mesmas coisas e não adiantou nada, estou passando mau direto meu batimento chegou a 156bpm isso é normal?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Camila.
      Os batimentos cardíacos a 156bpm não é normal e estão muito elevados. Procure o seu cardiologista de confiança e conte a ele sobre estes seus problemas – acho que você deve tirar estas dúvidas para ficar bem.
      Leonardo.

      Responder
  53. Clayton

    Olá Doutor. O senhor é o único cardiologista que conheço que faz esse trabalho de esclarecer essas questões ao público. Tenho me deparado todo o tempo com cardiologistas impacientes e alguns até arrogantes, que não gostam de perguntas e querem se livrar rápido do paciente, que tem que engolir suas dúvidas e conviver com esse estresse.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Obrigado, Clayton pelas observações.
      Abraço.
      Esto fazendo posts para tentar tirar suas dúvidas.
      Leonardo Alves

      Responder
  54. Clayton

    Gostaria de sugerir-lhe que esclarecesse para nós os seguintes pontos:

    1) É verdade que o Selozok (Metroprolol) pode agravar as arritmias com o tempo ou isso é um mito?

    2) Uma pessoa que tome 25 mg de Selozok de vez em quando (só quando sente as palpitações) está se prejudicando ou não tem problema fazer isso?

    3) O que se passa quando uma pessoa faz um holter 24 horas, sente várias extrassístoles mas o holter registra os seus batimentos normais naqueles momentos, sem nenhum extrassistole? Como isso é possível?

    4) Qual seria a quantidade “normal” de extrassístoles ventriculares e supra-ventriculares por dia?

    5) Quando alguém, mesmo estando profundamente relaxado e despreocupado, ainda assim sinta algumas extrassístoles, será que ainda assim o nível de adrenalina está alto em seu sangue? É possível que a adrenalina esteja alta e a pessoa pense que está calma?

    Muito obrigado por sua ajuda.

    Responder
  55. Clayton

    Outra dúvida:

    6) É normal ou anormal uma pessoa sentir algumas extrassístoles momentâneas após um esforço físico súbito e intenso ao qual ela não está acostumada (ter que carregar um saco de cimento, sem nunca ter feito isso antes, por exemplo)?

    Responder
  56. Claire

    Olá Doutor!
    Tenho prolapso de valva mitral com degeneração mixomatosa, e no holter deu 131 extrassístoles ventriculares com 3 bigeminismos. Sinto palpitações frequentes…
    Essa extrassitoles com bigeminismo são perigosas?
    Obrigado

    Responder
  57. marcos santana

    ola doutor, tenho 19 anos. 3 meses atras medir a minha pressão e deu 13/11 , a pessoa que mediu achou alta, só que pela minha idade ele disse que era muito provavel eu estar passando por um momento de estress ou ansiedade do que ser alguma doença. para verificar eu começei a medir a pressão em diferente ocasioes , di manha, de noite, de tarde, em dias que eu nao trabalho, porem ela sempre fica 13 por 11, e ja chegou a ficar 13 por 12. Levando em consideração minha idade , e como a sitolica esta dentro do limite ( 13mmhg) , e so a diastolica ( 12mmhg, ou 11mmhg) está acima do normal , eu posso ter alguma doença??
    agradeço desde ja a oportunidade

    Responder
    • Leonardo Alves

      Hum…
      Situação interessante…
      Sua pressão (de acordo com os níveis que está dizendo) está realmente elevada…
      Os níveis de pressão diastólica estão bastante elevados e precisam de uma confirmação do seu médico.
      Você está de parabéns por ter anotados todas as medidas e precisa levá-las até seu médico para ele olhar com mais cautela.

      Se você tem alguma doença (além da pressão alta), só o seu médico poderá lhe dizer, mas a sua dúvida tocou em um assunto bastante interessante. A Hipertensão arterial SECUNDÁRIA… que é uma pressão diferente daquela que é conhecida e que tem relação familiar… Vou fazer um post sobre este assunto e publicarei aqui.
      http://sopronocoracao.com/2012/03/18/hipertensao-arterial-secundaria-a-irma-da-pressao-alta/

      Não deixe de procurar o seu médico e de continuar a anotar sua pressão.
      Leonardo.

      Responder
  58. Francieli de Almeida

    Boa tarde,numa ecocardiograma aparece o sopro no coraçao?

    Responder
  59. Gustavo Alves

    Olá Dr. me tire uma duvida…

    fui a um médico clinico para ver uma gastrite e hérnia de hiato, ele me pediu um ECG e um ECO, quando ficaram prontos levei pra ele.
    o ECO deu normal e o ECG deu arritimia sinusal e BRD 1 grau, ele me passou Atenolol 25mg 1 comprimido por dia.
    Nessa época nao sentia nada, mas de umas semanas pra cá, passei a sentir umas palpitações bem incomodas, consegui marcar uma consulta com um cardiologista aqui, ele me auscutou, viu meus exames e disse que nao tenho nada, que a arritimia sinusal é uma coisa fisiológica e que pode estar ligada ao fato de eu seu muito ansioso e nervoso, disse tbm que o BRD 1 grau é uma coisa normal e que nao devo me preocupar, me receitou um ansiolitico fraquinho e mandou que parasse de tomar o Atenolol, pois segundo ele, em alguns casos ele até piora, pois faz o coração bater fraquinho e quando ele bate um pouco mais forte eu sinto. isso procede? será que essas palpitações incomodas que venho sentindo podem ser efeitos do Atenolol? comecei a tomar meio comprimido para ir tirando ele aos poucos, pois já estou tomando a mais de 3 meses.

    Se puder me esclarecer essas duvidas ficaria grato.

    Abraço!!

    Responder
  60. eder robson da silva

    boa noite dr tenho 40 anos e dia 08/03/2012 tive uma infarto fiz uma angioplastia e coloquei um balazinho se me coidar dereitinho tenho perigo de infantar novamente?em quanto dias posso ter uma vida normal?posso correr andar de bicicleta nadar pegar peso?

    Responder
  61. eder robson da silva

    como falei com dr tive infarto e fiz o ecograma e deu :cardiopatia com alteraçao segmentar contracil em parede do ventriculo esquerdo,sem comprometimento de sua funçao sistolica global.discreta insuficiencia valvar mitral.resumindo para mim o que isto significa dr?

    Responder
  62. Nauana Azevedo

    Ola doutor , estou muto preocupada tenho 21 ano e ja faz uma semana que minha pressao esta 12/8 e14/9
    ja apresentei este quadro no final da minha gravidez , mas ja fazem 11 meses que estava normal mim ajude estou mto nervosa com ísso

    Responder
  63. eder robson da silva

    dr bom dia,tire uma duvida minha hj faz 16 dia do meu infarto e queria saber do dr o que eu posso ou nao posso de esforço fisico.exemplo preciso carregar uma caixa de sapato de 30 kilo no carrinho por 50 mts isso posso ou nao posso, tire esta duvida

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Eder.
      É sempre importante e bom que o paciente realize exercícios físicos após o infarto… O nível do esforço dependerá da opinião do seu médico que lhe assistiu.
      É mais prudente perguntar a ele… mas exercícios vigorosos não devem ser realizados até a liberação do médico, principalmente exercícios que exigem força.
      É por isso que o médico, normalmente, afasta o paciente do trabalho por um período de 30 dias após um infarto para que ele evite exercícios físicos.
      Afinal, o paciente não teve uma diarréia e sim um INFARTO e precisa reiniciar suas atividades físicas com calma.
      Leonardo.

      Responder
  64. eder robson da silva

    dr pelo resultado que deu meu esame dr diria que é bom medio ou ruim?(eder)

    Responder
  65. Susane Maciel Costa Pereira

    doutor meu nome é Suzy maciel olha só sinto pontadas no peito esquerdo e fico tonta durante todo o dia ja fiz todo tipo de exame e felizmente nao deu nada bati um eletro e nao deu nada fiz exames de sangue e também nao deram nada tenho problema de ansiedade será isso que está me afetando tenho também síndrome do pânico. aguardo resposta.

    Responder
  66. Bernardo

    Oi Doutor,
    tenho 25 anos e não sou atleta, estou há quase um ano sem fazer atividade física, observo que meus batimentos cardíacos ultimamente têm se situado bastante na casa dos 60 bpm, às vezes eles chegam a 57, 58 bpm. Queria saber se isso é normal ou se pode ser alguma patologia. Tbm gostaria de saber se dores no braço esquerdo (sem dor no peito) pode está relacionada com algum problema cardíaco.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Bernardo.
      Não posso direcionar minha resposta a você, pois não o examinei e só o seu médico pode dizer se você está ou não normal e saudável, ok? As perguntas servem para direcionar as minhas postagens…

      Falando sobre a frequência cardíaca normal: A faixa normal dos batimentos cardíacos giram entre 50 e 100bpm – Assim, dentro desta faixa, a frequência cardíaca é considerada normal. Existe uma extensa variação nos batimentos das pessoas, alguns próximos a 100 e outros próximos a 60bpm. Mas dentro da faixa normal.

      A queixa de dor no braço esquerdo assusta muitos pacientes que pensam logo em infarto.
      No caso de dor no peito, escrevi este post: http://sopronocoracao.com/2012/02/27/paciente-com-dor-no-peito-que-fazer/
      e também este outro post: http://sopronocoracao.com/2012/02/12/desconforto-no-lado-esquerdo-do-peito-queimacao-peso-pode-ser-grave-disse-pode/

      Faça uma avaliação com o seu médico de confiança para que ele lhe ajude a esclarecer melhor o seu caso específico.
      Grande abraço.

      Leonardo.

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Bernardo.
      Não posso direcionar minha resposta a você, pois não o examinei e só o seu médico pode dizer se você está ou não normal e saudável, ok? As perguntas servem para direcionar as minhas postagens…

      Falando sobre a frequência cardíaca normal: A faixa normal dos batimentos cardíacos giram entre 50 e 100bpm – Assim, dentro desta faixa, a frequência cardíaca é considerada normal. Existe uma extensa variação nos batimentos das pessoas, alguns próximos a 100 e outros próximos a 60bpm. Mas dentro da faixa normal.

      A queixa de dor no braço esquerdo assusta muitos pacientes que pensam logo em infarto.
      No caso de dor no peito, escrevi este post: http://sopronocoracao.com/2012/02/27/paciente-com-dor-no-peito-que-fazer/
      e também este outro post: http://sopronocoracao.com/2012/02/12/desconforto-no-lado-esquerdo-do-peito-queimacao-peso-pode-ser-grave-disse-pode/

      Faça uma avaliação com o seu médico de confiança para que ele lhe ajude a esclarecer melhor o seu caso específico.
      Grande abraço.

      Leonardo.

      Responder
  67. kelly

    Olá Doutor,ontem levei meu filho ao pediatra pra pedir exames de rotinas e ai na hora da consulta a medica diz :”parece que eu escutei sopro” e pediu um raio x do torax pra ver se tem alguma alteração,fiquei muito preocupada , ele tem 6 anos é bem ativo nunca em nenhuma outra consulta os medicos viu nada de anormal,e há alguns dias atras ele reclamou de dor no peito e disse que a dor é igual quando doi na barriga estou preocupada o que pode ser?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Kelly.
      (desculpe-me a demora na resposta).
      Muitas vezes nós, médicos, escutamos sopro no coração de crianças saudáveis – e grande parte são sopros inocentes: que são aqueles sopros que não causam nenhum problema ao coração.
      A dra solicitou uma radiografia de tórax para saber se há alguma repercussão ou consequência no coração do seu filho.
      O sopro no coração sempre preocupa e o médico deverá avaliar adequadamente para descartar a possibilidade de alguma doença grave e que mereça tratamento.
      Acho interessante aguardar o parecer da Dra, pois, se ela continuar com dúvidas dará seguimento ao caso do seu filho e solicitará exames ou o encaminhará para um cardiologista.
      Grande abraço.

      Responder
  68. wolney jose soares

    Boa noite Dr. Leonardo Alves, por favor um esclarecimento, ou uma dúvia melhor dizendo, em 03/2009 fiz uma ablação no Incor (S.Paulo) com bastante sucesso por sinal(100%) pois era portador da Sindrome de Wolf Parkinson White tinha uma via acessória no meu coração desde a minha adolescencia hoje tenho 49 anos onde o sangue passava de forma irregular por essa via anomala me causando Taquicardia (206 bp/m) sempre no esforço fisico (futebol) onde eu ia parar no pronto socorro regularmente, hoje não tenho mais essas taquicardias graças a Deus, a minha dúvida Dr.Leonardo é que após o estudo eletrofisiologico venho sentindo até hoje batimentos irregulares no meu coração ou seja ele acelera de maneira subita não avisa, mas por incrivel que pareça é sempre na atividade fisica também quando estou jogando futebol tendo que parar no meio da partida com falta de ar,respiração curta, muito suor e queda brusca de pressão sendo que uma unica vez somente tive uma sincope (10 seg.) depois do jogo, há de se lembrar que nunca tive sincope em toda a minha vida mesmo antes da ablação, isso tudo Dr.Leonardo levado aos médicos daquele hospital de muita competência por sinal me fizeram novamente uma bateria de exames (eletro,eco,ressonancia etc…) inclusive o tilt teste de inclinação para o caso de Sincope e não encontraram nada de anormal a estrutura a base do meu coração é perfeitamente normal, não satisfeito colocaram em mim o Lupper para que eu ficasse 15 dias com esse aparelho para registrar principalmente na atividade fisica o que ocorria e portanto jogando futebol com esse aparelho correndo até um risco pelo alto custo do aparelho tive até que assinar um contrato de responsabilidade, mas graças a Deus tudo deu certo inclusive tive as crises que foram registradas no Looper exceto a sincope que não tive e nem quero ter foi uma vez somente em toda minha vida como disse acima perguntei ao médico estava muito curioso para saber o que foi registrado no aparelho mas me disseram felizmente ou infelizmente que estava tudo normal, inclusive um deles me disse que isso se chama EXTRASSISTOLES mas pergunto ao Sr. Dr. Leonardo diante dos fatos relatados acima podem elas causarem tudo isso até sincope, será que vou ter que conviver com essas Extra pelo resto de minha vida, lembrando Dr. que em casa em repouso é muito dificil dar (02 vezes por mês) mas na atividade fisica na maioria das vezes será que terei de parar de jogar futebol(amador) ?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Wolney jose soares.
      (desculpe-me pela demora em responder).
      Fico feliz que seus médicos já tenham avaliado o seu coração de forma bastante criteriosa.
      Pelo que pude entender, eles não chegaram a dizer que a síncope foi causada pela extra-sístole encontrada.
      Eles encontraram extra-sístoles que, conforme eles lhe disseram, são benignas.
      Às vezes, os pacientes tem que conviver a vida inteira com as extra-sístoles… mas não com SÍNCOPES.

      Síncope é um mistério, algumas vezes. Assusta a todos, gera preocupação enorme. Converse com o seu médico para ele tentar lhe ajudar com a redução da ocorr~encia das palpitações – ele lhe ajudará.
      Veja este post: http://sopronocoracao.com/2012/04/10/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus/

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  69. Cláudia

    Olá dr,sou obesa mórbida e não tenho colesterol alto,porém meu médico me receitou sinvastatina de 40mg para emagrecer.É verdade que se eu parar de tomar dá efeito “rebote”.
    Obrigada!!!!!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Cláudia, tudo bem?
      A decisão de suspender a medicação deve ser do seu médico, pois ele saberá o melhor momento. Nesta ocasião, ele dará maiores informações.
      Em princípio, as estatinas não tem efeito-rebote como estes que você relatou.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  70. claudio r santos

    gostaria de saber porque quando jogo bola minha visão embaralha me da dor de cabeça e ansia de vomito. so fico melhor depois que vomito.aguardo resposta e grato pela atençao .

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Cláudio.
      (desculpe a demora em responder)
      A realização de atividades físicas deve ser realizada após uma avaliação cardíaca e clínica.
      Visão embaralhada é um sinal que preocupa e você deve procurar uma avaliação do seu médico de confiança.
      Leonardo.

      Responder
  71. APARECIDA MOTA

    boa noite! doutor minha filha tem 21 anos e descobriu que tem PVM, fez exames e o médico disse que não precisa tratar que é só fazer acompanhamento semestral ou anual. será que ela terá problemas serio de coração mais tarde, a avó dela morreu de infarto fulminante o avô dela teve infarto colocou varias pontes safenas o pai dela tem muitas arritmias sinusal? que ela pode fazer para ter melhor qualidade de vida? obrigada!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Aparecida.
      O PVM não tem relação com infarto fulminante “no futura”, como você comentou.
      No geral, o PVM é acompanhado e o médico pode detectar alterações que vierem a ocorrer, mas o INFARTO não é uma delas.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  72. Ricardo Brito

    Bom dia,
    Nunca tinha feito o ECG, resolvi fazer e descobrir que tenho Arritmia Sinusal e também Distúrbio de condução pelo ramo direito do feixe de His.
    Marquei no cardiologista infelizmente só tinha vaga no dia 21 de maio. Então encontrei seu blog e gostaria de saber se esses dois problemas juntos pode trazer alguma restrição para minha vida, posso praticar esportes normalmente? Eu gosto de natação.
    E também desejo fazer concurso para PM e vi em outros editais que quem tem arritmia é reprovado é possível ser reprovado com esses problemas?

    Desde já agradeço e peço desculpas pelo o incomodo.

    Grande Abraço.

    Responder
  73. Nivia

    Ola dr, estou com uma duvida por eu fiz um eletro do coraçao e o resultado foi ritmo sinusal A.D.R.V. E presciso fazer uma cirugia isso vai atrapalhar?
    Obrigada!!

    Responder
  74. Hendrewf Bezutti

    Olá dr. A mais ou menos 3 meses atraz fiz um exame eo medico disse que eu tinha um Sopor Inocente, que tinha umapequena volta de sangue. Sou extremamente sedentario unico exerciocio que fasso e sairdo carro e subir as escadas da faculdade são 2andares. Porém esqueci de falar pro medico que canço um pouco na hora de subir escadas um pouco e sinto meu coração bater um pouco forte não acelerado um pouco forte. E tem horas que eu fico de pé e vejo minha camiseta tremer junto com a batida do coração minha pressão está normal 11/6 e quando eu fico um geito nervoso ancioso ele via pra 12 por 7 batimentos entre 60 a 75BPM. estou com muito medo disso. será que esse sopro evoluiu? Possuo 18 anos ou esse cançaso pequeno e a camiseta tremer junto com o coração e falta de exercicios se eu crer bastante epnas canço fica tudo normal. Não tenho labios roxos pés e dedo tb não sao roxos porem sou muito nervoso e ancioso e tenho Hipotiriedismo.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Hendrewf Bezutti.
      (desculpe a demora em respondê-lo)
      Pacientes mais magros costumam ver e perceber mais facilmente os batimentos do coração, o que não significa que seja um doença…
      Da mesma forma, o esforço físico (2 lances de escada) acelera o coração e torna os batimentos mais fortes e mais fáceis de perceber…
      Pode ser o seu caso…
      Sugiro-lhe voltar no seu médico para uma nova avaliação.
      Se o sopro era inocente naquela época, ele continuará sendo…

      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  75. aldemira m. barros

    ola dr. eu mi chamo aldemira a mas ou menos 5 messes descobri q tenho gastrite erosiva de andro leve,sintia muita dor de estomago diarreia fiz uma serie de esames todos normais ate o eletro deu normal.quando fui repeti os esames porque estava sentido muita dor no peito do lado esquerdo as dores vem acompanhadas de diarreia e dor no estomago sinto tambem dor no braço e na mão esquerda e no pescoso nos ombros, o segundo eletro agora deu alteraçao difusa de repolarizaçao o medico disse q e nomal q quase todo mundo tem isso, gostaria de saber se o resultado do eletro tem alguma coisa a ver com a gastrite,porque quando sinto dor no peito fico com diarreia.Por favor dr me responda estou muito asustada com tudo isso des de ja agradeço.há tenho 28 anos.

    Responder
  76. Patricia

    Boa Tarde Dr Leonardo!

    Vou fazer uma lipoescultura dia 22.06.12 no meu ECG deu Intervalo PR curto isso e um problema? Meu medico apenas disse que posso fazer a cirurgia normalmente pois isso nao é impeditivo,

    Aguardo seus comentários

    grata
    sds

    Responder
  77. jessicaloureiro

    Olá Dr.

    Há 2 anos fui disgnosticada com sindrome do pânico, após ter tido uma crise, onde me faltava ar, o peito doia, parecia que ia morrer.
    Após esse tempo não fiz nenhum tratamento pois calmantes me deixavam mais nervosa ainda pelo fato de eu estar com o corpo mole.

    Porém há algum tempo tenho sentido quando fico nervosa que o meu coração meio que dá umas “paradinhas”, minhas maos formigam ( não sempre que isso ocorre com o coração ) e depois ele volta ao normal.

    O que poderia ser? estou com medo!
    não tenho vicios, e isso ocorre até quando ando ou rio demais.

    Obrigada.

    Responder
  78. jessicaloureiro

    Olá Dr.

    Há 2 anos fui diagnosticada com sindrome do pânico, após ter tido uma crise, onde me faltava ar, o peito doia, parecia que ia morrer.
    Após esse tempo não fiz nenhum tratamento pois calmantes me deixavam mais nervosa ainda pelo fato de eu estar com o corpo mole.

    Porém há algum tempo tenho sentido quando fico nervosa que o meu coração meio que dá umas “paradinhas”, minhas maos formigam ( não sempre ) e depois ele volta ao normal.

    O que poderia ser? estou com medo!
    não tenho vicios, e isso ocorre até quando ando ou rio demais.

    Obrigada.

    Responder
  79. maria

    quem tem ritimia sinusal que esta gravida tem alguma coisa.

    Responder
  80. Vitor

    Olá doutor, tenho 30 anos tenho 1,88 m e peso 90 kg, sempre pratiquei atividades físicas, mais precisamente musculação e a 3 anos fui notificado como hipertenso. O médico disse que meu problema esta mais ligado a ansiedade, visto que todos os meus exames estão normais. Com isso me receitou Selozk 25 mg. Ele é um beta-bloqueador, andei lendo que esses remédios não aumentam a frequência cardiaca consideravelmente durante a atividade física. No entanto, sempre corro com um frequencimetro e mesmo fazendo uso do remédio percebo que na atividade física meus batimentos sobem normalmente, chegando a 175 bpm ou em atividades mais intensas chegam até a 185 bpm. Já fiz o teste de esteira e está tudo normal. Mas fiquei com essa dúvida. O batimento cardiaco pode subir assim normalmente tomando o selozok ? Obs.: Me sinto bem, e meus batimentos voltam rapidamente depois da atividade física, sendo que em repouso meus batimentos ficam normalmente entre 50 a 60 bpm.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Vitor.
      A dose e a ação de um medicamento depende muito da pessoa que o recebe – esclareça isso com seu médico… mas…
      Já vi pacientes que com doses mínimas apresentam muita redução dos batimentos do coração e outros em que é preciso aumentar muito a dose para se conseguir um efeito.
      É como receita de culinária mesmo – o seu médico vai dosando, dosando… provando e chegando ao objetivo que ele estabeleceu para você.
      Outro fato: Nem sempre o objetivo do médico é tornar o seu batimento lento – no caso dos hipertensos, o objetivo é abaixar a pressão arterial.
      Leonardo.

      Responder
  81. ELISANGELA BARBOSA DE ARAUJO

    OLA DR SOU ELISANGELA TENHO 38 ANOS E ESTOU MUITO TRISTE COM A NOTICIA QUE O MEDICO ME DEU HOJE EU FIZ UM ECOCARDIOGRAMA E O DIAGNOSTICO FOI VALVA MITRAL ESPESSADA EXIBINDO DISCRETO ESCAPE.SEQUELA REUMATICA ?ELE DISSE QUE TNHO QUE FAZER CIRURGIA E QUE POSSO TER UM DERRAME DERREPENTE FIQUEI MUITO ABALADA ISSO E VERDADE

    Responder
      • ELISANGELA BARBOSA DE ARAUJO

        ola dr muito obrigada pela sua atencao estou tranquila agora gostaria de dizer a vc meu esposo tem parentes ai perto de sua cidade em salinas montes claros e coronel murta e ele sempre me falou sobre a cultura mineira que miuto diferente daqui e realmente posso dizer que sim e primeira vez que vejo um medico especialista ou nao tao dedicado que coloca um site a disposicao de pessoas que nunca viu para ajuda-las cinceramente estou muito feliz que deus te abencoe mais!abracos elisangela

        Responder
  82. Aurilene Neves

    Olá doutor
    Fiz um exame de ecodopplercardiograma transtoracico e o resultado foi: refluxo discreto na válvula mitral, como ainda irei fazer outros exames, irei demorar para retornar ao medico, estou aciosa para saber o seria isso. Obrigada

    Responder
  83. Erick

    Olá doutor. Fiz um eletrocardigrama e aparentemente nao deu nada. O laudo saiu com ritmo sinusal, ausência de isquemia ou sobrecargas, e também “eixo eletrico para esquerda 0 grau”

    O que seria esse eixo para esquerda? É para concurso, por isso estou ansioso. Amanha irei falar com um cardiologista e espero que nao seja nada.

    Agardeço se puder responder.

    Responder
  84. aldemira m. barros

    Ola Dr.e a minha resposta o Dr. não respondeu grata Aldemira

    Responder
  85. wolney jose soares

    dr.por favor sou o wolney queria que o senhor respondesse a minha pergunta do dia 01/05/2012 agradeço

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Wolney.
      Acabei de responder.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  86. FLAMARION VIANNA CEZAR

    OLA DOUTOR GOSTARIA QUE O SENHOR ME RESPONDESSE UMA DUVIDA UMA PESSOA QUE NAO TENHA HIPERTENSAO E TOMA PROPANOLOL 40MLG CONTINUAMENTE PODE NO FUTURO CAUSAR PROBLEMA CARDIACO SENDO QUE E SO PARA REDUZIR OS BATIMENTOS CARIDACOS POIS EU AXO QUE E MEU CASO SE EU DEIXO DE TOMAR UM DIA SINTO TAQUICARDIAS ??OBRIGADO

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      O uso continuado e bem indicado do propranolol não costuma causar “problemas cardíacos”.
      O que o médico deve ficar atendo é com os efeitos colaterais naturais do propranolol – e ele, provavelmente está atento a isso.
      Muitos pacientes fazem uso contínuo desta medicação, seja para hipertensão ou para arritmias cardíacas.

      Converse com o seu médico e peça-lhe médico e peça-lhe maiores informações.
      Abraços.

      Leonardo.

      Responder
  87. Carolina

    Dr Leonardo boa tarde, tenho 30 anos, não fumo, não pratico atividade física , porém sou asmática e uso muito aerolin spray 100 mg e neosoro.
    Já passei por alguns cardiologistas no passado pois sempre tive muita falta de ar, cansaço para andar muito, cansaço para subir escadas e ultimamente sentia as vezes taquicardia, os médicos sempre fizeram o exame de eletrocardiograma e sempre me disseram que os meus exames estavam normais.
    Só que faz mais ou menos uns quinze dias que estou sentindo muita tremedeira nas pernas, muita falta de ar, dor nas costas, as vezes sinto dor no braço esquerdo que sobe para a mandíbula do lado esquerdo e muita palpitação há dois dias, porém quando meço os meus batimentos eles estão sempre em torno de 93bpm mais sinto como se estivesse mais pois me incomoda muito.
    Hoje mesmo estava bem, tinha até sumido a palpitação, só que de repente senti ele dar um pulo dentro do peito e pronto, começou a tal taquicardia.
    Fiz um eletro há 3 dias e deu normal , porém não tinha começado ainda as palpitações, somente a falta de ar, pode ser coração isso ? ou o exame de eletro teria detectado tal coisa.
    Estou tomando para falta de ar predinisona, amoxicilina com clavulanato para um pneumonia que a médica nem sabe direito se era,
    Por favor estou aflita

    Responder
    • Leonardo Alves

      O quadro de pneumonia provoca sintomas de falta de ar e taquicardia.
      O uso do salbutamol, também e isso não contra-indica o seu uso.

      Pneumonia, ansiedade, asma, salbutamol.. Veja que são muitas variáveis e a sua médica deverá esclarecer-lhe quaisquer dúvidas adicionais. Acho que deve seguir as suas orientações e aguardar uma melhora do quadro com as medicações que está recebendo.

      Não fique na dúvida, não deixe de retornar e questionar com ela, ok?
      Abraços.

      Leonardo.

      Responder
  88. Roseli Pereira

    Gostaria de saber oque significa Ecocardiograma compativel com remodelamento concentrico.

    Responder
  89. Francine

    DR .O q Significa Sobrecarga ventricular direita e quais são os riscos e tratamentos ?
    Meu filho tem 14 anos e fez um eletrocardiograma e deu q ele tem Sobrecarga ventricular direita , mas o médico disse pra ele fazer um eco , mas não me explicou o q é isso somente , falou pra evitar exercicios fisicos por enquanto .Gostaria de ter uma noção o q isso significa , e se é coisa muito grave
    Muito Obrigada a quem me responder
    e ja marquei o eco , mas até o dia de fazer gostaria de esclarecer essa duvida !
    Ele ficou proibido de jogar futebol , gostaria de saber se é pra sempre q ele vai ficar sem fazer esportes
    ahhh e um dia antes a noite de ele fazer eletro ele jogou futebol isso pode ter alterado o exame
    Obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      A sobrecarga ventricular esquerda no Eletrocardiograma em uma criança de 14 anos deve ser investigada com o ecocardiograma, como seu médico fez.
      Conforme ele mesmo sugeriu, melhor ficar calma e aguardar o resultado do ecocardiograma.
      Pelo que vc mesma disse, o seu médico disse: “por enquanto”… até realizar o eco…
      O esforço físico no dia anterior não altera o eletrocardiograma.

      Sugiro-lhe aguardar o eco, pois creio que terá boas surpresas.
      A hipertrofia ventricular esquerda foi tratada neste post: http://sopronocoracao.com/2012/01/30/hipertrofia-ventricular-esquerda-quando-o-coracao-pega-peso/

      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
      • Francine

        mas Doutor é sobrecarga ventricular a direita ainda posso ficar tranquila , meu menino nao sente nadica de nada nem cansaço

        Responder
  90. Francine

    mas Doutor é sobrecarga ventricular a direita ainda posso ficar tranquila , meu menino nao sente nadica de nada nem cansaço

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Francine.
      A ausência de sintomas é um bom indicador.
      Não se preocupe antes da hora… (apesar de ser difícil)… mas aguarde o resultado do exame e não transmita sua preocupação para seu filho, ok?
      Leonardo.

      Responder
  91. Ana Lucia

    Dr Leonardo,
    Em primeiro lugar, parabéns!!! Blog excelente e muito esclarecedor.
    A minha dúvida é: fiz um ecocardiograma e deu regurgitação discreta sem prolapso da válvula. Fiz também alguns eletros e teste de esforço que deram ok e sem nenhuma arritmia. Vc acha que mesmo assim seria necessário fazer um holter 24 para detecção de arritmia/extra sístole ou o fato do teste de esforço estar ok já descarta qualquer problema?
    Muito Obrigada!
    Ana Lucia

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana.
      Acho que respondi sua dúvida no comentário acima.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  92. Ana Lucia

    Dr Leonardo,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog. Realmente excelente.
    Minha dúvida é: sinto alguns apertos e dores do lado esquerdo do peito. Dois anos atrás fiz um ecocardiograma que acusou regurgitação discreta mas sem alteração da valva mitral. E 6 meses atrás fiz um teste de esforço que deu todo ok inclusive com ausência de arritmias. No entanto, continuo sentindo estes incômodos. Você acredita que vale a pena fazer um holter 24 ou apenas os testes acima já discartam qualquer problema mais sério?
    Obs: Tenho 34 anos, não fumo, não bebo, não sou sedentária nem obesa, não tenho diabetes nem hipertensão.
    Obrigada!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana Lúcia.
      Obrigado pelo elogia ao blog.
      Fico feliz que seus exames esteja BONS e com resultado NORMAL… Isso é ótimo!
      Ecocardiograma e Teste ergométrico normais dão uma grande segurança para o seu médico de que você está bem…
      Se necessita realizar um holter… é difícil para mim avaliar e emitir uma opinião sem ter lhe examinado e preferiria que esta pergunta fosse direcionada para o seu médico, que lhe conhece bem…
      O holter traz bastante orientação e indicação da presença ou não de arritmias ao longo do dia.
      Atenha-se ao fato de seu médico ter lhe dito que você está bem e que os exames já realizados estão bons… mas na dúvida, volte lá e consulte-o.

      34anos, sem fatores de risco ! òtimo! isso é muito bom.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  93. Francisco

    Uma pessoa q nao tem nenhuma doença pode tomar o propanolol 40 mg?

    Responder
  94. Francisco

    Uma pessoa q nao tem nenhum problema pode tomar propranolol?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Sim, pode… desde que haja uma prescrição médica.
      Leonardo.

      Responder
    • Leonardo Alves

      Sim,
      Já respondido acima – vide resposta.
      Leonardo.

      Responder
  95. Saul

    Doutor, aos 25 eu fiz eletro em repouso, correndo, fizeram doppler tambem e deu tudo normal. Hoje tenho 30 e bebo nos findis. Esses dias bebi na quarta e no findi e depois de acordar de ressaca…durante o dia inteiro fiquei sentindo essa ‘paradinha’ no coraçao. Mesmo que nao tenha mais alcool no corpo(eu acho), a extra sistole é por causa do alcool? Eu tava sentindo agora durante uns 15 minutos(bebi ontem), como eu estava com sede, tomei muita agua e agora parece ter passado. A extra sistole pode ser tambem pela desidratação?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Saul.
      As extra-sístoles podem ser provocadas pelo cosnumo de álcool e pela desidratação. A desidratação provoca um taquicardia natural e pode “chamar” as extra-sístoles pelo estado de aceleração (hipercinético).
      Noites mal dormidas, insõnia, estresse (de qualquer natureza – inclusive o abuso de álcool)… podem precipitar o aparecimento das extra-sístoles e suas “paradinhas”…
      Beba com moderação… Procure o seu médico para certificar-se de que está tudo bem… e beba muito líquido.

      Sugestão: No “Findi” troque o álcool por exercícios… pelo menos um pouco de exercícios.

      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  96. Barbara

    Bom dia Dr.,
    Sou uma pessoa mto ansiosa e desde os meus 18 anos sinto vários sintomas. Qnd eu tinha 18 anos fiz um eco e um holter que deram normais (holter com 20 extrassistoles ventriculares). Agora com 25 estou fazendo os mesmos exames novamente. Hj fiz o eco que veio todo normal, mas acerca da valva mitral estava escrito: folhetos finos, movimentacao posterior sistolica acentuada, mas sem criterios para prolapso. O que isso quer dizer? Obrigada!

    Responder
    • Barbara

      Ah! No exame físico o cardiologista disse que ouviu um sopro suave, mas que estava td bem e que era normal na minha idade.

      Responder
    • Barbara

      Dr. ! O senhor acabou nao me respondendo…

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Creio que já respondi a sua pergunta abaixo.
      Desculpe a demora na resposta.
      Abraço.

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Bárbara.
        A descrição de “folhetos finos, movimentacao posterior sistolica acentuada, mas sem criterios para prolapso” é a própria descrição da movimentação da válvula… um movimento na direção posterior do eixo de avaliação…
        Realmente, não havia respondido.
        Abraços.

        Responder
  97. Barbara

    Boa noite Dr. Leonardo,

    Desde os meus 18 anos venho sentindo diversos sintomas (palítação, ansiedade). Na época fiz ecocardiograma e holter, que derão normais (o hotler mostrou 20 extrassistoles ventriculares). O cardiologista disse que meu coração estava otimo e nao havia motivo para preocupação. Eu provavelmente sofria de ansiedade. Aos 25 anos comecei a sentir os sintomas novamente, e voltei a outro cardiologista. Ele disse que aparentemente estava tudo bem, e que nao precisaria ser feito nenhum exame. Mas ele pediu o holter e o eco novamente para que eu ficassse mais tranqu8ila. O eco deu tudo normal, mas em relação a valva mitral veio escrito: movimentação sistolica posterior acentuada, sem critérios apra prolapso. O que isso significa? O holter esotu fazendo hj, então ainda nao tenho os resultados. Ah! o Cariologista tambem tinha ouvido um sopro suave, mas ele disse que nao tinha significado nenhum e que era normal na minha idade. Obrigada!

    Responder
    • Barbara

      Ah! Eu estava muito nervosa durante o exame, e meu coração ficou acelerado. Isso tem relação com a expressão que te perguntei o significado?

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Bárbara.
      Já comentamos sobre esta sua pergunta.
      Grande abraço.

      Leonardo.

      Responder
  98. Barbara

    Bom dia Dr.,
    Sou uma pessoa mto ansiosa e desde os meus 18 anos sinto vários sintomas. Qnd eu tinha 18 anos fiz um eco e um holter que deram normais (holter com 20 extrassistoles ventriculares). Agora com 25 estou fazendo os mesmos exames novamente. Hj fiz o eco que veio todo normal, mas acerca da valva mitral estava escrito: folhetos finos, movimentacao posterior sistolica acentuada, mas sem criterios para prolapso. O que isso quer dizer? Obrigada!

    Ah! No exame físico o cardiologista disse que ouviu um sopro suave, mas que estava td bem e que era normal na minha idade.

    Ah! E durante o eco hj fiquei mto nervosa, meu coracao batia acelerado. Isso pode ter ajudado a dar essa tal alteração?

    Responder
  99. Giovanna

    Olá doutor,
    Eu tenho 13 anos .. E gostaria de saber o que eu tenho mais ou menos. Eu estou normal, e do nada começo a sentir dores no pulmão direito, são “pontadas” e meu coração fica acelerado , e me da uma falta de ar pequena.. Gostaria que pudesse me ajudar.
    Abraço.

    Responder
  100. Danilo

    Olá doutor, tenho 21 anos, não fumo, não bebo, não sou nervoso, não sou estressado e sou sedentário. quando tinha 16 (2007) acordei um dia com falta de ar e palpitações, fui no cardiologista fiz eletro, ecodopler e teste ergométrico, tudo normal. ele disse que não era nada e poderia ser por causa do remédio de nariz. (uso fenoxazolina desde criança).
    depois disso melhorou sozinho e ficou apenas uma leve palpitação quando eu subia escadas.
    Desde então foi piorando e em 2010 eu comecei a ver os batimentos na visão quando fazia esforço e ficava cansado só de subir um andar. achei que era porque era sedentário e tinha engordado.
    Em 2011 continuou piorando e só de levantar de uma cadeira já dava palpitações e falta de ar, passei a ver e sentir as pulsações mesmo sem esforço e passei a ter um pouco de tremores nas mãos. fui de novo em outro cardiologista, fiz os mesmos exames denovo e tudo normal, ele disse que era falta de condicionamento físico mas não acho que é isso pois quando tudo começou eu não era sedentário.
    agora só de agachar, abaixar ou levantar da cadeira já fico cansado, com falta de ar e palpitações, é pior levantar de uma cadeira do que andar bastante. não tenho vontade de fazer nada, vejo halos nas lampadas à noite e tenho moscas volantes. sou alérgico e tenho coceira no corpo todo que não melhora com anti histaminicos, só com elocom.
    Hemograma normal, TSH, T4, colesterol, triglicérides também, tenho 1,62m e 85kg. pressão varia de 11-7 até 14-9. tenho intestino preso e estomago pesado também.
    Continuo usando fenoxazolina todo dia antes de dormir, isso pode ser a causa de tudo isso ?
    Devo procurar outro cardiologista ? pneumo ? endocrinologista ? ou é alguma coisa sistêmica ? não sei o que fazer.
    obrigado.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Acho que deve procurar um cardiologista e um pneumologista para avaliar as suas medicações.
      O fato de o coração ficar acelerado pode ser um dos motivos de PALPITAÇÃO – não seria uma doença, mas seria a percepção dos batimentos acelerados.
      De todo modo, procure um profissional médico.
      Leonardo.

      Responder
  101. amanda

    Dr leonardo adorei esse site exclarece muito bem nossas duvidas parabens,dr perdi minha filha em
    2010 ela faleceu com 5 meses de coraçao depois de 3 meses começei a tremer sentir falta de ar zuar as maos e pes coisas horriveis mais a anos atras ja tive sidrome de panico e fui curada mais fui me tratar no psiquiatra ele passou rivotril e fluxetina mais tbm passei no cardio pq sentia muita arritimia ele cancelou o fluxetina e passou diazepam com propanolol ja que tbm nao me dei com rivotril mais doutor fiz eletro deu uma pequena arritimia de anciedade que ele falou e fiz eco nao deu nada tbm tomei propanolol antes de ir fazer o eco nao sabia que nao podia mais doutor eu nao entendo minha arritimia tem hora certa todo dia de manha so da com paradinha as veses de madrugada mais e muito raro mais ja reparei que me da mais fora do horario quando me alimento muito de manha sempre me da depois do cafe estranho me ajude doutor obrigado…

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      O CAFÉ é uma das principais causas de palpitações…
      Mostre o seu médico, converse com ele… mas o café… junto com refrigerantes a base de cola, chocolate… etc.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  102. joselia

    dr. tomo ablok 25mg para arretimia cardiaca e pondera 15mg para fobia social estou sem desejo sexual gostaria de saber q remedio poderia tomar para meu desejo voltar novamente

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá.
      Ambas as medicações tem estes efeitos colaterais descritas na bula…
      Converse com seu médico para ele avaliar outras possíveis causas.
      Não pare a medicação sem falar com ele… isso é importante! como disse, o seu médico precisa avaliar a medicação para saber se este é o motivo das suas queixas.
      Abraços.

      Responder
  103. Catharine

    Olá doutor,tenho 25 anos não fumo, não bebo e nos últimos meses não tenho feito atividade física, fui ao cardiologista pq estava com alguns sintomas como sensação de falta de ar, aperto na região do esterno, taquicardia q aparecia do nada msm eu estando em repouso, dor no braço esquerdo. Ele me pediu vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste de esforço e holter 24 hrs, além de hemograma, glicemia, urina, tireóide e raio x de tórax, todos felizmente deram normais. Posso msm ficar tranquila com esses exames cardiológicos? Como todos estão normais pode ser q todos esses sintomas tenham origem psicológica?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá Catharine.
      Acho que deve ficar tranquila com o parecer do seu médico… Se você já mostrou os exames para ele e ele lhe disse para ficar tranquila, fique. Tudo indica que deve ficar tranquila, pois a falta de ar pode ser pelo sedentarismo…
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  104. Geovanil B. Galvão

    Dr. Comecei a tomar remédio para pressão alta sob orientação medica a 15 dias, mas sinto uma dor, desconforto no Coração ou perto dele sei lá, é normal? o medico disse que depois eu acostumo. o nome do remédio é Nebilet 50. Grato.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Geovani.
      Tomara que se acostume, mesmo.
      Enfim, a pressão arterial elevada não costuma causar hipertensão arterial… dê um tempo, mesmmo, para essa dor passar… já que foi esta a sugestão do médico que lhe examinou.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  105. Márcia Dorneles

    Olá Doutor. Quem tem pressão alta a terá para sempre, ou seja, nuca deve parar de tomar medicação? Nunca tive esses problemas, agora resolveram aparecer. Fiz vários exames cardíacos, pois minha extra-sístoles que a dez anos não apareciam retornaram. Mas naquela época até dezembro do ano passado minha pressão era em média sempre 12 x8. Minha pressão andava pelas casas de 16 x10 agora, mas não todos dias. A cardio me deu Carvedilol 25mg 2x ao dia, mas me deixou muito cansada (pressão baixa), diminui para 12,5 mg 2x dia, e continuei com sensação de cansaço, agora estou tomando 12,5mg só à noite. Melhorou bastante a minha extra sístoles e o cansaço diminui muito. Tomo Rivotril 0,5mg à noite e a Doutora disse que ajuda a diminuir a frequência cardíaca. Ela só insiste que eu tome pelo menos 12,5 2x pois a medicação tem efeito 12 hrs, sendo assim fico sem medicação ao dia. Mas e esse cansaço que vou continuar tendo? Minha mãe (já falecida) tinha pressão alta quando nova, depois normalizou e quando faleceu estava com a pressão baixa. Nunca tomou medicação de uso continuo, por isso minha dúvida. Tenho 48 anos, estou na pré menopausa e me trato com psiquiatra por causa de ansiedade, mas estou só com o rivotril. Voltei a tomar anticoncepcional (Q-Liara) para passar os calorões que estavam insuportáveis com orientação de uma Gineco. Ai que vem as duvidas, já que todos os exames cardíacos estão normais, não poderia ser uma alteração hormonal que tá fazendo esta bagunça toda em meu organismo?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      boa pergunta…
      O Carvedilol funciona de 12 em 12 horas… sua médica tem razão… pode ser que esteja tendo pressão alta durante a noite (sem perceber) e isso não é bom.
      Um pessoa pode ter momentos de estresse e ansiedade, momentos em que come muito sal (churrasco), tira-gosto, carne de sol, salgadinhos, etc… que faz com que o excesso de sal suba a pressão…
      Um pessoa OBESA que tem pressão alta… e emagrece… a pressão pode voltar ao normal.
      Anticoncepcional e outros medicamentos podem causar elevação da pressão… e quanto suspende-se a medicação, a pressão pode voltar ao normal…

      Enfim, existem vários casos … mas só o seu médico pode avaliar direitinho…
      Contudo… Contudo… dificilmente conseguimos retirar a medicação que foi iniciada corretamente.

      Abraços.

      Responder
  106. Ivan

    Olá doutor, olha em uma bela sexta-feira fui em uma festa junina, aqui perto de casa e comi muito. Voltando dela dormir. Acordei de madrugada com muita diarreia e vomitando, passei sábado todinho assim, foram umas 30 evacuações no dia perdi muito liquido. Fui ao medico de noite onde tomei 5 medicações na veia que não me lembro os nomes e 1 litro de soro. No domingo a diarreia e vômitos acabaram , porém tive muitos gases dor insuportável. Chegando domingo de noite comecei a sentir as palpitações, muitas mesmas, umas 15 por minuto. Fiquei morrendo de medo, e fui ao cardiologista fiz todos os exames ergométrico, ecodopler, eletro e so no holter acusou 1500 extra sistoles ventriculares. Meu cardio disse que era por causa da virose e que logo ia passar só que ja faz 1 mes e elas nao sumiram, durante esse periodo fiquei muito ansioso e acabei quase surtando, fui ao medico que falou que estou com transtorno de ansiedade generalizada e sindrome do panico, estou tomando sertralina a 5 dias, porém as palpitaçoes aumentaram com medicação, tenho em torno de umas 4 por minuto e sinto todas. Isso ta me deixando muito aflito, o que eu faço? continuo tratamento pra ver se causa era ansiedade?Mas por que ela começaram do nada? sendo que nem estava ansioso a esse ponto. Só piorei ansiedade por causa delas.

    Me ajudaa.
    Obrigado

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ivan.
      Neste caso, seria bom que retornasse aos seu médico para lhe avaliar novamente…
      Se na opinião do seu médico elas deveriam diminuir e não reduziram, seu médico precisará avaliá-lo novamente.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  107. Erica

    Bom dia, me chamo Erica, tenho 32 anos fui diagnosticada com PVM com leve regurgitacao a 4 anos, tomo selozok 25mg 2x ao dia. Tenho extrassistole ventricular e sinto tdas elas com a sensacao de vazio na garganta q desce ate o abdomen. De vez em qdo tenho crises, os batimentos ficam desregulados, tremedeira, vertigem, fraqueza e tenho q correr para o hospital, essas crises duram no maximo 30 minutos. Faco exame como teste de esforco, ecocardiograma, eletro e holter 24hrs. A minha preocupacao e q no ultimo holter alem das extrasistoles ventriculares isoladas como de costume, constou 3 extras ventricular enqto dormia (taquicardia ventricular nao sustentada) uma unica vez. Qual a gravidade dessa taquicardia no meu caso q tenho como unico problema o prolapso com leve regurgitacao? Tenho necessidade de exames mais aprofundados? Gostaria muito de mais esclarecimentos , uma segunda opiniao medica ja q esse problema atrapalha muito a minha qualidade de vida. Segundo meu cardiologista sofro de sindrome do prolapso, mas essas crises sao horriveis e sinto muito medo de morrer em uma delas. Desde ja agradeco muito a atencao e sinceridade.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Érica.
      Para uma segunda opinião, seria mais adequado procurar um cardiologista…
      Tente ficar menos ansiosa para eliminar o efeito da ansiedade sobre suas extra-sístoles… e retorne ao seu médico para pedir-lhe mais informações.
      grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  108. DARLANGE CAVALCANTE DE MIRANDA

    Bom dia,
    realizei um eletro, pois vou realizar uma cirurgia para retirar um pólipo uterino… e apresentou alterações na repolarização ventricular… Gostaria de saber se posso continuar realizando exercício físico?
    Marquei uma consulta com o cardiologista, mas ainda vai demorar e não quero correr esse risco!
    Desde já agradecida.

    Responder
  109. Ivan

    Doutor, passei por uma virose com diarréia e e vômito muito intensos perdi muito liquido, fui ao medico tomei medicação na veia e soro. 1 dia depois me apareceram extra sistoles, fiquei muito assustado com elas e marquei um cardiologista fiz todos exames(ecodopler,eletro, ergometrico) e unico que apontou algo foi holter com 1500 extra sistoles ventriculares, sinto elas até hoje , isso já faz 1 mes e elas nao sumiram. Durante esse periodo minha ansiedade aumentou muito e meio que surtei, penso que essa extra sistoles vai me matar todo tempo, fui diagnosticado com TAG e sindrome do panico tudo isso devido essas extra sistoles. Estou tomando sertralina a 1 semana, esse remedio aumentou minha extra sistoles sinto umas 5 por minuto, muito incomodo e isso me causa mais panico e ansiedade nao ajudando meu tratamento. Minha duvida é, posso continuar tomando sertralina mesmo aumentando as extra sistoles?meu cardio disse que elas começaram por causa da virose e por eu tbm ja ser ansioso. Será mesmo esse o motivo? ( desculpa pergunta porque meu cardio nao me passo confiança), será que elas na melhoraram até hoje por causa desse surto? e outra sinto muita vertigem tempo todo, fiquei com medo de ser por causa do coraçao, apesar de falarem que é por causa do panico. A extra sistoles pode causar vertigem tempo todo? ( sou uma pessoa de 20 anos praticante de atividade fisica, nao fumo, coraçao normal sem nenhum problema de válvula de acordo com exames que fiz, pressao normal, baixo colesterol.)

    Por favor doutor esclarece essas minha duvidas.
    Obrigado

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ivan.
      Algumas arritmias podem se tornar mais intensas com o episódio de uma virose.
      Ótimo que seus exames deram normais, mas se continua sentindo as palpitações e se estão lhe incomodando muito, melhor procurar um médico que lhe dê confiança e possa lhe esclarecer melhor.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  110. Otávio Augusto

    Ola , minha pressão fico alta porque eu andei de bicicleta e pedalei , dai cheguei em casa cansado e com zumbido no ouvido e fui no hospital medi a pressão tava por 18,20 tenho 19 anos

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Otávio.
      Uma pressão de 18 (180mmHg) é muito alta…
      Procure o seu cardiologista de confiança para ele o avaliar.
      Abraços.

      Responder
  111. Marcia

    Ola doutor..tenho pressao arterial geralmente entre 8 por6-9por7..as vezes elevando se a 10 por7..minha glicose por vc esta 85.. Outras vezes100..o problema e q tenho sentido inumeras tonturas e visao turva falta de disposicso e um mal estar q na o passa fuiao medico e rle disse q podi ser labirinto me receitou vertix 1ao dia..o problema e sremal estar constante q nao se devido a q esta relacionado..e perugoso estar com a pressao geralmente 9por7.owue devo fazer?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Pressão de 9/7cmHg (ou 90/70mmHg) costuma causar tontura… e fraqueza geral…
      As tonturas causadas por labirintite são diferentes… e o seu otorrino ou clínico deve fazer a diferença entre elas…

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  112. Camila Souza

    Bom dia Doutor,

    Fiz um eco e deu prolapso discreto e competente de ambos os folhetos da valva mitral? O que isso significa?

    Responder
  113. Pedro

    Dr. Tenho 23 anos, fiz um holter porque tava tendo palpitações. O cardiologista olhou somente o laudo
    que estava normal e me dispensou, sem tirar minhas dúvidas, se o senhor puder me ajudar.
    Tive uma supraventricular isolada, e 5 depressões do segmento ST C2, com máxima -5,5mm duração de 24 min, e declive H,
    a que durou mais tempo foi de -4,3 com duração de 1h e 06 min.
    O que significa essa depressão? foram no total 136minutos com depressão durante 23hr, todas com batimentos acima de 120.
    Qual é o valor normal para uma pessoa sadia? todoas pessoas saudáveis tem depressão do ST?
    Obrigado!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Pedro.
      É muito comum ocorrer depressão do segmento ST no holter…
      23 anos… é uma idade muito jovem para que o segmento ST tenha graves implicações para você…
      Volte no seu cardiologista e faça-lhe questionamentos, peça-o para tirar suas dúvidas, pois ele lhe examinou e fica melhor…

      Vou fazer um post específico sobre segmento ST…
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
      • pedro

        Mt obrigado Dr. , quando fizer o poste me envie o link.

        Responder
  114. Paulo

    Dr. Parabéns pelo Site.
    Tenho 24 anos, sempre fiz atividade física somente final de semana, mas esse ano começei a fazer academia, e faço judo. As vezes eu tenho extrassistoles, umas 10 na semana, e sempre as sinto. Mas eu nunca as tive no esforço físico e 2 ou 3 seguidas: uma batida normal e extra, uma normal uma extra.. senti isso nesse esses ultimo 2 meses.. fiz o teste ergometrico, mas deu normal, e tbm n senti os sintomas no teste. Por precausão fiz o eco e estou aguardando o resultado. Deve para as atividades enquanto n sai o resultado, ou isso pode ser normal?
    Me disseram que taqui cardia ventricular vem seguido de 3 extrassistoles seguidas é verdade?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Você deve parar as atividades se o seu médico lhe pediu para parar… e, pelo que você descreveu, não foi isso que ele lhe disse. Isso é um bom sinal.

      Sobre a Taquicardia ventricular… Não devemos confundir a ocorrência de três palpitações seguidas com a taquicardia ventricular… é completamente diferente.
      Taquicardia ventricular é a ocorrência de três extra-sístoles ventriculares seguidas… sim, isso é verdade.

      Vamos tentar simplificar:
      3 palpitações = 3 palpitações…
      3 extra-sístoles ventriculares = 1 taquicardia ventricular.

      Detalhe…
      Às vezes sentimos 3 palpitações, mas na verdade o quê ocorrem são ES+Normal+ES+Normal+ES+Normal (não é taquicardia ventricular, mas percebemls como se fossem 3 ES seguidas)… Diferente de ES+ES+ES (que é a taquicardia ventricular e sentimos como se fosse uma só).

      Conseguiu entender?
      De todo modo… procure o seu cardiologista.
      Abraços.

      Responder
      • Paulo

        Entendi sim Dr. obrigado por me exclarecer minhas dúvidas.

        Responder
  115. elisa

    boa tarde gostaria de saber o significado de..alteração da repolauzação ventricular em parede inferior / E grave?

    Responder
  116. Viviane

    Olá doutor..algumas semanas atrás me sobrecarreguei demais com trabalho, filha e faculdade..não estava me sentindo bem e fui ao médico, ao aferir a pressão estava 17×11..o médico de plantão me receitou losartana..no outro dia marquei com uma cardiologista que me receitou atenolou..tomei esses medicamentos durante dez dias..qdo retornei a cardiologista ela pediu pra que eu suspendesse a losartana e continuasse apenas com atenolol 50 mg..minha pressão agora está 11×7, 11×6..e a normal seria 12×8..minha cardiologista está de viagem e não sei como proceder..com essa pressão eu posso continuar tomando atenolol..ou posso diminuir ou parar de tomar? Acredito que minha pressão já tenha normalizado e que eu tenha passado por mto stress pra chegar naquele nível.. O que o Senhor doutor me recomendaria?? Obrigada pela atenção..E uma ótima semana doutor..

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Viviane.
      29 anos, já com pressão alta… isso é ruim. Entretanto, ela está muito bem controlada o que diminui os seus riscos.
      Se é necessário retirar medicações… só seu médico pode falar e modificar, se ele achar necessário.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  117. Viviane

    Olá doutor..esqueci de dizer..mas tenho 29 anos

    Responder
  118. Wiliam

    dr boa tarde a uns 6 meses vinha sentindo falta de ar taquicardia fiz varios eletros e nada deu agora estou deitado fica tudo bem quando me levanto meu coraçao acelera demais e fica acelerdo fico tonto canssado vontade de deitar dinovo agora estou com falta de apetite e quando como fico tonto coração acelerado.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      As alterações na frequência cardíaca costumam ocorrer com as mudanças de postura…
      Também são palpitações…

      Como está demorando para melhorar, sugiro procurar o seu médico de confiança; é a melhor opção.
      Abraço.
      Leonardo.

      Responder
  119. Cilmara

    Olá, Doutor! Tenho 51 anos, não tenho hipertensão e não pratico atividades físicas intensas. Tenho WPW descoberto recentemente. Tenho palpitação há muitos anos, mas não chega a incomodar. Se eu não fizer ablação, estarei correndo algum risco muito grande? Obrigada

    Responder
  120. Bruno

    Olá Dr, meu nome é Bruno tenho 22 anos.. e tenho algumas dúvidas e acho que o Senhor pode me ajudar.. vou tentar resumir o maximo porque é bem Estranho o que vou falar..
    Desde que me entendo por gente sempre joguei bola, 7 dias por semana, pipa, corridas enfim… tudo normal até quase jogador profissional eu fui.. e nunca tive nada.. até que um tempo com uns 16anos eu parei com tudo e fiquei infurnado no computador, uns 2 anos de “sedentarismo” um certo dia com uns 18anos por ai… eu bem sentado na cadeira me da um “PULO” no coraçao fortissimo que chegou parecer doer… mais só foi isso, eu não liguei muito, só que com o tempo piorou.. comecei a ter esses pulos frequente… agora vem as partes estranhas… Um dia eu na escola tranquilo sentado na posiçao de por o pé na outra carteira meio deito, sem esforço nenhum só relaxado, meu coraçao do nada, de um “tremida” parecia que ele tava tremendo e não parava, eu fiquei desesperado gritando que ia morrer.. corri fiquei alguns minutos assim, e sentei e do nada parou… fui ao Hospital fiz Todos os exames.. Eco,Holter, sangue.. Tudo e não deu absolutamente NADA. falaram como sempre(ansiedade)… Porém, eu continuei tendo esses Pulos ai, coraçao desrregulava e voltava em segundos… e uma outra vez eu fui, Deitar na cama, de lado, pulei nela, e denovo começou a tremer o coraçao, aquele sentimento q o coraçao n batia e so tremia TERRIVEL.. corri denovo pra chamar ajuda, e quando eu gritei… normalizou denovo.. senti tonturas só..só que nesse meio tempo dos 19 áos 22, eu voltei a jogar bola normal.. so a condiçao fisica mesmo que me atrapalhou, e raramente nos jogos dava uns pequenos pulos mais ao decorrer do jogo tudo normal.. a parte mais estranha ainda Dr, Toda vez que Pula,, ou parece que vai tremer, ou desrregular, quando eu vou “Arrotar” isso passa.. eu faço que vou arrotar, e acabo arrotando Passa totalmente isso.. eu sinto que vai dar,algum pulo ou “tremida” arroto e passa.. Se eu comer exagerado, ja ameaça de Pular,ou pula eu arrota e passa, fico de lado Passa.. Sempre com barriga CHEIA as vezes pula, e barriga totalmenet vazia tbm.. Dr Oque pode ser isso? Eu ainda jogo bola normal.. nunca deu nada, so que eu nãao sei mais o que fazer.. tenho medo de mal Súbito algo assim.. e isso ta me causando sindrome de morrer, a famosa do PANICO.. pq qnd vai dar isso, ou dá eu fico desesperado acho que vou morrer choro corro,e simplesmente para sem sintomas nenhum.. e no outro dia ou alguns minutos dps Normal e nos exames que fiz ano passado deu Tudo OK DESCULPE o enorme texto … só que rpecisava desabafar ja que os médicos me liberam pra tudo.. e isso n pode ser normal..

    Responder
  121. adele

    Olá, dr. meu nome é adele tenho 32 anos, e como alguns relataram, eu tb sinto o coração dar uma pausas, inlcusive é bem percepetivel, e depois de uns 2 segundos ele volta a bater bem rapido. apesar de nao me sentir mal no momento em que isso acontece, me preocupa, pois sento variass vezes no mes, e me preocupa tb caso ele nao volte a bater, rsrs.
    ja fiz uns exames faz um tmpo, e so deu prolapso da valvula mitral. gostaria de saber se é perigoso essa pausa, e se posso fazer exercicios fisicos. obrigado adele

    Responder
  122. Gabriel

    Olá Doutor! Me chamo Gabriel, tenho 16 anos e hoje tive uma experiência totalmente ruim e esquisita. Acordo 6:00h da manhã, tomei café, um pão com manteiga e vitamina de banana, isto me matou a fome, ai segui para minha escola de ônibus. Lá tive aula normalmente, até que chegou a hora do recreio, às 9:40h, e não estava sentindo fome, dai uns amigos me chamaram pra ir jogar futebol na quadra da escola e fui. Depois de uns 5 jogos eu senti uma falta de ar esquisita, na verdade eu percebi que estava respirando, mas vi que parecia não ter oxigênio o suficiente, na mesma hora eu sai da quadra e ia ao bebedouro, mas fiquei com uma visão esquisita, parecia tudo escurecer ( esta visão acontece as vezes quando acordamos, mas é por pouco segundos, mas na hora que me senti mal fiquei um bom tempo com esta visão) e meus ouvidos ficaram com um zumbido esquisito, foi como se tivessem abaixado o volume do ambiente e eu ouvisse um zumbido e com tudo escurecendo ( escurecendo mas não o suficiente pra eu parar de enxergar, eu estava enxergando mas estava tonto) eu percebi que tinha algo de errado, subi as escadas devagar ate o 3º andar para poder ir ao bebedouro , mas até lá eu ja estava melhorando, mas na hora eu pensei que fosse desmaiar. Eu não tenho nenhum problema pulmonar nem cardíaco, às vezes quando eu penso “Será que vou ter aquela falta de ar?” na hora que penso isso sinto o efeito. Eu não costumo almoçar, por que gosto de comer coisas doces, por que quando saio da escola passo em frente uma loja de doces que pra mim é irresistivel mas algumas vezes até almoço. Estou sentindo isso agora, mas não estou tonto nem tendo aquela visão, é como se eu respirasse e meu pulmão não se enchesse totalmente, mas consigo respirar, e quando isso acontece consigo sentir meu coração batendo fortemente sem eu encostar no meu peito, e eu acabo ficando nervoso. Ainda pouco tive uma visão esquisita, eu olhava pra parede e parecia ter umas manchas pretas na parede mas quando eu olhava pra elas, elas sumiam. Não tenho nenhum tipo de fobia, nem sindrome do pânico. Isso parece acontecer num pequeno tempo, por que agora não sinto mais nada além de fome. Eu gosto muito de esportes, e os pratico, não sou bom mas os pratico frequentemente. Não sei se tem algo a ver mas só pra complementar, eu sempre gostei de video-games, e jogo direto até hoje então permaneço bastante tempo parado. E estou ficando assustado, por que na hora parece que não acaba, então resolvi procurar sua ajuda, por favor doutor da uma forcinha!!! Muito Obrigado!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Gabriel.
      Acho interessante esta sua história… Ela merece atenção (não pânico!).
      Se você passou mal durante uma atividade física, você deve procurar um cardiologista…

      Na grande maioria das vezes, a avaliação do cardiologista mostra que tudo está bem, Graças a Deus. Entretanto, alguns casos, o médico detecta alterações que podem ser graves (a minoria das vezes).
      Mas com coração, não se brinca. Vá, mesmo, ao cardiologista, pois ele irá lhe auxiliar melhor, pois irá ouvir seu coração e solicitará os exames que ele entender necessários.

      Refeições “pesadas” e estômago cheio não é bom para a prática de esportes… ideal são refeições leves, ok?

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  123. Cíntia silva

    Bom dia Dr. Leonardo, medi minha presão e deu 140 x 100, minha médica passou vários exames,
    entre ele o eletrocardiograma, que deu Ritmo dinusal FC: 88 bpm. Isso é bom??? A cardiologista pediu um ecocardiograma e passou um medicamento Atenocol 25. Tenho 21 anos.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Cintia.
      Abraços…
      O atenolol é um início do tratamento da sua pressão arterial.
      Sobre o ritmo sinusal: http://sopronocoracao.com/2011/10/25/ritmo-sinusal-normal/ é o ritmo normal do coração.
      Grande abraço.

      Retorne a seu médico e continue avaliando, pois você é muito jovem para estar com pressão arterial elevada.
      Evite o estresse, coma pouco sal e mantenha o controle.

      Leonardo.

      Responder
  124. Pedro

    Dr. o que é depressão do segmento ST?
    Valores como -5,5 mm, -4 mm é normal? Fiz um holter e constou mais de uma hora com depressão do segmento ST C2. O cardiologista não me esclareceu direito oq seria isso.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Pedro.
      A depressão do segmento ST precisa ser investigada e avaliada.
      O seu cardiologista deve ter avaliada adequadamente…
      Mas não fique na dúvida… para um caso específico, o melhor é conversar novamente com o seu cardiologista.

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  125. camila souza

    boa noite doutor.

    Fiz o holter e a conclusao foi assim

    1. Ritmo sinusal
    2. Arritmia extra sistole supreventricular rara.
    3. Arritmia extra sistole ventricular única.
    4. Alteração inespecificada da repolarização ventricular.
    5. Ausência de sintomas.

    O que isso tudo significa

    Responder
  126. Camila Souza

    Boa tarde doutor,

    Fiz o holter 24 horas e na conclusão foi:

    1. Ritmo Sinusal.
    2. Arritmia extra sistole ventricular rara.
    3. Arritmia extra sistole supreventricular única.

    As outras conclusões eu não me recordo mais o que seria isso

    Responder
  127. Sinaria

    Doutor tenho 18 ANOS E MEU EXAME DEU DISTÚRBIOS DO RAMO DIREITO ISSO É GRAVE TOU ATÉ COM MEDO.POR FAVOR RESPONDE

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Falamos sobre os distúrbios de condução do ramo direito nestes posts: dê uma olhada… se continuar com dúvidas, não hesite em retornar.
      http://sopronocoracao.com/tag/brd/
      leve o exame par ao seu médico, ok?
      Leonardo.

      Responder
  128. Bruno

    Olá Dr poderia responder minha pergunta logo a cima, sei que é meio grande, porém gostaria de um comentário do Senhor!

    Obrigado

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Bruno.
      Acho que agora, respondi.
      Demorei um pouco… desculpas.
      Abraço.
      Leonardo.

      Responder
  129. Bruno

    Obrigado Dr…!! eu mandei na hr que o senhor responder desculpe.

    Aproveitando que o Senhor esta online, eu queria tirar uma dúvida, um certo dia vi um video que esse sentimento de “Coraçao tremer e não bater” pode levar a Morte, e é até grave isso, isso que eu senti algumas vezes, e´muito grave?, mais não aparece nos exames, existem medicamentos para isso? vou concerteza marcar outro Cardio, pois estou meio receoso para fazer praticas de atividades físicas…O que eu falo com o cardio? como chama essa “Tremulaçaos” é aquilo que você falou mesmo?

    desculpe! o encomodo! Obrigado

    Responder
    • meuprontuario

      Olá, Essas “tremulanças”… são PALPITAÇÕES. Provavelmente as Extra-sístoles…

      Grande abraço. Leonardo

      Responder
  130. Márcia Dorneles

    Olá Doutor, agradeço pela resposta, mas tomo o carvedilol agora à noite, está controlando bem as extra-sístoles e durante o dia tenho feito três vezes por semana no posto o controle da pressão arterial que permanece sempre boa. Passei a tomar o carvedilol 12,5 mg, pois me sentia cansada demais com 25mg. Ou seja, permaneço 12 hs sem medicação pois só tomo à noite, pois tentei tomar pela manhã também e me deixa muito cansada e minha pressão arterial permanece boa. Faz algum sentido isso? Não seria melhor eu fazer o MAPA. Sou magra. caminho com regularidade, mas estou na fase de pré-menopausa o que acredito que pode contribuir para algumas alterações. Obrigada!

    Responder
  131. fabiane santos da conceicao

    preciso de uma segunda opiniao. tenho 25anos minha familia ja tem indicios de pressao alta meu pai tem problema de nervoso e teve até tronbose, mas vamos ao caso ja tenho pressao alta ja chegou a 190*140 fiz o eco deu arritmia sinusal quando fico nevorsa aparecem manchas vermelhas pelo meu corpo sinto meu coracao bater muito forte a noite as vezes acordo p/ respirar o que faço?e ainda fui assediada pelo o medico que estava aconpanhando meu caso,agora tenho até medo de me consultar com outro medico se poder gostaria que enviase minha resposta p/ meu e-mail.
    fabi-santosgn@hotmail.com. obrigado!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Fabiane.
      Sua pressão está bastante elevada!
      Ideal é procurar, mesmo, um médico de sua confiança para ele lhe acompanhar… Não pode deixar a sua pressão ficar tão alta assim…
      Encontre um médico que lhe traga confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  132. Luana

    Olá Doutor.
    Meu nome é Luana, tenho 22 anos e vou contar minha história: Tudo começou terça-feira ( 31/07) quando estava deitada era em torno de 1:00 am, já que não consigo dormir cedo.De repente senti uma pressão muito forte no peito direito e esquerdo e meus batimentos acelerados, me levantei , senti uma falta de ar,tremedeira, tentei voltar a dormir mas não consegui, fui no pronto-socorro e fiz um eletro que deu taquicardia.Marquei com o cardiologista mas somente consegui na outra semana e durante a semana que aconteceu isso, foram diversos sintomas: taquicardia em 2 dias com dores e queimação no peito, dor nas axilas, braço dormente 2x durante uns 15 min… e dor nas costas e cabeça.Enfim na consulta com o cardiologista fiz o eletro que deu taquicardia sinusal 101 bpm. Continuo sentindo dores e queimação no peito e dores nas costas e para completar um desconforto na boca do estômago, sensação de bolo na garganta.Minha pressão sempre está normal 12X8 ou 12X6.Sou sedentária.Não tenho histórico familiar de doenças do coração.
    Ele descartou que a dor do peito seja referente ao coração.Me passou um relaxante muscular.
    Disse que poderia ter origem emocional.Devo procurar um psiquiatra?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Acho que você deve seguir a orientação do seu médico e procurar um psiquiatra, pois ele o avaliou e é a conduta que você deve tomar.
      Tomar que você melhore e, conforme o seu médico disse, controle o emocional.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  133. ian

    Opa Leonado…Eu fiquei com dor de garganta,ainda estou, mas do nada eu fiquei com uma dor de cabeca muito forte,vai desde la regiao do occipital e se extende ate o frontal creio…oque pode ser isso?? tenho 18 anos e eh uma dor muito forte,parece as vezes que acompanha o meu ritmo cardiaco

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Dor de cabeça súbita pode estar relacionada á infecção ou a outras causas específicas…
      Melhor consultar o seu médico de confiança.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  134. ana caroline

    tem tratamento?tem cura?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana Caroline.
      Qual tratamento? para qual doença?

      Leonardo.

      Responder
  135. Adriana Roza

    Dr eu tenho extrassistoles quase todo dia, porém umas 2 ou 3, é raro dá mais que isso, as vezes são fracas, as vezes mais fortes, mais duram segundos e passa,já fiz eco, eletro, e holter tudo normal, só no holter deu 1 Extra sistole supra ventricular, meu cárdio diz que as minhas extras são por causa da anemia, só que já tem durado mais de um ano e meio, ainda não estou totalmente boa da anemia, faço tratamento com ferro, não tenho outros sintomas além das extras, somente o desconforto, devo me preocupar? meu médico diz que não, até me liberou pra atividades fisicas, mas porque quase todo dia tenho que sentir alguma, sinto como falhas na maioria das vezes e pausa, porém, muitas vezes como soco algumas vezes sinto um soco, segundos depois outro soco, mais depois passa, tem dias que quando estou muito envolvida em alguma atividade que nem sinto, o que faço, será que um dia elas somem de vez, visto que não tenho outros sintomas acompanhando, quando melhorar da anemia elas podem sumir?

    Responder
  136. Bruno Monteverde

    Olá Dr sou eu Novamente.. estou bastante incucado com os meus sintomas.. esses dias por incrivel que pareça, tive alguns…

    O senhor disse que essas “tremidas” pode ser Extrassistoles correto? porém vi também que pode ser Fibrilaçao ventricular/atrial? nesse caso com a diferença? e é grave?

    Eu tive esse sintoda de coraçao TREMER desconpasadamente algumas vezes, e na maioria delas, eu estava quieto sem fazer absolutamente nada.. ja estou atraz de marcar consulta, mais queria da sua opinião.. sou o bruno lá de Cima dos coméntarios caso não lembrar.. como disse Jogo bola, e academia, agora não sei se eu paro até marcar o Médico…

    Outra cousa Dr.. vi que a Extrassistoles pdoe ter haver com o estomago, como disse quando tenho eu arroto e passa… ou faço movimento no qual arroto e os “pulo” ou as pequenas descompaço param imediatamente.. ou quando viro na cama, en fim..

    Porém estou com medo desse sintomas de “Tremer” o coraão que eu vi que é grave, porém nunca deu nada nos exames que fiz a 1 ano.. POrfavor me ajude Dr..

    Obrigado

    Responder
    • Alyson Diniz

      Bruno, estou sentindo o mesmo é horrivel! as vezes só de se mexer na cama, dá extrassistoles.
      penso que tem a ver com: refluxo gastroesofágico+ansiedade.
      as vezes tb tenho falta de ar+fraqueza.

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Alyson.
        Obrigado pela participação.
        Veja o quanto as extra-sístoles são comuns e acometem e incomodam muitos pacientes.
        Não fique na dúvida, consulte o seu médico de confiança.

        Obs: (para todos os posts)
        Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
        Abraços.
        Leonardo.

        Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Bruno.
      Se você continua sentindo essas palpitações, é bom que faça uma avaliação com seu cardiologista antes de inicar atividade física….
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  137. maria celia batista de santana

    oi doutor meu nome e celia tenho 41 anos,estou com um mapa no momento.minha pressao ultimamente fica de 15.9 a 21.11 passo muito mal sinto cansaço muito grande,o coraçao parece que vai pular para fora de tanto que acelera tomo o remedio diovan hct por 12.5,sou fumante estou com medo dos resultados dos exames pois sou de familia hipertensa peso 60 kilos,e agora estou emagrecendo de novo. o que sera que a minha pressao sobe tanto……..

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Maria célia.
      A pressão arterial de 21/11cmHg é muito alta e deve ser avaliada melhor pelo seu médico e, se for o caso, iniciar o tratamento.
      Não deixe de levar o mapa até ele, ok?

      Obs: (para todos os posts)
      Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  138. Nara Flavia

    Boa noite Dr. tenho 24 anos e estou convivendo há mais ou menos uns 5 meses com as extra-sistoles, estou desesperada pois a cada sintoma o meu coração parece que vai parar, parece que a minha cabeça fica vazia por uma fração de segundos . Já fui a 3 cardios e fiz uma bateria de exames , o ultimo disse que eu tenho prolapso de valvula mitral discreto e me receitou selozok de 0,25 porem me deu muita dor de cabeça e tontura pois a minha pressão arterial ficou muito baixa, atualmente estou tomando propanolol e rivotril para ansiedade, mas parece que não adianta muito. Minha vida esta muito difícil tenho medo de sair de casa sozinha e ter o sintoma, até engordei pois tenho muito medo de fazer qualquer atividade física e ter os sintomas terríveis mesmo depois do medico ter me liberado .Li os outros comentários e fiquei mais tranquila sobre a doença. Gostaria de saber se existe algum topo de cirurgia para corrigir esse defeito ou algum remedio melhor para acabar de vez com esses sintomas.

    Desde já agradeço.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Nara.
      O início do aparecimento das Extra-sístoles causam pânico em alguns pacientes.
      A melhor saída é consultar o médico e extrair dele todas as informações possíveis sobre a evolução da doença com vistas a manter a calma.
      Se a ansiedade for demais, melhor procurar uma ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

      Obs: (para todos os posts)
      Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  139. Ana Lúcia - MG

    Esses dias depois de subir uma escada correndo senti meus batimentos na nuca, tô com medo, isso é normal? minha pressão é sempre normal e tenho Sindrome do Panico. Fiz exames inclusive ECG e tudo normal, tenho 21 anos. Será que devo procurar um neurologista?
    Obrigada e Parabéns.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana Lúcia.
      Acho interessante você cuidar da síndrome do pânico, ainda mais que o seu cardiologista disse que seus exames estão normais.
      Procure um profissional para lhe ajudar nessa ansiedade.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  140. PAULO ROBERTO DA SILVA

    Boa noite Doutor! Estou tomando atenolol 50 mg, minha pressão está sempre em torno de 10/07, gostaria de saber se isso é normal, o meu cardiologista mandou partir o comprimido, caso a pressão baixasse muito, eu fiz isso e continua na mesma. Estou sentindo também uma espécie de coceira no rosto e nos braços, tem horas que coço até começar sangrar. isto também pode ser efeito colateral do remédio. Gostaria de ouvir uma segunda opinião médica. Agradeço e fico esperando a resposta.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Paulo.
      Os sintomas de pressão baixa costumam ser tontura e mal-estar…
      A coceira não tem relação com pressão baixa.

      Obs: (para todos os posts)
      Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  141. Wellison

    Oii bom dia doutor a um tempo atras eu estava tomando dois suplimentos alimentares sem a indicação de um nutricionista (albumina, creatina) e teve um dia que eu tomei a creatina e esperei 30 minutos e depois tomei a albumina e esperei mas trinta e fui malhar sendo que aiie eu me senti mau tipo vontade de desmaiar mas depois eu continuei tomando e não me senti mau. mas isso já faz quase um ano que não tomo mas creatina e eu só tinha tomado meio pote de creatina e um saco de albumina. mas na verdade eu gostaria de saber o seguinte eu estava em minha sala de aula a um mês atras desse ano aqui, e estava em uma sala tranquada sem corrente de ar e comecei a ficar sem ar e fiquei nervoso meu batimento ficou muito acelerado fui ao um medico tirar minha pressão e estava 15/8 aiie depois de alguns dias quando tirei a pressão todas deram 12/8 ou 11/8 e depois ele pediu um exame de ecg e meu exame de isso aqui (dentro do limite da normalidade) e meus batimentos deu isso aqui (71bpm) sendo que sinto ainda umas falta de ar e coração batendo acelerado e por eu ser magro vejo meu coração bater mas meu medico disse que é porque eu sou muito ancioso e pode ser meu psicologico.

    realmente pode ser isso?

    e sobre a creatina e a albumina isso não tem nada a ver?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Wellison.
      A ansiedade pode provocar todos esses seus sintomas, como o seu médico lhe disse.
      A suplementação com Creatina e Albumina não causam, habitualmente, esses sintomas.
      De outro lado, alguns pacientes tem falta de ar e ansiedade em locais fechados, sem que isso signifique doenças do coração.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  142. Wellison

    Dr. Leonardo Alves vc entra no site para responder as perguntas todo dia ou uma vez ou outra?

    Eu gostaria de saber como funciona o esquema?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Wellison.
      Não respondo ás perguntas todos os dias… Também não há uma data correta para respondê-las, algo pré-determinado.

      Uso as perguntas para direcionar os temas dos novos posts que farei.
      Algumas vezes, demoro em responder ás perguntas, até mesmo para não se configurar consulta médica pela internet, que não é o caso desse blog.
      Por outro lado, gostaria de poder atualizar o blog com maior frequência mas tenho ficado sem tempo e costumo fazer isso nos finais de semana, quando meu filhos dão uma folga… (rs).
      Agradeço sua participação… e paciência.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  143. Giane

    Ola eu tomo atenolol pra arritmia..ja tem 6 meses . quero saber quanto tempo devo tomar
    queria parar pois nao quero ficar dependente do remedio…obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Giane.
      O Atenolol não é como os medicamentos ansiolícos (como o diazepan) e não causam dependência química.
      O tempo de uso dependerá da resolução ou não do seus sintomas… converse com o seu médico, pois ele saberá o melhor momento para retirá-lo, se for o caso.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  144. Sineide Borges

    Insufisiencia mitral e leve e insuficiencia transcupide leve , depois que ela abre um pouco , isso volta ao normal ou vai aumentando cada vez mais?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Sineide.
      Esses achado do ecocardiograma são bastante comuns e costumam ser causados pelo aparelho de ecocardiograma…
      Antigamente, com aparelhos mais precários, os médicos não viam essas insuficiências leves… hoje, com a modernização dos aparelhos de ecocardiografia… eles encontram essas situações…

      Na maioria das vezes, não são doença… Mas tudo depende da opinião do seu cardiologista.

      Obs: Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
      • Sineide Borges

        Olá dr. Leonardo.
        Meu cárdio disse que vou até os 90 com esse problema. Disse-me que posso me tranquilizar , pois os outros exames foram bons. Um abraço e obrigada pela atenção.

        Responder
  145. maria cristina g.oliveira

    Dr leonardo boa noite,gostaria que o senhor responde-se algumas duvidas eu me chamo cristina tenho 51 anos de idade e a 23 anos luto com a arritimia,as duas primeiras vezes que tive eu fumava e bebia em 1991 tive que ficar 17 dias enternada sendo que no setimo dia mi levaram para o cti para fazer a conversao do coraçao,mas desde entao parei de fumar e beber,o medico colocou no sumario de alta (sindrome de hollyud) mas depois disso comçei a tratar com o douto David de padua Brasil,ele descobril que era uma arritimia congenita herdada da minha mae mas bengna,começei a tomar5 digoxina e propranolol,mas ai tive outro epsodio ao todo foram 6 internaçoes a ultima tem 6 anos,mas todos epsodios que eu tive que mi levaram a internaçao eu havia forçado vomito antes,agora estou tratando com um cardiologista e tenho mi sentido muito mal ,mais eu tenho hipertensao harterial,hipotiroidismo,arritimia,coleterol alto,(sindrome do panico,ansiedade generalizada,depressao cronica,fobia,sou tao nervosa que nao sei como eu mi aguento,eu tenho tanto medo de morrer que eu mi vejo na medicina legal na mesa morta quando eu imagino isso chega a doer,um fato tenho obsidadeestoi com 136kg) estou com pedra na vesicula,a medicaçao que eu tomo e puram44mg,omeprazol20mg,50mg de sertralina de manha 50mg depois do almoço,hidoclorotizida25mg.anlpril de 10mg de 12 em 12 horas,tomava propranolol mas como tive uma crise de bronquite mes passado a 4 dias estou tomando selozox 25mg de 12em 12 horas,1e meio rivotril anoite,tenho sentido muito estas paradas que o coraçao da e segundos mas parecem interminaveis embora tenha sido diagnosticada com sendo arritimia benigna eu fico apvorada vou pro hospital no pronto atendimento mas nunca la sai no eletrocardiograma,ou mesmo na auscuta,as vezes fico horas la e quando saio de la e que sinto,ou fora da sala do medico,todos sao categoricos em dizer que e ansiedade,mas meu medico me pediu ecocardiograma e o holter ja fiz uns 4 de cada,no ulmo esta foi a conclusao ritimo sinusal predominante durante o exame,ausencia de extrassistolis ventricular e ausencia de supraventricular.fc maxima de 112bpm,fcminima de 55 bpm,fc media de76bpmausencia de pausas maiores que 2.6segundos.duraçao do qrs inferior a 120mseg ,ausencia de alteraçoes do segmentos-t compativeis com esquemia miocardia.variabilidader-r(sdnn)-89)o eco de essa conclusao -camras cardiacas de dimensoes normais-valvas cardiacas vardiacas de aspctos normais.-funçao contratil do ve preservada. o medico ficou satisfeito com o resultado mas eu continuo a sentir esses mal estar no coraçao,porisso tambem ele mudou o propranolol que eu tomo a15 ou 16 anos pelo selozox agora sao o quarto dia da troca nos dois primeiros dias foi um sonho agora desde ontem tudo voltou mi oriente por favor,vou fazer cintilografia miocadia farmacologica.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Maria.
      Penso que vc deve buscar a opinião do seu cardiologista… falar com ele todos esses sintomas, pois é difícil para eu emitir uma opinião a respeito, pois não lhe examinei.
      Sugiro, fortemente, que agenda uma consulta com seu cardiologista de confiança para que ele tente melhorar os seus sintomas e também que você reduza o componente de ansiedade que lhe afeta.

      Obs: (para todos os posts)
      Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  146. Juliana

    Olá Doutor,
    Meu nome é Juliana e gostaria de alguns esclarecimentos.
    Minha mãe faleceu aos 51 anos de idade de infarto agudo do miocardio há 3 meses, e fiquei muito impressionada com isso. Mas mesmo antes do acontecido eu sentia uma dor no braço esquerdo e dor no peito. Com isso procurei um cardilogista e ele me pediu alguns exames para acompanhamento do caso. Tenho 31 anos e os exames não deram nada de anormal pelo que li neles, ainda não levei no cardilogista mas os medicos que realizaram os exames ja disseram que não tenho nada.
    Bem, o que gostaria de saber é se essas dores podem ser por descontrole emocional, estresse ou por eu ter hipercifose com um desvio de 75° e tenho muitas dores nas costas por isso e ja li que elas podem irradiar para o peito e para os membros. E também gostaria de saber se posso tirar da cabeça que tenho problemas cardiocos.
    Muito Obrigada pela atenção desde já.
    Juliana

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Juliana.
      Acho que seu comentário veio duplicado.
      Respondi na pergunta acima.

      Obs: (para todos os posts)
      Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.

      Responder
  147. Pedro

    Dr. tenho duas perguntas. Taquicardia sinunsal numa situação de estresse a 190 bpm, isso é normal para um coração saudável? Tenho crises de ansiedade, e um dia meus batimentos chegaram a quase 190 bpm, mas depois de uns 10 minutos passou.. os sintomas que senti só foram tremedeira, e palpitações. Minha dúvida é que o ritmo sinunsal pode chegar a essa frequência alta, ou não? e se causa algum dano e se existe algum risco com o ritmo tão alto. (O ano passado fiz exames de coração, e deu tudo normal.)

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Pedro.
      Durante uma atividade física, um coração pode acelerar-se bastante… A conta é a seguinte: Frequência cardíaca máxima: 220 – sua idade (220 menos a sua idade): Ex: 220 – 20anos: 200bpm de frequência cardíaca máxima.
      Estou falando isso no ESFORÇO… e não em repouso ou subitamente…
      O paciente SEMPRE deve falar com o cardiologista e contar-lhe suas queixas.

      Obs: (para todos os posts)
      Esse blog é informativo e não se configura consultório médico ou segunda opinião médica. Sempre Consulte o seu médico de confiança.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  148. suelen

    Dr. bom dia, me chamo Suelen, ja faz alguns meses que começei a sentir arritimia mas nao sinto com frequencia, vem do nada e depois desaparece, so que ontem passei o dia sentindo pontadas forte no peito esquerdo que era como estivesse queimando, começava forte e depois acalmava, enfim passei o dia sentindo essas dores que vinham e desapareciam, pensei em ir a um pronto socorro para atendimento mais como essas dores nao eram constante preferir ficar em casa pois logo iriam desaparecer, quando acordei hoje me levantei com muita dor no braço esquerdo seguido de cansaço e dores, fiz um exame de sangue para ver enzimas cardiacas mas o resultado foi td bem, sem nenhuma alteração, ha algumas semanas atras venho sentido fortes dores nas pernas principalmente do lado direito do joelho ate o pe, estou atras de me consultar com um cardiologista, enquanto nao consigo esta consulta gostaria de saber o que o Senhor pode me dizer, eu tenho 25 anos, sou magra ate me surpreendir ao sentir dores no coraçaõ, pq normalmente esses sintomas acontecem com pessoas obesas, sedentaria e etc.. entao por favor me responda.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Suelen.
      Pelo que vejo, você está sentindo-se muito mal…
      Uma observação que vc fez é importante: é jovem, com 25 anos, e a chance de um paciente jovem (menor que 30anos) ter um problema relacionado ao INFARTO é pequena (estatisticamente) – mas medicina NÃO É MATEMÁTICA… e essa observação é geral, não direcionada ao seu caso.

      Se fez exames de sangue, vc consultou com um médico, que lhe avaliou e emitiu um parecer sobre seu caso, muito melhor que o meu parecer, pois ele lhe examinou e tem mais subsídios para falar.

      Sobre as palpitações… e os demais sintomas… acho interessante (até para lhe acalmar) procurar um cardiologista.
      Grande abraço.

      Obs:
      Este blog não é consultório médico e as opiniões e comentários não substituem a consulta médica presencial. Também não temos a intenção de emitir uma “segunda opinião”. Ou seja, nunca substitua a consulta médica pelas informações emitidas nesse blog.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  149. POLLYANNA ASSIS

    OLA DR. ME CHAMO POLLYANNA, TENHO 27 ANOS, E DESCOBRI A MAIS OU MENOS 2 MESES QUE TENHO TAQUICARDIA, O MEU MEDICO DISSE QUE NAO E NADA DE GRAVE MAIS EU LEIO VARIAS COISAS NA QUAL ME POE MEDO, FACO USO DE SELOZOK 1/4 DO DE 50 MG, E USO UM REMEDIO PARA ANSIEDADE, SO QUE ESTOU SENTINDO MUITO COMO SE MEU CORACAO FALHASSE, VERIFICOU MEU PULSO E MEU CORACAO BATE DUAS E FALHA UMA, TO MUITO PREOCUPADA, PAREI DE TOMAR COCA, CAFE..POIS PERCEBI QUE AUMENTAVA OS MEUS SINTOMAS.. HA ALGUM EXAME MAIS PRECISO QUE EU POSSA FAZER??

    Responder
  150. Alex

    Olá!

    Responder
  151. Patricia

    – boa tarde, ja fui a varios médicos e me disseram que sofro de ataques de ansiedade, ultimente todos os dias tenho uma estranha sensaçao no peito ou ate mesmo dor .. mas eu já fiz um electrocardiograma e tava tudo normal .. nao sei o que fazer maiz ! :C

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Patrícia.
      As palpitações incomodam, e muito!
      Os pacientes perguntam isso, mesmo…
      O cardiologista fala que não é nada! Mas estou SENTINDO… É verdade… Digo-lhe, e confio na opinião do seu médico, que se ele lhe avaliou e disse para tentar conter a ansiedade, é a decisão mais acertada…
      Algumas vezes, como falei nesse post (http://sopronocoracao.com/2012/04/10/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus/), as palpitações demoram a passar.
      Abraços.

      Responder
  152. Vini (@vini_the_king)

    Oi Doutor Leonardo, queria fazer uma pergunta, vou contar primeiro do que está acontecendo e depois falo do histórico, de uns dias pra cá venho tendo umas tremedeiras estranhas do lado esquerdo do corpo, no braço, cabeça, costas e mão, pelo menos é a sensação que sinto e também tem alguns dias que estou com queimação na parte da garganta e dificuldade pra usar o banheiro, o que pode ser isso ai? as vezes sinto dores no peito, ontem tava sentindo do lado esquerdo. Já o histórico, no começo do ano tive o coração um pouco acelerado, fui no pronto socorro fiz um exame de eletro e ele recomendou que eu tomasse o propranalol e fizesse exames, eu fiz os exames e não deu nada, mas o médico recomendou que eu continuasse tomando, estou tomando des de lah, queria saber o que pode ser essa queimação e essas tremedeiras estranhas? obs: a acelaração de antes, é diferente das tremedeiras de agora.

    Responder
  153. Jess

    Oi doutor!
    bem, as vezes eu estou normal, parada,mas ai o meu coração bate em outro ritmo e depois volta ao normal e não demora, é bem rápido. As vezes da uma taquicardia tbm, dura um tempo, sei la, n6o maximo 1h, e depois volta ao normal. Eu ja fiz um eletro e um eco e deu normal… esses dias eu fiz exercicio dai me deu uma dor (mas nao uma dor forte,eu nao sei explicar direito é mais como uma ‘agonia’) do lado esquerdo e subindo pela garganta… isso acontece sempre quando faço algum exercicio… eu li pela internet que pode ser angina…
    Se o eco e eletro deram normais, pq eu sinto essas coisas? Eco e eletro detectam angina?
    lembrando que tenho 21 anos, sou uma pessoa muito ansiosa e problemas pessoais estão me deixando muito estressada ha algum tempo.
    obrigada

    Responder
  154. Bruno

    ola, estou com uma duvida, tive uma dor forte no peito, lado esquerdo, essa dor iniciou-se nas costas, isso ja tem uma semana mais ou menos, a dor basicamente ja passou, mas agora sempre que eu me deito de lado, com o lado esquerdo para baixo, meu coração faz um barulho, e posso senti-lo(de maneira estranha), estou com a impressão(por já ter tido antes) que é um pneumotorax, gostaria de saber se tem fundamento o que estou falando… (eu sei que vc é cardiologista, e nao pneumologista, porem, o que eu ouço de maneira estranho é o coração…)

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Bruno.
      O fato de “sentir” o coração é algo comum e muitos pacientes o sentem… nada de mais nisso!
      Pneumotórax é uma doença grave e que costuma manifestar-se de forma mais dramática, merecendo, portanto, uma ação médica mais rápida.
      Espero que não seja o seu caso.
      De todo modo, procure o seu médico e peça-lhe avaliação.
      Grande abraço.

      Responder
  155. Manuela Souza

    Boa noite,tenho 25 anos, estou acima do peso, e com hipertensão, hj peguei os exames que faço de rotina desde pequena, desde o meu nascimento fui diagnosticada com PVM e até então, todos os ecos q fiz desde de pequena até os 21 anos deu o prolapso na válvula mitral, quando pequena tomei medicação para o PVM, e depois não precisei mais pois o médico disse q estava bem, todos os q consultei, e hj simplesmente no eco não apareceu PVM e sim ESTENOSE AÓRTICA de grau DISCRETO, estou com a valva sigmoidea aórtica calcificada, e a minha aorta está com o diâmetro normal 3,1 cm e meu meu gradiente transvalvar aórtico de 19mmhg, e vou demorar para ir a cardio, pelo menos 3 semanas, e gostaria de saber o que isso significa, se o meu caso é grave, ou apenas com medicamento fica tudo bem e pq meu PVM não foi constatado nesse exame, já que sempre escutei que eu iria viver com ele o resto da vida?(sim e sou assintomática com relação a estenose aortica, e o teste ergométrico deu ok).

    Responder
    • Manuela Souza

      e desde já, agradeço atenção. Obrigada.Manuela

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Manuela.
      A estenose aórtica é uma doença da válvula que pode ir aparecendo com o tempo, mesmo, sem que isso signifique, como você pode estar pensando, um equívoco entre os exames…
      Entretanto, é bom você conversar com seu médico para que ele esclareça melhor o seu caso, acho importante você conversar com ele e, tenho certeza, ele lhe orientará adequadamente.
      Grande abraço.
      Sobre o PVM… principalmente se ele é discreto, costuma “aparecer” em um exame e “desaparecer” em outro, isso ocorre.
      Leia mais: http://sopronocoracao.com/2012/03/02/pvm-prolapso-valvar-mitral-e-suas-consequencias/
      Leonardo.

      Responder
  156. TAIS BOBLOSKI

    Ola dr fiz ponte safena vai fazer 2 meses!so q sinto meu coraçao bater muito forte ,bate minha cabeça de tao forte é normal???

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Tais,
      O normal, mesmo, é não sentirmos os batimentos do nosso coração.
      Entretanto, algumas vezes, isso ocorre.
      Indico-lhe procurar o seu médico e pedir uma opinião mais detalhada, pois você já fez ponte de safeta, não é mesmo?
      Abraços.

      AVISO:
      Esse blog não é consultório médico; não se configura consulta médica virtual, bem como segunda opinião médica.
      Faça a consulta com seu médico, pois ele é o mais indicado para emitir um parecer adequado sobre seu caso.
      Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
      Abraços.

      Responder
  157. Cristina B. Santos

    Bom Dia, Dr., meu filho Lucas de 15 anos, quando foi fazer uma cirurgia de desvio de septo, foi descoberto que ele tinha arritmia, a cirurgia foi suspensa, fez eco e nada constou , mas no holter deu: FC mínima de 41bpm / FC média de 67 bpm/Fc máxima de 141bpm – Atividade ectópica supraventricular isolada, observada 40 extra sistoles / Atividade ectópica ventricular polimórfica, observada 2684 extra-sistoles ventriculares polimorficas isoladas e bigeminadas , apresentou 119 episodio de Es Vs em salva duas / observou 3 episódios de TV não sustentada em 3 complexos consecutivos. Dr. meu filho não sente nada , joga futebol, faz academia, isso é muito grave???

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Cristina.
      O ecocardiograma normal é um excelente exame, que o médico usou para afastar gravidade.
      A avaliação mais detalhada deve ser feita pelo seu cardiologista, que pelo visto, o liberou para a atividade física, não é mesmo?
      E também é muito bom que seu filho não sinta nada.

      AVISO:
      Esse blog não é consultório médico; não se configura consulta médica virtual, bem como segunda opinião médica.
      Faça a consulta com seu médico, pois ele é o mais indicado para emitir um parecer adequado sobre seu caso.
      Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
      Abraços.

      Responder
  158. ANA RIBEIRO

    Dr., no inicio deste ano, descobri que tinha taquicardia quando fiz um ECG, com valor de 129bpm. Andava-me a sentir muito stressada, sempre a chorar, cansada, desamimada e sentia-me muito acelerada no coração. A minha cardiologista receitou-me concor 2,5. Os exames que fiz ECG, HOLTER, ECO, exames à tiróide e Prova de esforço não deram em nada, apenas que era stress. Mas a verdade é que continuo a tomar aquela medicação. A minha pergunta é, será normal ter só stress e sentir-me mal se deixar de tomar a medicação, porque se deixo de tomar um dia ou dois os sintomas voltam?!?

    Responder
    • ANA RIBEIRO

      Esqueci de dizer, tenho 22anos e pratico actividade fisica com regularidade.
      ANA RIBEIRO

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá,
        A prática de exercícios físicos é importantíssimo para qualquer pessoa.
        Abraços.

        AVISO:
        Esse blog não é consultório médico; não se configura consulta médica virtual, bem como segunda opinião médica.
        Faça a consulta com seu médico, pois ele é o mais indicado para emitir um parecer adequado sobre seu caso.
        Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
        Abraços.

        Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana,
      A suspensão dessas medicações não pode ser feita de modo abrupto, senão ocorre o famoso “Efeito Rebote”: sopronocoracao.com/…/efeito-rebote-de-que-se-trata/

      AVISO:
      Esse blog não é consultório médico; não se configura consulta médica virtual, bem como segunda opinião médica.
      Faça a consulta com seu médico, pois ele é o mais indicado para emitir um parecer adequado sobre seu caso.
      Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
      Abraços.

      Responder
  159. Andressa

    Olá Doutor,

    Minha idade é 24 anos, gostaria de tirar duas duvidas:

    1) As vezes sinto o coração bater muito forte e sinto falta de ar ao ponto de me incomodar logo após as refeições, isso é normal?

    2) Sinto as vezes, mesmo sentada ou deitada, que meu coração dá um pulinho diferente ( não sei explicar direito), que me deixa com uma leve falta de ar e tontura, eu preciso respirar fundo algumas vezes e esperar ele voltar ao normal. O que pode ser isso? É um descompasso normal que o coração pode dar de vez enquando?

    Acabei de fazer todos os exames do coração e tudo aparece normal…

    Responder
  160. Andreia Lima

    Olá Doutor! Fiz um ecocardiograma hoje e como ansiosa que sou estava procurando na net sobre o resultado do meu exame e encontrei este site. Fiquei feliz e ficarei mais ainda se puder me ajudar pois minha consulta médica será na próxima semana ainda… Fiz um eco em 2009 e ele havia acusado PVM. Todas as vezes que me sinto tensa, estressada sinto dor no peito e dependendo do estresse não consigo andar muito pois o coração fica muito acelerado e um cansaço enorme me abate. Quando isso acontece fico de repouso em casa. Mas ao fazer o eco hoje (estava bem na hora do exame) obtive os seguintes resultados: MITRAL: Prolapso holossistolico de folheto anterior, sem degeneração mixomatosa (na conclusão diz Doppler demonstrou leve refluxo mitral); TRICUSPIDE: Sinais de prolapso (na conclusão diz Leve/moderado refluxo tricuspide, com PSAP estimada em 25mmHg); essas foram as alterações. Que significam esses refluxos doutor? Seria insuficiencia das valvulas? E esse PSAP em 25mmHg? Isso pode se agravar daqui ha algum tempo correndo risco de ser preciso uma cirurgia? Preciso tomar anticoncepcional para tratamento de espinhas, será que poderei toma-los sem problemas? Se puder me ajudar, fico muito agradecida. Tenho 26 anos e ha um mês me matriculei na academia mas só tenho feito exercicios aeróbicos pois estou no aguardo da Cardio me dar atestado médico. Eu só os faço quando tô me sentindo bem…Obrigada!

    Responder
  161. Klecius Augustus Passos Pereira

    Fiz um ecocardiograma com doppler de fluxo a cores e a conclusão foi: regurgitação aórtica em grau leve, relaxamento diastólico do VE alterado e função ventricular sistólica normal. Tenho 58 anos de idade, hipertensão descoberta há dez anos (hereditária), meu remédio de uso contínuo é o Vasopril Plus 10/25 mg. Meu pai faleceu de enfarte aos 62 anos de idade, mas minha mãe que também tem pressão alta já está com 90 anos. O que devo fazer?

    Grato.
    Klecius

    Responder
  162. Diego

    Olá Dr. é o seguinte, desde já o parabenizo pela atenção que disponibiliza ao público, muitas vezes ( provavelmente na maioria das vezes ) leigo nesse assunto, confortando-nos e ajudando-nos da forma que está ao seu alcance. Primeiramente, relato que estou muito bem acompanhado, meu cardio é o Dr. Prof. Roberto Khalil Filho. O que me fez procura-lo foi a sensação das tais extrasistoles. Fiz exames como, esteira, eletro, eco bidimensional e tridimensional e holter. Em nenhum deles deram alterações a não ser no holter. O laudo do meu holter deu “Alterações na repolarização ventricular durante todo o exame” ” 12 Extra-sistoles ventriculares e 25 extra sistoles supraventriculares”, “único episódio de BAV, rúidos no momento do episódio podem ou não se referirem a alguma atividade não especificada pelo paciente. Aliás durante 5 anos, todos os anos fiz Eletro, esteira e eco e nada diagnosticaram em nenhum momento. Esse ano fiz duas vezes cada, e os últimos fazem cerca de um mês, que foi quando comecei a sentir as tais extra sistoles. Isso tem atrapalhado muito minha vida, pois tenho refluxo e esvaziamento gástrico lentificado. O Dr. Khalil me disse que não tenho nada e que não era para me preocupar nem tomar nenhuma medicação. Disse para ele que não aguentava mais sentir essas extra sistoles. Ele me prescreveu só para experiencia Propranolol 10mg, mas como sou ex atleta profissional de futebol, meus batimentos são baixos, e tenho receio até de toma-los. O que me vem a assustar é que sinto falta de ar, sempre que como sinto mais as extra sistoles, comecei a emagrecer depois que comecei a senti-las faz um mes. E sinto que os exames não pegam o que eu tenho, que eu devo ter algo que ninguém descobre. Sofro com muitos gases, refluxo e má digestão. Sinto cada batida do meu coração, sou magro, mas não as sentia com tanta frequência. Qual a chance de durante cinco anos esses exames estarem alterados, e a chance de uma mudança cardiológica de uma hora pra outra? posso estar com algo que adquiri agora? Fiz exames de sangue também que estavam normais. Mas tenho medo, sempre que fico ancioso ou alguma surpresa já sinto uma extra sistole. Sinto uma sensação ruim no peito como se estivesse passando uma fonte de energia pelos meus musculos, sensação de sufoco. O que pode ser? Meu pai e minha irmã sofrem de sindrome do pânico. Pode ter correlação? Essas extrasistoles são mesmo normais? Porque sinto as batidas? Porque dessa falta de ar? Ontem parei no Albert Einstein de tanto que estou preocupado, fizeram outro eletro, com q2 longo sei lá oq. Que estava normal. Reviram meu holter e disseram só ser essas extra sistoles. Exame clinico normal. Eles Falaram para procurar um psiquiatra. Acha que é por aí Dr? Obrigado pela sua atenção, desde já te agradeço e desculpa faze-lo ler minhas “neuras”. Um abraço.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Quando fiz um post sobre o motivo das extra-sístoles não pararem, falava nisso…
      Os exames normais, médicos falando que tudo está normal e “eu sentindo muito”…
      Isso ocorre, mesmo.
      http://sopronocoracao.com/2012/04/10/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus/
      Se o médico falou, avaliou seu coração com essa turma de exames e estão todos normais, ÓTIMO.

      “Eles Falaram para procurar um psiquiatra.”… acho que deve seguir a opinião dos seus médicos, sim.
      Grande abraço.

      Responder
  163. Igor

    Doutor, eu tenho 16 anos e estava na natação mês passado quando ocorreu uma taquicardia, fui levado ao hospital pois a médica que me atendeu achou melhor, eu estava bem nervoso e tudo em mim formigava. Quando fui atendido estava melhor e os médicos disseram que eu não tinha nada, continuei indo em médicos e novamente não era nada, apresentei meu eletro (que tinha feito antes do ocorrido) pra minha cardiologista e ela disse que está normal, mas pediu pra eu fazer um eco com doppler que também não deu nenhuma alteração. Eu sinto dores, palpitações, falta de ar, só de levantar e me esforçar meu coração acelera e parece que minha cabeça pesa, de modo que me falte ar. Parei de ir pra escola por 1 semana porque tinha medo que ocoresse algo comigo, eu chorava, não queria levantar da cama e não conseguia ficar sozinho, geralmente me desespero quando estou sozinho e começo a chorar achando que terei algo. Estou enfrentando o medo, mas ontem fui para o ponto de ônibus para ir ao meu curso e achei parecia que ia desmaiar, voltei pra casa e continuei endo a sensação, mas melhorei. Também noto que estou com muitos gases, arroto demais, peidos quase não costumam vir, mas arrotos sim, com isso sinto uma queimação bem grande. Isso pode ser algo ligado a síndrome do pânico ou preciso realizar mais exames? Obrigado desde já

    Responder
    • Igor

      Também não consigo fazer esportes pois tenho medo que aconteça algo de novo, eu defendia um clube mas pedi dispensa. Apenas para completar e o senhor entender melhor

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Igor.
        Volte ao seu cardiologista!
        Pergunte a ele se você pode fazer exercícios e, se ele liberar, volte a fazê-lo.
        Não deixe a doença lhe paralisar, ok?
        Leonardo.

        Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Igor.
      Acho interessante você fazer toda essa descrição do seu estado emocional.
      Bom que seus médicos não tenham encontrado alterações no seu coração… e de todo modo, as manifestações de “Choro, medo, ficar sózinho…” são sinais de ansiedade, pânico… acho interessante você pedir ajuda ao seu médico.
      Grande abraço e melhoras.
      Leonardo.

      Responder
  164. Diego

    Não entendi pq meu post foi deletado!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Diego.
      Qual post? em princípio, não deletei nenhum.
      vou olhar no SPAN, mas poste novamente, ok?
      Grande abraço e ficarei no aguardo.
      Leonardo.

      Responder
  165. Diego

    Poxa Dr. Escrevi um Texto bem grande, nem me lembro direito as coisas que disse, entrava de 30 em 30 hora e o post ainda estava ai, até mesmo depois que postei esse ” Não entendi pq o meu post foi deletado” depois quando entrei novamente ele continuava ai. Agora que sumiu de vez, não é possível.

    Responder
  166. Patricia murbach

    Olá Doutor..tenho 25 anos e tenho um filho, meu exames de rotina são normais mais porem nunca fiz eletrocardiograma, sou muito ansiosa e tenho tido umas crises de pânico, e as vezes tenho palpitações fora do normal,meu coração bate normal e de repente da uma ou duas batidas aceleradas e depois volta ao normal, cortei o refrigerante mais não fico sem o café,e sempre a noite quando deito ou quando fico muito ansiosa aí fico com medo de ser algo serio aí me da aceleração apos,por causa do medo..me ajude Pois isso me prejudica a fazer outras tarefas por que penso que vai me dar…da um panico as vezes..Lembrando que ñ é todos os dias que me da isso..Desde já obrigada!!!

    Responder
    • Patricia murbach

      Olá Doutor..tenho 25 anos e tenho um filho, meu exames de rotina são normais mais porem nunca fiz eletrocardiograma, sou muito ansiosa e tenho tido umas crises de pânico, e as vezes tenho palpitações fora do normal,meu coração bate normal e de repente da uma ou duas batidas aceleradas e depois volta ao normal, cortei o refrigerante mais não fico sem o café,e sempre a noite quando deito ou quando fico muito ansiosa aí fico com medo de ser algo serio aí me da aceleração apos,por causa do medo..me ajude Pois isso me prejudica a fazer outras tarefas por que penso que vai me dar…da um panico as vezes..isso é serio!!!Lembrando que ñ é todos os dias que me da isso..Desde já obrigada!!!

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Patrícia.
      O café, em alguns pacientes, causam/aumentam as palpitações.
      Café é gostoso, mesmo…
      Tente controlar sua ansiedade e, na dúvida, solicite o parecer do seu médico.
      Leonardo.

      Responder
  167. Diego

    Olá Dr. é o seguinte, desde já o parabenizo pela atenção que disponibiliza ao público, muitas vezes ( provavelmente na maioria das vezes ) leigo nesse assunto, confortando-nos e ajudando-nos da forma que está ao seu alcance. Primeiramente, relato que estou muito bem acompanhado, meu cardio é o Dr. Prof. Roberto Khalil Filho. O que me fez procura-lo foi a sensação das tais extrasistoles. Fiz exames como, esteira, eletro, eco bidimensional e tridimensional e holter. Em nenhum deles deram alterações a não ser no holter. O laudo do meu holter deu “Alterações na repolarização ventricular durante todo o exame” ” 12 Extra-sistoles ventriculares e 25 extra sistoles supraventriculares”, “único episódio de BAV, rúidos no momento do episódio podem ou não se referirem a alguma atividade não especificada pelo paciente. Aliás durante 5 anos, todos os anos fiz Eletro, esteira e eco e nada diagnosticaram em nenhum momento. Esse ano fiz duas vezes cada, e os últimos fazem cerca de um mês, que foi quando comecei a sentir as tais extra sistoles. Isso tem atrapalhado muito minha vida, pois tenho refluxo e esvaziamento gástrico lentificado. O Dr. Khalil me disse que não tenho nada e que não era para me preocupar nem tomar nenhuma medicação. Disse para ele que não aguentava mais sentir essas extra sistoles. Ele me prescreveu só para experiencia Propranolol 10mg, mas como sou ex atleta profissional de futebol, meus batimentos são baixos, e tenho receio até de toma-los. O que me vem a assustar é que sinto falta de ar, sempre que como sinto mais as extra sistoles, comecei a emagrecer depois que comecei a senti-las faz um mes. E sinto que os exames não pegam o que eu tenho, que eu devo ter algo que ninguém descobre. Sofro com muitos gases, refluxo e má digestão. Sinto cada batida do meu coração, sou magro, mas não as sentia com tanta frequência. Qual a chance de durante cinco anos esses exames estarem alterados, e a chance de uma mudança cardiológica de uma hora pra outra? posso estar com algo que adquiri agora? Fiz exames de sangue também que estavam normais. Mas tenho medo, sempre que fico ancioso ou alguma surpresa já sinto uma extra sistole. Sinto uma sensação ruim no peito como se estivesse passando uma fonte de energia pelos meus musculos, sensação de sufoco. O que pode ser? Meu pai e minha irmã sofrem de sindrome do pânico. Pode ter correlação? Essas extrasistoles são mesmo normais? Porque sinto as batidas? Porque dessa falta de ar? Ontem parei no Albert Einstein de tanto que estou preocupado, fizeram outro eletro, com q2 longo sei lá oq. Que estava normal. Reviram meu holter e disseram só ser essas extra sistoles. Exame clinico normal. Eles Falaram para procurar um psiquiatra. Acha que é por aí Dr? Obrigado pela sua atenção, desde já te agradeço e desculpa faze-lo ler minhas “neuras”. Um abraço.

    Responder
  168. FABIANO ROGERIO DE SOUZA

    Diego, me chamo Fabiano sou de Araraquara-SP, e a um ano eu passei por tudo isso que esta passando, estou escrevendo agora e estou sentindo a tal extra Sistoles pois acabei de almoçar e hoje comi muito, (no meu caso, meu coração da uma paradinha e depois tenho uma batida mais forte em seguida – para compensar aquela que ficou sem bater).
    Fui em vários médicos e fiz todos os exames que você reportou no comentario acima, inclusive exames de gastro. O que eu posso lhe dizer amigo, como experiência, aprenda a conviver com isso. No meu caso por minha conta fiz vários testes, mudei alimentação, passei a praticar mais exercicios, perdi peso, e ainda sinto, bem menos mais sinto.
    De tudo que fiz, o que dá mais resultado (PARA MIM) é não tomar coca cola durante as refeições, pois assim como você, sempre depois das refeições ou de “estomago cheio” ocorre com mais frequencia. Coloquei também em meu cardápio: diversidade de frutas. De la pra cá posso lhe dizer que sinto bem menos, tem dia que nem sinto. Mas me tranquilizei mais quando li o Blog do Dr. Leonardo. Fiz também pesquisas com pessoas que passam pelo mesmo que nós, e estão tendo uma vida normal pois assim como eu, se acostumaram.
    Resumindo amigo: Apesar de ser dificil, alivie o stress, opte por alimentos mais saudaveis e vida pra frente. Se quiser trocar experiências meu e-mail é fabiano.souza@iesa.com.br.
    Fique em Paz!

    Responder
  169. Bruno Monteverde

    Amigo Fabiano, tudo que voce descreveu comigo acontece o MESMO!! identico, sem tirar nem por.. sou Atleta, jogo Futebol, amador. e tudo isso que você descreveu eu tenho.. até ja fiz perguntas, e acredite hoje faz 7 dias dos meus exames, e TUDO normal, me liberou á tudo.. incrível não? Porém minhas Extrassistoles, so aparece se eu pensar nelas, ou ficar reparando nos meus pulsos e tal.. isso que você falou de “sinto meu coraçao” na verdade vc sempre sentiu, porém como nunca teve nada, vc nunca reparou, mais sempre sentiu.. igual eu.. o medico falou isso pra mim, vc ta so reparando mto, e pode ta afetando o psicologico e a ansiedade que causa isso. Pelomenos meus 3 médicos q eu fiz falaram isso.. o meu tbm sempre q eu como, mto gazes e etc.. cara igual.. incrível isso né?

    Agora DR uma pergunta ao Senhor!!

    À Extrassistoles, pode virar uma Fibrilaçao Atrial? meu médico disse que tem porcentagens sim.., mais no meu caso, seria raro.. isso é o que mais tenho medo.. nem são as Extrassistoles, e sim a Fibrilaçao.. que essa sim é grave!! Me de sua opinião Dr!! GRATO!!

    Responder
  170. Catia

    Ola Doutor, precisava de uma opiniao sua. O meu namorado tem 24 anos, e sofre porque o coraçao dele por vezes acelera muito mesmo estando parado, sem stress, por vezes da-lhe umas pontadas que vem e vao, mas tambem ha alturas em que lhe começa a doer o peito. Estou muito preocupada com ele, pois ele ja foi a medicos mas a unica coisa que dizem e que o coraçao dele nao bate a 100% mas sim a 85%, os exames nao acuusam nada…
    O que sera que ele tem? Nao sei o que fazer para o ajudar. Ele sofre muito e sente que vai morrer a qualquer momento. Pode-me ajudar por favor?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Cátia Veloso.
      (havia respondido sua pergunta na fanpage do facebook), mas vamos lá.
      Falando exclusivamente sobre a força de contração do coração – Um coração normal, tem uma força de contração (Fração de ejeção) de 60% ou mais, ou seja, bater a 85% está mais do que bom.
      Entretanto, esses sintomas tem lhe afligido muito e é importante voltar ao médico para pedir-lhe uma nova avaliação e conduta.
      O pânico e esse “medo de morrer” costumam causar grandes danos psicológicos e precisam ser avaliados e abordados pelo seu médico.
      Grade abraço.
      Leonardo.

      Responder
  171. ANA RIBEIRO

    Dr.,
    Tenho 22 anos e pratico desporto com regularidade, sem nunca ter tido qualquer problema ou palpitação na prática desportiva, apenas sinto um pouco de dificuldade em recuperar o pulso, após ter feito esforço. Mas sinto-me bem.
    O meu problema foi que no inicio deste ano, descobri que tinha taquicardia quando fiz um ECG, com valor de 129bpm. Andava-me a sentir muito stressada, sempre a chorar, cansada, desamimada e sentia-me muito acelerada no coração. A minha cardiologista receitou-me concor 2,5. Os exames que fiz ECG, HOLTER, ECO, exames à tiróide e Prova de esforço não deram em nada, apenas que era stress. Mas a verdade é que continuo a tomar aquela medicação. A minha pergunta é, será normal ter só stress e sentir-me mal se deixar de tomar a medicação, principalmente de manhã quando nem sequer me sinto nervosa, porque se deixo de tomar um dia ou dois os sintomas voltam…o meu coração acelera e me dá grande vontade de bocejas?!?

    Responder
  172. Paula da Silva Mendes

    Olá Dr. Sei que a intenção do site não é substituir nenhuma consulta médica. Estou com cardiologista marcado para 27/07, mas resolvi pergunta-lo por que isso está me consumindo!! Tenho 28 anos e sou extremamente ansiosa… Há 5 meses comecei a fazer exercícios físicos, não bebo, não fumo e tento controlar a alimentação. Porém a pouco tempo tenho sentido algo estranho. Meu coração parece dar uma batida mais forte e depois volta ao normal (coisa rápida, são segundos…), Isso está me deixando extremamente nervosa e preocupada. Ocorre esporadicamente, talvez 1 ou 2 vezes por semana, não sei. Quando entrei na academia, fiz eletro e deu normal, mas na época eu não sentia isso. Há mais ou menos 6 anos fiz um ecodoppler, também normal. Tive asma até os 7 anos de idade (sempre crises graves).
    Como disse, meu médico está marcado para o final do mês, mas por favor me ajude a controlar essa ansiedade… rs… Isso pode ser arritmia? Gratissima pela atenção!!

    Responder
  173. Paula da Silva Mendes

    Desculpe, corrigindo, médico marcado para 27/09

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Paula.
      Acho e espero que dê tudo certo.
      Leonardo.

      Responder
  174. maria madalena

    dr.eu estou com gordura na veia do coração já fiz 3 ecocardiograma particular preciso fazer cateterismo mas a clínica me cobrou $2500;00 mas , eu infelizmente não tenho condição para pagar essa quantia atualmente .SERA que o senhor me indicaria um hospital estadual ou federal o qual pudesse fazer esse exame;pois tenho muita falta de ar e não consigo dormir
    Desde já fico-lhe eternamente grata, Deus te abençoe.
    GRANDE ABRAÇO.

    Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, maria.
        Procure um cardiologista para lhe examinar e esclarecer melhor esse assunto.
        grande abraço.

        Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Maria.
      Esse exame pode ser feito pelo SUS.
      Faça uma consulta com o cardiologista do SUS, ele avaliará e dará encaminhamento e/ou solicitação do exame.
      Grande abraço.
      Leonardo.,

      Responder
  175. ROSIMEIRE SANTANA

    MINHA SOBRINHA MORREU FOI PRO HOSPITAL COM DOR NO PEITO E FALTA DE AR COLOCARO NELA O BALAO NO NARIS MAIS CADA VES QUE ELA RESPIRAVA ERA PIOR COM O BALAO NO NARIS AI ELA TIRAVA RESPIRAVA MELHOR ATER QUE FALECEU NO LAUDO DELA ELES COLOCARAO INSUFISIENCIA RESPIRATORIA E RETIMIA CARDIACA GOSTARIA DE SABER SE ESSE SAO OS SITOMAIS DO QUE ELA ESTAVA SENTINDO OBRIGADA BOA NOITE

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Rosimeire,
      Não dá para eu saber, não.
      Difícil opinar sem tê-la visto.
      Grande abraço.

      Responder
  176. Diego

    Poderias me responder Dr?

    Responder
    • angela beringui

      ola meu nome e angela tenho 54 anos tem 3 meses que coloquei uma safena (mamaria) eu sinto muita falta de ar o cardiologista disse que e normal que isso passa eu fis um RX e deu um pouco de liquido no pulmão mas disseram que isso e normal também essa falta de ar só passa quando me deito pode me dar uma opinião ? obrigada

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Angela.
        Por não tê-la examinado, não posso emitir uma segunda opinião…
        Acho que deve confiar nos seus médicos, pois sintomas de falta de ar sempre chamam a atenção dos médicos, ainda mais em um paciente que operou do coração… Eles estão atentos aos seus sintomas, solicitaram exames, avaliaram-nos e disseram para você que estão normais…
        Tente ficar tranquila e se houver mudança nos sintomas ou ausência de melhora, procure-os novamente, ok?
        Leonardo.

        Responder
  177. Monise

    Oi, eu preciso muiro saber de uma coisa , meu namorado tem 22 anos , aparentemente saudavel. Mais por se sentir mal, foi no medico e fez uns exames o eletrocardiograma, nele constou hiertrofia ventricular esquerdo? com este ponto de interrogação (?)
    Se no eletro deu estee resultado significa que no ecocardiograma vai dar o mesmo resultado ? É grave ? existe tratamento? cirurgia ? explique pra mim por favor ! Obrigada.

    Responder
  178. Catarina Henriques

    Bom dia DR. Leonardo. Sou a Catarina, tenho 37 anos e o meu dia a dia é um stress constante….sou super nervosa e sofro frequentemente de ataques de pânico, tomo entao ansiolitico nessas crises. À 2 anos atrás comecei a sentir palpitações com frequencia e resolvi procurar o médico. Fiz holter e no relatório vinha extra sistoles ventriculares, 2 pares, raros episódios de bigeminismo e quadrigeminismo, sem disritmias supraventriculares e bloqueio incompleto da condução av. O meu médico receitou inderal mas aconselhou a consultar um cardiologista. E assim fui. Entao o cardiologista disse-me para fazer bastante desporto e tomar o inderal quando sentisse palpitações com mais frequencia. Fiquei muito assustada e estou sempre a pensar nisso e com medo que me aconteça alguma coisa de grave….Ajude-me por favor. Devo repetir exames? Obrigado.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Catarina.
      O seu médico escolheu uma medicação que costuma ajudar…
      Mas nada é melhor que tratar a síndrome do pãnico… acho que você deve tentar resolver este problema, juntamente com um profissional que possa lhe ajudar, pessoalmente.
      Converse mais com seu médico para que ele oriente-lhe mais.
      Abraços.

      Responder
  179. Renata Simone Suncic Amorim

    Fui diagnosticada com disfuncao diastolica do ventriculo esquerdo de grau 1, gostaria de saber se é grave, é necessario algum tipo de tratamento para isso, poderei ter uma vida normal? Já marquei consulta com meu médico mas estou um pouco anciosa …. Gostaria que o Dr me adiantasse alguma coisa. Obrigada.

    Responder
  180. Camila

    Olá doutor,
    Tenho 24 anos e ano passado fui realizar um exame ginecológico de rotina,e a médica ao medir minha pressão,esta estava a 17/90 mmHg.Estava muito tensa,e depois de medir,fiquei pior ainda e fui embora.Depois disso só de ver o aparelho de pressão já sinto um certo pânico.De vez e quando penso que estou com a pressão alta.Estou apavorada.Sou muito ansiosa,sedentária,e sinto muitos outros sintomas,como fraqueza,palpitações,e fisgadas na nuca.Meço a pressão novamente,ou vou direto a um cardiologista????

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Camila,
      Acho que deve ir, sim, a um cardiologista, pois ele poderá lhe ajudar, durante a consulta.
      Como diz, a síndrome do jaleco branco e o medo do aparelho de pressão pode estar ajudando a elevar a sua pressão.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  181. Tania

    Boa tarde Dr. Gostaria que me esclarecesse o seguinte o meu filho tem 3 anos e na eco foi detetado gegurgitação da valvula mitral leve, ele tem asma e rinite alergica e faz medicação diaria inclusive duas bombas o ventilan e flixotaide gostaria de saber se ha riscos, se é grave , se é necessario tomar medidas e se é necessário ser seguido num cardiologista porque esta a ser visto apenas pelo medico de familia. EStou muito preocupada!!! Ajude -me

    Responder
  182. Ana Lucia

    Dr Leonardo,
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog! É realmente excelente!!
    Minha dúvida é a seguinte: fiz um teste do esforço algum tempo atrás e um holter porque estava com alguns sintomas de fraqueza, cansaço, pontadas no peito e batimentos irregulares. Os exames deram todos ok de acordo com o médico. Mas o que me chamou a atenção no holter foi que meu batimento cardíaco mínimo foi 43 e deu bradicardia por mais de 8 horas no dia. Quando estou de repouso meu coração fica de 43 a uns 55. Eu faço atividade física mas não sou atleta. Então é normal o coração bater lento dessa forma?
    Obrigada!

    Responder
  183. Elias murbach

    Olá Doutor..tenho 25 anos , meu exames de rotina são normais mais porem nunca fiz eletrocardiograma, sou muito ansiosa e tenho tido umas crises de pânico, e as vezes tenho palpitações fora do normal,meu coração bate normal e de repente da uma ou duas batidas aceleradas e depois volta ao normal, cortei o refrigerante mais não fico sem o café,e sempre a noite quando deito ou quando fico muito ansiosa aí fico com medo de ser algo serio aí me da aceleração apos,por causa do medo..me ajude Pois isso me prejudica a fazer outras tarefas por que penso que vai me dar…da um panico as vezes..Lembrando que ñ é todos os dias que me da isso..Desde já obrigada!!!

    Responder
  184. Ludmilla

    Oi doutor a minha dúvida e a seguinte: tenho 23 anos e nunca tive problemas d coracao mas ultimamente sentir dores no peito ,sono, sinal de formigamento no braco e na face levea aperto na garganta, mas fui ao cardiologista fiz o eletro e um exame de sangue chamado trombonine achko q e isso, e nao deu nada. Fiz exames completo de sangue e urina e tmb normal. O que poderia ser esses sintomas?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ludmilla,
      Não dá para eu descobrir, pois é preciso que você passe por uma avaliação médica e este médico emita sua opinião.
      Tente relaxar e marcar seu agendamento, ok?
      Leonardo.

      Responder
  185. Fernanda

    Boa tarde Doutor, estava pesquisando pela net e achei seu site, gostei bastante de suas respostas para as mais variadas perguntas, e como todo mundo tenho uma duvida.Ha 2 meses atras fiz uns exames e o medico disse que tenho essa tal de extrassistoles depois de la tenho sempre a impressao que meu coraçao vai falhar a qualquer instante, tenho ansiedade e tomo rivotril e bup,meus exames deram no eletrocardiograma-normal;ecocardiograma-normal;esteira-normal,sangue-normal mas no holter que acusou essas extrassistoles
    Ritmo sinusal em toda gravaçao,Intervalos PR e QT dentro da normalidade
    Complexos QRS dentro normalidade
    Atividade ectopica ventricular foram 84, com 1 TAQUI-VE nao sustentada.Bigeminismo ventriculares foram 1
    Ausencia atividade ectopica supraventricular
    Ausencia de alteraçoes de repolarizaçao ventricular
    Os sintomas relatados, nao tiveram correlaçao com achados de ECG anormais.
    Voce pode me dizer se meu caso é preocupante ja procurei 2 medicos, mas mesmo assim fico ansiosa demais e tenho medo de morrer a qualquer instante, devo me preocupar demais…….
    Obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Fernanda.
      Isso é o que costuma ocorrer com os pacientes que tem palpitações e extra-sístoles… vão a diversos médicos – que costumam dizer que eles estão ‘Normais’. Acontece que os sintomas persistem e os pacientes continuam a procurar os médicos, mais outro e outro…
      Acho interessante escolher um deles par lhe acompanhar e seguir as suas orientações.
      Em alguns casos, há relação próxima entre os sintomas e a síndrome do pânico…http://sopronocoracao.com/2012/02/12/sindrome-do-panico-e-palpitacoes/
      Outros casos, as palpitações demoram a melhorar, como falei nesse post: http://sopronocoracao.com/2012/04/10/palpitacoes-quando-vao-melhorar-meu-deus/

      Abraços.

      Responder
      • fernanda

        obrigada Doutor pela sua resposta…..mas se vc fosse meu medico o que diria de um exame assim….;.eu estaria bem na sua opiniao?….

        Responder
  186. Ramon

    Bom dia Doutor, ontem esta sentindo meu coração dar pontadas de vez em quando, figasdas finas, as vezes forte, o que pode ser? hoje parece q eu estou sem animo, me disseram q pode ser muscular ou até mesm gases?

    sera algo grave? Obs: tem 4 meses que fiz o ECG e deu tudo normal.

    Responder
  187. João

    OLA DOUTOR TUDO BEM?
    BOM TENHO 28 ANOS E NUNCA SENTI NADA EM RELAÇÃO AO CORAÇÃO! DE 3 MESES PRA CA TENHO SENTIDO MEU CORAÇAO BATER FORTE MAIS MEUS BATIMENTOS POR MINUTO SAO NORMAIS! QUANDO VOU DORMIR TODA NOITE E DEITO DE LADO SINTO MEU CORAÇAO BATER FORTE E A CABEÇA E MEU BRAÇO PULSAR , DESCUBRI TAMBEM QUE TENHO PRESSAO ALTAEHA VARIA DE 14 A 15 / 8! FIZ UM ECG E DEU BLOQUEIO INCOMPLETO DO RAMO DIREITO QUE O MEDICO FALOU SER NORMAL
    O QUE PODE SER ISSO !! MUITO OBRIGADO DESDE JA

    Responder
  188. Márcia

    Olá Dr. Já entrei e contato anteriormente, minha duvida agora é que mesmo tomando a medicação receitada pela Cardio minhas extras sístoles não pararam, mas comecei a tomar fluoxetina gotas receitado pelo meu psiquiatra, seriam 05 gts na 1ª semana, na 2ª 10, na 3ª 15 e na 4ª semana 20gts, pois quando tentei tomar a sertalina a uns meses atrás me deu todos os efeitos colaterais possíveis, então ele resolveu começar aos poucos. Só que na 1ª semana tudo certo, quando fui passar para 10, tive efeitos colaterais a noite parecidos com os que tive com a sertalina, até minha pressão subiu, coisa que já estava controlada com a medicação (carvedilol 12,5 que tomo somente a noite pois baixa demais minha pressão ao dia). Minha pergunta é: Minha extra sistoles fica comprovada que é por ansiedade, já que me acalma tomando fluoxetina? A dosagem é pouca, deveria já ter aumentado, mas tenho medo das reações novamente, será que meu organismo reage melhor com dosagens baixas de medicações??? Pois com o Carvedilol é a mesma coisa, tive que diminuir a dosagem pela metade e notei que até com alguns remédios para o estomago, por exemplo, tomando uma dosagem menor já é o suficiente. O organismo de uma pessoa pode modificar assim e começar a exigir doses menores???? Tenho cardio dia 1/10, mas se puderes me adiantar algumas respostas agradeço! Abraços!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Marcia.
      Cada paciente responde de uma maneira à medicação… Não dá para ter certeza da resposta que a medicação causará.
      Os seus médicos saberão avaliar a melhor dose para o seu caso.
      Abraços.

      Responder
  189. Ana Fouto

    Boa tarde doutor. Meu nome é Ana e tenho 26 anos. à 20 anos tive uma intercomunicação auricular que foi corrigida com operação. Este mês repeti os exames de retina e no ecocardiograma indica que tem sistole no ventriculo e no ECG indica “alto de repolarização ventricular (T0 III, avf)” e não sei o que quer dizer. Desde a algum tempo que tenho tomado cipralex, e como não existem melhoras porque o meu batimento está sempre acima dos 90, comecei também a tomar valium, mas apenas baixo para 87 (medido hoje). Nao sei se estará relacionado com a medicação ou se estará algo de errado com o coração novamente, pois com tanto medicamente o batimento devia regularizar.

    Será que me pode esclarecer o significado dos exames, minha consulta ainda vai longe.

    Obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana.
      Acho que essa avaliação deve estar a cargo do seu médico.
      Não posso emitir uma segunda opinião, nem a primeira, para falar a verdade.
      Espero que entenda, pois não lhe examinei.
      Abraços.
      Leonardo.

      Responder
  190. fernanda

    Doutor ontem deixei algumas perguntas e hoje elas nao estao na sua pagina o que aconteceu?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Fernanda.
      Onde está a sua pergunta?
      não há encontrei.
      Leonardo.

      Responder
  191. Deia Gene

    ola doutor meu nome andrea tenho a preçao normal as veses baixa mas de um dia pra ca ela esta ocilando hoje medi estava 11 por 8 depois 10 por 6 e 13 por 7 queri saber se isso e normal por q sofro de anciedade e cada vez que meço e vejo q nao esta bem fico nervosa gostaria de saber se a presao 13 por 7 e alta obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Deia.
      A pressão normal é aquela que está abaixo de 14/9cmhg (140/90mmhg)…
      As medidas oscilam, sim… e o mais próximo de 12/8, melhor.
      Abraço.

      Responder
  192. Iumar

    Doutor, fiz um holter24hs e deu o seguinte: morfologia sugere distúrbio da condução pelo ramo direito. O quê é isso? Me ajude por favor!

    Responder
  193. Patricia

    Boa noite doutor adorei o blog!!
    Tenho uma pergunta??
    Fiz um eletrocardiograma e feio seguinte:
    Ritmo sinusal
    Compativel com repolarizacao ventricular precoce!! Gostaria muito de saber,pois algo escrito no blog referente as alterações!!
    E nao sobre ser compativel!!eu tenho alguma coisa ou isso e normal!! Obrigada

    Responder
  194. Luis Fernando Pontes Barros

    Doutor , eu tô sentido muitas paupitaçãoes : um engasgo na carganta isso me encomoda muito , certo dia eu acordei assustado os batimentos do meu corção aceleraram .. eu cinto muito enjo também , minha mãe me fala que essas coisas acontecem porquê eu boto na minha cabeça que eu tô com esses sintomas . eu fico arrotando frenquentemente… ! me ajuda poor favor doutor . ;Fernando Barros

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Luis.
      Acho interessante que vc consulte com seu médico para que ele possa lhe esclarecer…
      Pode até ser emocional, mas isso só pode ser dito após avaliação de um médico.
      Leonardo.

      Responder
  195. Rafael costa

    Bom dias Doutor, por vezes maior parte das vezes quando estou de pé sinto como uma pulsação abaixo do externo na boca do estomago, e já exprimentei ver a pulsação nessa altura e senti que a pulsação quando da esses tipo de espasmos a pulsação dá como um salto nesse batimento e depois volta. Se eu me sentar acalma ou pára e se me deitar pára imediatamente. Já fiz exames um electro, um Ecocardiograma, prova de esforço e Holter e deu tudo normal, e fiz um exame endoscopia e acusou Hernia Hiatal. Não sei se poderá ter a haver com isso mas incomoda muito e tenho medo de praticar exercicio fisico pois toda a vida sempre o fiz. Agradecia uma resposta

    Responder
  196. maria brito

    Oi Doutor..fiquei muito feliz de achar esta pagina na net e pois tenho varias duvidas…Tenho 46 anos, sou sedentaria e sou pré diabetica…Ha 14 anos atras tive uma pericardite que foi tratada com AS adulto durante uma semana,meu medico falou que a apericardite me deixou com isquemia cardiaca,queria saber se isto é possivel….Depois de um tempo me apareceu uma arritimia horrivel, meu coraçao parava derrepente e demorava p voltar, em outras vezes pareçia que batia a mais….primeiro começei a tomar atenolol 100. depois selozok 100 2 vezes ao dia, agora estou tomando sotalol 160 uma vez ao dia…. agora o medico trocou pra selozok de novo…..sera que esta troca brusca faz mal para o meu coraçao.?pericardite causa isquemia? a arritmia é causada pela pericardite ou eu ja tinha e nao percebia? sinto muito desanimo e medo….posso de um dia para o outro trocar sotalol por selozok?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Maria Brito.
      Pericardite e Arritmia podem, sim, ter uma relação de causa e efeito… principalmente no momento da pericardite aguda.
      A escolha da medicação é uma ação bastante pessoal do médico que tentará encontrar a melhor opção para você… Ele mudará a medicação (entre uma e outra) e fará isso com a cautela necessária e adequada ao seu caso.
      Só lhe oriento para não suspender a medicação sem a indicação médica, isso é importante.
      Leonardo.

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Acho que respondi.
      Desculpe a demora.
      Abraços.

      Responder
  197. felipesiva

    quero saber minha irmã pulou na minha gostar a da doendo minhas costela quero sabi pq isso aconteceu

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Sua irmã pulou nas suas costas e está doendo…? isso?
      Provavelmente causou um trauma na sua musculatura – consulte o seu médico.
      Leonardo.

      Responder
  198. fernanda

    Boa tarde Doutor, estava pesquisando pela net e achei seu site, gostei bastante de suas respostas para as mais variadas perguntas, e como todo mundo tenho uma duvida.Ha 2 meses atras fiz uns exames e o medico disse que tenho essa tal de extrassistoles depois de la tenho sempre a impressao que meu coraçao vai falhar a qualquer instante, tenho ansiedade e tomo rivotril e bup,meus exames deram no eletrocardiograma-normal;ecocardiograma-normal;esteira-normal,sangue-normal mas no holter que acusou essas extrassistoles
    Ritmo sinusal em toda gravaçao,Intervalos PR e QT dentro da normalidade
    Complexos QRS dentro normalidade
    Atividade ectopica ventricular foram 84, com 1 TAQUI-VE nao sustentada.Bigeminismo ventriculares foram 1
    Ausencia atividade ectopica supraventricular
    Ausencia de alteraçoes de repolarizaçao ventricular
    Os sintomas relatados, nao tiveram correlaçao com achados de ECG anormais.
    Voce pode me dizer se meu caso é preocupante ja procurei 2 medicos, mas mesmo assim fico ansiosa demais e tenho medo de morrer a qualquer instante, devo me preocupar demais…….
    Obrigada

    Responder
  199. Bruno Monteverde

    Doutor qual é a relaçao de EXTRASSISTOLES com Fibrilaçao ATRIAL/ventricular?

    O que causa a Fibrilaçao é o mesmo q causa Extrassistoles??

    Eu deixei varias perguntas disso e acho q n esta indo as perguntas… me detalhe por favor, eu fui no médico, ele me enrrolou n disse mta coisa.. fiz os exames e ele disse q esta normal.. porém, eu ja tive sinstomas de FIBRILAÇAO.. me ajude???

    Responder
  200. debora

    Doutor faz uma semana que estou com tremedeira nas mãos… achei que poderia ser efeito de algum remedio que estou tomando para sinusite e tosse (amox clav e atrovent) mas parei para pensar e uns dois dias antes de eu começar com o medicamento eu ja estava tremendo.. entao cheguei a conclusão de que não é o remedio… o que vc acha que pode ser?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Débora,
      Não dá para eu saber, não… afinal, não lhe examinei.
      Retorne no seu médico (este que prescreveu estas medicações) e converse com ele, ok?
      Abraços.

      Responder
  201. Gabriel Venturoso

    Olá doutor..eu tenho 17 anos e tenho uma vida saudável…faço academia todos os dias..jogo bola..e tals…mais desde os 12 anos sinto algumas coisas no coração tipo…ele acelera…ou bate mais forte…ou treme…e eu tenho sindrome do pânico..só que eu faço academia não sinto nada.Só sinto quando estou parado.E a minha vida viro um ciclo..porque tipo me da isso..ai fika alguns dias…e apareçe outro problema maior ai eu encuco com akilo e eskeço o coração e não sinto mais nada..ai vai fazendo um ciclo vo de um problema para o outro..igual eu citei fica alguns dias esse negócio de bate masi forte..ou que tremeu e tals…e depois apareçe outro problema eu esqueço ai isso vai volta só depois de alguns meses..quando eu volta encuca com o coração de novo…só que quando estou com isso é ruim demais..pois senti essas coisas não é facil é meio que apavoroso.Tenho quase certeza que isso é da minha cabeça..alguns extresse..a propria sindrome do panico..pelo menos a minha psicóloga falo que eu não tenho nada..isso é tudo da sindrome do pânico.Oq vc axa?

    Responder
  202. Geraldo Marcos Costa Júnior

    Doutor,tenho 23 anos a alguns meses fis um checkup completo do coração com esteira,ecodopller,exame de sangue, raioX e tudo mais. Pois estava sofrendo de dores no peito.
    após os exames foi constatado que sou saudavel e que sofria de ansiedade.
    pratiquei futebol minha vida toda e por uma lesão havia abandonado o esporte.Fui aconselhado a voltar a praticar futebol e recentemente durante as partidas tem sentido esse desconforto no peito e também algumas tonturas e sensação de fraqueza repentinos que logo passam mais me assustam muito.
    Peso 100 kg e meu peso normal gira em trono dos 90 kilos.
    por favor Doutor eu peço existe a chance de em apenas alguns meses meu quadro ter evoluído para algo serio ou isso é apensa ansiedade.
    todos os médicos que procuram não me esclarecem muito sobre a questão.
    por favor Doutor de Atleticano para outro me ajude

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Geraldo.
      Se os seus médico pediriam para você voltar a praticar atividades físicas e o seu futebol, acho isso ótimo.
      Se for bom de bola, tente ajudar o Atlético a ser campeão.
      Abraços.

      Responder
  203. Antonio Lenilson Gomes da Silva

    Boa noite Dr.
    Tenho 23 anos e sou estudante de Odontologia. Nas minhas férias senti uma sensação horrível de mal-estar, como se fosse desmaiar, no entanto antes tinha sentindo fortes dores nas costas que persistiram até depois desse mal-estar, em seguida senti falta de ar e fortes palpitaçõe no coração, fui imediatamente ao pronto-socorro suspeitando de um ataque cardíaco, chegando lá minha pressão estava normal (120/80 mmhg), fui liberado com os mesmos sintomas e no caminho meu braço direito começou a ficar dormente e estava sentindo uma dor insuportável na coluna, em casa sentia um peso no peito (sensação ruim). Nos demais dias senti os mesmos sintomas só que leves (2 dias). Fui ao cardiologista, resultado: Eletro normal, ECG normal (anatomicamente), ultrassonografia sem alteraçãos, fezes e urina normais, exame de sangue leve linfocitose. O cardiologista/clinico da família da minha namorada disse que eu estava com sindrome do pânico, mas comecei a sentir dores de cabeça que vem e passam e ainda sinto os sintomas relatados só que de forma mais branda, é angustiante essa sensação. O que pode ser? É problema cardiaco? Estou com medo de morrer.

    Responder
    • Antonio Lenilson Gomes da Silva

      Tem dias que não sinto nada, já em outros sinto em vários momentos do dia (sensação que vou passar-mal, fadiga nas pernas e braços, além de uma péssima sensação no peito esquerdo e de vez em quando pontadas que doem e vão embora rapidamente.

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Antônio.
        Acho bom consultar seu médico, para que fique mais tranquilo.
        É difícil emitir uma opinião direta sobre o seu caso… abraços.
        Leonardo.

        Responder
  204. Solange Carabete

    Bom dia! Meu filho tem 17 anos e fez um eletro onde o ritmo sinusal é de Fe=85 e SÂQRS~=+60 , ele faz aulas de judô, por favor pode me dizer se houve alguma alteração e se ele pode continuar com as aulas de judô? Obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Não dá, Solange, para eu avaliar esse eletrocardiograma dessa forma.
      Acho interessante levar ao seu médico para que ele faça uma avaliação mais global.
      Grande abraço.

      Responder
  205. carolina perola

    Ola dr do nada apareceu sangue na minha cabeça isso pode ser perigoso ?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Sangue, como?
      Sangramento? Vá a um médico e peça-lhe uma avaliação.
      Abraço.

      Responder
  206. carol

    Bom dia eu fiz um eletro do coração e deu alteração pois estava sentindo cansaço dor no pescoço e as as vezes a pressão alterava ele falou pra voltar para concluir o exames e fazer esteira o que pode ser

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Carol.
      Não sei. Pelo que vc escreve, o seu médico está precisando lhe avaliar com outro exame… mas sugiro-lhe não ficar tão ansiosa até ele lhe falar o que pensa sobre sua saúde.
      A ansiedade atrapalha bastante.
      Grande abraço.

      Responder
  207. Danielle correa de oliveira

    Olá doutor.
    Doutor, tenho um problema que parece um tanto estranho, tenho pânico de cardiologista!
    Mas preciso ir urgentemente em um. Eu sinto uma batida diferente em meu coração, sinto isso váaaarias vezes ao dia. Passei a sentir isso há uns 6 anos atras, então procurei um médico fiz uma US do coração, fiz o HOLTER, e segundo o doutros há 6 anos atras, ele disse q era uma palpitação causada pela ansiedade e que eu deveria evitar, café, coca cola.. aqui na minha região é mto comum o tereré (á base de erva mate) o tereré, pediu para evitar o tereré tb. Só q ele me passou um remédio VITALÍCIO, e eu assustei com isso. Entrei em pânico e eu disse q eu não iria tomar o remedio. Mas doutor, nunca mais fui ao médico. Tenho mto medo, e sou escrava deste medo. Quando penso nisso, penso que meu coração pode parar a qualquer momento, que vou ter um infarto… ou até mesmo que meu coração se desgasta com essas batidas extras que ocorrem durante o dia. Isso pode ocorrer? o coração enfraquece por causa destas batidas? e esses remedios? tenho tanto medo de precisar fazer uma cirurgia no coração. POrém já aprendi a conviver com essas palpitações esquisitas.. é muito ruim sabe..O cardiologista da minha cidade foi muito grosso comigo, deixando implicito q tenho uma doença no coração, e q eu precisaria deste remedio. Me ajude doutor, POR FAVOR!!!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Danielle.
      Entendo sua angústia, mas não consigo, sem lhe examinar, emitir uma opinião… Sugiro voltar ao seu médico, que lhe fará uma nova avaliação…
      Não é coerente você ficar sem avaliação e permanecer neste medo… portanto, volte logo lá e converse com ele, ok?
      Abraços.

      Responder
  208. Bruno

    Fiz um exame de Eletrocardiograma e apresentou os seguintes resultados:

    Ritmo Sinusal
    Extra-sistole atrial
    Bloqueio incomepleto do ramo direito
    No mais, Eco normal.

    E em baixo escrito: Laudo nao Confirmado.

    FC: 69/Min.

    Intervalos:
    RR 865 ms
    P 100 ms
    PR 156 ms
    QRS 88 ms
    QT 378 ms
    QTC 406 ms

    Eixos:
    P 49º
    QRS 69º
    T 38º

    (II) 0.16 mV
    (VI) -0.98 mV
    (V5) 1.69 mV

    Gostaria se meu exame ta normal e se esses resultados caracteriza alguma alteração no exame significante.

    Obrigado!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá,
      Não posso, por questões éticias, emitir laudos ou opiniões de resultado…
      Acho interessante vc levar para o seu médico.
      Abraços.

      Responder
  209. Marcia

    Ola dr

    fiz varios exames do coraçao e em um deles deu bloqueio completo do ramo direito do feixe de his o medico disse que é normal,é um bloqueo e terei de viver com ele,e na o tera problemas.
    isso e real procede mesmo,é normal

    Responder
  210. Bruno Monteverde

    Olá Dr desculpe o incomodo, poderei responder minha pergunta ali em cima?? é mto importante sei que o Sehor não gosta de dar palpites só que eu não estou satisfeito pelo oq meu médico disse.. e até eu marcar um 2 médico demora… porfavor!! obrigado

    Responder
    • Laura sarto

      Ola queria saber se é verdade que selozok aumenta a arritmia com o tempo e o que aconteçe com um coraçao que passa a vida toda tendo extra sistoles??Sera que existe um remedio para gripe que nao cause extra sistoles?estou muito gripada e nao sei o que tomar…kkk me ajude…Eu tambem tenho uma outra duvida!!!É normal quem toma selozok 150 o coraçao bater so 55 batidas or minuto??nao é perigoso bater tao pouco??brigadinho DR…BJS

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Laura
        Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
        Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
        Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
        Grande abraço.
        Leonardo.

        Responder
  211. Eliel Simoncelo de Sousa

    Boa tarde Doutor, estou passando com um cardiologista a quase um ano, troquei de medicamento pela terceira vez (Naprix, Naprix A, Ablock e agora Angel II), tem três dias que pareio o Ablock (usei por 20 dias) e estou a quase um mês com tremores nas mãos e muita palpitação. Tenho caso de hipertensos na minha família (Pai e Avós). Algum dos medicamentos acima causa tremores? Devo pedir a reavaliação de outro cardiologista?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Eliel.
      Já respondi sua pergunta, você conseguiu ler?
      Abraços.

      Responder
  212. elielsousa

    Boa tarde Doutor, estou passando com um cardiologista a quase um ano, troquei de medicamento pela terceira vez (Naprix, Naprix A, Ablock e agora Angel II), tem três dias que parei o Ablock (usei por 20 dias) e estou a quase um mês com tremores nas mãos e muita palpitação. Tenho caso de hipertensos na minha família (Pai e Avós). Algum dos medicamentos acima causa tremores? Devo pedir a reavaliação de outro cardiologista?

    Responder
  213. giliard santos

    ola dr.leonardo alves , dr. to tendo dor de cabeça todo dia ,queria saber se é normal ou é grave isso ,devo ir no medico?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá Giliard.
      Acho que deve, sim, ir ao médico, para avaliar a sua pressão e outros problemas.
      Grande abraço e melhoras.
      Leonardo.

      Responder
  214. Tainara Ferreira

    Leonardo
    ontem no domingo estava muito mal pois estive cm muita tontura
    Assim que acordeiii fui a cozinha e desmaiei nao conseguindo nem levanta da cama para nem pelo menos toma banho eu ñ aguento chego a chora teve uma hra qe saii da cama sentei n cadera olhei pr o prato soh encherga td escuro mt escurpo n dava para encherga mas n sei o que ouve eu comi e tudo mas nada adianta eo pior mtaaaa dor de cabeca e na nuca doi um poco muito ruim e tda hora da sono e sede o que pode serrrr!um forte abraco xau xau

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Tainara.
      O desmaio é um sintoma grave, em princípio.
      Acho que deve ir ao seu médico logo; pois não é aconselhável ficar esperando.
      Abraços.

      Responder
  215. João

    OLA DOUTOR TUDO BEM?
    BOM TENHO 28 ANOS E NUNCA SENTI NADA EM RELAÇÃO AO CORAÇÃO! DE 3 MESES PRA CA TENHO SENTIDO MEU CORAÇAO BATER FORTE MAIS MEUS BATIMENTOS POR MINUTO SAO NORMAIS! QUANDO VOU DORMIR TODA NOITE E DEITO DE LADO SINTO MEU CORAÇAO BATER FORTE E A CABEÇA E MEU BRAÇO PULSAR , DESCUBRI TAMBEM QUE TENHO PRESSAO ALTAEHA VARIA DE 14 A 15 / 8! FIZ UM ECG E DEU BLOQUEIO INCOMPLETO DO RAMO DIREITO QUE O MEDICO FALOU SER NORMAL
    O QUE PODE SER ISSO !! MUITO OBRIGADO DESDE JA

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, João,
      Você fez uma consulta com o seu médico e ele disse o quê? Falou que está “normal”?
      Sobre seus sintomas, se eles estão continuando, acho interessante voltar no seu médico para pedir uma nova opinião.
      Abraços.

      Responder
  216. Deise Cristina Dal'Ongaro

    Dr tenho 40 anos estou um pouco acima do peso, já fiz tratamento para taquicardia com atenolol com bom resultado mas na época não consegui saber a causa, tenho sentido um batimento mais forte de vez em quando e que dá um mal estar tipo cansaço/fraqueza que percorre o corpo logo após o batimento, minha PA vem se mantendo 130/80 já faz um bom tempo mas ultimamente tenho sentido tonturas ao mover a cabeça principalmente quando abaixo um pouquinho, naúseas, mal estar gastrico nesses momentos minha PA tem ficado 100/80 ou 100/70 gostaría de saber o que pode ser isso, obrigado.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Deise,
      Melhor pedir a opinião do seu médico, pois ele lhe examinará e fará uma avaliação mais completa.
      Abraços.

      Responder
  217. Eliel

    Bom dia Doutor.
    Descobri que tenho hipertensão há mais ou menos 1 ano, e desde então eu e minha cardiologista temos tentado achar um remédio que controle, mas sem sucesso. E atualmente tenho tido tremores, muitas dores na nuca, e minha pressão oscila muito durante o dia. É normal essa dificuldade em achar um medicamento que vá controlar minha pressão???

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Eliel.
      Algumas vezes, sim.
      Mas acho que seu médico encontrará a dose que se adapte a você.
      Abraços.

      Responder
  218. Paula Mendes

    Olá Dr. Estive lendo seu post sobre “pânico e suas relações com o coração” e me encaixei perfeitamente nas descrições acima… Basta entrar no consultório para fazer o eletro que meus batimentos chegaram à 110bpm… A pressão pelo menos ficou normal 12X8… A médica disse que era “taquicardia sinusal”, mas que não havia nada de anormal no eletro. Minha dúvida é a seguinte… Mesmo tendo essas “crises” de ansiedade no consultório, caso haja algum problema no coração, ainda sim é possível identificá-lo estando ansiosa? Ou isso pode “mascarar” alguma doença?
    Obrigada!!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Paula.
      Apesar da presença da ansiedade e da taquicardia, um médico pode separar as coisas e saber se há ou não alguma doença.
      Ainda bem que sua médica disse que não havia nada de anormal.
      Abraços e acalme-se.
      Leonardo.

      Responder
  219. dinalva adorno de oliveira

    doutor minha pressão chegou 19×10 e minha frequencia cardiaca foi de 70 bpm. tô preocupada me ajude

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Dinalva.
      Continue medindo sua pressão arterial, ANOTE-AS, e leve ao seu médico para que ele emita um parecer e decida a conduta mais adequada.
      Tente relaxar e agendar a consulta, ok?
      Abraços.

      Responder
  220. luciano henrique gonçalves

    Dr..como vai??bom .. tenho 52 anos..tive um infarto aos 48..sempre fazendo ecodopplercardiograma…bom !!este ultimo que fiz..ainda não o levei ao meu médico..mais achei o resultado um pouco diferente dos demais….(camaras esquerdas ..apresenta parâmetros de disfunção sistólica leve,,e relaxamento diastólico anormal..)abaixo no exame vem::CONCLUSÃO..(VE COM DISFUNÇÃO SISTÓLICA LEVE…RELAXAMENTO DIASTÓLICO ANORMAL DO VE…REGURGITAMENTO MITRAL LEVE…..isto pode ser alguma alteração??? lembrando que:: já tive um infarto..fui submetido a duas angeoplastías….minha pressão segundo os médicos…é normal..sinto muita falta de ar ..me canso atoa..e sinto que os batimentos tem dias que são estranhos..como se não seguise aquele ritimo certo…parece que como se desse umas tropessadas..e nestes momentos..me falta um pouco de ar..gostaria de contar com um pouco de sua luz…desde já agradeço..abraços..
    Responder

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Luciano.
      Acho que já respondi sua pergunta.
      Abraços.

      Responder
  221. Valéria Cristina

    Olá Doutor, minha mãe fez uma ablação há algum tempo e após esse procedimento ela vem sentindo palpitação, falta de ar, formigamento nas mãos e queimação no peito e braços. Já foi em vários médicos e já fez vários exames, ninguém ainda descobriu o que causa esses sintomas, poderia nos ajudar?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Valéria.
      É difícil emitir uma opinião direta, pelo fato de não tê-la examinado… Prefiro entender que quando você diz “ninguém ainda descobriu o que causa esses sintomas” que dizer que não encontraram nenhuma doença que pudesse justificar… Acho que deve voltar no seu médico para que ele emita uma nova opinião.
      Abraços.

      Responder
  222. Maria M. Leone

    Dr
    Tenho uma dúvida. Tenho bloqueio do ramo direito do coração e tive um infarto há quase quatro meses. Mesmo com o bloqueio posso tomar Concord de 5 mg? Além do Concord, tomo sustrate ( três por dia), aldactone, aas, clopin, enalapril, furosemida, zétia,liptor 40 mg,

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Maaria.
      A escolha da medicação foi feita pelo seu médico, que lhe avaliou da forma mais adequada.
      É difícil, para mim, emitir alguma opinião a respeito de medicações prescritas.
      Abraços.

      Responder
  223. Igor

    Dt. Eu fico com o foligo curto as veses eu tenho 182 peso 94kg e jeraumente quando do algumas bufas melhora mais faso minhas nesesidades diariamente. Obrigado uma boa semana

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Igor.
      Se ficar na dúvida, consulta o seu médico, ok?
      Abraços.

      Responder
  224. Milena

    Olá, estou tendo algumas tonturas e quando aferi a minha pressão estava em 120/100. Qual relação desta PA com esse sintoma?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Milena
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  225. Cristina

    Bom dia
    Por gentileza me esclareça uma coisa, eu tenho problemas de pressão do tipo estagio III, fiz um ecograma e enquanto realizava o exame percebi uma forma parecia fogo amarelo. O que acha que pode ser.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Cristina
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  226. acaana francisco rocha

    ola eu estou sentindo dor nas costas, tontura,dores nos bracos e trrmedeiras nos olhos.estou ficando com raiva e stressado bem rapido vc poderia me ajudar a mais ou menos saber o que e

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Acaana
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  227. anderson

    por favor alguem me ajuda… algumas vezes eu fico tonto minha visao fica escura meu coraçao bate mais rapido e nessa hora acho que vou morrer , mais depois de um tempo isso passa. estou com muito medo por favor me ajudem.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Anderson
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  228. fabiane

    oi doutor fiz o eco 3 vezes e cada um deles deu diferente a minha frequencia cardiaca é normal
    o primeiro deu 182bpm ,178bpm e o terceiro 162bpm sendo que no terceiro e havia tomado diublok nos dois primeiros deu arritmia sinuzal devo me preocupar?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Fabiane
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  229. AMANDA

    Boa noite. Doutor, meu namorado está com os baixo batimentos cardíacos ( 55, 60 ) e sente fortes dores na nuca e no peito na hora da atividade física. Ele tomou anabolizantes há mais ou menos um ano e recentemente fez uso de aminoácido para cavalos ( glicopan energy ). Parou há pouco tempo, e hoje toma suplemento. Sua altura é 1,83 e peso atual 85 kg. Ele ganhou em torno de 9 kg em mais ou menos 4 meses. O que poderia ser? Obrigada!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Amanda
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  230. Denise Cristo

    Boa Tarde Doutor. Eu gostaria que me ajudasse numa coisa.
    Eu tenho andado cansada, nao consigo dormir, quando me levantam da cama sinto os meus pes dermentes e as maos as vezes tambem, e tenho andando com uma dor no pulmao mas e tudo do lado esquerdo e eu fui operada ao coracao ha 15 anos atras? o que e que eu devo de fazer?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Denise,
      Acho que deve procurar o seu médico cardiologista…
      São sintomas novos e merecem avaliação.
      Abraços.

      Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Denise,
      São sintomas novos e merecem avaliação.
      Penso que deve procurar o seu médico cardiologista…
      Abraços.

      Responder
  231. Gisele Paixão

    Ola! Dr. Estou com o batimento cardiaco 90 por minuto,tenho 26 anos,gostaria de saber se isto é normal. E tambem tudo me irrita e me deixa agitada fico nervosa rapido.

    Obrigada desde já pela sua atenção!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Gisele
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  232. priscilla

    priscilla, 31 anos , nao bebo ou fumo, tenho problemas cardiocos na familia, mas porem a algum tempo atras nao sei se realmente e palpitaçao uma batida na garganta que parece ir para o coraçao e parece que quando fico nervosa aumenta parece que o coraçao vai parar e as vezes uma no dia ou varias seguidas de uma vez so , faço uso do medicamento neusoro, sou nuito ansiosae ja tive isso em outra ocasiao mas sumirao sozinhas as papitaçoes , nao sinto falta de ar, tonteira somente a palpitaçao mesmo, meu eletro que fiz deu taquicardiaca sinuzal informado que seria pelo sistema nervoso , sera que tenho algum problema no coraçao pois tenho medo de morrer . grata

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Priscila
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  233. Patricia monteiro

    Oi., Boa Noiite tool muiitoo preuucuupada com minha saude
    Sou Patricia tenho 15 anos
    hoje em dia moro junto e as vezes tenho muitas preucupaçoes quando brigo com meu marido ja fico muiito nervosa as vezes comerço a treme
    Mas vamos ao assunto: Bom toda vez q eu me agito ou vejo q tol atrasada etc comerço a ficar tonta meu coraçao acelera as vezes da dorzinha na barriga as vezes sou muito raro
    tool muiitooo preuucuupada poorq tenho muita pouca idade para te problemas serios
    minha mae disse q eu sou muiito nervosa bom eu tbm achoo si falam comigo de ignorancia tem vez q doi bem la no fundo ir eu choro 😉 quando eu era Pequena meus pais viviam brigando ir eu assistia tuudo depois fui com 9 anos eu via minha mae minha irma brigando na rua comerçava a chora agora eu nao sei porq eu nunca mas vil. Toda vez q eu faço educaçoa fisica depois q eu paro tenho os mesmo sitomas …..
    eu sou muito nervosa Poor favor si pode miim ajudar eu Agradeço desde Jaa
    Que Deus te abençoe Hoje e sempree Q ele continue ilumiinando seu Trabalho um beijo
    Muiitooo oooobriigadooo

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Patrícia
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  234. angélica

    Oi Dr. O senhor não sabe como nos ajuda c estes comentários,nos auxilia a procurar um médico c tranquilidade ou mais pressa se necessário.Dr,tenho 39 anos, e todos exames nprmais,eco,teste,eletro,sangue,tudo ok.Passei por muita ansiedade,medos,esgotamento por exesso de trabalho e sei lá,tô ótima mesmo, querendo arrumar,passear c meus pequeninos(8 e 11 anos,a de 8 faz aniv.hje.),p o senhor ver,depressão já não tenho mais,só que tô quase entrando de noco ansiedade generalizada pelo medo q tenho de morrer e não ver meus filhos,não tratar(imagine 2 crianças neste mundo cheio de coisa errada?),sofro muito. Então dr. do nada meu coração parece que sacode,solta ou balança quando movimento ou desço ou subo morro mais rápido.é bem rápido,mas assustador.E acontece de 3 meses p cá, em média 2,3 vezes por dia.Tudo começou em março deste ano,fiquei bem ruinzinha,mas sarei sem medicamento algum e agora tô na dúvida,devo gastar ainda c psiquiatra?é tão caro,to sem condição.Ouisto vai melhorar?Me ajude dr. em março,parei medic,p pressão(tomava 3),por conta própria, e desde então tá ótima,12/8 12/7 11/7 11/8, e tomei depois de março,nas emerg. diasepan,umas 5 vezes diferentes dias,tomei também paroxetina 6 dias seguidos,Pode ser reação destes medicamentos dr? ha, desde set.tô bem,só uns frios na barriga,meio peito o fdia inteiro,como seu tivesse tensa,apreenssiva, com medo de algo indefinido.Desc. escrevi este tanto para esplicar melhor o que houve comigo. Um fim de semana maravilhoso,muita saúde e muita paz p o senhor. OBrigado.

    Responder
  235. angélica

    Dr. esqueci de mencionar no comentário acima(angélica),que nunca tinha lido nada e nem sentido nada até este ano, e por conta própria descobri que o anticoncepcional me inchava,e achei q minha pressão tava subindo pelo inchaço, pois não sei se estou correta, mas depois de diminuir 70% do sal e parar anticoncepcional, minha pressão normalizou.Fiz bem? obrig.resolvi esclarecer o porque de parar medic. PA(que na realidade,fui medicada emerg. out.ano passado, porque tava c uma forte dor de cabeça).Deus lhe pague.

    Responder
  236. Paulo Ferreira

    Dr, tenho uma dúvida… Insuficiência mitral e a mesma coisa que regurgitação mitral? O resultado do meu Eco foi normal, sem PVM. Mas estou preocupadissimo porque esta escrito “regurgitação mitral mínima”. Isso pode ter relação com sintomas de palpitação?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Paulo
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  237. luciano henrique gonçalves

    Dr..como vai??bom .. tenho 52 anos..tive um infarto aos 48..sempre fazendo ecodopplercardiograma…bom !!este ultimo que fiz..ainda não o levei ao meu médico..mais achei o resultado um pouco diferente dos demais….(camaras esquerdas ..apresenta parâmetros de disfunção sistólica leve,,e relaxamento diastólico anormal..)abaixo no exame vem::CONCLUSÃO..(VE COM DISFUNÇÃO SISTÓLICA LEVE…RELAXAMENTO DIASTÓLICO ANORMAL DO VE…REGURGITAMENTO MITRAL LEVE…..isto pode ser alguma alteração??? lembrando que:: já tive um infarto..fui submetido a duas angeoplastías….minha pressão segundo os médicos…é normal..sinto muita falta de ar ..me canso atoa..e sinto que os batimentos tem dias que são estranhos..como se não seguise aquele ritimo certo…parece que como se desse umas tropessadas..e nestes momentos..me falta um pouco de ar..gostaria de contar com um pouco de sua luz…desde já agradeço..abraços..

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Luciano
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
  238. José

    Olá, Doutor!
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa.

    Há anos sinto palpitações (principalmente em atividades físicas) e por isso, fiz um eletro.
    No ECG, não apareceu nenhuma arritmia, mas o prognóstico foi de HSA.
    Depois, coloquei o holter. Nesse exame apareceram algumas extrassístoles ventriculares monofórmicas isoladas. 60 em 24 horas. A sensação é horrível e por isso, sinto muito medo.
    Fiz também ecocardiograma e RCM. Resultado: Coração estruturalmente perfeito.
    Pra finalizar, fiz um teste ergométrico. Novamente apareceram os sinais de HSA; Fora isso, tudo normal.

    Perguntas:
    O eco e a RCM mostraram um coração sadio. Mas o ECG e o ergométrico mostraram alterações, sugerindo hipertrofia. É correto afirmar que não tenho HSA? O ECG pode sugerir algo que não existe?
    As extrassístoles são assustadoras. Mas são perigosas? Eles podem evoluir para algo pior? Fiz todos os exames, mas quando sinto as palpitações, fico desesperado. Posso praticar esportes tranquilamente?

    Espero ajudar outras pessoas com as minhas perguntas. Desde já, agradeço a atenção!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, José
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  239. Natali

    Dr. Fiz eletro, holter, e teste ergometrico , alem de ecocardiograma e apareceu apenas taquicardia sinusal gostaria de saber se essa taquicardia tem relação a eu ter sindrome do panico ? E meu médico me receitou verapamil 80mg , hj nao sinto meu coracao acelerar mas as vezes sinto uma pontada no meio do peito e uns soquinhos , quero saber dos riscos desses sintomas e qual a validade de exames para o coração? Tenho 26 anos

    Responder
    • Natali

      Acrescentando doutor minha pressão normalmente é 12/8 no máximo já deu 13/8 quando fico ansiosa. Posso fazer academia mesmo tendo taquicardia sinusal ? Ela é pra sempre ou temporária ? Outra duvida se essa taquicardia for por sindrome do panico tomar remédios para o coracao de uso continuo nao ira trazer problemas no futuro? Estou muito apreensiva dr. Aguardo ansiosa sua opinião.

      Responder
      • Leonardo Alves

        Olá, Natali
        Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
        Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
        Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
        Grande abraço.
        https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
        Leonardo.

        Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Nataly
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  240. julia

    Boa noite dr. O senor pode esclarecer uma dúvida do meu esposo? ele quer saber se gastrite comum,e quem tem a bactéria H.pylori sente algo tipo palpitação. Ou se hiperventilação,pela sindrome do pânico causa algo tipo palpitação? muito obrigado

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Julia
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  241. ana carolina

    Oi Dr.Leonardo. O senhor pode me sclarecer uma dúvida? parei propolanol,losartana e hidrocloritiazida(é isto) depois de 3,4 meses usando,depopis disto não valho mais nada,senti dor peito por 2meses seguidos e agora me apareceu palpitações,tenho 39anos e nunca senti isto.se as palpotações forem pela retirada de medicação elas podem parar então? Um forte abraço e muito obrigado.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana Carolina
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  242. Tânia

    Boa tarde Doutor o meu filho tem 3 anos e fez um ecocardiograma e o resultado foi, uma insuficiência mitral minima, foramen ovale patente versus comunicação inter-auricular minima e falso tendão do ventriculo esquerdo, a fracção de encurtamento é 39% e a relação AE/Ao é 1,62 só tem consulta em dezembro com o cardiologista pediátrico e estou muito angustiada preciso saber quais são as complicações que ele pode ter a nível do coração pois ele tambem tem asma e faz medicação diária. No caso dele é necessário tomar medicação? Ficarei a aguardar ansiosamente pela resposta.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Tania
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  243. joana

    Boa noite dr. Aminha dúvida é igual a da pessoa acima,parei propolanol,usei junto c mais 2 tipos e parei bruscamente,será que é por isto que também senti dr no peito ,nunca senti isto antes ´e agora to cheia destas palpitações,arritmia,e tem vez que dura até 10 segundos,parece o sangue foge,e se demorar desmaio dr. se for pela retirada,quanto tempo acaba isto dr? e não tem algo natural prá tomar ou vitamina prá melhorar? agradeço muito

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Joana
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  244. Lucia Helena da Silva Porgette

    Dr. gostaria de saber se posso continuar fazendo atividade fisica depois do que senti na ultima quinta feira, estava fazendo um exercicio e comecei a passar mal, com uma agunia no peito e falta de ar, pensei que ia morrer, a professora me colocou sentada com a cabeça para baixo bem relaxada, ai ela apertou minha nuca para baixo fui melhorando. mais estou com medo me oriente por fafor. obrigada desde ja.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Lucia
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  245. fabiane

    oi doutor fiz o eco 3 vezes e cada um deles deu diferente a minha frequencia cardiaca é normal
    o primeiro deu 182bpm ,178bpm e o terceiro 162bpm sendo que no terceiro e havia tomado diublok nos dois primeiros deu arritmia sinuzal devo me preocupa

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Fabiane
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  246. rose

    Quanto tempo dura este efeito de retirada de propolanol,parece que vi algo o senhor disse que eles tem efeito ruim qdo retirados de forma rápida,sem conhecimento do médico,foi o que aconteceu comigo.Tipo as arritmias, são sérias ou simples no caso delas acontecerem pela retirada propolanol? muito agradecida,obrigada

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Rose
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  247. dora

    Boa tarde. Dr. Leonardo quanto tempo dura estes efeitos rebotes que acontecem c retirada d atenolol ou propolanol? e tomar propolanol ou atenolol por 6 meses causa uma coisa? desde já obrigada.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Dora
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  248. dora

    Boa tarde dr. gostaria muito de saber o que causa extra sistoles,se elas podem sumir por conta própria,e porque alguns clínicos quando escutam o nosso coração.falam que não temos palpitações e sim ansiedade,apeasr de terem visto só o eletro normal,como podem afirmar isto? agradeço,obrig.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Dora
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  249. suelen

    oi dr. pode me dizer quais sintomas de arritmias mais graves,para se preocupar? tenho umas pontadinhas bem de leve nas costas e parece que responde no ouvido com um tum tum e o coração bate mais forte um pouco,tenho SP,só que sem fobias, só hipocondria e medo indefinido. Posso tomar floral de bach dr. O farmaceutico quer me me vender de qualquer jeito para as palpitações,disse que se o médico falou que não tenho nada ´posso tomar, Posso dr? obrigado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Suelen
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  250. Patricia Fernandes

    Dr tenho 25anos e estou sentindo uma sensaçāo estranha em meu coraçāo, é como se ele parasse de bater uma e voltasse a bater uma bem forte, sinto isso o dia todo (quando estou em repouso) a cada 5 minutos mais ou menos, tbm sinto um pouco de dor no peito. Sou ansiosa e totalmente hipocondriaca.Tenho medo de estar tendo um infarto ou com alguma doença grave… o que pode ser Dr? Obrigado!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Patrícia
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  251. Tânia

    Doutor gostaria de agradecer por este site onde podemos colocar as questões que tanto nos inquietam, já coloquei uma questão sobre o meu filho mas surgiram outos problemas, o meu filho tem 3 anos e fez um ecocardiograma e no resultado dizia : CIA 2º ostium secundum minima versus foramen ovale patente , insuficiência mitral minima; a fracção de encurtamento é 39% e a relação AE/Ao 1,62. Ele tem asma e faz medicação diária, tambem faz muitas infeções de ouvidos, faringites. Gostava de saber se estes problemas dele são graves quais são as problabilidades de piorar e se esses resultados da fração de encurtamento e da relação AE/Ao estão normais. Agradecia muito que me respondesse pois a minha ansiedade está a aumentar a cada dia e ele só tem consulta de cardiologia pediatrica em dezembro.
    Eu já tinha comentado mas não apareceu aqui, muito obrigado Doutor.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Tania
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  252. Tânia

    esqueci me de mencionar que ele tambem tem um falso tendão no ventriculo esquerdo.

    Responder
  253. nega

    boa noite. Por favor, como explicar,quando abro a boca para gritar ou comer,parece que entra um ar e meu coração balança.Tô muito anciosa. Os médicos dizem que tenho estas palpitações por ansiedade, pânico,pode ser dr?então c um remédio prá isto as palpitações somem?tipo paroxetina,fluxetina,amitriptilina,é o que eles me indicam,só que acabo não tomando tenho medo de remédios,sou de família que vive até 80 sem medicamentos.obrigado.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Nega
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  254. Juliana

    Tenho insuficiencia mitral e sinto mt dor no peito esquerdo . Corro risco?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Juliana
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  255. gabriel

    O coraçao é capaz de se manter em batimentos regulares msm sem a gravidade… ?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Gabriel
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  256. Ana Raquel

    Boa tarde Drº Leonardo
    O meu marido foi visto pelo médico do trabalho e o médico pos a questao de ele ter o coração deslocado do sitio pelo esforço de jogar muito futebol, será possivel o coração sair fora do sitio? se for verdade ele deve continuar a jogar futebol ele tem 40 anos? será que ele deve de ir ao médico de familia?
    Obrigada pela atenção dispensada.

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  257. ana

    Dr.boa noite,será que os florais de bach fazem mal pra saude? Tenho uma amiga que faz uso e gosta muito. O senhor acha que é bom ou ruim pra o coraçao? dizem que o rescue remedy é bom,mas só quero comprar depois de ver sua opinião.grata

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  258. Sirlene Wolf

    Olá Dr. Leonardo Alves…
    Gostaria de saber o que significa o resultado “Alteração da repolarização ventricular” que deu no meu eletrocardiograma?
    desde já agradeço!

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Sirlene
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  259. Rafael Marrocos

    Doutor gostaria de saber da relação Nervo Vago – Extra Sistole
    Obrigado

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Rafael
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Responder
  260. anderson

    ola! eu tenho um caso estranho minha costa tem o osso acho que é costela que é mais pra frente dos 2 lados e não da para sair na rua sem camisa, e meu camiado é estranho eu ando tipo como se tivesse pulando sei la algo parecido eu queria saber se isso é uma doença

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Anderson
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok?
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Responder
      • andersonsilva7

        Obrigado

        Responder
  261. ana carolina bevenuto

    Doutor percebo que quando ando mais do que é de costumo vamos supor 2 ou 3 quadras minha penas começam a doer só a parte da perna mesmo oque pode ser ?

    Responder
    • Leonardo Alves

      Olá, Ana Carolina
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.<