Por que o café é bom para você? Veja 7 razões!

O café não é apenas quente e energizante, ele também pode ser muito bom para você. Nos últimos anos e décadas, os cientistas têm estudado os efeitos do café sobre vários aspectos da saúde e seus resultados têm sido incríveis. Neste post citamos 7 razões pelas quais o café pode ser uma das bebidas mais saudáveis do mundo. 1)Traduzido e adaptado de AuthorityNutrition.com Originalmente escrito por AuthorityNutrition esse artigo traz uma novo olhar sobre o café. Confira.

 

Café faz você ficar esperto

Café não só mantem acordado, como pode, literalmente, fazer você ficar mais inteligente.

cafeO ingrediente ativo do café é a cafeína, que é um estimulante e uma substância psicoativa mais consumida no mundo. Algumas pessoas sentem palpitações e taquicardia ao usar o café, como você pode ver neste artigo.

O mecanismo primário da cafeína no cérebro é bloquear os efeitos de um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Ao bloquear os efeitos inibidores de adenosina, a cafeína aumenta o disparo neural no cérebro e a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina. 2)Onlinelibrary.wiley.com 3)www.ncbi.nlm.nih.gov

Muitos ensaios clínicos têm analisados os efeitos da cafeína no cérebro e demonstram que a cafeína pode melhorar o humor, o tempo de reação, a memória, a vigilância e a função cognitiva geral. 4)Onlinelibrary.wiley.com

A cafeína bloqueia o neurotransmissor inibitório no cérebro, que conduz a um efeito estimulante do café. Estudos controlados mostram que a cafeína melhora o humor e a função cerebral.

 

Café pode ajudar a queimar gorduras e melhorar o desempenho físico

Há uma boa razão pela qual você vai encontrar cafeína na maioria dos suplementos para queima de gorduras.

A cafeína, devido ao seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, aumenta o metabolismo e a oxidação dos ácidos graxos. 5)Ajcn.nutrition.org 6)ajpendo.physiology.org 7)ajpendo.physiology.org

cafeA cafeína também pode melhorar o desempenho atlético por vários mecanismos, incluindo a mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos. 8)Europepmc.org 9)Ncbi.nlm.nih.gov

Em duas análises separadas, indicou-se que a cafeína aumentou o desempenho do exercício físico de 11 a 12%, em média. 10)Ncbi.nlm.nih.gov 11)Onlinelibrary.wiley.com

A cafeína aumenta a taxa metabólica e ajuda a mobilizar os ácidos graxos dos tecidos adiposos. Ela também pode melhorar o desempenho físico.

 

 

Café pode reduzir drasticamente o risco de diabetes tipo II

A diabetes tipo II é uma doença relacionada ao estilo de vida e tem alcançado proporções epidêmicas, tendo aumentado 10 vezes em poucas décadas, afligindo cerca de 300 milhões de pessoas.

Esta doença é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, devido à resistência à insulina, ou a incapacidade de produzi-la.

Em estudos observacionais, o café tem sido repetidamente associado com um menor risco de diabetes. A redução deste risco varia de 23% a 67%. 12)Ajcn.nutrition.org 13)Springer.com 14)Sciencedirect.com 15)Jamanetwork.com

Um artigo de revisão avaliou 18 estudos com um total de 457.922 participantes. Cada xícara adicional de café por dia reduziu o risco de diabetes em 7%. Quanto mais as pessoas bebiam café, menor o risco no total da população.

Beber café está associado com um menor risco de ter diabetes tipo II. Pessoas que bebem várias xícaras por dia são menos propensas a se tornarem diabéticas. 16)Jamanetwork

 

O café pode reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson

O café o faz mais inteligente no curto prazo e também proteger o cérebro na velhice.

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo e a principal causa de demência em idosos. 17)http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1468-1331.2002.00421.x/full 18)http://iospress.metapress.com/content/a423p6m256u26742/

Em estudos prospectivos, os ‘bebedores’ de café têm um risco reduzido em até 60% de adquirir a doença de Alzheimer ou demências.

Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, caracterizada por morte de neurónios da geração de dopamina no cérebro. O café pode reduzir o risco de mal de Parkinson em 32 a 60%. 19)http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mds.21706/abstract 20)http://iospress.metapress.com/content/a423p6m256u26742/

O café está associado com um risco menor de adquirir demências e distúrbios neurodegenerativos como o mal de Alzheimer e de Parkinson.

 

O café pode ser muito bom para o fígado

O fígado é um órgão que realiza centenas de funções vitais do corpo.

Ele é muito vulnerável a hábitos modernos, como o consumo excessivo de álcool e frutose.

A cirrose é a fase final de lesão hepática causada por doenças como o alcoolismo e as hepatites, onde o tecido do fígado foi substituído por tecido cicatricial.

Vários estudos têm mostrado que o café pode reduzir o risco de cirrose em até 80%, sendo o efeito mais forte naqueles indivíduos que bebiam 4 ou mais xícaras por dia. 21)http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S104727970100223X 22)http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1047279702004623 23)http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=410422

O café pode também diminuir o risco de câncer de fígado em cerca de 40%. 24)http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016508507005689 25)http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijc.20989/full

O café parece ter efeito protetor contra certas doenças do fígado, reduzindo o risco de câncer de fígado em 40% e cirrose em até 80%.

 

O café pode diminuir o risco de morrer

Muitas pessoas ainda pensam que o café não é saudável.

Isto não surpreende, pois uma vez na crença popular, é difícil mudar a ideia, mesmo que esta esteja em desacordo com os estudos atuais.

Em dois estudos epidemiológicos prospectivos, beber café foi associado a um menor risco de morte por todas as causas.

Este efeito é particularmente melhor em diabéticos tipo II. Um dos estudos mostra que os ‘bebedores’ de café apresentaram um risco 30% menor de morte durante um período de 20 anos.

O consumo de café tem sido associado com um menor risco de morte em estudos epidemiológicos, especialmente em diabéticos do tipo II.

 

Café é rico em nutrientes e antioxidantes

O café não é apenas água escura.

Muitos dos nutrientes nos grãos de café ficam na bebida final, que contém uma boa quantidade de vitaminas e minerais.

Uma xícara de café contém:

  • 6% da dose diária recomendada para o ácido pantotenico (Vitamina B5).
  • 11% da dose diária recomendada para Riboflavina (Vitamina B2).
  • 2% da dose diária recomendada para a niacina (B3) e tiamina (B1).
  • 3% da dose diária recomendada para o potássio e manganês.

Pode não parecer muito, mas se você beber várias xícaras de café por dia, então isso fica bem representativo.

E, isso não é tudo! O café também contém uma grande quantidade de antioxidantes.

O café é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, superando as frutas e vegetais combinados.

O café contém uma quantidade razoável de várias vitaminas e minerais. E também é a maior fonte de antioxidantes na dieta moderna.

 

Fique com esta mensagem

O café, mesmo em quantidades moderadas, é bom para você. Beber demais pode ser prejudicial, como palpitações.

É bom salientar que muitos dos estudos acima foram epidemiológico. Assim, tais estudos só mostram a associação e não podem provar que o café tenha tais efeitos.

Para ter certeza de ter os benefícios para saúde, não coloque açúcar ou qualquer outra coisa no seu café! Se ele afetar seu sono, então só o beba duas horas antes de deitar.

Assim, parece bastante claro que o café não é o vilão que pintam. E pode ser a bebida mais saudável do planeta.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

2 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como perder peso rápido um plano de 3 passos que funciona! - […] água, café ou chá: satisfaça sua sede com água. Se você gosta de café ou chá pode tomar quanto…
  2. Um cardápio da dieta de baixo carboidrato que pode salvar sua vida! - Sopro no Coração - […] Café […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!