Posso partir o comprimido de Pressão Atenolol ao meio?

Para economizar, muitos pacientes querem partir o comprimido de medicação para pressão arterial atenolol – Essa prática é eficiente? Um estudo muito interessante e prático avaliou a eficiência de partir ou não o comprimido de atenolol usando uma Faca ou um Cortador – Veja o Resultado.

A divisão de comprimidos vem sendo prática utilizada há muitos anos, já em 1984, Alguns Autores 1)Breaking tablets in half. estudaram 100 comprimidos de cada uma das 14 marcas de antihipertensivos comercializadas à época e obtiveram boa divisibilidade, apenas para duas marcas.

Partir o comprimido de pressão – Posso?

Partir comprimido de pressãoOBJETIVO: Avaliar se o teor de Atenolol em fragmentos de comprimidos nas dosagens de 100 mg, 50 mg e 25 mg partidos em duas e quatro partes com auxílio de faca caseira e de aparelho cortador de comprimidos é diferente em função do modo como a divisão é realizada.

Leia Também – Tudo sobre o Atenolol – Além da Bula.


MÉTODOS: Os comprimidos íntegros foram divididos com faca caseira e com aparelho cortador de comprimidos, e os teores de Atenolol foram determinados em todos os fragmentos.


RESULTADOS: Não houve diferença significativa entre os teores obtidos, após divisão dos comprimidos com faca caseira ou com aparelho cortador, apesar da divisão levar a acentuada dispersão dos teores entre os fragmentos, na divisão em metade, a dispersão dos resultados deu-se entre 7,8% e 12,1%, e quando divididos em quatro partes, foi entre 9,2% e 21,1%, indicando a possibilidade de comprometer a eficácia do tratamento dos pacientes independente de como a divisão foi feita.

 

Partir não é Seguro – Há diferenças?

CONCLUSÃO: Os resultados indicaram a ocorrência de dispersão maior do que a estabelecida para garantir uniformidade da dose recebida a cada administração do medicamento independente da forma de realizar a divisão, seja por meio de faca caseira ou com aparelho cortador de comprimidos. 2)Avaliação do Teor de Atenolol em comprimidos divididos com faca caseira e aparelho cortador

Não sabemos em que extensão se dá a indicação e o uso de comprimidos divididos no Brasil pois os estudos nesta área são ainda restritos, quando se consultam as bases de dados. Os resultados obtidos neste estudo indicaram a ocorrência de dispersão maior do que a estabelecida para garantir a uniformidade da dose recebida a cada administração do medicamento independente da forma de realizar a divisão, seja por meio de faca caseira ou com aparelho cortador de comprimidos.

 

Se não é Sulcado – Não divida!

a ausência de sulco nos comprimidos deve ser encarada como uma sinalização do fabricante de que não devem ser divididos; assim como não devem ser divididos os comprimidos de liberação programada e os revestidos.

 

E você? Parte o comprimido?

Deixe o seu comentário.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!