A hipertensão arterial sistêmica (a pressão alta) é uma doença muito prevalente na população e extremamente comum no consultório! A questão é: A presença de pressão alta e Extra-sístoles está associada a maior risco de Morte súbita ou complicações? Confira!

[membership level=”0″]Quer ler mais? Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo! [/membership]
[membership level=”0″] Olá, Aqui é o Dr. Leonardo Alves. Estamos felizes com seu interesse em nossos artigos. Quer ler mais? Clique Aqui! Escolha uma das opções de Membros e Aproveite os esse artigo! Temos muito interesse em solucionar suas dúvidas. [/membership]

 

Mais Hipertensão Arterial, Mais Extra-Sístoles Ventriculares.

A hipertensão arterial sistêmica é uma das doenças mais frequentes no consultório do cardiologista e muitos desses pacientes tem extra-sístoles (ventriculares e/ou supraventriculares).

Em um famoso estudo chamado MRFIT com mais de 10 000 homens com idade entre 35-57 anos, a nível de pressão arterial sistólica esteve relacionada com a prevalência de Extra-sístoles Ventriculares.

Baseado nesse estudo, pode-se dizer que quanto maior o nível da pressão arterial, maior a ocorrência de Extra-sístoles. 1)Treating patients with ventricular ectopic beats

 

Pressão mais elevada, Mais Extra-Sístoles!

No Estudo ARIC, ficou provado que a presença de Hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) estava associada a maior ocorrência de Extra-Sistoles Ventriculares, 2)Estudo ARIC principalmente com o nível da pressão – quanto mais alta for a pressão arterial, mais frequente serão as extra-sístoles ventriculares.

 

Mais Hipertrofia ventricular, Mais Extra-Sístoles!

Os cientistas notaram que quanto maior o Nível da Pressão arterial, maior o risco de ocorrência de Extra-sístoles ventriculares. 3)Evidence favoring the hypothesis that ventricular arrhythmias have prognostic significance in left ventricular hypertrophy secondary to systemic hypertension.

Quanto maior o aumento na massa ventricular (avaliada pelo eletrocardiograma), maior a ocorrência de Extra-sístoles ventriculares.

 

Hipertensos + Hipertrofia + Extra-sístoles = Maior Mortalidade!

A mensagens desses estudos é bastante clara em ligar e relacionar fortemente a presença de Extra-sístoles ventriculares com maior risco de morte súbita, infarto do miocárdio e outras complicações no coração.

 

Mais estudos…

Entretanto, os cientistas se perguntam:

As Simples presença de Extra-sístoles ventriculares aumenta a Mortalidade, ou apenas indicam que a pressão está mais elevada e que ela é mais grave?

Outros estudos são necessários.

 

Devo fazer o Holter 24horas?

Se você tem Hipertensão arterial sistêmica, seu médico irá avaliar a necessidade de realização do Holter de 24 horas para saber se há ou não extra-sístoles ventriculares frequentes.

O médico irá solicitar o holter em duas situações específicas:

  • A presença de Palpitações.
  • A presença de Extra-sístoles no eletrocardiograma ou no exame físico.

 

Quê posso / quê devo fazer?

A função do paciente (e do médico) é obter o melhor controle da sua pressão arterial para reduzir o risco de outras complicações cardíacas, como o infarto e morte cardíaca.

Se você tem pressão alta, tente obter o melhor controle da sua pressão.

 

 

References   [ + ]

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!