Pressão alta em paciente jovem é uma alteração cada vez mais comum nos dias de hoje. Seja por sedentarismo, seja por obesidade, seu médico precisa ter atenção. Confira!

Pergunte ao Cardiologista:

olá Doutor…Tenho 25 anos e moro em Teófilo Otoni. Esta semana fui ao gastro e ele aferiu a pressão e estava 1166×10, como quase não olho, passei a aferir várias vezes ao dia e só tem dado 14×9, 15×10, 16×11.

Como não tenho achado vaga em cardiologistas por estes dias, fui ao clinico geral que me receitou hidroclorotiazida mas no outro dia tive que ir novamente ao hospital e me receitaram losartan até que eu conseguisse uma consulta no cardiologista para fazer o chek-up. Mas hoje, primeiro dia que tomei o remédio, senti dores nas costas e no peito. É normal? Grata. Abraços.

Hipertensão arterial secundária, a irmã da pressão alta.

Qual é a Dúvida?

Olá, Hindyra… Fico feliz por ser o primeiro comentário/pergunta de T.Otoni.
Pelo nível de pressão que você está nos mostrando, ela está alta, realmente… Estas medicações que os médicos lhe receitaram não causam (efeitos colaterais) dores nas costas e nem no peito … isso pode ser coincidência.

Você é muito nova (25anos) para já ter pressão elevada… sugiro que vá fazendo medidas de sua pressão… mas não fique medindo muitas vezes ao dia… é melhor medir por vários dias do que medir várias vezes ao dia… Assim, podemos ter uma visão melhor dos níveis da sua pressão.

Apesar de ser possível ter pressão alta com 25 anos… é importante fazer uma avaliação mais detalhada (quem sabe com um mapeamento) da sua pressão. É importante que você procure um médico da sua confiança. 1)Hypertension.org

Pressão alta em paciente jovem – o que pode ser?

Muito provavelmente todos vocês já ouviram falar que pressão arterial alta não tem causa e que a maioria das vezes o problema ocorre por questões familiares, de herança familiar e que o médico não irá encontrar a causa para a elevação da pressão…

Isso é mesmo verdade! Mas existem algumas poucas ocasiões em que a pressão se eleva devido à presença de uma doença no corpo que provoca a elevação da pressão arterial.

Hipertensão Arterial Secundária – A minoria dos casos:

Todo médico deve ficar atento à esta situação! Em 95 a 96% dos casos, nós médicos não encontramos a causa da hipertensão e a chamamos de HIPERTENSÃO ARTERIAL PRIMÁRIA (ou essencial).

Nos outros 4 a 5% dos casos, há uma doença no corpo do paciente que está causando a elevação acentuada da pressão arterial – neste caso, o médico tem que investigar direitinho a saúde do paciente, seguindo a um protocolo definido e já conhecido pelos cardiologistas para descobrir qual é esta causa.

Leia Também:

Quando suspeitar da Hipertensão secundária?

  1. Quando é jovem, menor que 30 anos (pois a hipertensão primária costuma ocorrer após os 35anos).
  2. Quando a pressão alta se inicia de modo bastante abrupto e com níveis bastante elevados (maior que 160/110mmhg) e com picos de pressão bastante elevados.
  3. Quando a pressão alta se inicia após os 60 anos ou mais (pois a pressão arterial primária costuma iniciar-se entre 35 a 55 anos).
  4. Quando já no início da pressão alta, o médico encontra alterações no coração (indicando que a pressão alta tem uma característica mais grave.
  5. Outras situações.

Qual a sua dúvida?

Deixe o seu comentário.

References   [ + ]

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!