Pressão Arterial – Alta, Baixa, Convergente… Tudo!

Sim, a pressão arterial alta e não controlada pode te machucar ou até mesmo, matar. Às vezes, a pressão alta é chamada de “a assassina silenciosa”, porque Hipertensão Arterial não tem sintomas, então você pode não saber que está danificando suas artérias, seu coração e outros órgãos.


Pressão Arterial – Por quê é importante?

As consequências e danos para a sua saúde provocados pela Pressão Elevada ocorrem ao longo de sua vida e não hoje, ou amanhã – demanda um longo tempo. E é por isso e por não apresentar sintomas típicos e fáceis de detectar que os pacientes não se dão conta do perigo que estão passando.

Quando a pressão arterial é deixada de lado, sem avaliações e medidas (aferições), alguns problemas podem surgir:

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

Pressão Arterial Alta – É Assintomática!

Mas lembre-se, estes problemas listados acima NÃO SÃO sintomas da Hipertensão Arterial. A pressão alta é uma doença assintomática, exceto em seus casos mais extremos, conhecidos como crise hipertensiva.

Quando as medidas da Pressão arterial se elevarem para mais de 180 mmHg para sua pressão sistólica ou acima de 110mmHg para a pressão arterial diastólica – é melhor você procurar o seu médico.

Os indivíduos cuja pressão arterial estão acima de 140/90 mm Hg (140 mmHg de sistólica ou 90 mmHg de diastólica) muitas vezes se tornam paciente muito doentes do coração – com sérias consequências futuras.

O risco de problemas cardíacos aumenta ainda mais se você tem pressão elevada associada com outros fatores de risco, tais como:

Através do tratamento adequado, com redução dos níveis da sua pressão, haverá redução do risco de problemas cardíacos – procure seu médico e monitore a sua pressão. 1)Why Blood Pressure Matters

 

Pressão arterial Convergente – O quê é?

pressão arterial convergente

pressão arterial convergente

pressão arterial é convergente quando a diferença entre a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica (Pressão diferencial) é menor que 30mmHg. Assim, podemos encontrar valores de pressão de: 140/120mmHg (pressão diferencial de: 20mmHg = 140-120); 120/100mmhg (pressão diferencial de: 20mmHg).

Algumas pessoas dizem (no conhecimento popular) que se as duas encontrarem pode causar a morte! Isso não ocorre! É um mito! A única forma das duas pressões se encontrarem é quando a pressão está 00/00mmHg (pós parada cardíaca), mas as pressões não se encontram em 120/120mmHg, isso não existe.

Leia Também:

Sobre a Pressão Alta:

 

pressão arterial

pressão arterial

Pressão arterial Convergente – Quais as Causas comuns?

  1. Hipotensão arterial aguda (pressão baixa que ocorre subitamente)
  2. Estenose aórtica.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Derrame pericárdico e tamponamento cardíaco.
  5. Pericardite constrictiva e
  6. Insuficiência cardíaca grave.

 

Pressão arterial Divergente – O quê é?

A pressão é divergente quando a diferença entre a pressão sistólica e a pressão diastólica (Pressão diferencial) ultrapassa o valor de 60mmHg.

Assim, podemos encontrar valores de pressão de: 160/30mmHg (pressão diferencial de: 130mmHg = 160-30); 170/40mmhg (pressão diferencial de: 130mmHg); 140/20mmHg 2)pressão diferencial de: 120mmHg).

 

Pressão arterial Divergente: Quais as Causas comuns?

  1. Insuficiência aórtica – quanto maior a pressão diferencial, maior a gravidade da doença (podemos encontrar valores de 150/10mmHg) e quando a pressão diastólica é menor que 40mmHg, normalmente há indicação de troca da válvula aórtica.
  2. Fístula arteriovenosa.
  3. Hipertireoidismo.
  4. Fibrose senil de grandes vasos.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

Mitos sobre a Pressão Arterial Alta:

MITO! Pressão Arterial é Familiar – Não posso Preveni-la!

1) Mito. A pressão arterial elevada é comum em minha família. Não há nada que eu possa fazer. Também terei Pressão Arterial Alta.

A pressão arterial elevada pode ter influência e maior prevalência em algumas famílias. Se seus pais ou parentes de sangue primeiro grau tiveram a pressão arterial elevada, você também estará mais propenso a desenvolvê-la. No entanto, de estilo de vida e as escolhas têm livrado muitas pessoas que tem um histórico familiar de pressão arterial elevada de apresentarem a doença.

Mudanças no Estilo de vida, você pode fazer para impedi-lo incluem:

 

MITO! Não uso Sal na Mesa, portanto, minha pressão arterial está controlada!

2) Mito. Eu não usar o sal de mesa, então eu estou no controle da minha ingestão de sódio e minha pressão arterial não é afetado.

Em algumas pessoas, o sódio pode aumentar a pressão arterial. Mas controlar de sódio significa mais do que simplesmente abandonar o saleiro. Significa, também, verificar os rótulos, porque até 75 por cento do sódio que consumimos está escondido em alimentos processados como molho de tomate, sopas, condimentos, alimentos enlatados e misturas preparadas. Ao comprar alimentos preparados e pré-embalados, leia os rótulos! Preste atenção para a palavra “cloreto de sódio” e “sódio” e o símbolo “Na” nos rótulos; estas palavras mostram que compostos de sódio estão presentes.

 

Mito! Eu uso Sal Marinho e Sal de Potássio! Não preciso de preocupar!

3) Mito. Eu uso sal marinho eu cozinho, no lugar do sal de mesa regular. Eles são alternativas de baixo teor de sódio.
Quimicamente sal marinho são os mesmos do sal de mesa – 40 por cento de sódio – e contam da mesma forma para o consumo total de sódio. O sal de mesa é uma combinação dos dois minerais de sódio (Na) e cloreto (Cl). Fique atento! Prefira alimentos naturais!

 

MITO! Estou bem – Não Preciso me preocupar com a Pressão Arterial!

4) Mito. Eu me sinto bem. Eu não precisa se preocupar com a pressão arterial elevada.

Muitos dos milhões de pacientes que tem pressão arterial elevada não sabem do diagnóstico e não tem nenhum/qualquer sintoma dos chamados sintomas “típicos” de pressão arterial alta. A pressão arterial elevada é grave, uma doença terrível, com sérias consequências à saúde dos pacientes. Se não controlada, a pressão arterial elevada pode levar a graves problemas de saúde. A pressão arterial elevada é também a causa número 1 de acidente vascular cerebral. Não espere ter sintomas para procurar o seu médico e para medir a sua pressão.

 

MITO: Pressão alta causa nervosismo e dificuldade de dormir e outros sintomas!

5) Mito. Pessoas com pressão elevada têm nervosismo, sudorese, dificuldade em dormir e seu rosto fica corado. Eu não tenho esses sintomas por isso não deve ter a pressão arterial elevada.

Muitas pessoas têm pressão elevada durante anos sem saber. A pressão alta é muitas vezes chamado de “o assassino silencioso”, porque não tem sintomas, então você pode não estar ciente de que a pressão pode estar danificando as artérias, coração e outros dos seus órgãos. Não cometa o erro de assumir que qualquer tipo de sintomas irão alertá-lo para o problema da pressão alta. Todo mundo precisa de conhecer os seus números e as medidas da sua pressão arterial. O diagnóstico definitivo só deve ser feita por um profissional de saúde. ((Myths About High Blood Pressure

Leia Também:

Sobre a Pressão Alta:

 

MITO: Posso beber muito vinho! É bom para o coração!

6) Mito. Eu li que o vinho é bom para o coração, para que eu possa beber tanto dela como eu quero.

Se você beber álcool, incluindo vinho, faça-o com moderação. O uso moderado/pesado e regular de álcool pode aumentar a pressão arterial de forma dramática. O consumo excessivo também pode causar insuficiência cardíaca, levar a acidente vascular cerebral e produzir batimentos cardíacos irregulares. Muito álcool pode contribuir para níveis elevados de triglicéridos, câncer, obesidade, alcoolismo, suicídio e acidentes, além de ser altamente viciante. Se você bebe, limite o consumo a não mais de dois drinques por dia para homens e um drink por dia para as mulheres.

 

MITO: Deixe só meu médico medir minha pressão arterial!

7) Mito. Eu tenho pressão alta e meu médico mede para mim, então eu não preciso de verificá-lo em casa.

Pelo fato da pressão arterial poder flutuar e oscilar, medir a pressão em casa com a anotação de todos os registros de leituras de pressão sanguínea pode fornecer informações valiosas para seu médico, pois ajuda a fazer um acompanhamento de longo prazo e, também, saber se a pressão arterial está bem controlada, mesmo. É importante anotar as leituras da sua pressão regularmente de acordo com o prazo estabelecido por seu médico, mas nunca menos que uma vez por semana.

 

MITO: Iniciei medicação e minha pressão baixou! Já posso parar o medicamento!

8) Mito. Eu fui diagnosticado com pressão alta e as medidas de pressão estão ficando mais baixas, posso parar de tomar minha medicação.

A pressão arterial elevada costuma ser uma doença ao longo da vida. Siga as recomendações do seu profissional de saúde com cuidado, mesmo que isso signifique tomar a medicação todos os dias para o resto de sua vida. Você pode alcançar com sucesso seus objetivos de tratamento e desfrutar dos benefícios de uma saúde melhor. Mas, suspender a medicação por que os valores da sua pressão estão (agora) normais, não é uma boa decisão. Mantenha o tratamento, independente do valor da sua pressão. Avise seu médico se sua pressão estiver baixa demais, principalmente se tiver pressão baixa com sintomas.

 

Você conhece algum outro Mito?

Conte para nós, nos comentários.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

References   [ + ]

1. Why Blood Pressure Matters
2. pressão diferencial de: 120mmHg).

 

Pressão arterial Divergente: Quais as Causas comuns?

  1. Insuficiência aórtica – quanto maior a pressão diferencial, maior a gravidade da doença (podemos encontrar valores de 150/10mmHg) e quando a pressão diastólica é menor que 40mmHg, normalmente há indicação de troca da válvula aórtica.
  2. Fístula arteriovenosa.
  3. Hipertireoidismo.
  4. Fibrose senil de grandes vasos.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

Mitos sobre a Pressão Arterial Alta:

MITO! Pressão Arterial é Familiar – Não posso Preveni-la!

1) Mito. A pressão arterial elevada é comum em minha família. Não há nada que eu possa fazer. Também terei Pressão Arterial Alta.

A pressão arterial elevada pode ter influência e maior prevalência em algumas famílias. Se seus pais ou parentes de sangue primeiro grau tiveram a pressão arterial elevada, você também estará mais propenso a desenvolvê-la. No entanto, de estilo de vida e as escolhas têm livrado muitas pessoas que tem um histórico familiar de pressão arterial elevada de apresentarem a doença.

Mudanças no Estilo de vida, você pode fazer para impedi-lo incluem:

 

MITO! Não uso Sal na Mesa, portanto, minha pressão arterial está controlada!

2) Mito. Eu não usar o sal de mesa, então eu estou no controle da minha ingestão de sódio e minha pressão arterial não é afetado.

Em algumas pessoas, o sódio pode aumentar a pressão arterial. Mas controlar de sódio significa mais do que simplesmente abandonar o saleiro. Significa, também, verificar os rótulos, porque até 75 por cento do sódio que consumimos está escondido em alimentos processados como molho de tomate, sopas, condimentos, alimentos enlatados e misturas preparadas. Ao comprar alimentos preparados e pré-embalados, leia os rótulos! Preste atenção para a palavra “cloreto de sódio” e “sódio” e o símbolo “Na” nos rótulos; estas palavras mostram que compostos de sódio estão presentes.

 

Mito! Eu uso Sal Marinho e Sal de Potássio! Não preciso de preocupar!

3) Mito. Eu uso sal marinho eu cozinho, no lugar do sal de mesa regular. Eles são alternativas de baixo teor de sódio.
Quimicamente sal marinho são os mesmos do sal de mesa – 40 por cento de sódio – e contam da mesma forma para o consumo total de sódio. O sal de mesa é uma combinação dos dois minerais de sódio (Na) e cloreto (Cl). Fique atento! Prefira alimentos naturais!

 

MITO! Estou bem – Não Preciso me preocupar com a Pressão Arterial!

4) Mito. Eu me sinto bem. Eu não precisa se preocupar com a pressão arterial elevada.

Muitos dos milhões de pacientes que tem pressão arterial elevada não sabem do diagnóstico e não tem nenhum/qualquer sintoma dos chamados sintomas “típicos” de pressão arterial alta. A pressão arterial elevada é grave, uma doença terrível, com sérias consequências à saúde dos pacientes. Se não controlada, a pressão arterial elevada pode levar a graves problemas de saúde. A pressão arterial elevada é também a causa número 1 de acidente vascular cerebral. Não espere ter sintomas para procurar o seu médico e para medir a sua pressão.

 

MITO: Pressão alta causa nervosismo e dificuldade de dormir e outros sintomas!

5) Mito. Pessoas com pressão elevada têm nervosismo, sudorese, dificuldade em dormir e seu rosto fica corado. Eu não tenho esses sintomas por isso não deve ter a pressão arterial elevada.

Muitas pessoas têm pressão elevada durante anos sem saber. A pressão alta é muitas vezes chamado de “o assassino silencioso”, porque não tem sintomas, então você pode não estar ciente de que a pressão pode estar danificando as artérias, coração e outros dos seus órgãos. Não cometa o erro de assumir que qualquer tipo de sintomas irão alertá-lo para o problema da pressão alta. Todo mundo precisa de conhecer os seus números e as medidas da sua pressão arterial. O diagnóstico definitivo só deve ser feita por um profissional de saúde. ((Myths About High Blood Pressure

Author: Dr. Leonardo Alves Cardiologista

Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni,

Share This Post On

54 Comments

  1. tenho uma dúvida minha pressão sempre foi normal 12 / 8 mas tenho pedido para minha irmã que é enfermeira aferir minha pressão após meus treinos de taekwondo o resultado tem sido :
    14 / 12 , 12 /10 e 11 / 9 , ela disse que é convergente . será que o esforço fisico , adrenalina , aumento do batimento cardíaco , tem causado isso ?

    Post a Reply
    • Olá, Rogério.
      O esforço físico pode, sim, causar a elevação da pressão arterial, mas isso costuma ser no momento do exercício… e melhora logo após o seu término.
      14/12 é uma pressão convergente e ALTA… devendo ser investigada melhor. Aliás, todas as medidas que você apresentou estão alta.
      Ideal que você procure o seu médico de confiança.
      Abraço e obrigado pela participação.

      Post a Reply
      • minha pressao as vezes da 11.10 o que devo fazer

        Post a Reply
  2. Tenho duvidas tambem, minha mae tem muita dor de cabeça e as vezes ela fala que tem uma pressao na cabeça, nos aferimos a pressao dela e sempre dá perto uma dá outra 100/70 110/90 e ela fica bem hipocorada. Sera que nao é o miocardio que nao esta conseguindo fazer o relaxamento adequado? ou pode ser uma cardiopatia? Geralmente isso acontece quando ela esta angustiada. Agradeço desde já!

    Post a Reply
    • Olá, Juliane.
      A pressão arterial pode oscilar com momentos de angústia.
      Acho interessante você levar sua mãe a um cardiologista de confiança para ele avaliá-las mais adequadamente e olhar melhora a pressão arterial.
      Sugiro fazer várias medidas ao longo de vários dias, anotar em uma caderneta para levar para seu médico. Irá ajudá-lo muito.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Obrigada, Doutor. Vou seguir suas orientaçoes!
        Abraços.

        Post a Reply
  3. Nicia Rosas
    Dr Leonardo
    Meu esposo é transplantado renal há 13 anos, depois de 8 anos de hemodiálise, portanto há 21
    anos que lidamos com várias situações. Há dois anos ele iinfartou e operou o coração colocando duas pontes, uma safena e uma mamária. Há alguns dias ele vinha se queixando de falta de ar e ficando cansado com facilidade.Fomos para o hospital, onde ele foi transplantado,
    e ali ele ficou internado durante 15 dias e depois de fazer vários exames, entre eles uma
    radiografia pulmonar, houve por parte dos médicos a suspeita de uma tuberculose pleuro pulmonar, que ainda está sendo investigado,através de outros exames .Um deles só teremos resposta em 45 a 60 dias. O exame de escarro (foram 3) deram negativo.O teste PPD deu negativo e a tomografia segundo a médica,não foi suficiente para confirmar, está tudo na base da suspeita. Mas essa explicação toda é só para você ter um quadro da situação. Pois bem agora vou para o que está me preocupando. APressã o Arterial. O diagnóstico da perda dos rins é desconhecida com a suspeita de que foi por causda da pressão alta, mas agora está acontecendo algo que não estamos entendendo . A pressão arterial de meu esposo está variando entre 110/30;110/25 e ja chegou a 120/30. Antes a pressão dele era 150/90;160/90 com picos de 180/10;200/10. Bom depois de tantas explicações,vai o que quero sua ajuda para entender o que está acontecendo. O que pode está acontecendo para que a mínica esteja tão baixa (25,30)?

    Post a Reply
    • Olá, Nícia.
      Obrigado pela participação.
      Torna-se impossível para mim manifestar uma hipótese diagnóstica para o caso do seu esposo e nem mesmo é este o objetivo deste blog.
      Infelizmente o seu esposo vem passando por situações médicas difíceis e que devem estar lhe incomodando muito… e causando muitos transtornos a ele e a todos vocês.
      É muito importante saber se ele, atualmente está bem, sem queixas – isso é o mais importante.
      Provavelmente ele está bem avaliado pelo seus médicos e eles lhe darão uma melhor resposta para esta situação da pressão arterial.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  4. Olá! meu nome é Nilza,tenho 32 anos tive hiper tiroidismo que evoluiu pra hipo tiroidismo,tomo tenadrem de 40mg tenho aferido a minha PA e ela tem dado 10X80.Isso pode ser perigoso?

    Post a Reply
    • Olá, Nilza,
      O uso do Tenadrem pode causar pressão baixa.
      O risco da pressão baixa é você sentir sonolência e fraqueza geral – conte isso para o seu médico e peça-lhe uma avaliação.
      Leonardo.

      Post a Reply
  5. Olá!O meu nome é Isabela!!!Tenho 36 anos e a minha PA é normal 12×8 só que de uns tempos para cá a minha PA te estado entre 10×8 ou 9×7.Isso é algum problema???Eu me sinto meio estranha fico tensa quando isso acontece e com uma pressao na cabeça!!!!

    Post a Reply
  6. Boa Noite Dr. Leonardo, gostaria de saber se uma isquemia miocardica poderia causar uma pressao convergente no paciente e se sim qual mecanismo.
    obrigado.

    Post a Reply
    • Olá, Gilberto.
      A isquemia miocárdica não é uma causa comum de pressão arterial convergente.
      Isquemia é um termo bastante amplo, pois várias situações clínicas ocorrem com isquemia: infarto, angina cronica, angina pectoris, hipertrofia, dentre outras.
      Mas, no geral, não é uma causa comum.
      Leonardo.

      Post a Reply
  7. Bom dia Dr. Leonardo, voce diz que não ocorre das pressões se encontrarem, mas quando ela se aproximam ex: 140×120, qual o risco , isso pode ser que o coração não esteja com uma irrigação correta? não é ruim quando elas estão muito proxima uma da outra? pode causar algum mal subito no paciente? me esclareça por favor…

    Post a Reply
    • Olá, Rita.
      Uma pressão de 140/120mmHg é gravíssimo, mas não pelo fato de elas estarem próximas uma das outras (convergente) e sim pelo fato de estarem elevadas – principalmente o 120mmHg (a diastólica).
      Neste caso, o médico passará medicação pensando em baixá-la… em trazê-la para 90mmHg ou menos… Ele não se preocupará com o fato de estarem “próximas”.
      Não há relação com irrigação do coração.
      Mal súbito: sim, pode! A pressão está bastante alta (120mmHg) e isso é que causa o mal súbito e não o fato de estarem próximas, entende? Qualquer pessoa com presssão de 150/120mmHg ou 160/140mmHg deve estar preocupada pois ela está ALTA e não pelo fato de estar próxima.
      Grande abraço e obrigado por deixar sua dúvida.
      Leonardo.

      Post a Reply
  8. Por favor doutor , a minha pressão arterial é louca , de 10/06 vai pra 19/11, abaixa muito quando toma remédio e aumenta muito quando fico nervosa , a minha cardiologista suspendeu a medicação .

    Post a Reply
    • Olá, Josefa.
      Tente evitar a ansiedade e ficar bastante tranquila.
      Se sua médica retirou a medicação, é um bom sinal.

      Continue aferindo/medindo a sua pressão e anote em um papel… se estiver oscilando muito… NÃO HESITE em levar ao seu médico para nova avaliação.
      Abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  9. sinto a noite tremura, pa 9 por 7. dor no peito, tenho 29 anos, é muito estranho, a sensação

    Post a Reply
    • Olá,
      É interessante você passar por uma avaliação com seu cardiologista.
      A pressão baixa não costuma ser um problema cardíaco e pode causar tontura e fraqueza geral…
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  10. Olá Dr. tenho 53 anos e sou portador de MP dupla-camara DDD-R (bradicardia) programado agora em VVI – FC-70/60 bpm (alterado para este modo por operar 92% do tempo em modo PACE), tenho Hipertensão (controlado por medicamentos) e sou portador de IRC (tfg <= 50%) tenho episódios de angina em que a pressão fica baixa e convergente (TIPO 85×70 – 90×70) com FC em 70, e episódios de pressão alta (TIPO 130×115 – 140×120) com FC acima de 100(sensação de tremular no peito), sempre em repouso. Fiz TE à 15 dias e a principio está tudo bem (9,6METS em 8.9 min- FC-120 e PA 150×100). Vou ao Cardiologista e Nefrologista regularmente, mas gostaria de saber o que pode causar estes picos altos e baixos de PA. pode ser problema na tereóide e/ou estenose aortica ?
    quais os riscos que corro, mesmo estando medicado ?
    Obrigado .

    Post a Reply
    • Olá, Karl
      Você conhece bem, os dados da sua saúde… isso é bom.
      Uma das causas, além das descritas no blog, pode ser as alterações de volume (quantidade de líquidos corporais) ou oscilações das medicações.
      O seu cardiologista teria percebido se fosse uma estenose aórtica…

      Cuide da sua dieta e mantenha um controle adequado da sua pressão… com modificações nas medicações se forem necessárias.
      Abraço.

      Leonardo.

      Post a Reply
      • Olá Dr.
        Obrigado pela sua resposta.
        Minha dieta é bem controlada (pouco sal, pouco líquido) e as medicações, como eu conheço +/- bem minha situação, eu as controlo rigorosamente, remanejando doses para que a PA fique relativamente controlada, só que de repente tudo começa a entrar em parafuso, não tem hora, momento, situação, por exemplo, ontem passei a tarde e parte da noite com angina, que veio sem causa desencadeante, e só passa após 3 comp. AAS e um pequeno cochilo (surge em repouso(sem esforço)(angina instável) e desaparece com repouso(angina estável), como isso? Dois tipos de angina?.
        Hoje já acordei com angina às 6 hs e estou com ela até agora (10 hs). Ás vezes passo dias sem sintoma nenhum.
        quanto ao seu comentário em ser as alterações de volume, até pode ser, tudo parece ser uma “INSTABILIDADE HEMODINÃMICA”(acho que é este o termo) pois como tomo Furosemida, tive que ajustar a dose para 1/2 comprimido de manha para não causar + hipotensão.
        Um dos problemas é que se acontecer de eu ter um compromisso na parte da manha (tipo consulta, exames) eu deixo de tomar o diurético de manha(pois urino muito seguido) e o tomo quando chego em casa. Quando acontece este caso, a pressão também se altera como dito no post anterior, mas já noto um acumulo de líquido no corpo, pois o primeiro sinal que noto é o anel(aliança), que fica apertada, após tomar o 1/2 comprimido tudo volta ao normal(minha creatinina e uréia oscilam bastante), tem meses que os valores de Creatinina passam de 2,4mg/dl, a Uréia chega a 97mg/dl, e no outro mes caem para 1,4mg/dl e 45mg/dl respectivamente. Meço minha pressão regularmente 2 a 3 x por dia, num momento está normal, em outro momento está baixa e convergente (90×72)(angina), noutro momento está alta(150×120).
        Na última consulta, quando o MP foi reprogramado, relatei ao cardiologista estes fatos e ele comentou que talvez teria que fazer um cateterismo “investigativo”, disse que exames de imagem (angiografia, cinecografia, cintilografia, etc. o SUS não cobre).
        PS.: a programação do MP foi para AAI e não VVI como citei.
        Dr. tudo isso é normal ?

        Post a Reply
  11. pode ser problema na tereóide(digo) tireóide,
    E lendo o tópico sobre PA Divergente já aconteceu de ter pressões de 140×30 – 160 x 40, por que isso ?

    Post a Reply
  12. Ola Dr. Leonardo! Hoje ta sendo mais um dia de agonia para mim pois minha pressao tem ficado 10/8 11/9 e eu acho que fica muito proxima uma da outra, e tenho muito medo de morrer, tenho aparelho em casa e to sempre aferindo eu mesmo minha pressao. Quando ela ta boa ( 12/8) ai fico muito feliz e tranquila,mas se sair disso, meu mundo desaba, vem o medo, fico mto irritada, triste e preocupada. O medo MAIOR eh que se encontre uma com a outra como falam… Isso me deixa em panico. Porque eu ja passei mal por duas vezes com sintomas de luzes nos olhos e vendo muitas luzes uma coisa horrivel. Da primeira vez eu parei numa farmacia e disseram que min pressao estava quase se encontrando,dai fizeram uma pressao com minha cabeça prabaixo e pediam que eu forçasse pra cima, me deram um suco e eu melhorei. Da outra vez eu senti mal em casa, mto mal estar e essas luzes piscando nos meus olhos, qjando me senti um pouco melhor eu fui andsndo ate uma farmacia e o rapaz que olhou minha pressao disse que minha pressao estava 9/8 EU FIQUEI DESESPERADA e como nesse dia estava sem carro, e o hospital da minha cidade fica em um morro. Eu subi todo esse morro sozinha, sentindo mal cheguei la e eles aferiram e disseram que estava 8/6 eu fiquei um pouco mais em paz por nao esta do ladinho, mas mesmo assim me deu um desespero um mal estar terriveeeel, eles me colocaram no soro e ela melhorou. Graças a DEUS isso nao aconteceu mais. Mas o fato dela ta ficando 10/8 11/9 nao eh perigoso? Li o dr dizendi que elas nai se encontram, entao fiquei mais em paz, mas ai o que o dr me explica em relaçao a esses acontecidos comigo? Por favor dr, me de uma resposta? Sera que o dia qe o rapaz na farmacia viu 9/8 ele viu certo? Eu passei mal… Com eka tao proxima assim o que eu posso sentir??? E o que pode acontecer comigo? E se ela fica 11/9 sendo 2 pontinhos distantes uma da outra eu corro risco? E as pessoas enfermeiras fslam que elas podem se encontrar w dar um tal de choque anafilatico. Isso eh verdade? Sua resposta sera muito importante para mim. Agradeçço? Natalia!10/8 ou

    Post a Reply
    • Olá, Naty.
      A pressão convergente que provoca preocupação é quando ela está acima dos limites normais, tipo:
      140/100mmHg, 130/95mmHg, pois está elevada.
      Acho que deve fazer medidas regulares da sua pressão arterial e mostrar para seu médico.
      A sua pressão está baixa, com estes valores que está descrevendo…
      Abraços.

      Post a Reply
    • Oi Naty, você descreveu como me sinto. Incluindo os medos e a pressão 11×9 e afins. Como se sente mal com isso.
      como você resolveu isso? Conseguiu um diagnóstico? Onde? Com quem?
      meu contato marciahopf1@gmail.com.

      Post a Reply
  13. Bom dia, Doutor Leonardo Alves!
    Tenho 25 anos e minha pressão arterial sempre foi no máximo 11/9, mas de um tempo para cá teve algumas alterações devido a corticoides, no entanto não os uso mais. Porém, no período de TPM, sinto fortes dores de cabeça e quando a pressão é aferida ocorre de está alta, e desta última vez deu 14/12. É normal a pressão se alterar nesse período, devido a dor de cabeça?

    Post a Reply
    • Olá, Cintya.
      14/12cmHg (140/120mmHg) é uma pressão arterial altíssima e deve ser observada pelo seu médico… mas antes:
      Meça novamente, faça novas medidas, anote-as e leve-as todas para seu médico, ok?
      Abraços.

      Post a Reply
  14. Bom dia dr.
    Tenho 41 anos e às vezes sinto uma sensação de cabeça a flutuar. Meço a tensão e costuma andar na ordem 120/85. A ultima medição que fiz estava a 123/85. Qual a sua opinião?
    Obrigado

    Post a Reply
    • Olá, Joaquim
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Post a Reply
  15. Bom dia, Doutor Leonardo. A minha mãe tem 54 anos e costuma regularmente medir a tensão arterial. Ontem ela mediu e a pressão era de 120/70, mas hoje mediu de novo e eu assustei-me! O resultado foi 94/72. Ela não costuma realizar esforços, e a mudança pareceu-me ser brusca. O Doutor poderia, por favor, informar-me alguma forma de “afastar” de novo os valores das duas tensões? Agradeço muito a sua ajuda. Abraço!

    Post a Reply
    • Olá, Luis
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Post a Reply
  16. oii tenho 27 anos e minha pressao esta18|12 o medico disse que nao tenho idade para pressao alta oque pode ser ?tenho medo de morrer.

    Post a Reply
  17. ola meu nome e vagner sou do mato grosso marcelandia trabalho numa farmacia e messo pressao das pessoas e algumas tem pressao perto uma da outra qual comentario devo faser

    Post a Reply
  18. Olá,
    Meu nome é Suzana, estou completando hoje dia 26/04/2013, 54 anos. Sou corretora de Planos de Saúde – Tenho pressão alta, e na maioria das vezes está acima de 14…ou acima de 15….Porém recentemente fui ao médico, pois estava me sentindo mal, ao medirem minha pressão, estava 12×10, o médico demostrou um certo susto e preocupação, e pediu que eu fosse medicada imediatamente!. mas não me explicou o que isso significava,
    Por gentileza, gostaria muito de saber o significa, qual a gravidade e risco?
    Desde já obrigada, felicidades sempre!!!

    Post a Reply
  19. oi Doutor adorei tudo o que vc escreveu aqui, muito esclarecedor, mais gostaria de saber se P.A 10×06 mg pode causar tontura constante e se a ansiedade faz a pressão baixar. Obrigada!

    Post a Reply
  20. Boa tarde, Luis!
    Minha vó fez uma cirurgia recentemente,não sei se devido a isso, a pressão dela esta ficando muito distante da alta, Ex: 6×15. Como é chamado esse tipo de problema e o que pode esta ocasionando esse afastamento?
    Desde já agradeço.

    Post a Reply
  21. Tenho sentido minha cabeça “abafada” já há uns dias, com a tensão sempre a rondar os 80:50. Mas hoje estava a 73:66,com 105 batimentos, dor no peito e braço esquerdo,com a mão com formigueiro e fria ,falta de ar ,dor no pescoço e costas do lado esquerdo. Ao fim de meia hora começou a passar. Que poderá ser????

    Post a Reply
  22. Ola doutor meu nome é Sandra eu desconfio que tenho síndrome do panico pois quando coloco coisas na cabeça minha pressão bobe para 14×9 meu coração acelera muito parece que vou morrer já fiz exames inclusive o ecocardiograma e não constatou nada no coração e eu fico bem quando paro de achar que vou morrer etc sem a ajuda de remédios e é possível saber alguma coisa com esse ecocardiograma se tenho doença cardíaca ou é coisa da minha cabeça msm ah outra coisa eu aferi minha pressão hoje deu 10×9 é perigosa essa pressão? eu estou me sentindo bem mais se elas se iguala eu posso morrer obrigada.

    Post a Reply
  23. Bom dia Dr.
    Já há alguns anos que a minha pressão costuma estar a 8 (máxima) – 5 (mínima), 7 – 4 ou 9 – 6 (costumo mais ter esta a 9-6). Tenho 26 anos de idade e peso normal. Nunca sofri de problemas cardiovasculares, apesar de a minha pressão arterial tender sempre para hipotensão.
    Porém, hoje acordei com muitas tonturas e indisposição, medi a pressão e tinha-a a 9-8, ou seja, muito perto uma da outra. Fiquei com indisposições abdominais e tonturas durante 2 horas. Depois a pressão passou para 8-7. Deitei-me durante 30 minutos para descansar e voltei a medi-la. Estava a 9-7.
    Costumo fazer exercício com frequência, tenho algum cuidado na alimentação, porém, sou uma pessoa um pouco nervosa e nem sempre durmo mais que 6 horas. Mas nunca me tinha acontecido tal situação. O que posso fazer sempre que ficar de novo com a pressão convergente?

    Post a Reply
    • Olá, Sara.
      Acho bom o seu médico medir a sua pressão arterial – para ter mais certeza deste valor, é o que eu sugiro. Ele vai avaliar melhor o nível da sua pressão arterial.
      Algumas vezes, a medida da pressão é difícil de aferir/medir.

      Abraços.

      Post a Reply
  24. O problema de muitos não esta somente na alterações de P.A. Quando queremos nos informar de algo, pesquisamos, lemos sobre o assunto. E lamento em dizer e deixo claro que não serve para todos os participantes em questão. Mas existe um grande número de pessoas que usam a interatividade do forum como consulta e enchem o dr com questões já apresentadas e esclarecidas. Resolvi minha duvida entre as respostas existentes sem ter que fazer com que se gaste tempo e energia. Ha inumeros exclarecimentos que podem ajudar a responder sua duvida. Portanto leiam os tópicos antes, e se mesmo assim suas duvidas não forem esclarecidas façam a pergunta. Alguns canais esclarecedor como este muitas vezes param de ser atualizados. Por conta do desanimo referente a este tipo de situação. Sejam relevantes ou marquem uma consulta diretamente com seu médico se o caso for simplesmente necessidade de atenção. Pessoas desculpas a alguns que tiveram a disposição em pesquisar, ler e ao não encontrar sua resposta postou seu questionamento.

    Post a Reply
  25. Olá doutor, minha pressão sempre foi baixa 11*7 até eu ter uma pre-eclampsia onde chegou a 21*14, depois de 2 anos ela voltou ao normal, mas de uns dias pra cá ela vem oscilando ja ficou em 14*10 e em 11*9.Tenho 40 anos e habitos saúdaveis.

    Post a Reply
  26. OLÁ DR. A MINHA PRESSÃO ELA É BAIXA MAS ULTIMAMENTE ELA TEM IDO A 14-9 15-10 MAS JA FAZ UMA SEMANA Q ELA ESTA BAIXA DIRETO MAS TEM IDO PARA 10-8 QUANDO ELA ESTA PRÓXIMA ASSIM É PERIGO DE INFARTAR OU TER UM DERRAME ?

    Post a Reply
  27. Luana

    ola, a muito tempo tive uma elevação de pressão q na aferição apresentou o valor de 20/9 e depois não registrei mais esse valor. no entanto no periodo de uma semana venho sentindo cefaléia forte e minha pressão sistolica e diastolica apresentam valores de 17/9 respectivamente. como proceder e o que isso significa? obrigada.

    Post a Reply
    • Olá, Luana.
      Sugiro que você faça uma série de medições da sua pressão e anote-as em uma caderneta, levando-a para o seu médico.
      Medidas isoladas de pressão não ajudam muito – é bom ter uma série delas…
      Assim, ele poderá lhe ajudar bastante.
      O que você podefazer é mudar seus hábitos de vida até lá: perdendo peso (se for o seu caso) e praticando exercicios leves. Pouco sal, claro.
      Abraços.

      Post a Reply
  28. Tenho 17 anos durante 2 semanas, desmaiei 3 vezes, o que não é normal acontecer, medi as tensões e elas estão a 9/8 será normal ter valores tão perto uns dos outros?

    Post a Reply
    • Olá, Sara.
      No Desmaio típico de origem cardíaca – o paciente PERDE A CONSCIÊNCIA e apaga, mesmo.
      Se for isso, procure o seu médico.
      Alguns pacientes convivem com pressão baixa (e sonolência) sem maiores gravidades.
      Abraços.

      Post a Reply
  29. Minha esposa as vezes fica com a pressão encostada, ex: 8×4 9×5, já consultou e disseram que não tem o que fazer, apenas em caso de desmaio levar ao hospital, será que algo que podemos fazer?
    Att. Alfrâneo

    Post a Reply
    • Olá, Afrâneo.
      Há clientes SAUDÁVEIS que tem a pressão muito baixa mesmo, causando tontura e fraqueza… sem maiores preocupações ou complicações.

      Mas há PACIENTES DOENTES que tem pressão muito baixa, também e que utilizam medicações para problemas cardíacos que baixam a pressão arterial demais.
      Eu não sei qual é o seu caso.

      Já consultou o seu médico?
      Abraços.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. O quê é Pressão arterial Divergente? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] Leia também sobre pressão arterial convergente. [...]
  2. Sintomas de Pressão baixa… | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] pressão ALTA convergente refere-se principalmente quando a pressão arterial está ALTA e está convergente (vide este post). O seu…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!