Pressão arterial elevada e atividade física é um tema muito comum na cardiologia. Devo me exercitar? Quando parar?

Pergunte ao Cardiologista

Dr. Parabéns pelo seu trabalho aqui!! Muito bom!!!! Gostaria de saber a relação de Hipertensão e atividade física. Eu comecei academia numa semana, e logo minha PA começou a ter alterações. Chegou a 18/13… então comecei uma bateria de exames e o médico ainda nao me liberou pra voltar pra academia.

Estou muito acima do peso, sinto dores nas articulações e sofro com ansiedade generalizada… Tenho retorno final dessa semana com cardiologista(esperando resultados exames)…. mas enfim, o que o sr acha sobre a hipertensão e a atividade física?? Abraços.

Qual é a dúvida?

A principal dúvida é?

  1. com pressão arterial 180/130 mmHg – posso exercitar?

A resposta?

Não, com a pressão arterial de 180/130 mmHg – você não pode realizar esforço físico.

Nossa! Sua pressão está bastante elevada e você não deve fazer academia com este nível de pressão arterial.

Volte no seu médico e avalie se a pressão continua elevada, pois, nestes níveis, ele poderá iniciar uma medicação para reduzi-la.

Leia esse artigo complementar, aqui

Mas todos falam que exercício é bom para a pressão?

Sim, claro. Exercícios são EXCELENTES para tratar a pressão arterial, mas não nestes niveis ou em níveis acima de 180 / 100mmhg.

http://sopronocoracao.com/pressao-alta-e-caminhada-leve-posso-fazer

Pressão arterial elevada e atividade física, é bom?

Realmente, a atividade física é muito importante para o controle da sua pressão arterial. Entretanto, valores como os descritos pelo paciente são muito elevados e impedem a prática de atividade física.

A atividade física, NATURALMENTE, eleva a pressão arterial (no momento do esforço). Só que, quando a pessoa já está com pressão TÃO elevada, o exercício pode elevá-la mais ainda, para níves bastante arriscados… e pode ocorrer um infarto ou um acidente vascular cerebral.

Estudos provaram que Andar 10.000 passos / dia ou mais reduz a pressão sanguínea e a atividade do nervo simpático na hipertensão essencial leve. 1)NCBI.

Conclusão:

Vá com calma! Reduza o seu peso, inicie com uma caminhada em locais planos e de piso regular (liso). Nesta fase, com peso elevado, há um risco muito grande de lesões ortopédicas.

 

References   [ + ]

1. NCBI

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!