Quer reduzir a hipertrofia ventricular esquerda? Tenha uma Pressão baixa!

Reduzir a pressão arterial sistólica abaixo da faixa recomendada pode também reduzir o risco de hipertrofia ventricular esquerda. Este é o resultado de um estudo norte-americano publicado na revista “Hypertension”.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

Pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center em Winston-Salem (Carolina do Norte) admitiram 4.331 participantes do estudo ACCORD (Action to Control Cardiovascular Risk in Diabetes) no estudo sobre hipertrofia ventricular. Os participantes eram adultos de meia-idade e idosos com diabetes tipo 2.

Leia Mais…

Metade da amostra dos participantes foi atribuída a um regime de pressão arterial direcionado ao valor padrão recomendado de 140 mmHg, e a outra metade foi atribuída a um tratamento mais intensivo direcionado para a redução abaixo de 120 mmHg. 1)Effect of Intensive Blood Pressure Lowering on Left Ventricular Hypertrophy in Patients With Diabetes Mellitus

Hipertensao-hipertrofia

Na avaliação basal, a prevalência de hipertrofia ventricular esquerda foi similar nos dois grupos. No entanto, após 4,4 anos de terapia, o grupo que recebia tratamento intensivo apresentou um risco 39 porcento menor do que o grupo controle.

Leia Mais…

Essa é uma evidência importante de que os níveis de pressão arterial abaixo das atuais recomendações são benéficos para o coração, disse o autor do estudo Elsayed Z. Soliman. Ao contrário de estudos anteriores que haviam indicado resultados similares, somente o risco de acidente vascular cerebral foi reduzido com a hipertrofia ventricular esquerda, e nenhum outro incidente cardiovascular, disse Soliman. Isso pode ser devido a diversos riscos que se desenvolvem com a implementação de tratamento simultâneo intensivo de glicemia sanguínea e de pressão arterial alta.

Leia Também:

E então, qual a sua dúvida?

Entendeu direitinho? Qual o valor da sua pressão arterial? Você tem Hipertrofia Ventricular?

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!