O prolapso valvar mitral (ou prolapso da valva mitral) é uma condição clínica bastante comum no consultório do cardiologista. A frequência é relativamente alta. Quais as consequências e quais os sintomas do PVM? há relação com infarto ou arritmia?

Leia também: Sopro No Coração – Guia Completo.

Insuficiência MitralInsuficiência AórticaInsuficiência Tricúspide Insuficiência Pulmonar.

As Estenoses: Estenose MitralEstenose AórticaEstenose PulmonarEstenose Tricúspide.

 

prolapso mitralProlapso valvar mitral, o quê é? 

Trata-se de um fechamento anormal da valva mitral (a válvula que está entre o ventrículo e átrio esquerdos)… o fechamento desta válvula é ligeiramente “para dentro” do átrio esquerdo.

 

Prolapso Mitral – Qual a causa?

No geral, o PVM está relacionado com sintomas como Dor no peito e Palpitações (as famosas manifestações das extra-sístoles). Algumas “pontadas dolorosas” no peito podem ser uma manifestação do PVM, mas não são muito comuns. As arritmias e palpitações é que são bastante frequêntes.

 

Prolapso Mitral – Há Relação com Ansiedade?

Veja bem. O surgimento e a presença do PVM não tem relação com ansiedade. Entretanto, os sintomas de palpitação e dor no peito são muito mais frequentes em pacientes ansiosos e com síndrome do pânico. Existem pacientes bastantes calmos e sem ansiedade nos quais os sintomas comuns no PVM nunca ocorrem… Mas, mas em momentos de estresse e ansiedade exagerada (principalmente o pânico) os sintomas começam a aparecer… e incomodam.

Sopro no coração: Guia Completo! (Por Cardiologista)

Prolapso Valvar Mitral – Outras dúvidas: 

Relação com obesidade ou estatura: não há relação com obesidade, mas pessoas longilíneas (compridas) costumam apresentar mais prolapso que pessoas de tamanho normal ou baixinhos.

Prolapso mitral é grave? Do ponto de vista cardiovascular, não é uma doença grave… pode incomodar, mas não costuma ser grave a ponto de causar morte súbita.

Alimentação: Não, não há relação entre alimentação e a presença de prolapso.

Regurgitação Mitral ou Insuficiência Mitral É grave?

Prolapso Valvar Mitral – Qual o Tratamento? 

Sim, existe e não é difícil! Procure o seu médico e peça-lhe esclarecimentos.

Não existe um tratamento específico para prolapso, ou seja, para curar ou melhorar um prolapso valar.

“Já vi alguém operar o coração por causa de prolapso mitral!” sim, isso pode ocorrer e eu também já vi muitos, mas nestes casos o prolapso é muito importante e esta causando grandes problemas na valva mitral e então esta válvula deve/merece ser trocada.

Mas no geral, não há medicamento direcionado para o prolapso… e sim para eventuais sintomas que o paciente possa ter. Procure o seu médico e peça-lhe informações adicionais.

Regurgitação Mitral ou Insuficiência Mitral É grave?

Você tem Prolapso Valvar Mitral?

Conte-nos.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!