Quais os tipos de Diabetes: Pré-diabetes

Pré-Diabetes

Quando um indivíduo tem elevada concentração de açúcar no sangue, superior ou igual a 126 mg/dl, em jejum, ou acima de 200 mg/dl após o teste da Curva Glicêmica, ele é diagnosticado como portador de diabetes. Próximo a esses valores, o indivíduo pode encontrar-se na fase intermediária entre ter diabetes e ser saudável, porque seu nível de glicemia (açúcar no sangue) está mais elevado que o ideal, mas não chega nos níveis compatíveis com diabetes. Esse estado é chamado de pré-diabetes.

É importante reconhecer essa etapa e adotar todas as medidas para evitar ou atrasar o surgimento da doença. Os sintomas ainda não estão totalmente claros no pré-diabetes e a taxa de glicose no sangue apresenta variações irregulares. O diagnóstico é feito medindo o nível de glicose no sangue. Se a pessoa apresentar, após jejum de oito horas, taxa de glicemia entre 100 e 125 mg/dl, ela deve fazer um novo teste, chamado Teste Oral de Tolerância à Glicose (ou Curva Glicêmica). Ele é feito ingerindo glicose via oral e a coleta do sangue é realizada após 120 minutos. Se a glicemia encontrar-se entre 140 e 199 mg/dl, o indivíduo está diagnosticado com pré-diabetes.

Estar acima do peso é um alerta para que os exames sejam feitos e estejam em dia, uma vez que cerca de 80% a 90% das pessoas com diabetes do tipo 2 são obesas. A presença de excesso de gordura abdominal (região central) também pode ser um fator de risco.

Como o pré-diabetes não apresenta sintomas iminentes, é importante que indivíduos com colesterol elevado ou hipertensão arterial também estejam alertas e adotem medidas para evitar o aparecimento ou progresso do pré-diabetes.

Mudar o estilo de vida adotando a prática de exercícios físicos e dieta equilibrada é uma das medidas para evitar a doença. Uma alimentação rica em fibras, legumes, verduras e frutas, além de carne magra e pouca gordura saturada, é importante para evitar o diabetes e o pré-diabetes.

FONTE
Pré-Diabetes é uma fase silenciosa e sem sintomas. ADJ Diabetes Brasil.
Disponível em:
 http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=1059&tipo=6
Acesso em: 27 ago 2011.

Lerario, Antônio Carlos. Revista Brasileira de Medicina (RBM). Diabetes Mellitus.
Disponível em:
 http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3184
Acesso em: 27 ago 2011.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!