Quando solicitar o Cateterismo Cardíaco pode ser uma resposta difícil de se obter, pois há diversa situações que geram conflito! Veja aqui e tire suas dúvidas!

Pergunte ao Cardiologista:

A dúvida de Hoje veio do Eliseu, um membro que fez duas perguntas (leia a primeira, aqui) – sobre o Infarto Sub-Clínico.

Ele me recomendou repouso absoluto, inclusive de sexo, até a realização do exame de cateterismo, pois corro o risco de uma “morte súbita”.
Dois cardiologistas, inclusive do Incor-SP,  Não viram isso nos exames.
Mas, disse um dos cardiologistas meu amigo: “se ele recomendou o cateterismo, faça para tirar de cabeça essa preocupação de morte súbita”
Há razão para essa preocupação e para o cateterismo antes de uma Cintilografia do Miocárdio?

A dúvida é?

A dúvida dele é:

  • Quando solicitar o Cateterismo?
  • Devo fazer o Cateterismo antes da cintilografia?

O que é o Cateterismo Cardíaco?

O cateterismo cardíaco é um exame invasivo do coração que os médicos lançam mão para avaliar se há ou não há obstruções nas artérias do coração.

Quando solicitar o Cateterismo Cardíaco?

No geral, os médicos solicitam o cateterismo após uma série de indícios de que a chance de ter uma doença coronariana é alta ou moderadamente alta.

No gráfico abaixo, você tem um imagem que ilustra o que é oficial na indicação do cateterismo cardíaco pela Sociedade Brasileira de cardiologia:

Veja como a indicação é complexa!

Quando há forte suspeita clínica de Angina de peito!

Na Síndrome coronariana Aguda, o médico pode solicitar o cateterismo de forma urgente, com o objetivo de reduzir o risco cardiológico do paciente.

Síndrome coronariana Aguda é diagnosticada pela DOR NO PEITO e pelo eletrocardiograma e pela dor do paciente, e não há necessidade de ecocardiograma (apesar de ele ajudar bastante).

Angina de início recente!

Quando o paciente tem:

  • Dor no peito – Angina de início recente.
  • Angina limitante – que impede que o paciente se exercite.
  • Angina rapidamente progressiva ou
  • Insuficiência cardíaca de origem isquêmica (por angina)

Nestas situações, o médico indica a coronariografia.

Após Cintilografia Positiva!

Se a dor não for conclusiva, se não houver angina, o médico lança mão da cintilografia miocárdica e se esta for positiva, ele poderá solicitar o Cateterismo cardíaco.

Devo fazer o cateterismo?

Enfim, diante desse monte de indicações e contra-indicações, só o seu médico poderá dizer se você deve, ou não, fazer o cateterismo cardíaco.

A suspeita clínica é muito importante para o médico solicitar o cateterismo. Aqui no blog, não podemos indicar ou contra-indicar exames ou dar segunda opinião, mas podemos listar as principais indicações.

Discuta sempre com o seu médico.

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!