Quem foi Teófilo Otoni

Afinal, quem foi Teófilo Otoni?

Descendente de italianos, e nascido no Serro, Minas Gerais, Teófilo Benedito Otoni foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1864 a 1869.Foi um dos principais líderes da Revolução de 1842 em Minas Gerais. Foi vencido por Luís Alves de Lima e Silva, então barão de Caxias, na batalha de Santa Luzia, em Minas Gerais. Preso e processado, foi julgado e absolvido por unanimidade em Mariana, sendo depois beneficiado pela anistia geral decretada pelo Imperador D. Pedro II.Teófilo Otoni, passou a alimentar o sonho republicano. Baseado na Independência Norte-americana, passou à busca da fundação da sua Philadelphia. Foi o criador do costume de acenar para o povo com um lenço branco, tornando isso um gesto simbólico do liberalismo brasileiro.

Entre 1850 e 1860, esteve afastado da política e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior de Minas, a Companhia de Comércio e Navegação do Rio Mucuri, que tinha como objetivo, promover o desenvolvimento e colonização do Vale do Rio Mucuri. Assim, incentivou a instalação de imigrantes europeus, particularmente alemães, no vale de Mucuri.

Através de sua Companhia, liderou expedições pelo nordeste mineiro, buscando uma saída das Minas para o mar, a fim de facilitar o escoamento da produção agrícola da região. Uma expedição partiu de Caravelas (BA), e outra de Minas Novas (MG). No local onde as duas expedições se encontraram, Teófilo Otoni fundou a sua Philadelphia, hoje, o município de Teófilo Otoni, localizado a 470 quilômetros de Belo Horizonte.

As expedições foram dificultadas por tribos indígenas que habitavam a região do Vale do Mucuri, sendo muitas delas conhecidas na época como botocudos. Teófilo Otoni iniciou um processo de pacificação, colonização dos indígenas, procurando negociar a ocupação das terras pelos colonos da Companhia e, ao mesmo tempo, o respeito a áreas reservadas aos indígenas.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!