Os pacientes que sofrem um infarto do coração costumam ficar bastante assustados e com medo de infartar novamente. Alguns deles ficam bastante preocupados e outros entram em depressão achando que “morreram para a vida”. E então? O quê uma pessoa que teve um infarto pode fazer para melhorar a sua saúde e voltar a ter uma vida normal? Aliás, o quê é ter uma vida normal após ter infartado?

Só quem teve um infarto ou uma angina é que sabe como esta doença é grave e perigosa. Ninguém quer passar novamente pela mesma situação. Mas a pessoa pode ter uma vida praticamente normal após ter tido um infarto.

Quando voltar às atividades físicas?

Médico-Cuidado-palpitaçãoEsta resposta depende muito… depende principalmente da opinião do seu médico. Tudo dependerá das consequências que o infarto causou no seu coração. Mas, independente da lesão provocada, você precisará retornar às suas atividades físicas, iniciando pela caminhada e aumentando a intensidade com o passar do tempo e na dependência da ausência de sintomas.

 

O seu médico, provavelmente, lhe orientará sobre isso e pedirá para você exames que ajudarão a medir o nível de esforço que você poderá fazer. Alguns colegas médicos solicitam o teste ergométrico de controle pós infarto para medir o nível de esforço em que você deve chegar durante as suas atividades físicas.

 

Vida normal após o infarto:

Qualquer pessoa que teve um infarto pode infartar novamente, isso é importante frisar. Entretanto, um paciente que teve um infarto pode praticamente eliminar/reduzir a chance de ter um infarto novamente desde que inicie uma vida normal… Eu disse VIDA NORMAL.

Vida normal, na definição de um cardiologista e de todos que pensam na saúde do paciente é: ATIVIDADE FÍSICA REGULAR + ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL + CONTROLE DOS FATORES DE RISCO PARA O INFARTO + ELIMINAÇÃO DO ESTRESSE.

 

Certa vez falei com o paciente para voltar a ter vida normal, ele agradeceu, virou para a esposa e disse: “Tá vendo o que o médico disse? Já estou liberado para voltar ao meu churrasquinho.” (rs). Portanto, vida normal é vida normal indicada pelo cardiologista e não a “vida normal” que o paciente tinha antes de infartar. Atenção.

 

Entendido?

Ainda com dúvidas? Pergunte!

E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!