Redução de açúcar nos refrigerantes pode ter benefícios a longo prazo

Reduzir a quantidade de açúcar nos refrigerantes e sucos de fruta pode trazer benefícios à saúde pública. Este é o resultado de um estudo britânico publicado na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology”. Achados mostraram que, ao longo de cinco anos, uma redução de 40 por cento no conteúdo de açúcar poderia evitar 1,5 milhão de casos de pessoas ficando obesas e acima do peso.


O incentivo para o estudo, realizado por cientistas da Queen Mary University em Londres e liderado por Graham MacGregor, veio de experiências feitas com a redução de sal na alimentação (40 por cento em cinco anos) no Reino Unido. Usando esses dados, os cientistas calcularam que efeito a redução do açúcar em refrigerantes e sucos de fruta teria na população britânica.

açúcar nos refrigerantes

açúcar nos refrigerantes

“Uma redução de 40 por cento no açúcar adicionado a refrigerantes ao longo de cinco anos levaria a uma redução média no consumo de energia de 38,4 calorias por dia até o final do quinto ano. Por sua vez, isso levaria a uma redução média de 1,2 quilo no peso corporal de um adulto”, escreveram os autores.

Essa redução poderia levar a 500 mil casos a menos de pessoas com sobrepeso e um milhão a menos de casos de obesidade. Ao longo de 20 anos após a redução de açúcar nos refrigerantes, os casos de diabetes tipo 2 relacionado a obesidade poderiam ser reduzidos em 274 mil a 300 mil, disseram os pesquisadores.

A redução gradual de açúcar seria bem tolerada pelos consumidores – da mesma forma que a redução do sal – porque o paladar humano para o açúcar se adapta à redução gradual. A mudança no comportamento é improvável e estudos mostraram que a redução de calorias não seria substituída por ingestão advinda de outras origens.

Matéria original em Univadis.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!