Quer reduzir a ansiedade? 6 Alimentos que ajudam!

Quer reduzir a ansiedade? A ansiedade é um problema comum para muitas pessoas. É uma desordem caracterizada por constante preocupação e nervosismo, e às vezes está relacionada com a má saúde do cérebro. A medicação é muitas vezes necessária como tratamento. Além disso, existem alguns alimentos que você pode comer, o que pode ajudar a diminuir a gravidade de seus sintomas, principalmente devido às propriedades de aumento de cérebro. 

Além da medicação e meditação, existem várias estratégias que você pode usar para ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, partindo do exercício à respiração profunda.

Aqui estão 6 alimentos e bebidas, com apoio científico, que podem proporcionar alívio da ansiedade.

Fonte Original: em Inglês, aqui.

Leia Mais:

1. Salmão, para Reduzir a Ansiedade

O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, o que pode ajudar no alívio da ansiedade promovendo a saúde do cérebro. ( 1 , 2 , 3 , 4 , 6 , 7 , 8 ).

Reduzir Ansieade

Reduzir a Ansiedade

2. Camomila para reduzir a ansiedade

A camomila demonstrou ajuda na redução da ansiedade devido ao seu conteúdo antioxidante e efeitos anti-inflamatórios. ( 9 , 10 , 11 , 12 , 13 , 14 ).

3. Cúrcuma

A cúrcuma contém curcumina, um composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem aliviar os sintomas de ansiedade. (159161819202122232224).

Leia Mais:

4. Chocolate amargo / Chocolate escuro

O chocolate escuro pode ser útil para melhorar a ansiedade devido aos seus antioxidantes que reduzem o estresse e capacidade de aumentar os níveis de serotonina. (252627, 282930).

5. Iogurte

O iogurte contém probióticos, o que pode ter um efeito positivo na saúde do cérebro e nos níveis de ansiedade. (3132).(3334).(35).(36).

6. Chá Verde para reduzir a ansiedade!

O chá verde contém L-teanina e EGCG, o que pode promover a redução da ansiedade e da saúde cerebral. (373839).(40).(41).(42).(43).(44).

Leia Mais:

Outros alimentos que podem ajudar com a ansiedade

Embora alguns dos alimentos listados abaixo não tenham sido estudados especificamente para seus efeitos em reduzir a ansiedade, eles são ricos em nutrientes que podem melhorar os sintomas relacionados.

  • bananas e aveia: são boas fontes do aminoácido triptofano, que é convertido em serotonina no organismo e pode promover relaxamento e alívio da ansiedade ( 45 , 46 , 47 ).
  • Ovos, carne e produtos lácteos: todos fornecem proteínas de alta qualidade incluindo aminoácidos essenciais que produzem neurotransmissores dopamina e serotonina, que têm potencial para melhorar a saúde mental ( 11 , 48 , 49 , 50 ).
  • Sementes Chia: as sementes Chia são outra boa fonte de ácidos graxos ômega-3 que estimulam o cérebro, que demonstraram ajudar com a ansiedade ( 11 , 51 , 52 ).
  • Citrinos e pimentões: estas frutas são ricas em vitamina C, que tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e prevenir danos às células que podem promover a ansiedade ( 11 , 21 , 53 , 54 ).
  • Amêndoas: as amêndoas fornecem uma quantidade significativa de vitamina E, que foi estudada por seu papel na prevenção da ansiedade ( 11 , 55 ).
  • Mirtilos: os mirtilos são ricos em vitamina C e outros antioxidantes, como os flavonóides, que foram estudados por sua capacidade de melhorar a saúde do cérebro e, portanto, ajudam com o alívio da ansiedade ( 21 , 56 , 57 , 58 ).

Alguns alimentos contêm nutrientes específicos que podem promover a saúde do cérebro e ajudar a prevenir a ansiedade ou reduzir a gravidade de seus sintomas.

Conclusão:

Em geral, a pesquisa é escassa no tópico de alimentos específicos e prevenção de ansiedade. A maioria dos estudos tem sido realizada em animais ou em laboratórios, e são necessários mais estudos humanos de alta qualidade. 

No entanto, existem vários alimentos e bebidas que podem ajudá-lo a lidar com seus sintomas de ansiedade, pois podem reduzir a inflamação e aumentar a saúde do cérebro e com isso, reduzir a ansiedade.

Leia Mais:

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!