Regurgitação Mitral ou Insuficiência Mitral É grave?

A Regurgitação mitral, também chamada de Insuficiência Mitral é uma doença muito comum na prática da cardiologia. Há vários graus e níveis de Regurgitação Mitral e muitos pacientes ficam preocupados quando o diagnóstico lhe é passado pelo seu médico. Um exemplo dessa dúvida é quando o laudo de Ecocardiograma apresenta o termo: Regurgitação Mitral em grau discreto.  Leia o artigo e saiba mais…

O quê é e Qual a Função da Valvula Mitral?

A válvula mitral é uma estrutura de fibras que está localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo. Ela tem DUAS partes, chamadas de CÚSPIDES: a Cúspide Anterior (parte anterior) e a Cúspide Posterior. 1)Wikipedia

Elas funcionam como um mecanismo de passagem para o sangue passar do ÁTRIO para o VENTRÍCULO, sendo assim, a Válvula Mitral se ABRE para o Sangue PASSAR e se FECHA para o Sangue NÃO VOLTAR.

 

O quê é Regurgitação Mitral ou Insuficiência Mitral? 

Regurgitação mitral – também chamado de regurgitação mitral, insuficiência mitral ou incompetência mitral – é uma condição na qual a válvula mitral do seu coração não fechar com força, permitindo que o sangue flua para trás em seu coração. Como resultado, o volume de sangue que deveria sair do seu coração para o seu corpo é menor, pois uma parte dele, volta para o ÁTRIO. fazendo você se sentir cansado ou sem fôlego. 2)MayoClinic

Segundo a American Heart Association, Regurgitação mitral é o vazamento de sangue para trás (do ventrículo para o átrio) através da válvula mitral cada vez que o ventrículo esquerdo se contrai. 3)Heart.org

Segundo o WebMD, Regurgitação mitral significa que uma das válvulas em seu coração-válvula-se deixar vazamento de sangue mitral para trás para o coração. 4)WebMD

Uma vazamento na válvula mitral permite que o sangue flua em duas direções durante a contração. Alguns sangue flui do ventrículo através da válvula aórtica – como deveria – e algum sangue flui de volta para o átrio.

– Faça sua pergunta!

 

Uma valva normal tem Regurgitação Mitral! 

O vazamento de Sangue (ou, melhor dizendo, o RETORNO DE SANGUE do ÁTRIO para O VENTRÍCULO) é o que os médicos chamam de INSUFICIÊNCIA MITRAL ou INCOMPETÊNCIA MITRAL, pois a válvula mitral não foi competente o suficiente para NÃO-permitir que o sangue flua em uma só direção.

Entretanto, é importante você notar que a estrutura da válvula não é feita de VIDRO e sim de material orgânico, fibras e seria praticamente IMPOSSÍVEL funcionar tão perfeitamente como uma estrutura de vidro. Sendo assim, um pouco de sangue QUASE SEMPRE RETORNA para o átrio. (veja a foto ao lado, de uma mão).

Faça você um teste: Coloque um copo de água em sua mão e tente segurar o líquido sem que NENHUMA gota de água caia da sua mão. É PRATICAMENTE impossível, alguma gota vai cair. E em se tratando de Coração, quando essa gota de sangue retorna, os médicos chamam de REGURGITAÇÃO MITRAL.

A Regurgitação Mitral Discreta é quando um pequeno volume de sangue retorna do ventrículo para o átrio.

 

– Faça sua pergunta!

 

Quais os níveis de Regurgitação Mitral? 

A regurgitação Mitral pode ocorrer em vários níveis:

  • Regurgitação Mitral em grau discreto.
  • Regurgitação Mitral em grau leve.
  • Regurgitação Mitral em grau leve a moderado.
  • Regurgitação Mitral em grau moderado.
  • Regurgitação Mitral em grau moderado a importante.
  • Regurgitação Mitral em grau importante.

Outra forma de se dizer é trocando o termo Regurgitação por Insuficiência – ou ainda Incompetência Mitral.

  • Insuficiência Mitral em grau discreto.
  • Insuficiência Mitral em grau leve.
  • Insuficiência Mitral em grau leve a moderado.
  • Insuficiência Mitral em grau moderado.
  • Insuficiência Mitral em grau moderado a importante.
  • Insuficiência Mitral em grau importante.

– Faça sua pergunta!

Alguns médicos usam o tempo competente: Veja.

  • – Valva Incompetente = Valva com regurgitação = Valva com insuficiência.
  • – Valva competente = Valva SEM regurgitação = Valva SEM insuficiência.
  • – Prolapso competente = Prolapso SEM regurgitação = Prolapso SEM insuficiência.

 

O quê causa Doença Insuficiência Mitral? 

Há várias causas de Insuficiência Mitral:

  • Insuficiência cardíaca.
  • Doenças congênitas da valva mitral.
  • A doença arterial coronariana e hipertensão arterial
  • A infecção das válvulas cardíacas
  • Prolapso da válvula mitral (PVM)
  • Condições raras, tais como a sífilis não tratada ou síndrome de Marfan
  • Cardiopatia reumática. Esta é uma complicação de infecções na garganta não tratada que é cada vez menos comum.
  • Inchaço da câmara cardíaca inferior esquerdo. 5)nlm.nih.gov

– Faça sua pergunta!

 

Quais os Sintomas da Insuficiência Mitral? 

Os sintomas relacionados à insuficiência mitral são:

 

Quais exames detectam a Insuficiência Mitral? 

O exame clínico, a ausculta cardíaca é o principal meio para o diagnóstico e suspeita da Insuficiência mitral com a presença de Sopro no Coração.

Mas o ECOCARDIOGRAMA é o exame complementar mais completo para avaliar a valva mitral.

– Faça sua pergunta!

 

Qual é o tratamento da Insuficiência mitral? 

O tratamento da insuficiência valvar mitral depende de quão grave é sua condição é, se ele está ficando pior e se você tem sintomas. Para o vazamento leve, o tratamento pode não ser necessário. Se regurgitação é grave, aumento da pressão pode resultar em congestionamento (ou acúmulo de líquido) nos pulmões. 6)Heart.org

Você pode precisar de cirurgia cardíaca para reparar ou substituir a válvula de vazamento grave ou regurgitação. Insuficiência valvar mitral severa deixada sem tratamento pode causar insuficiência cardíaca ou problemas de ritmo cardíaco (arritmias). Mesmo pessoas sem sintomas devem ser vistos e avaliados por um cardiologista especializado em doença da válvula mitral para determinar se a intervenção precoce pode ser benéfica.

– Faça sua pergunta!

 

O envelhecimento da Valva Mitral 

Como toda estrutura do nosso corpo, a valva mitral pode envelhecer e esse envelhecimento é chamado de Espessamento degenerativo, muito comum de ser lido em laudos de ecocardiografia.

Essa situação não demanda tratamento com medicação.

– Faça sua pergunta!

 

Ainda com Dúvidas? Comente e Deixe a sua pergunta!

Espero que tenha entendido.

References   [ + ]

1. Wikipedia
2. MayoClinic
3, 6. Heart.org
4. WebMD
5. nlm.nih.gov

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

104 Comments

  1. Obrigada doutor! Agora irei esperar a consulta do médico mais tranquila.

    Abraços.

    Post a Reply
    • poxa essa pergunta valeu para mim tanbem , to com o mesmo problema e aguardando a cinsulta. obrigada . to mas tranquila agora , porque ja chorei tanto . em fim valeu bgd mesmo. ass. rosa.

      Post a Reply
    • acho que entendi mas mando o meu resultado: leve espassamento valavar mito-aortico, com regurgitaçao moderada emitral leve. me escreva por favor.. posso levar uma vida tranquila ou preocupante. cardiologista disse normal… como normal?

      Post a Reply
      • acho que entendi mas mando o meu resultado: leve espessamento valvar mitro-aortico, com regurgitaçao moderada e mitral leve. me escreva por favor.. posso levar uma vida tranquila ou preocupante. cardiologista disse normal… como normal?

        Post a Reply
        • acho que entendi mas mando o meu resultado: leve espessamento valvar mitro-aortico, com regurgitaçao aortica moderada e mitral leve. me escreva por favor.. posso levar uma vida tranquila ou preocupante. cardiologista disse normal… como normal?

          Reply

          Post a Reply
          • Olá,
            O Normal que ele diz é que é comum, ou normal para a idade; pode ser uma modificação normal no coração (na opinião dele).
            Mas é difícil para mim emitir uma opinião sem ter lhe examinado – consulte o seu médico, acho melhor.

            Leonardo.

    • Obrigada pela resposta me foi de grandessíssima valia….. que continue a postar tais informações que nos ajuda muito, novamente agradeço por ter tido a preocupação de postar algo de tamanha grandeza para nós internautas que as vezes não conseguimos respostas tão claras como esta.
      parabens

      Post a Reply
    • olá gostaria d saber se é perciso tomar medicação para a vavula mitral espesada é que eu tenho esse problema. oberigada

      Post a Reply
      • Olá, Elisabete.
        Valva mitral espessada é uma alteração natural do envelhecimento.
        Atualizei o artigo.
        Abraços.

        Post a Reply
    • Recebi a minha eco hoje pois tenho andado com picadas do lado do coracao parecendo agulhas e como nasci com um sopro fiz a eco e diz que esta tudo normal mas no fim da folha diz ligeira insuficiência mitral grau I/IV sera que é grave estou preocupada pois so tenho medico em marco tenho 33anos disseram me que o sopro me teria passado os 12anos . Obrigada a quem me puder exclarecer a minha preocupacao

      Post a Reply
      • Oi, Zailda
        Normalmente a descrição que faço não é assim, “ligeira insuficiência mitral grau I/IV ”
        – costuma ser ligeira insuficiência mitral grau I/II ou
        – Costuma ser ligeira insuficiência mitral grau III/IV
        Não é comum saltar fases (de I para IV).
        Mostre o exame para seu médico.
        Abraços.

        Post a Reply
    • Fiz um eco
      E o resultado foi insuficiência mínima da mitral tô com medo pode agravar com o tempo corro risco. Tenho 31 anos ?

      Post a Reply
  2. Boa tarde Dr.
    Minha irmã marcou consulta com a cardiologista, mas ainda vai demorar, como ela está muito ansiosa querendo saber o que significa o resultado do exame: valvula mitral espessada com refluxo discreto, gostaria de uma explicação.
    Abraços.

    Post a Reply
    • Olá, Maria José.
      A sua dúvida é semelhante à dúvida da Fabíola, já respondida neste post… Dê uma olhada e veja se a resposta é suficiente.
      Espessada e discreto espessamento é a mesma coisa.
      Se não for, estou aqui, à disposição.
      Grande abraço.

      Post a Reply
    • Acho que sua dúvida é a mesma que está no post – no geral, diria para ficar tranquila.
      Estas alterações são habituais e não demandam tratamento (aliás, nem são doenças).
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Boa tarde o meu esposo descobriu que tem insuficiência aortica leve ele tem 36 anos E o cardiologista falou que ele não precisa de medicamentos gostaria de saber se não tomando o remédio corre risco do quadro se agravar
        E quais cuidados devo tomar na alimentação dele

        Post a Reply
        • Olá, Gislene.
          Acabei de complementar o artigo sobre Insuficiência aórtica. Dê uma olhada: http://wp.me/p4u8ts-15n

          Quanto à alimentação: evite açúcar, reduza trigo e alimentos com gluten e faça atividade física.

          Deixe sua dúvida lá.

          Post a Reply
      • Bom dia gostaria de saber se prolapso de valvela mitral com regurgitação mitral e pulmonar quais sintomas e tratamento mais uma possível artrite reumatóide.

        Post a Reply
        • Bianca,
          Prolapso não tem relação com doença reumática.
          Regurgitação mitral tem tratamento cirúrgico, quando ela é grave.
          Abraços.

          Post a Reply
  3. Boa Noite Dr.Leonardo!

    Em 2010, fiz um doppler, que constatou leve espessamento mitral e valva mitral levemente espessada com regurgitação mínima. Bom, desde janeiro de 2011, faço exames, pois as minhas plaquetas estão baixas (62.000). Tenho PTI, e fico muito nervosa, pois não tomo remédios, e também ainda não posso ter filhos ( 30 anos ).Hoje, resolvi ver alguns artigos sobre o coração, e vi que em alguns casos de doenças do coração, as plaquetas podem estar relacionadas. Pode me ajudar?

    Aguardo ansiosa o seu retorno!

    Janaína, Rio de Janeiro.

    Post a Reply
    • Olá, Janaína. Obrigado pela participação.
      Não existem uma relação clara entre plaquetas baixas e doenças do coração…
      O que existe é que alguns medicamentos para doenças do coração (as coronariopatias) podem reduzir o número de plaquetas no sangue.
      Mas, no geral, não há uma relação direta e de muita importância.

      Quais doenças você ouviu falar?
      Leonardo.

      PS: se gostou do blog, clique no botão CURTIR acima, à direita.

      Post a Reply
    • fiz um ecocardiograma e o resultado foi : insuficiência valvar mitral discreta. isto é grave?

      Post a Reply
  4. olá doutor sinto um pesso no lado esquerdo, fiz o ecodppler e deu insuficiencia mitral de grau mínimo. preciso de informações. obrigada.

    Post a Reply
  5. Dr, tenho um dos folhetos da valva mitral mais espessa do que a outra. Isso por causar algo e como o tempo ela por aumentar o espessamento?

    Post a Reply
    • Olá, Daniel.
      Já mostrou seu exame para o médico ? Melhor que ele completa sua avaliação e lhe tranquilize.
      Em princípio, a diferença no espessamento, não faz tanta diferença.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  6. Óla Doctor! gostaria de saber se há tratamento, ja que no meu caso há taquicardia ao menor eforço……acima de 100 b/m

    Post a Reply
    • Olá, Ivania
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  7. espessamento de valvas aórtica, e algo que possa mim preocupar. o que significa.

    Post a Reply
    • Olá, Everton
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  8. Tenho Regurgitação mitral leve, será que pode dar problema em concurso publico ? Passei para Policia militar do Rio de Janeiro. Corro, pedalo, tenho uma vida regrada de atividade fisica e não sinto nada. Alguém pode me ajudar, tirando essa dúvida.

    Post a Reply
  9. boa tarde isso me ajudou sim…mas me pode tirar uma dúvida…isso me impede de ser jogador profissional de ténis…eu já esperimentei a jogar ténis com amigos em treinos jogava aos domingos de manhã…e até jogava toda amanhã e no fim me sentia perfeitamente bem…só um pouco cansado mas de resto tudo normal acha que me pode tirar essa dúvida agradeço sua resposta boa semana abraço !!!

    Post a Reply
  10. Olá Doutor, fiz um ECOCARDIOGRAMA e deu Insuficiência mitral discreta, refluxo discreto. Gostaria de saber mais sobre o assunto, pois qualquer problema no coração nos deixam angustiados. Desde já obrigada pêla atenção.

    Post a Reply
  11. Doutor, pode me passar seu email?

    att.,

    Alessandro

    Post a Reply
  12. oque leva este problema tem cura estou assustado obrgado FATIMA

    Post a Reply
  13. hj recebi meu eco e deu insuficiencia mitral grau leve e espessamento valvar mitral,tb tenho taquicardia e arritmia, e vindo aqui pesquisar sobre valvar mitral encontrei a resposta que queria. Obrigada, mas ainda gostaria de saber pq isso acontece e se tem algum tratamento que nao venha ser cirurgico. Abraço

    Post a Reply
  14. ola doutor tenho refluxo de valva mitral siscreto, sinto muita dor nas costas isso e normal pra quem tem esse tipo de problema isso e grave ou nao faco ezame anualmente, o medico disse pra nao se preocupau responda obrigado,

    Post a Reply
  15. ismael, na verdade fiz um exame do tipo ecocardiograma, já se senti com o astral muito baixo e se depara com o resultado tudo normal menos a valv. mitral e aórtica que apresenta espessamento, sem nenhuma esplicação do diagnostico. neste momento voce fica muito depresivo achando que o caso é grave e voce me diz que não doença? então me deixa muito aliviado.

    Post a Reply
  16. e se o volume sistolico e a relacao vdfe vier alterado o que quer dizer??

    Post a Reply
  17. Boa explicação para nos leigos Obrigada doutor!

    Post a Reply
  18. Olá Dr. como você afirmou no inicio do texto, o espessamento da valva mitral não é uma doença e está relacionado ao processo natural de envelhecimento do coração, porém realizei um exame anos atrás que acusou o espessamento da valva mitral, e na época eu tinha entre 14 a 15 anos, como isso é possível? Desde já obrigado!

    Post a Reply
  19. ola doutor

    adorei a sua pagina.
    eu de vez e quando fico com total falta de ar, tipo sufoco. fiz exames e deu: vavula mitral espessada com provável regurgitação. já li muito sobre isto e que um dos sintomas da regurgitação é a apneia ou dispeneia, no entanto a minha medica diz que a falta de ar não foi disso, mas muitos artigos dizem que pode ser. Senti que ía morrer fiquei sofucada com muita tosse.

    Obrigado

    Diana

    Post a Reply
  20. Diz-se que espessada é o envelhecimento do coração, mas meu fllho só tem 14 anos, ele operou o coração há 12 anos co doença de ebstein, o senhor pode me explicar melhor.

    Post a Reply
  21. Dr. Boa explicaçao sobre a regurgitaçao discreta da valva,vou aguardar mais tranquilo o retorno com o medico, fiquei um pouco preucupado mas agora aliviado,valewww.

    Post a Reply
  22. Obrigado pela informação bastante elucidativa

    Post a Reply
  23. oi Dr.leonardo eu ja ti fiz um comentario mas eu nao tive resposta tire minha duvida por favor fiz o ecocardiograma e o resultado foi valvula mitral aortica e tricuspide com espessamento dos seus folhetos regurgitacao mitral e trcuspide discretas funcao global normal mim responda por favor para mim aliviar eu vai demorar um pouca para eu ir a o cardiologista

    Post a Reply
  24. Bom dia Dr.
    Eu só queria se folhetos levemente espessados e estenose mitral leve é a mesma coisa ou são coisas diferentes.

    Post a Reply
    • Eu só queria saber se folhetos levemente espessados e estenose mitral leve é a mesma coisa ou são coisas diferentes.E prolapso da valva mitral e estenose mitral é a mesma coisa?

      Post a Reply
    • Olá, Stephany.
      Folhetos espessados é uma coisa, Estenose mitral é outra…
      Idosos e algumas pessoas tem folhetos espessados, algo normal…
      Quando o espessamento é muito, ou por doença, pode causar OBSTRUÇÃO NO FLUXO DE SANGUE PELA VÁLVULA = QUE É A Estenose Mitral.
      Abraços.

      Post a Reply
  25. DR.
    O envelhecimento natural do coração se dá a partir de que idade??

    Eric Torres
    O espessamento pode se dar por outros fatores que não a idade, como cirurgias cardiacas,febre reumática,dentre outros.

    Post a Reply
    • Olá, Stephany.
      Espessamento por envelhecimento normal é como cabelo branco… varia de pessoa para pessoa.
      Espessamento por doença e febre reumática já não é normal… é um desgaste adicional causado por uma doença.
      Abraços.

      Post a Reply
  26. Boa noite,
    Dr minha mãe na sexta feira levou o resultado do exame eco color doppler e ai tivemos um baita de um susto a medico nos informou que minha mãe teve um infarto provavelmente sem dor,pois nem ela mesma sentiu nada apenas um cansaço fora do normal e a medica nos informou também que ela estava com lado do coração parado, olha só deus sabe como estou to com medo de eu infartar,pois fiquei muito assutada com tudo isso.Me tire uma dúvida em relação a esse exame na analise das válvulas deu o seguinte:
    Mitral ->Espessamento leve, abertura preservada / Aorta->Leve espessamento sem restrição á abertura /
    Tricuspide->Aspecto normal / Pulmonar-> Não visualizada.Amanhã vamos realizar o exame Cintilografia Miocárdica de repouso, mas estou muito aflita me ajude em relação essas duvidas.

    Post a Reply
    • Olá, Valnice.
      Uma pena que sua mãe tenha sofrido esse infarto do miocárdio. Alguns casos são silenciosos, mesmo.
      Mostre essas alterações para seu médico, mas nada que assuste.
      Como foi a sua cintolografia?
      Abraços.

      Post a Reply
  27. Bpa tarde Dr. minha esposa fez exame de foi diagnosticado bloqueio av de grau 1 e refluxo discreto da válvula mitral. É grave out em tratamento?
    Att
    Alessandro.

    Post a Reply
    • Olá, Alessandro.
      Refluxo discreto é algo muito comum e inofensivo.
      O bloqueio AV de primeiro Grau também é comum e é encontrado no eletrocardiograma… vou fazer um artigo sobre ele… Nesse caso, seu médico precisa ver os seus exames e lhe dar um parecer. No geral, quando o paciente não tem sintoma, não há necessidade de tratamento para o bloqueio AV de primeiro grau.
      Abraços.

      Post a Reply
  28. Boa noite Dr leonardo. minha mãe fez um ecocardiograma, e o laudo deu o seguinte ESPESSAMENTO VALVAR MITRAL E AORTICO, INSUFICIENCIA MITRAL DISCRETA, REDUÇÃO DA COMPLACENCIA DE VE. ai como sou leigo no assunto, e ainda faltam alguns dias para o retorno do medico, resolvi lhe consultar. um forte abraço

    Post a Reply
    • Olá, José.
      São alterações costumeiras e não indicam doenças, mas não deixe de levar ao seu médico, pois ele poderá fazer uma avaliação melhor, pois lhe examinou.
      Abraços.

      Post a Reply
  29. Doutor meu exame deu valva mitral com espessamento de seus folhetos e discreto refluxo ao doppler, eu vou iniciar um tratamento com um médico ortomolecular, e vou tomar Gh! Tem algum problema?

    Post a Reply
    • Olá, Daniel.
      O seu médico pode dizer sobre o uso dessa medicação.
      Atualizei o artigo com algumas informações novas.
      Abraços.

      Post a Reply
  30. obrigado pelo exclaricimento porque eu estou muito nervosa , agora me deixou mais calma

    Post a Reply
  31. Ola D;Leonardo cardiologista eu fiz um enxama do coraçâo o ecc o resutado deu insuficiencia valvar mitral discreta e o mèdico me disse que è normal mas eu morro de canseira e valta de ar muito forte direto não consigo nem andar direito até deitada e sentada eu canso o senhor sabe o que podi ser isso Obrigao

    Post a Reply
    • Olá, Adriana.
      Valva discreta é praticamente normal… Converse com seu médico sobre o motivo da sua dispneia/falta de ar.
      Atualizei o artigo.
      Abraços.

      Post a Reply
  32. Nossa e o médico que meu pai passou falou que ele poderia morrer que nem andar podia mais, so sentar e A unica coisa que podia pegar era o controle da tv, vou dar na cabeça desse mediquinho mediocre que nem sabe o que fala.

    Post a Reply
    • Olá, Valquíria.
      Dependendo da gravidade da Insuficiência mitral, pode ser necessário operar. Depende do caso.
      Atualizei o artigo.
      Abraços.

      Post a Reply
  33. Valva pulmonar com discreto Refluxo ao Doppler

    Post a Reply
    • Olá, Mariana
      A valva pulmonar com ligeiro refluxo também é fisiológico, normal. O mesmo exemplo da mão, descrita no artigo que foi editado e melhorado.
      Abraços.

      Post a Reply
  34. Obrigada pela informação cardiológica:bastante elucidativa. Grande abraço Agradecida Maria José Drummond ( Itabira)

    Post a Reply
  35. ola dr eu tenho os sintomas e fiz um eco de stress deu regurgitaçoes valvares mitral e triscúpide de grau leve o medico me orientou entrar na academia e me receitou sertralina fiquei preocupada ,vc pode me orientar?será que o exercício e recomendável neste caso?grata

    Post a Reply
    • Olá, Rizia.
      Se seu médico recomendou academia e exercício ele tem segurança de que seu coração está ótimo.
      Essas alterações em grau DISCRETO/LEVE não levam a problemas e são assintomáticas.

      Tente relaxar, como seu médico lhe pediu.
      Abraços.

      Post a Reply
  36. O meu exame de ecocardiograma acusou regurgitação mitral minima, estou sentindo esses sintomas aqui descritos,é grave? Estou muito aflita.

    Post a Reply
    • Oi, Eliane.
      Regurgitação mitral mínima (ou leve) não causa sintomas.
      Vá ao seu médico e veja qual pode ser o motivo dos seus sintomas.
      Abraços.

      Post a Reply
  37. Qual a diferença entre prolapso “competente”? O meu diagnóstico tem essa observação de “competente” mas não achei informações a respeito de diferenças entre um tipo de prolapso e outro! Agradeço desde já

    Post a Reply
    • Olá, Alex.
      Prolapso mitral competente Não é um termo muito utilizado.
      Mas significa que apesar do prolapso mitral, a valvula é competente (ou seja) não é incompetente (não tem insuficiência mitral).

      Melhorando:
      – Valva Incompetente = Valva com regurgitação = Valva com insuficiência.
      – Valva competente = Valva SEM regurgitação = Valva SEM insuficiência.
      – Prolapso competente = Prolapso SEM regurgitação = Prolapso SEM insuficiência.

      Isso é bom.

      Post a Reply
  38. Esta ajudando muitas pessoas ao redor do mundo.
    Eu sou de Moçambique, com o mesmo problema, o médico diagnosticou insuficiência mitral, e com este estudo claro, deu para tirar minhas dúvudas todas… parabéns pelo trabalho.e Deus lhe abençoe

    Post a Reply
    • Olá, Suzana.
      Que bom que a internet permite esse compartilhamento de informações.
      Obrigado pelo carinho.
      Abraços.

      Post a Reply
  39. ola fiz o ecocardiograma aorta ascendente normal,ventrículo direito e esquerdo dimensões normais,ventrículo esquerdo normal,átrio esquerdo normal,válvula aórtica Cúspides espessadas e calcificadas com redução de mobilidades,válvula mitral normal,válvula tricúspide normal pericárdio normal deslizamento normal dos seus folhetos.CONCLUSÃO foi que estou com- estenose aórtica calcificada de grau leve e regurgitação aórtica leve a moderada e ANALISE DOS FLUXOS COM DOLPER: REGURGITAÇÃO MITRAL DISCRETA ,REGURGITAÇÃO AÓRTICA LEVE A MODERADA ,COM FLUXO RETROGRADO ATE O INICIO DA AORTA TRANSVERSA. GRADIENTE AÓRTICO MAXIMO:36.9HG E 20.1MMHG.ESTA.TA NORMAL DOUTOR?

    Post a Reply
  40. Gostaria muito da explicação! Parabéns!
    Eu tenho insuficiência mitral, a médica falou que é de nascença. Ela sempre disse que era insuficiência mitral de grau moderado, mas nos exames, observei que dava de regurgitação importante.
    Agora estou com medo porque no último exame (ecocardiograma ) que fiz deu uma alteração. O que devo fazer? Sendo que no momento já não tenho cardiologista porque a minha se aposentou 🙁 estou desesperada

    Post a Reply
    • Luh,
      Não se desespere! Procure outro cardiologista, já que a sua se aposentou.
      Mas sua pergunta gera, realmente, dúvidas:
      – insuficiência mitral leve?
      – insuficiência mitral moderada?
      – insuficiência mitral importante?
      Há muita diferença no tratamento… seu médico precisa te esclarecer.
      Você tem sintomas?

      Abraços.

      Post a Reply
  41. Bom dia no ano passado tive dois inchaços do lado esquerdo, foi ao medico e ele me pediu um raio x do torax, eletrocardigrama. em seguida fui encaminhada ao cardiologista, que me pediu um teste de esforço que não pude fazer devido a alteraçoes agora fiz o eco e deu regugitação de grau leve, sinto muito cansaço e aperto no peito isso melhora com tratamento ou tenho que conviver com isso?

    Post a Reply
    • Cristiane,
      Regurgitação mitral em grau leve é extremamente comum e não costuma se manifestar como doença.
      Você já mostrou o exame para o seu médico? o que ele disse?
      Abraços.

      Post a Reply
  42. Olá Dr. Leonardo, ontem realizamos uma ecocardio do nosso filho, 35 semanas, e ele apresentou insuficiência tricuspide de moderada a severa, nem a médica que realizou o exame e nem a obstetra da minha esposa explicara direito o que isso pode causar ao bebê. Quais seriam os problemas para ele ao nascer? quais as formas de tratar? Todos os outros pontos do exame tiveram resultado normal.

    Post a Reply
    • Olá, Abel.
      35 semanas de vida? ou de vida uterina?
      O médico que realiza o exame não costuma emitir opinião, mesmo…
      Você precisa pedir avaliação com o cardiologista pediátrico.
      Melhoras para seu filho..
      Abraços.

      Post a Reply
      • 36 semanas de gestação.

        Post a Reply
        • Completa 36 na semana que vem, vamos fazer uma ecografia obstétrica na segunda para avaliar melhor os pulmões e vamos repetir a cardio em duas semanas.

          Post a Reply
      • Boa tarde Dr Leandro Alves fui ao cardiologista me consultar, me passou os exames,onde foi diagnosticado:Insuficiência valva mitral de grau leve,valva mitral apresentando folhetos espessados e com prolapso, eu jogava bola normal,corria normal, hoje em dia mas ou menos cinco Minos de exército e sinto pontada forte no peito, e tintura,falta de ar, membros inferiores doendo,foram encontrada no meu exame 292 estresse sístole vintriculares sendo 79 em 16 episódio de Bigeminismo / arritmias super ventriculares 19 isoladas 4 Paradas e 1 Taquicardia, minhas atividades laborativa exige muito esforço físico ,onde tbm adqri tromboflebite superficial, não consigo dormir direito de quienacao nos membros inferiores e palpitações no peito quando consigo dorme e duas três da manhã,tem vez que parece que vou ter uma depressão penso em fazer besteira depois já volto norma as vezes minha pernas gela já passei mal dirigindo, o tou tomando metrapolol, o médico disse que isso não é grave

        Post a Reply
        • Opa.
          Você está apresentando muitos sintomas e precisa ser melhor avaliado; mas como não te examinem, não posso emitir uma opinião adequada.
          Seu médico saberá lhe dar informações.
          Lamento não puder ajudar-lhe mais.
          Abraços.

          Post a Reply
  43. Olá Doutor Leonardo,eu realizei um ecocardiograma em que o resultado deu: valva mitral morfologicamente normal, com sinais de refluxo leve. e a Valva tricúspide: morfologicamente normal, com sinais de refluxo, sendo avaliada a pressão da artéria pulmonar (PSAP) em 15mmHg. e a Conclusão deu: regurgitação mitral leve.Já faz muito tempo em que eu venho sentido falta de ar, cansaço, inchaço pelo corpo inteiro e dor no peito.Já Marquei consulta com o Médico mas vai demorar muito, e como estou muito ansiosa gostaria de saber se o problema é grave?

    Post a Reply
  44. ola Dr . A 7 meses fez exame e deu prolapso de valvar mitral … Quando foi esse mês eu renovei o exame de novo e deu prolapso valvar sem regurgitação … O que o senhor possa fala sobre isso , sem isso te risco de cirurgia

    Post a Reply
  45. ola Dr . A 7 meses fez exame e deu prolapso de valvar mitral … Quando foi esse mês eu renovei o exame de novo e deu prolapso valvar sem regurgitação … O que o senhor possa fala sobre isso , sem isso te risco de cirurgia

    Post a Reply
    • Ei, Monique.
      São resultados idênticos…
      – Prolapso de valva mitral (não citou se tinha ou não tinha) – nesse caso, é porque não costuma ter a regurgitação mitral.
      – Prolapso de valva mitral sem regurgitação mitral
      Na dúvida, pergunte para seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  46. Dr. Leonardo, Fiz um exame raio x torax p.a +lateral e a conclusao foi alteracoes degenerativas da aorta toracica . .gostaria que me explicasse a conclusao deste laudo. Desde ja muito obrigado.

    Post a Reply
    • Célia.
      Essas alterações tem relação com envelhecimento do coração… não implicam em doenças.
      Veja com seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  47. O resultado do meu eco deu Insuficiência Mitral de Grau Discreto quero saber se essa insuficiência pode evoluir para um grau mais grave.

    Post a Reply
  48. Ola doutor sou a zaida novamente . A minha medica nao me pode atender em marco pois esta de baixa de parto no meu exame diz la regurgitacao mitral ligeira grau I/IV

    Post a Reply
  49. Olá

    Gostaria de saber se quem tem prolapso valva mitral e insuficiencia leve ,Tem algum problema em tomar a injecao de zoladex 10.8 devido os efeitos colaterais que ela causa,Tem algum risco?

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alteração segmentar da contratilidade – o quê é isso? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] 2 – Regurgitação mitral em grau discreto: isso é normal, encontramos este detalhe na grande maioria dos corações. Veja…
  2. Infarto e suas consequências ao coração. | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] leve (que já existia antes do infarto) e achar que foi o infarto que a causou, não; assim como…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!