A Regurgitação mitral, também chamada de Insuficiência Mitral é uma doença muito comum na prática da cardiologia. Há vários graus e níveis de Regurgitação Mitral e muitos pacientes ficam preocupados quando o diagnóstico lhe é passado pelo seu médico. Um exemplo dessa dúvida é quando o laudo de Ecocardiograma apresenta o termo: Regurgitação Mitral em grau discreto.  Leia o artigo e saiba mais…

O quê é e Qual a Função da Valvula Mitral?

A válvula mitral é uma estrutura de fibras que está localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo. Ela tem DUAS partes, chamadas de CÚSPIDES: a Cúspide Anterior (parte anterior) e a Cúspide Posterior. 1)Wikipedia

Elas funcionam como um mecanismo de passagem para o sangue passar do ÁTRIO para o VENTRÍCULO, sendo assim, a Válvula Mitral se ABRE para o Sangue PASSAR e se FECHA para o Sangue NÃO VOLTAR.

 

O quê é Regurgitação Mitral ou Insuficiência Mitral? 

Regurgitação mitral – também chamado de regurgitação mitral, insuficiência mitral ou incompetência mitral – é uma condição na qual a válvula mitral do seu coração não fechar com força, permitindo que o sangue flua para trás em seu coração. Como resultado, o volume de sangue que deveria sair do seu coração para o seu corpo é menor, pois uma parte dele, volta para o ÁTRIO. fazendo você se sentir cansado ou sem fôlego. 2)MayoClinic

Segundo a American Heart Association, Regurgitação mitral é o vazamento de sangue para trás (do ventrículo para o átrio) através da válvula mitral cada vez que o ventrículo esquerdo se contrai. 3)Heart.org

Segundo o WebMD, Regurgitação mitral significa que uma das válvulas em seu coração-válvula-se deixar vazamento de sangue mitral para trás para o coração. 4)WebMD

Uma vazamento na válvula mitral permite que o sangue flua em duas direções durante a contração. Alguns sangue flui do ventrículo através da válvula aórtica – como deveria – e algum sangue flui de volta para o átrio.

– Faça sua pergunta!

 

Uma valva normal tem Regurgitação Mitral! 

O vazamento de Sangue (ou, melhor dizendo, o RETORNO DE SANGUE do ÁTRIO para O VENTRÍCULO) é o que os médicos chamam de INSUFICIÊNCIA MITRAL ou INCOMPETÊNCIA MITRAL, pois a válvula mitral não foi competente o suficiente para NÃO-permitir que o sangue flua em uma só direção.

Entretanto, é importante você notar que a estrutura da válvula não é feita de VIDRO e sim de material orgânico, fibras e seria praticamente IMPOSSÍVEL funcionar tão perfeitamente como uma estrutura de vidro. Sendo assim, um pouco de sangue QUASE SEMPRE RETORNA para o átrio. (veja a foto ao lado, de uma mão).

Faça você um teste: Coloque um copo de água em sua mão e tente segurar o líquido sem que NENHUMA gota de água caia da sua mão. É PRATICAMENTE impossível, alguma gota vai cair. E em se tratando de Coração, quando essa gota de sangue retorna, os médicos chamam de REGURGITAÇÃO MITRAL.

A Regurgitação Mitral Discreta é quando um pequeno volume de sangue retorna do ventrículo para o átrio.

 

– Faça sua pergunta!

 

Quais os níveis de Regurgitação Mitral? 

A regurgitação Mitral pode ocorrer em vários níveis:

Outra forma de se dizer é trocando o termo Regurgitação por Insuficiência – ou ainda Incompetência Mitral.

Insuficiência mitral leve piora? O que fazer?

– Faça sua pergunta!

Alguns médicos usam o tempo competente: Veja.

  • – Valva Incompetente = Valva com regurgitação = Valva com insuficiência.
  • – Valva competente = Valva SEM regurgitação = Valva SEM insuficiência.
  • – Prolapso competente = Prolapso SEM regurgitação = Prolapso SEM insuficiência.

Insuficiência mitral leve piora? O que fazer?

O quê causa Doença Insuficiência Mitral? 

Há várias causas de Insuficiência Mitral:

  • Insuficiência cardíaca.
  • Doenças congênitas da valva mitral.
  • A doença arterial coronariana e hipertensão arterial
  • A infecção das válvulas cardíacas
  • Prolapso da válvula mitral (PVM)
  • Condições raras, tais como a sífilis não tratada ou síndrome de Marfan
  • Cardiopatia reumática. Esta é uma complicação de infecções na garganta não tratada que é cada vez menos comum.
  • Inchaço da câmara cardíaca inferior esquerdo. 5)nlm.nih.gov

– Faça sua pergunta!

 

Quais os Sintomas da Insuficiência Mitral? 

Os sintomas relacionados à insuficiência mitral são:

 

Quais exames detectam a Insuficiência Mitral? 

O exame clínico, a ausculta cardíaca é o principal meio para o diagnóstico e suspeita da Insuficiência mitral com a presença de Sopro no Coração.

Mas o ECOCARDIOGRAMA é o exame complementar mais completo para avaliar a valva mitral.

– Faça sua pergunta!

Insuficiência mitral leve piora? O que fazer?

Qual é o tratamento da Insuficiência mitral? 

O tratamento da insuficiência valvar mitral depende de quão grave é sua condição é, se ele está ficando pior e se você tem sintomas. Para o vazamento leve, o tratamento pode não ser necessário. Se regurgitação é grave, aumento da pressão pode resultar em congestionamento (ou acúmulo de líquido) nos pulmões. 6)Heart.org

Você pode precisar de cirurgia cardíaca para reparar ou substituir a válvula de vazamento grave ou regurgitação. Insuficiência valvar mitral severa deixada sem tratamento pode causar insuficiência cardíaca ou problemas de ritmo cardíaco (arritmias). Mesmo pessoas sem sintomas devem ser vistos e avaliados por um cardiologista especializado em doença da válvula mitral para determinar se a intervenção precoce pode ser benéfica.

– Faça sua pergunta!

 

O envelhecimento da Valva Mitral 

Como toda estrutura do nosso corpo, a valva mitral pode envelhecer e esse envelhecimento é chamado de Espessamento degenerativo, muito comum de ser lido em laudos de ecocardiografia.

Essa situação não demanda tratamento com medicação.

– Faça sua pergunta!

 

Ainda com Dúvidas? Comente e Deixe a sua pergunta!

Espero que tenha entendido.

References   [ + ]

1. Wikipedia
2. MayoClinic
3, 6. Heart.org
4. WebMD
5. nlm.nih.gov

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!