A repolarização precoce é um achado bastante comum no eletrocardiograma de alguns pacientes… Isso mata? há algum tratamento que eu precise fazer para corrigir este problema? Há necessidade de tratamento? As alterações da repolarização ventricular são bastante comuns. Já falamos das alterações difusas da repolarização ventricular e vamos falar um pouco da repolarização precoce, que são duas alterações diferentes no eletrocardiograma.

 

O quê é repolarização precoce?

Repolarização Precoce

Para facilitar, vou chamar Repolarização precoce de RP.

É uma antecipação da fase de repolarização ventricular e costuma ocorrer em indivíduos saudáveis e jovens e que, muitas vezes, praticam atividades físicas. Costuma estar relacionada à elevação da atividade vagal.

Ela é um termo usado classicamente para elevação do segmento ST sem doença de base. Ele provavelmente tem nada a ver com RP real. Ele é comumente visto em homens jovens. É importante distinguir repolarização precoce da elevação do segmento ST de outras causas tais como a isquemia. Características de repolarização precoce são: 1)ECGPedia 2)PubMed 3)MedLine 4)AJM.

  • Uma elevação côncava para cima do segmento RS-T com ondas J distintas ou “embrionário”
  • Elevação do segmento RS-T comumente encontradas nas precordiais e mais distinta nestas derivações
  • QRS transição rápida nas precordiais com rotação anti-horária
  • persistência dessas características por muitos anos
  • ausência de depressão ST recíproca
  • grandes ondas T simétricas

 

Repolarização Precoce Significa problema no coração?

Na grande maioria das vezes, a RP não tem nenhum significado clínico, ou seja, o médico cardiologista não se preocupa com a sua presença, principalmente quando está acompanhada de um coração normal, sem sopros e com outros exames complementares normais.

Leia mais:

Posso morrer por causa disso?

Difícil! Dificilmente um paciente falece por causa de uma alteração como esta! Há alguns estudos clínicos ou revisões que fizeram associações entre a presença de RP e uma incidência maior de arritmias cardíacas mais graves – mas, esta relação não é clara e aceita por muitos médicos.

 

Precisa de remédio?

Esta decisão é do seu médico, mas, no geral, como a repolarização precoce não está relacionada a nenhuma doença, não há necessidade de medicação ou qualquer tratamento.

 

Posso praticar atividades físicas?

Após uma avaliação do seu médico e após obter liberação do mesmo, pode! Digo isso pois a repolarização precoce, por si, não contra-indica a atividade física; aliás, pessoas que praticam atividade física costumam apresentar a alteração.

 

Devo fazer outros exames do coração?

O seu médico cardiologista é a pessoa mais indicada para dar-lhe esta resposta. Ele irá avaliá-lo e saberá decidir a melhor conduta e os exames necessários para o seu caso.

Leia mais sobre Hipertensão Arterial:

Repolarização Precoce dá problema em Concurso público?

Depende de seu coração estar ou não normal? dele ter ou não problemas? Mas no geral, Repolarização precoce não atrapalha admissão em concurso público. Por prudência, é bom levar um laudo de um cardiologista, para que você não seja pego de surpresa.

Repolarização precoce

Repolarização precoce

E então? conseguiu entender direitinho? Há alguma outra sugestão de posts?

Leia artigos sobre a diabetes tipo 2

 

References   [ + ]

1. ECGPedia
2. PubMed
3. MedLine
4. AJM
E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!