Representando as arritmias cardíacas

Veja bem… é difícil para um leigo entender as arritmias cardíacas e essa representação do video é EXCELENTE para explicar. Quem é cardiologista entende rapidinho e percebe que a explicação é a melhor possível. Veja se entende:

A representação:

ATRIO DIREITO: braço direito.

ÁTRIO ESQUERDO: braço direito.

VENTRÍCULO DIREITO: perna direita.

VENTRÍCULO ESQUERDO: perna esquerda….

Veja o video:

Vejam se conseguem entender.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

21 Comments

  1. Oi gostaria de saber se só eletrocardiograma ja da para ter certeza que está td ok com nosso coração ou tem que fazer outro exame para saber mais ?

    Post a Reply
    • Olá, Tuka.
      A consulta médica, avaliação física juntamente com o Eletrocardiograma já dá uma excelente posição para o seu médico.
      Ele julgará se deverá, ou não, fazer novos exames.
      Abraços.

      Post a Reply
      • obrigada agradesço desde de ja

        Post a Reply
  2. doutor que saber ..eu tinha aretimia cardiaca e fiz ablaçao ,faz um ano agora voltou tudo denovo coraçao disparado…teve erro medico ou isso e normal…obrigado

    Post a Reply
    • Olá, M
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico de confiança, ok? Faça novas visitas no blog que estarei atualizando os temas de acordo com suas perguntas e sugestões.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      https://www.facebook.com/DrLeonardoAlves
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Doutor o vídeo realmente é muito esclarecedor e bastante engraçado. Ri à beça!

        Post a Reply
      • OLA DOUTOR!!!
        HÁ 3 ANOS SOU PORTADORA DE “PVM” E DE LÁ PRA CÁ VENHO FAZENDO VARIOS EXAMES A MAIORIA TENHO QUE REALIZAR ANUALMENTE, PORÉM ESSE ULTIMO HOLTER Q EU FIZ O RESULTADO FOI O SEGUINTE:
        *BLOQUEIO ATRIOVENCULAR DE 1º INTERMINENTE.
        *ALTERAÇÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR
        *ATIVIDADE ECTÓPICA SUPRAVENTRICULAR COM ESSVs ISOLADAS E PAREADAS
        *ATIVIDADE ECTÓPICA VENTRICULAR COM ESV ISOLADA.
        E PRA CONCLUIR SOU PORTADORA DE ANSIEDADE E SINDROME DO PÂNICO, MAS ULTIMAMENTE TENHO ME SENTIDO MUITO BEM, MAS GOSTARIA DE SABER OQ O SENHOR TEM A DIZER SOBRE ESSES RESULTADOS, DESDE JÁ AGRADEÇO A AJUDA E COMPREENÇÃO…
        ARIANE!!!

        Post a Reply
  3. queria saber se e posivel,parar de tomar o medicamento pois ja faz quase 8 anos q tomo .de uns anos pra notei q estou engordado . sera do medicamento um abraço

    Post a Reply
  4. Olá Dr. Leonardo, Eu venho sentindo estes sintomas de extra-sístole (palpitação forte ocasional que faz uma certa cócega no peito me fazendo tossir) já há algum tempo, mas nas últimas duas semanas estes incômodos têm ocorridos com maior frequência do que antes. Em Março deste ano (2012) eu fiz uma consulta com o meu cardiologista e ele me passou Ecodopler, Esteira, Hemograma, TGO, ECG, Holter 24h e nenhum destes exames havia acusado nada de anormal, ou seja, tudo Ok; Só que estes sintomas persistem e eu não sei como fazer isso parar porque me incomoda. O que o Sr. me recomenda fazer?

    Post a Reply
  5. ola DR MEU BATIMENTO CARDUIACO ESTA ACELERADOS VAI ATE 130 Eu tRANqUIla

    Post a Reply
  6. Olá Dr. tudo bem? Tenho 32 anos. Já alguns anos tenho palpitacoes, ha quatro anos fiz holter nao deu nada, ha um ano fiz eletro, eco, nada de novo. Ha uma semana comecei a sentir palpitacoes de novo, minha pressao sempre foi 11×06 semana passada chegou a 16×11 e vem variando 14×09, 13×09. Fui parar no ps duas vezes por causa das palpitacoes, os dois eletros que fiz normal. Hoje fui no cardio minha pressao tava 16×10, o eletro normal, na segunda medida a pressao tava 12×08. O medico nao passou novos exames, disse que minha pressao ta subindo porque sou muito ansiosa, passou atelonol, li a bula, to com medo de tomar esse remedio. E normal tomar esse remedio sem fazer exames?

    Post a Reply
  7. Olá Dr. Leonardo, boa noite, ou melhor madrugada! As minhas extras sístoles, quase que todos os dias elas aparecem bem tarde da noite, parece que fazem de propósito, só para aumentar minha angustia, passei a ter horror das noites, enquanto todos dormem eu fico contando pulsação ou procurando solução no Google.
    Costumo ler seus posts, e hoje resolvi ver esse vídeo, representando as arritmias cardíacas, saiba que depois de ter um ataque de riso, aliás há muito tempo não ria tanto, as minhas extras sístoles por enquanto adormeceram. Obrigada

    Post a Reply
  8. Nossa ri muito, acho que eu tenho extra sístole ventricular isolada, e essa foi a melhor maneira que já vi de representar!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Post a Reply
  9. Olaa doutor tudo começou com eu sentindo fortes dores no peito e uma queimaçao em cima dos peitos,dai fiz um eletro e um ecocardiograma so que nao deu nada,mais graças a Deus a dor acabou o medico disse que eu tenho um pequeno sopro e sinto umas pontadas as vezes isso e normal porque eu estava sentido essas dores!!
    obrigada desde ja

    Post a Reply
  10. ola doutor tenho sentido no meu peito uma sensaçao de vacuo sou hipertença e tbm tive 2 falecimento na familia isto começou vai fazer um mes ,minha idade e 35 anos pode ser meu coraçao dando algum aviso ou so nervos e ansiedade ? desde ja agradeço

    Post a Reply
    • Olc3a1 Dr., tenho 31 anos, descobri que tenho aiimtrras ventriculares e prolapso da vc3a1lvula mitral com uns 24 anos. Na c3a9poca tomei por 2 anos atenolol. Passei mais alguns anos sem tomar pois nao sentia mais nda e agora este ano comecei a tomar inderal 20mg no final da tarde pois comecei a senti-las novamente. Apesar de jc3a1 ter ido em uns 3 cardios, e eles terem me falado para nao me preocupar, fico ainda muito preocupada com elas. Mesmo tomando este remedio as vezes as sinto, principalmente no final do dia, mais pra noite, quando relaxo. Elas vem com uma sensac3a7ao de fraqueza, um pouco de falta de ar e palpitac3a7oes, parece que meu peito fica com uma pressao estranha. E depois que vi a reportagem da menina se SP que morreu na sala de aula devido a arritmia que ela tinha e o medico tinha mandado ela parar de tomar remedio 1 mes antes, fiquei mais preocupada ainda. Alem do mais andei lendo muito sobre estas extrassistoles, e vi algo falando que elas podem gerar outras mais graves levando a morte subita, e li ainda sobre o uso do inderal, que nao c3a9 recomendado em alguns casos pois pode tbem provocar alguns problemas cardiacos. Entao, o que vc me diz de tudo isso que escrevi? As vezes nao sei se estou ficando paranoica com tanta informacao, e ao mesmo tempo parece que nao sei nda, que os medicos erram nos diagnosticos e acontece o que aconteceu com a menina de SP que morreu. Me ajude.

      Post a Reply
  11. oi DR leonardo meu nome e roberto meu houter o resutado fui esse registro de 7 exstrassistoles supraetrucular issolada e pareadas

    Post a Reply
    • Olá, Roberto.
      Muitos pacientes, se fizerem holter, podem detectar extra-sístoles no exame, mesmo que NÃO SINTAM NADA…
      É muito comum elas ocorrerem…
      abraços.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!