Resposta paradoxal da Pressão arterial no Teste ergométrico indica isquemia? Em quais situações devemos nos preocupar? Quais as chances de problemas sérios em meu coração? Quais exames realizar? Confira!

Pergunte ao Cardiologista:

A dúvida de hoje vem do Giovani, neste artigo.

Fiz um teste ergométrico que sugestiona alguma obstrução (visto que durante o teste a pressão aumenta com o exercício e demorou um pouco a voltar ao normal). Fiz uma cintilografia que mostrou resultado normal. O médico disse ser um falso positivo. Diante disto, posso ficar tranquilo ou devo aprofundar para descobrir mais alguma coisa? (Giovani)

Qual é a dúvida?

A principal dúvida do Giovani é sobre o comportamento da pressão durante o teste ergométrico.

  • É perigoso quando a pressão arterial não abaixa após o teste ergométrico?

Sobre o Teste ergométrico…

Um teste de estresse, também chamado de um teste ergométrico, teste de esteira ou teste de esforço, reúne informações sobre como funciona o seu coração durante a atividade física. 

exercício faz seu coração bater mais forte e mais rápido do que o habitual, e um teste ergométrico pode revelar problemas cardíacos que só serão detectados durante o esforço e que nunca seriam diagnosticados durante o repouso. 1)MayoClínic

O Teste ergométrico é um dos exames do coração que são realizados com o auxílio do estresse físico 2)Wikipedia 3)Medscape, assim como a Cintilografia Miocárdica de Esforços e o Ecocardiograma de Estresse físico ou Farmacológico.

Teste ergométrico – Do exame ao Resultado – Tudo que vc precisa saber!

O comportamento da pressão no teste ergométrico:

Vários parâmetros são observados durante o teste ergométrico, como a pressão arterial, a frequência cardíaca, a presença ou ausência de arritmias e o segmento ST no eletrocardiograma.

O comportamento esperado da pressão arterial no esforço físico é o seguinte:

  • Pressão arterial sistólica:
    • No esforço: Ele se eleva
    • Na fase de recuperação: Ela volta ao normal.
  • Pressão arterial diastólica:
    • No esforço: Ele pode se elevar levemente no esforço ou abaixar um pouco.
    • Na fase de recuperação: Ela volta aos valores normais após o esforço.

Resposta paradoxal da Pressão arterial:

Para exemplificar, vejamos:

Comportamento Normal da Pressão:

  1. Pressão arterial 1: Pico do Esforço: 180/90 mmHg
  2. Pressão arterial 2: 1 minuto recuperação: 170/90 mmHg
  3. Pressão arterial 2: 3 minuto recuperação: 150/90 mmHg (continua abaixando).

Este é o exemplo normal.

Resposta Paradoxal da Pressão:

  1. Pressão arterial 1: Pico do Esforço: 180/90 mmHg
  2. Pressão arterial 2: 1 minuto recuperação: 170/90 mmHg
  3. Pressão arterial 2: 3 minuto recuperação: 190/90 mmHg (elevou-se 20 mmHg na recuperação – em valores acima do esforço).

No exemplo 3, estamos diante de uma pressão arterial paradoxal – resposta paradoxal.

Significado da Resposta paradoxal da Pressão arterial

Quando ocorre elevação da Pressão arterial sistólica nos três primeiros minutos pós-teste ergométrico, acima dos valores máximos atingidos durante a fase de esforço (resposta paradoxal) ou a recuperação lenta da Pressão arterial sistólica pós-esforço têm sido correlacionadas à presença de Doença arterial coronariana 4)Diretrizes ergometria 5)NCBI

Teste isquêmico por Resposta Paradoxal:

A resposta paradoxal da pressão é um resultado que sugere a presença de isquemia e se associa à doença arterial coronariana.

Entretanto, o estudo citado na diretriz brasileira de ergometria diz que pacientes com TESTE ERGOMÉTRICO POSITIVO (com infradesnível do segmento ST) associado à presença de Resposta paradoxal são mais graves.

A Resposta Paradoxal isoladamente não é um critério importante para dizer que o paciente é isquêmico – sendo importante QUANDO O TESTE ERGOMÉTRICO já for isquêmico.

Veja:

Entre 208 pacientes com elevação da PAS paradoxal, 158 (76%) eram Doença arterial coronariana e 101 (48,6%) Doença arterial coronariana  grave.

Cintilografia após Teste isquêmico por Resposta Paradoxal

Normalmente, quando o médico vê um teste ergométrico isquêmico por resposta paradoxal ele pode solicitar uma cintilografia ou um ecocardiograma de estresse.

Quando a cintilografia dá um resultado: Ausência de isquemia – o paciente e o médico devem ficar tranquilos, pois o paciente está mais seguro.

Nessas situações, o médico usa o termo: Teste ergométrico falso positivo (pois ele indicou que era positivo para isquemia mas que não era verdade.

Qual a sua dúvida?

Tem mais alguma dúvida? Deixe sua pergunta.

References   [ + ]

1. MayoClínic
2. Wikipedia
3. Medscape
4. Diretrizes ergometria
5. NCBI
Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!