Respostas: Há restrições para a prática de Pilates em diabetes?

Gostaria de saber se existem restrições à prática de Pilates por pessoas com diabetes?

Não há restrições para exercicios, desde que o diabetes esteja controlado. Pilates desenvolve um Papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que ajuda a controlar o peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.

diabetes 2A diabetes é uma desordem do metabolismo, o processo que converte o alimento que ingerimos em energia. Durante a digestão os carboidratos são absorvidos pelo corpo em forma de glicose. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o fator mais importante neste processo. O diabético não produz a quantidade necessária de insulina, por outro lado, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.

Para o diabético é importante fazer exercícios, no entanto, deve cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. O exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, por exemplo, levantar peso demais aumenta a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos. Da mesma forma outras pessoas podem ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas, e estão suscetíveis a lesões. 1)Revista Pilates

Pilates reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes. Melhora a circulação arterial, prevenindo de problemas cardíacos, a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduzindo o mau colesterol e elevando o bom, mantendo os ossos fortes, reduzindo o risco de quedas, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.

O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, o diabético deve cuidar de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.

O Pilates e o Diabetes

pilatesO Pilates agrega um grupo de exercícios benéfico para os portadores de diabetes, pois a prática de seus exercícios estimula a flexibilidade das falanges, tendões e ombros, trabalhando como exercício de força e alongamento corporal.

Principais Benefícios

• Aumenta a resistência física e mental.
• Promove a reestruturação da postura, com aumento de flexibilidade e força muscular.
• Melhora a coordenação motora.
• Alivia as tensões, estresse e dores crônicas.
• Estimula a circulação sanguinea.
• Facilita a concentração e respiração. 2)Mundo Diabetes

O quê está esperando?

Você já pode começar. Você já faz Pilates, conte-nos.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!