Respostas: Sal, consuma com moderação.

Pergunta feita por “Jujuzin” no Yahoo respostas.

Pergunta: (1) Comer sal faz mal ao coração? (2) se a minha pressão é sempre baixa, faz mal mesmo assim?

Resposta: Olá, respondendo à sua pergunta:

(1)  Não, comer sal não faz mal ao coração. Entretanto, devemos comer sal de forma MODERADA, sem exagerar. Comer sal em excesso, sim, faz mal ao coração.

O sal também é uma importante fonte de Iodo para nosso organismo: os parâmetros brasileiros orientam que 1kg de sal deve conter no mínimo 20mg e no máximo 60mg de Iodo – para evitar doenças da tireóide.

Ressalva: o consumo excessivo de sal faz com que o organismo acumule líquidos e isso pode levar a elevação da pressão arterial ou dificultar o seu tratamento. A quantidade diária de sal recomendada é de 2gramas de sal por dia.

(2)  Se a pessoa é portadora de “pressão baixa”, hipotensão arterial (níveis abaixo de 110/70mmHg ou menor), o sal é indicado como forma de tratamento, para provocar um efeito HIPERtensor (para elevar a pressão arterial), justamente por acumular líquidos no organismo.

Mais alguma dúvidaDeixe a sua pergunta aqui.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!