Ritmo sinusal é o Ritmo normal do Coração. Quando um laudo ou um relatório diz que o Ritmo do eletrocardiograma é Sinusal, significa que ele está normal. Não é doença, é a completa descrição da normalidade dos batimentos cardíacos.

O quê é Ritmo Sinusal?

Ritmo sinusal é o Ritmo normal do Coração. Quando um laudo ou um relatório diz que o Ritmo do eletrocardiograma é Sinusal, significa que ele está normal. Não é doença, é a completa descrição da normalidade dos batimentos cardíacos.

Ele é o ritmo cardíaco que se inicia no Nó Sinusal. Na maioria dos casos este estímulo percorre tudo o Sistema de Condução despolarizando primeiro aos átrios e posteriormente aos ventrículos – você verá informações mais técnicas sobre o Eletrocardiograma na parte de baixo desse artigo.

sistema-condução-coração

sistema-condução-coração

Qual o Porquê do Nome Ritmo Sinusal?

Para entender o motivo deste nome, você precisa saber que existe, no coração, uma estrutura chamada NÓ SINUSAL. Esse NÓ SINUSAL é um emaranhado de Células cardíacas especiais (que forma um algo semelhante a um NÓ, de corda). Esse NÓ SINUSAL também é conhecido como MARCA-PASSO natural do coração. 1)3

Ritmo Sinusal

Ritmo Sinusal

Para quê serve o Nó Sinusal?

Pela forma como é conhecido – Marca-Passo Natural do coração, o NÓ SINUSAL é responsável por emitir os estímulos para que o coração PULSE – para que o coração tenha um batimento. O nó sinusal envia o estímulo para o músculo cardíaco se contrair.

Alterações da repolarização ventricular: É perigoso?

O Nó Sinusal por sofrer alguma doença?

Sim, pode. Neste caso, isso provoca uma alteração no ritmo do coração o que provocaria algumas Arritmias, a maioria delas sem gravidade e outras delas com alguma gravidade. São as chamadas ARRITMIAS SINUSAIS que será tema de outro POST.

Como é o Ritmo Sinusal Normal?

Eu coloquei um video abaixo mostrando a representação do ritmo sinusal normal. Ele é caracterizado por batimentos cardíacos regulares (com intervalo entre eles é praticamente o mesmo) e normalmente ocorrem sem a manifestação de sintomas. O eletrocardiograma tem um padrão uniforme, normalmente variando entre 50bpm (batimentos por minuto) e 100bpm, e cada batimento é igual a outro. A arritmia ocorre quando há alteração no ritmo (bradicardia, taquicardia e outros) ou bloqueios nestes batimentos. Veja o video.

O quê é Ritmo Sinusal no Eletrocardiograma.

O Ritmo sinusal é um ritmo cardíaco que começa no Nó Sinusal. Na maioria dos casos este estímulo percorre tudo o Sistema de Condução fazendo com que os átrios realizem sua contração e depois faz com que os ventrículos se contraiam. Ocorrendo dessa forma, o ritmo é chamado de Ritmo Sinusal Normal, como é visto no laudo do eletrocardiograma.

O ritmo sinusal é o ritmo cardíaco mais frequente, pois é o ritmo normal do coração. Portanto, é importante que seu médico saiba reconhecer as suas características em um Eletrocardiograma. Ter a certeza que um ECG está em Ritmo Sinusal Normal é um dos primeiros passos de sua análise.

Como é Ritmo Sinusal no Eletrocardiograma?

Quando seu médico analisa o eletrocardiograma em busca do seu ritmo cardíaco, ele olha PRATICAMENTE APENAS A ONDA P no Eletrocardiograma. Veja na imagem abaixo primeira onda antes do complexo QRS.

ritmo-sinusal

ritmo-sinusal

Como é a Onda P no Ritmo Sinusal?

A onda P no ritmo sinusal tem características básicas:

  • Elas são seguidas por um complexo QRS.
  • Elas são regulares – a distância/tempo entre uma onda P e outra onda P são semelhantes.
  • Elas são positivas nas derivações D2, D3 e aVF.

Algumas outros detalhes na avaliação ajudam o seu médico a interpretar seu ECG:

  • Frequência Cardíaca entre 60 e 100 bpm (RR entre 3 e 5 cuadros grandes)
  • O intervalo RR deve ser constante (intervalos RR iguais).
  • Onda P positiva em D2 e negativa em aVR.
  • Cada onda P deve der seguida de um QRS.
  • intervalo PR deve ser igual ou maior de 0,12 segundos. 2)1 3)2

Variações no Ritmo Sinusal

A Arritmia sinusal refere-se ao aumento normal da freqüência cardíaca que ocorre durante a inspiração (quando você respira). Esta é uma resposta normal e é mais acentuada em crianças do que em adultos.

Taquicardia sinusal refere-se a um batimento cardíaco rápido (taquicardia) por causa do disparo rápido do nó sinoatrial (seio). Isso ocorre em resposta a exercício, esforço, excitação, dor, febre , hormônio tireoidiano excessivo, baixa oxigenação do sangue (hipóxia), drogas estimulantes (como a cafeína), etc.

E então? Alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Onde foi que você viu a descrição de Ritmo Sinusal? No seu Eletrocardiograma? No seu Holter?

References   [ + ]

1. 3
2. 1
3. 2

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!