Melhore sua Sensibilidade à insulina com 14 maneiras naturais

A sensibilidade à insulina é uma tema importante para todos. A insulina é um hormônio essencial que controla os níveis de açúcar no nosso sangue. Há situações em que a insulina não consegue realizar suas funções adequadamente, o que chamamos de Resistência à insulina ou Sensibilidade á insulina diminuída. Confira 14 maneiras naturais de melhorar.

A insulina é produzida no seu pâncreas e ajuda a mover o açúcar do sangue para as células para armazenamento. Quando as células são resistentes à insulina, elas não podem usar a insulina de forma eficaz, deixando o seu nível de açúcar no sangue elevado. É como se as células resistissem aos comandos/às ordens de retirar o açúcar/glicose do sangue e o levar para dentro das células.

Quando o seu pâncreas percebe que o açúcar no sangue está elevado (glicemia elevada), ele produz mais insulina para superar a resistência e tentar reduzir o açúcar no sangue.

Ao longo do tempo, isso pode esgotar as células do pâncreas produtoras de insulina, que é comum no diabetes tipo 2. Além disso, o aumento prolongado do açúcar no sangue pode danificar os nervos e órgãos.

sensibilidade à insulina

sensibilidade à insulina

 

Você está em maior risco de ter resistência à insulina se você tem pré-diabetes ou uma história familiar de diabetes tipo 2, bem como se você está com sobrepeso ou com obesidade.

A sensibilidade à insulina refere-se à sensibilidade das células à insulina. Tudo que você fizer para melhorar, pode ajudar a reduzir a resistência à insulina e o risco de muitas doenças, incluindo diabetes e hipertensão arterial.

Aqui estão 14 maneiras naturais, apoiadas pela ciência para aumentar a sua sensibilidade à insulina. Você está mais em risco de resistência à insulina se você tem pré-diabetes ou uma história familiar de diabetes tipo 2, bem como se você está com sobrepeso ou obesos. A sensibilidade à insulina refere-se à sensibilidade das células à insulina. Melhorando-o pode ajudar a reduzir a resistência à insulina e o risco de muitas doenças, incluindo diabetes.

Aqui estão 14 maneiras naturais, apoiadas pela ciência para aumentar a sua sensibilidade à insulina e reduzir a resistência à insulina.

Leia mais:

1. Durma mais! Aproveite mais o sono!

A falta de sono pode prejudicar a sua saúde e pode aumentar a resistência à insulina. Compensar o sono perdido pode ajudar a reverter seus efeitos. ( 1 , 23 , 4 ).

2. Exercite-se mais!

Tanto o treinamento aeróbio, quanto o treinamento de resistência podem ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina, mas combiná-los em seus treinos parece mais eficaz. ( 67 , 8 , 9 , 10 , 11 , 12, 13 , 1415 , 16 , 17 ).

3. Reduza o estresse!

O Estresse contínuo está ligado a um maior risco de resistência à insulina. Meditação, exercício e sono são ótimas maneiras de ajudar a reduzir o estresse. ( 18 , 192021 , 22 , 23).

Leia Mais:

4. Perca alguns quilos!

O excesso de peso, particularmente na área da barriga, reduz a sensibilidade à insulina. A perda de peso pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e está ligada a um menor risco de diabetes.  ( 24 , 25 , 2627 ).

5. Coma fibras mais solúveis!

A fibra solúvel é responsável por muitos dos benefícios associados às fibras, como reduzir o colesterol e reduzir o apetite (28 , 29 ).

Comer fibra solúvel tem muitos benefícios para a saúde e tem sido associada ao aumento da sensibilidade à insulina. Dá à insulina mais tempo para trabalhar e ajuda a alimentar as bactérias amigas ​​em seu intestino, o que é ótimo. ( 28 , 293031, 32, 3334, 35 , 36).

6. Adicione frutas e legumes mais coloridos à sua dieta!

Frutas e vegetais coloridos são ricos em compostos de plantas que ajudam a aumentar a sensibilidade à insulina. Mas tome cuidado para não comer frutas demais em uma única sessão, como alguns tipos são ricos em açúcar. ( 373839 , 40 , 41 , 42 ).

7. Adicione ervas e especiarias na sua cozinha / culinária

Alho, açafrão e gengibre podem ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina. As pesquisas são recentes e por isso mais estudos são necessários antes de conclusões firmes e fortes possam ser feitas. (43 , 44 , 4546 ,474849, 50 , 51 , 52).

8. Adicione uma pitada de canela!

A Canela pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina, aumentando o transporte de glicose nas células e pode até mesmo ter uma ação que imita a insulina ao aumentar a captação de açúcar da corrente sanguínea. (535455 , 5657 , 58 ).

9. Beba mais chá verde!

Beber mais chá verde pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e a saúde geral. O aumento da sensibilidade à insulina associado com o chá verde pode ser devido ao antioxidante epigalocatequina galato. ( 59 , 60 , 6162 , 63 , 64 ).

10. Experimente vinagre de maçã!

O Vinagre de maçã pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina, melhorando a eficácia da insulina e retardando a liberação de alimentos do estômago, dando à insulina mais tempo para agir.( 65 , 66 , 67 , 68 ).

11. Reduzir os carboidratos!

Comer menos carboidratos, espalhando sua ingestão de carboidratos ao longo do dia e escolhendo carboidratos de índice glicêmico baixo são maneiras inteligentes para aumentar a sensibilidade à insulina. ( 69 , 7071 , 72 ).

12. Evite Gorduras Trans!

A ligação entre as gorduras trans artificiais e a resistência à insulina é mais forte nos estudos com animais do que nos estudos com seres humanos. No entanto, é melhor evitá-los, uma vez que aumentam o risco de muitas outras doenças e preferir as gorduras saturadas.  ( 73 , 747576 , 77 , 7879 ).

13. Reduza a ingestão de açúcares adicionados e refinados!

Altas ingestões de frutose (que são açúcares adicionados às bebidas) estão ligadas a um maior risco de resistência à insulina. Alimentos ricos em frutose incluem refrigerantes e alguns molhos de salada. ( 80 , 81 , 82 , 8384 ).

14. Experimente um Suplemento

A ideia de tomar suplementos naturais para aumentar a sua sensibilidade à insulina é bastante nova. Suplementos de cromo ( 85 , 86 , 87 , 88 ), berberina ( 93 , 94 , 95 , 96 ) e magnésio ( 89 , 90 , 91 , 92 ) estão ligados ao aumento da sensibilidade à insulina. O resveratrol ( 97 , 98 ) parece aumentar a sensibilidade à insulina, particularmente entre pessoas com diabetes tipo 2.

Leia Mais:

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!