Sonolência Diurna Excessiva em Adolescentes Sedentários!

Adolescentes com sonolência diurna excessiva passam mais tempo em comportamento sedentário. A diminuição da atividade física, a baixa duração do sono e o aumento do tempo sentado têm sido cada vez mais percebidos na adolescência.

Objetivos: Avaliar a Sonolência Diurna Excessiva

Investigar a associação entre comportamento sedentário e variáveis de sono (sonolência diurna e duração de sono) de adolescentes de um município de pequeno porte do sul do Brasil. 1)Adolescentes com sonolência diurna excessiva passam mais tempo em comportamento sedentário.

Sonolência Diurna

Sonolência Diurna

Métodos:

Trata-se de uma amostra representativa, de base escolar, do município de Maravilha, SC, Brasil, formada por 516 adolescentes de ambos os sexos, com 10 a 19 anos de idade. Foram investigadas as associações entre comportamentos sedentários, sono, percepção de estresse e atividade física. O comportamento sedentário foi investigado por meio do tempo sentado durante o dia. Além disso, outras questões foram investigadas, como: sexo, faixa etária, turno escolar, local de domicílio, renda e grau de instrução do chefe de família, duração do sono e sonolência diurna, percepção de estresse e nível de atividade física.

Leia Mais:

+ Insuficiência cardíaca e o treinamento aeróbico.

Privação de sono e exercício físico

+ Esportes que mais gastam calorias: conheça o MET, seu aliado na dieta

Xô preguiça! Caminhada é forte aliada na hora de combater o sedentarismo

Cada hora a mais de tempo de sedentarismo diário aumenta sua chance de diabetes.

Resultados:

A prevalência de baixa duração do sono foi de 53,6%. A média de tempo sentado durante um dia de semana foi de 382,2 min., sendo superior no sexo feminino (p = 0,001). Os adolescentes com baixa duração do sono apresentaram valores médios mais altos de tempo sentado (p < 0,001), sonolência diurna (p < 0,001) e sonolência em sala de aula (p < 0,001). Os adolescentes com maior sonolência tinham 4,97 (IC: 2,50-9,87) vezes mais chance de ter comportamento sedentário elevado.

Leia Mais:

Exercícios durante a gestação previnem a Hipertensão Gestacional.

Perder peso no começo da vida pode reduzir o risco de diabetes

Mais atividade física, menos ansiedade igual a menos exageros alimentares

Treinamento intenso pode afetar o sono e o humor

Conclusão: Sedentarismo aumenta a Sonolência Diurna em Adolescentes

Adolescentes com maior sonolência diurna apresentaram maior tempo dedicado aos comportamentos sedentários. Assim, as medidas de educação para um estilo de vida mais ativo na adolescência devem observar também questões gerais sobre sono e sonolência diurna.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!